|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 24/12/2015 / Embraer vai apresentar o primeiro E190-E2 em 25 de fevereiro


Embraer vai apresentar o primeiro E190-E2 em 25 de fevereiro ...


A Embraer está se aproximando de um marco em sua iniciativa para atualizar a linha de jatos regionais que deu destaque internacional à fabricante brasileira de aeronaves há duas décadas.

O lançamento da versão atualizada do jato E190, conhecido como E190-E2, foi programado para o fim de fevereiro, de acordo com a Embraer. O primeiro voo do avião deve acontecer no segundo semestre do próximo ano, disse a Embraer por e-mail, antes da estreia comercial prevista para 2018.

A definição de um cronograma para o lançamento público do avião sinaliza o progresso da Embraer na reforma da linha de jatos E com asas, motores e trem de pouso novos. As companhias aéreas normalmente usam modelos menores de aviões E, como o E175, de 76 assentos, para transportar passageiros entre aeroportos centrais e empregam os maiores, como o E190, com 100 assentos, nas rotas mais longas.

"Essa é uma empresa que lança os produtos certos e depois executa bem os projetos", disse Richard Aboulafia, vice-presidente da consultoria Teal Group, em Fairfax, Virgínia, nos EUA.

A principal concorrente da Embraer no mercado de jatos regionais é a Bombardier, que vem reduzindo a ênfase nessas aeronaves e optando por desenvolver os modelos maiores C Series para competir com os aviões com um único corredor fabricados pela Boeing e pela Airbus.

O backlog da Embraer era de 530 aviões no fim do terceiro trimestre, incluindo 267 unidades E2, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. O total de pedidos da Bombardier para o seu CRJ era de 70 unidades. Isabelle Gauthier, porta-voz da Bombardier, com sede em Montreal, no Canadá, disse que a companhia não tinha nada a declarar.

Programação desafiadora
O E190-E2 será o primeiro dos aviões atualizados da Embraer a entrar no serviço comercial e depois virão versões maiores e menores. Cumprir o cronograma no setor aeroespacial pode ser um desafio: a Bombardier está atrasada com a C Series, a Boeing enfrentou atrasos com seu novo 787 Dreamliner e com o 747-8 e a japonesa Mitsubishi Aircraft adiou três vezes a entrega inicial do seu MRJ90.

A Embraer também demonstrou sua capacidade de execução ao realizar a primeira entrega do jato executivo Legacy 450 na segunda-feira. A fabricante de aviões com sede em São José dos Campos vai alcançar seu guidance de entregar entre 115 e 130 jatos executivos neste ano, disse Marco Tulio Pellegrini, CEO da unidade para a Embraer.

A participação de mercado da companhia aumentou em média cerca de 20 por cento ao ano desde 2001, quando a empresa lançou seu primeiro jato executivo, e continuará crescendo na mesma proporção, disse Pellegrini em uma entrevista em São Paulo.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL R3 (SP)


Akaer anuncia instalação de sede no Parque Tecnológico de São José

Akaer é uma das maiores empresas brasileiras no desenvolvimento de estruturas aeroespaciais

A Akaer, uma das maiores empresas brasileiras no desenvolvimento de estruturas aeroespaciais, anunciou nesta segunda-feira (21) a instalação de sua sede no Parque Tecnológico de São José dos Campos. O investimento na unidade será de R$ 50 milhões.
A empresa vai ocupar uma área construída de 18 mil metros quadrados, onde antes funcionava a Vale Soluções e Energia. A unidade terá instalações industriais, escritórios e laboratórios já equipados, que serão utilizados na estruturação de um moderno complexo de desenvolvimento de tecnologias avançadas.
A cerimônia teve a presença do prefeito, do diretor geral do Parque Tecnológico, do presidente da Akaer, César Silva, de vereador e do secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia. Autoridades municipais, representantes de instituições de ensino e pesquisas e empresários do setor aeronáutico também participaram.
“Estamos saindo de um escritório de 2 mil metros quadrados para entrar em uma estrutura de grande porte que nos permitirá gerar tecnologias de alto valor agregado para as empresas e o país de um modo geral. Nosso objetivo é usar a base de fornecedores da região e atuar como uma empresa integradora, criando soluções para o setor aeroespacial e também para as áreas de defesa, energia e a indústria automotiva”, disse César Silva.
“A Akaer é uma empresa com grande capacidade tecnológica que vislumbrou recentemente a oportunidade de ampliar seus horizontes. A empresa decidiu então investir em São José dos Campos, polo de tecnologia aeroespacial e cidade empreendedora, ideal para receber esse tipo de investimento”, afirmou o prefeito.
Para o presidente da Akaer, a decisão de investir no Parque Tecnológico de São José foi o resultado de um processo natural. “É um ambiente extremamente favorável, com excelente infraestrutura. Há um cluster aeroespacial único no hemisfério sul que está baseado em São José dos Campos, sede de diversas empresas deste setor. Muitas delas são nossos clientes, parceiros e fornecedores. A cidade conta ainda com instituições de ensino que formam profissionais altamente qualificados e são parceiras no desenvolvimento de tecnologias”, comentou.
“Trabalhamos para fomentar na cidade um ambiente empresarial competitivo, com o Parque Tecnológico, braço executor de nossa política de ciência e tecnologia, atuando como agente de captação de grandes investimentos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico.
Para o diretor do Parque Tecnológico, a Akaer desempenhará no Parque Tecnológico o papel de empresa âncora. “A Akaer opera em plataformas tecnológicas extremamente avançadas e exercerá uma função de liderança essencial, atraindo várias empresas interessadas em participar de projetos muito importantes para o país, como os programas KC-390 e o Gripen NG”, ressaltou.
De acordo com César Silva, a nova sede da Akaer proporcionará um aumento substancial da capacidade de desenvolvimento, simulação, testes de certificação, montagem e integração de sistemas complexos, além de gerenciamento da cadeia de fornecimento da indústria aeroespacial, defesa e energia.
“Neste local, diversificaremos nossas atividades para os setores naval, de óleo e gás e automotivo. Além disso, iremos desenvolver dentro de um prazo de cinco anos nossa fábrica do futuro, ou manufatura 4.0, que permitirá ganho de qualidade e redução do ciclo de montagem”, afirmou. Fundada em 1992, a Akaer tem hoje mais de 310 funcionários, mas pretende expandir esse quadro nos próximos anos. “A expectativa é contratarmos mais em todas as áreas”, finalizou o presidente da empresa.

PORTAL G-1


Incêndio queima mata perto do Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio

As chamas podiam ser vistas de longe na manhã desta quinta-feira (24). O fogo se espalha sem controle.

Uma grande queimada assusta quem passa na região da Cidade de Deus e do Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. As chamas podem ser vistas de longe. A queimada na área de mata forma uma espessa cortina de fumaça, como mostrou o Bom Dia Rio. As chamas se espalham sem controle e não há nenhuma brigada de incêndio tentando apagá-lo.

REVISTA EXAME


Cerveró é vaiado em voo para o RJ, onde passará o Natal


O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró foi hostilizado por passageiros no voo de Curitiba para o Rio, na tarde desta quarta feira, 23. Ele recebeu autorização judicial, para passar a o Natal com a família.
Cerveró está preso desde janeiro deste ano na capital paranaense no âmbito da operação Lava Jato por envolvimento no esquema de corrupção da estatal.
Segundo o atleta Cristiano Marcello, de 38 anos, que estava no mesmo voo da companhia, a Azul, dois passageiros gritaram ladrão para o preso, quando o avião pousou no Rio, por volta das 14h58.
Publicidade
"Ninguém sabia que ele estava ali, foi tudo muito discreto. Ele embarcou antes de todos os passageiros e se sentou na última fila do avião, com dois policiais, sem algemas. Quando uma mulher passou mal ao avião pousar foi que vimos que ele estava lá. É vergonhoso, com tudo o que o País está passando, que ele tenha esse beneficio", disse Marcello. Cerveró saiu pela porta de trás do avião, diferentemente do restante dos passageiros, e seguiu da própria pista do Aeroporto Santos Dumont (centro) em um carro da Polícia Federal (PF).


REVISTA VEJA


Planalto articula para aprovar contas de Dilma no Congresso até março

Objetivo é enfraquecer argumentos do pedido de impeachment apresentado contra a presidente

O Palácio do Planalto articula com a base aliada no Congresso aprovar, o quanto antes em 2016, as contas da presidente Dilma Rousseff do ano passado para "robustecer" a defesa da petista no processo de impeachment. Na estratégia definida pelo governo com aliados, o pedido de impedimento contra Dilma, que cita fatos de 2015, se baseia nos mesmos argumentos das contas da gestão dela no ano passado. Por isso, uma aprovação rápida das contas da presidente daria aos parlamentares argumentos técnicos para que defendam, em voto aberto, a manutenção de seu mandato.
Na terça-feira, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), relator das contas da presidente na Comissão Mista de Orçamento (CMO), apresentou seu parecer em que defende a aprovação das contas de Dilma de 2014 "com ressalvas". Na sua manifestação, ele contrariou a manifestação do Tribunal de Contas da União (TCU) que, em outubro, recomendou por unanimidade ao Congresso a rejeição das contas da petista.Aliado do governo, Acir rebateu em seu parecer os dois principais argumentos que embasaram a decisão do TCU. Primeiro, ela não poderia ser pessoalmente responsabilizada pelas pedaladas fiscais do ano passado porque a prática não é crime, uma vez que está amparada em contratos e também foi realizada por gestões anteriores - numa crítica de que o TCU inovou em sua decisão; 2) havia previsão no Orçamento e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 para que Dilma assinasse decretos sem precisar de aprovação prévia do Congresso.
Coincidentemente, os dois argumentos - as pedaladas fiscais e os decretos - foram usados pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para admitir a abertura do processo de impeachment contra Dilma. A principal diferença é que, no caso de Cunha, ele discute condutas praticadas em 2015. Segundo o peemedebista, o processo de afastamento só pode discutir fatos ocorridos no mandato atual.
Os parlamentares da base, maioria na comissão mista, querem aprovar o parecer de Acir no colegiado e, se possível, no plenário do Congresso antes do fim de março. Essa data limite poderia permitir que a manifestação de deputados e senadores sobre as contas da presidente ocorra antes da votação da Câmara em plenário que poderá decidir se admite a abertura do processo contra a presidente. E que a atual composição da CMO, tida como favorável ao governo, participe ativamente da decisão - em abril novos integrantes serão escolhidos e os atuais estão proibidos de serem reconduzidos.
Contrária ao impeachment de Dilma, a presidente da comissão, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), trabalha para concluir a votação antes de encerrar sua gestão. "Não tem sentido esperar uma nova composição com pessoas que não acompanharam o debate. Esse processo tem que ser concluído na gestão da presidente Rose. Não há nenhum sentido lógico deixar isso para depois", endossou o líder do governo na CMO, deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
O governo e aliados no Congresso também defendem usar a votação das contas de Dilma para "enquadrar" um recado ao TCU. Para eles, a Corte, um órgão auxiliar de fiscalização do Poder Legislativo, extrapolou as suas prerrogativas ao recomendar a reprovação, de forma tão contundente, da gestão do ano passado da petista por práticas adotadas por governos passados, inclusive pelo tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
Alinhado com a defesa do Planalto, Acir Gurgacz deu uma cutucada na posição do tribunal quando apresentou seu parecer. "Meu relatório está menos politizado do que o relatório do TCU, deveria ser o contrário", disse, na terça-feira.
JORNAL DIÁRIO CATARINENSE


Dilma chega ao RS para passar o Natal com a família


A presidente Dilma Rousseff desembarcou por volta das 21h30min desta quarta-feira na Base Aérea de Canoas. Ela chegou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e embarcou em um helicóptero para se deslocar até Porto Alegre, onde passará o Natal com a família.
Nas proximidades do Barra Shopping, a presidente desceu do helicóptero e foi de carro para a própria residência, na zona sul da Capital. Dilma deve ficar com a filha única, Paula Araújo, que está no fim de gestação e pode dar à luz a qualquer momento.
Dilma chegou a Porto Alegre depois de uma parada em São Paulo para uma consulta de rotina com seu médico particular. "A gente pode até dar uma envergadinha, mas não quebra", diz Dilma
Pela manhã, ela cancelou viagem ao Rio de Janeiro em que participaria da inauguração de parque que integra o complexo Olímpico de Deodoro, para se reunir com ministros e com o governador fluminense, Luiz Fernando Pezão, para organizar ações emergenciais de saúde no Estado. A tendência é que Dilma fique, pelo menos, até domingo ou segunda-feira em Porto Alegre. No início da semana, a presidente poderá se reunir com a equipe econômica do governo, em Brasília.

AGÊNCIA BRASIL


Sete Linhas Aéreas suspende operações para planejar substituição de aeronaves


Pedro Peduzzi

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, a pedido da própria companhia, as operações regulares da Sete Linhas Aéreas para o transporte de passageiros e de cargas. A suspensão terá início no dia 1° de janeiro de 2016 e valerá por tempo indeterminado para todas as rotas operadas pela empresa – cujos voos ligam as capitais do Pará, Maranhão, Tocantins, de Goiás e do Distrito Federal a alguns de seus municípios.
A decisão não afeta os serviços prestados na modalidade táxi-aéreo, feita pela Sete Táxi Aéreo. Na manifestação em que pede à Anac a suspensão temporária das suas operações regulares, a Sete diz que, durante o período, fará estudos para a substituição de aeronaves e para readequação de sua malha aérea.
Em nota, a Anac informa que passageiros com bilhetes marcados para o período da suspensão poderão escolher entre ser acomodados em voos de outras companhias ou receber o reembolso integral dos trechos não executados.
Caso se sinta prejudicado, o passageiro pode reivindicar seus direitos na empresa, pelos telefones (62) 3096-7000 ou 0800-6057000. Não tendo seus problemas resolvidos, o usuário poderá encaminhar a demanda à Anac para análise do caso e eventual aplicação de penalidade à companhia por descumprimento de norma. Também é possível acionar aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário para reivindicar algum tipo de reparação.

JORNAL TRIBUNA DO NORTE (RN)


Parnamirim terá 150 militares da FAB no combate ao Aedes


Os militares das Forças Armadas, que darão um reforço no combate ao mosquito Aedes Aegypti no Rio Grande do Norte, começaram na manhã desta terça-feira (22), a capacitação teórica. Na Base Aérea de Natal (BANT), 150 soldados da Força Aérea e seis sargentos receberam instruções dos técnicos de saúde de Parnamirim. No Comando do 3º Distrito Naval, em Natal, 200 oficiais da Marinha receberam informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesap/RN). A capacitação dos 300 militares do Exército deve ocorrer nos dias 29 e 30 de dezembro.
Para os militares da Força Aérea Brasileira, o curso de capacitação terá dois momentos. O primeiro é parte teórica, na qual foram passadas instruções sobre a competência vetorial do mosquito e como deve ser o combate em campo. A parte prática vai ser a procura de depósitos que contenham água e inspeção de rotina que já é realizada pelos agentes de endemias.
O segundo momento deve ser a prática, que vai começar às 7h da manhã de segunda-feira (28) e termina na quarta-feira (30). Segundo o Coordenador de Promoção a Saúde de Parnamirim, Moisés Campos, em cada dia, grupos de 30 militares farão inspeção nas ruas dos bairros. No primeiro dia, os militares vão para Emaús. “A parte prática é fundamental para que eles possam se engajar com os nossos agentes”, explicou Moisés. 
Os 150 soldados e seis sargentos da Aeronáutica atuarão em Parnamirim a partir de 4 de janeiro de 2016. Já os oficiais do Exército e Marinha não tiveram os locais de trabalho definidos. De acordo o técnico de controle vetorial da Sesap, Valter Luís dos Santos, o estabelecimento de um calendário com os locais exatos de atuação de cada frente militar de responsabilidade da Sesap depende de trâmites burocráticos que estão sendo finalizados. “Enquanto isso a secretaria está agilizando a capacitação do pessoal”, disse ele.
As equipes serão compostas por dois militares e um agente de endemias, irão percorrer as casas, diariamente, para identificar focos do mosquito. Em princípio, nove municípios deverão ser contemplados com o reforço: Natal, Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, Mossoró, Assu, Caicó, Pau dos Ferros e Santa Cruz. As cidades são consideradas prioritárias pela Sesap por apresentarem alta infestação predial, déficit em agentes de endemias e por representarem 80% dos casos de dengue no Estado.
O auxílio das Forças Armadas poderá ser solicitado pelos municípios caso haja as condições necessárias para receber os militares. Isto porque cada cidade deverá oferecer como contrapartida os custos ligados a alimentação, transporte e alojamento dos militares.
O comandante eventual da BANT, Tenente-Coronel Alexandre Hoffmann, ressaltou a importância da parceria com o município de Parnamirim no combate ao Aedes aegypti. “O trabalho de auxilio à prefeitura é importante nesse momento difícil que o país está vivendo. Vamos unir forças e auxiliar agentes de controle de endemias da busca dos focos do mosquito, aplicação de larvicidas e orientar à população em relação aos riscos da doença”, disse.
Em Parnamirim, ainda não foi traçado por onde começará o trabalho dos oficiais da Aeronáutica. Mas, segundo Moisés Campos, a intenção é percorrer 100% das residências do município. O coordenador afirmou que 110 mil imóveis devem ser percorridos, ele indicou que os bairros de Nova Parnamirim, Passagem de areia e Monte Castelo registram uma maior incidência de casos suspeitos de Dengue.

PORTAL R7


Videoconferência sobre combate ao Aedes Aegypti é realizada

Iniciativa do Ministério da Saúde foi realizada reunindo, simultaneamente, técnicos e gestores de todo o Brasil

Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti representantes do Ministério da Saúde realizaram nesta quarta-feira (23) uma videoconferência com técnicos e gestores da área de vigilância epidemiológica de todo o Brasil. O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Jaraguá.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Cristina Rocha, a gestão federal pretende montar uma operação emergencial para a identificação dos focos e controle da proliferação do mosquito. “A meta é atingir a totalidade das residências, públicas e privadas, até o final de janeiro”, explicou.
Para isso as equipes estaduais e municipais de controle atuarão em parceria com as forças armadas que serão capacitadas pela Sesau para realizar o trabalho.“A capacitação já foi iniciada e está sendo realizada com militares do Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e agentes de saúde no Quartel do Exército, sede da coordenação da Defesa Civil e Capitania dos Portos”, revelou Cristina Rocha.
A superintendente ressaltou que os profissionais serão treinados para a identificação e anulação dos nascedouros do mosquito na capital e interior de Alagoas e iniciarão suas atividades a partir do dia 4 de janeiro.
Já o coordenador de endemias da 2ª macrorregião, Cícero Felinto, destacou que “além do trabalho técnico essa força-tarefa irá atuar junto à população, ensinando como evitar o ciclo reprodutivo do vetor e reforçando a conscientização de todos sobre a importância da prevenção”.
Cícero Felinto disse ainda que só por meio do esforço conjunto, do poder público e sociedade, Alagoas pode superar este grave desafio. “Com a decretação do estado de emergência, as ações para o controle do mosquito foram intensificadas. A atuação em uníssono de instituições militares e civis será realizada de forma técnica e responsável visando sempre à saúde e bem-estar de todos os alagoanos”.A reunião contou também com a participação de representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), além de técnicos e gestores do Estado e municípios.

PORTAL UOL


Embraer vai apresentar o primeiro E190-E2 em 25 de fevereiro


Fabiola Moura

A Embraer está se aproximando de um marco em sua iniciativa para atualizar a linha de jatos regionais que deu destaque internacional à fabricante brasileira de aeronaves há duas décadas.
O lançamento da versão atualizada do jato E190, conhecido como E190-E2, foi programado para o fim de fevereiro, de acordo com a Embraer. O primeiro voo do avião deve acontecer no segundo semestre do próximo ano, disse a Embraer por e-mail, antes da estreia comercial prevista para 2018.
A definição de um cronograma para o lançamento público do avião sinaliza o progresso da Embraer na reforma da linha de jatos E com asas, motores e trem de pouso novos. As companhias aéreas normalmente usam modelos menores de aviões E, como o E175, de 76 assentos, para transportar passageiros entre aeroportos centrais e empregam os maiores, como o E190, com 100 assentos, nas rotas mais longas.
"Essa é uma empresa que lança os produtos certos e depois executa bem os projetos", disse Richard Aboulafia, vice-presidente da consultoria Teal Group, em Fairfax, Virgínia, nos EUA.
A principal concorrente da Embraer no mercado de jatos regionais é a Bombardier, que vem reduzindo a ênfase nessas aeronaves e optando por desenvolver os modelos maiores C Series para competir com os aviões com um único corredor fabricados pela Boeing e pela Airbus. O backlog da Embraer era de 530 aviões no fim do terceiro trimestre, incluindo 267 unidades E2, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. O total de pedidos da Bombardier para o seu CRJ era de 70 unidades. Isabelle Gauthier, porta-voz da Bombardier, com sede em Montreal, no Canadá, disse que a companhia não tinha nada a declarar.
Programação desafiadora
O E190-E2 será o primeiro dos aviões atualizados da Embraer a entrar no serviço comercial e depois virão versões maiores e menores. Cumprir o cronograma no setor aeroespacial pode ser um desafio: a Bombardier está atrasada com a C Series, a Boeing enfrentou atrasos com seu novo 787 Dreamliner e com o 747-8 e a japonesa Mitsubishi Aircraft adiou três vezes a entrega inicial do seu MRJ90.
A Embraer também demonstrou sua capacidade de execução ao realizar a primeira entrega do jato executivo Legacy 450 na segunda-feira. A fabricante de aviões com sede em São José dos Campos vai alcançar seu guidance de entregar entre 115 e 130 jatos executivos neste ano, disse Marco Tulio Pellegrini, CEO da unidade para a Embraer.
A participação de mercado da companhia aumentou em média cerca de 20 por cento ao ano desde 2001, quando a empresa lançou seu primeiro jato executivo, e continuará crescendo na mesma proporção, disse Pellegrini em uma entrevista em São Paulo.

JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ


Piloto está desaparecido há dez dias

Família não tem notícias de Reverson desde sua aterrizagem no município de Ponta Porã

A mãe do piloto Reverson Luis Bonan procurou a reportagem do jornal Diário da Manhã para falar do desaparecimento do filho desde o dia 13 de dezembro, que ocorreu depois que ele fez uma aterrizagem no município de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.
A mãe conta que Reverson tem prevê PP (significa piloto particular) que atuava também na aviação agrícola há dois anos. “O ultimo voo foi em uma aeronave Baron 55, que estava fazendo um voo local na cidade de Ponta Porã”. Cristina suspeita que algo de errado está acontecendo com seu filho, porque desde que ele saiu para fazer o voo não entrou em contato com a família.
Preocupada com o desaparecimento do filho, Cristina diz que tanto ela, quanto outros familiares, já buscaram ajuda das autoridades policiais. “A esposa dele já informou o desaparecimento para a polícia em Cuiabá, que já teria acionado as autoridades de Ponta Porã”.
Ela conta que até o momento as autoridades não deram nenhum posicionamento sobre o caso, informam apenas que o caso está sendo investigado.

OUTRAS MÍDIAS


GUIA DO ESTUDANTE


ITA publica cadernos de prova e gabaritos do vestibular 2016

Lista de aprovados sai em 30 de dezembro
Já estão disponíveis para consulta no site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São Paulo, os cadernos de prova e os gabaritos de seu vestibular 2016. De 15 a 18 de dezembro, cerca de 7,6 mil pessoas participaram do processo seletivo em 23 cidades do país.
No primeiro e segundo dia de provas, os candidatos responderam questões de Física, Inglês e Português e produziram uma redação. No dia 17, foram aplicadas 20 questões de múltipla escolha e 10 discursivas de Matemática. Em 18 de dezembro, mais 30 perguntas de Química encerram a maratona de provas. Segundo o instituto, o índice de abstenção foi de 39%.

O resultado final será publicado dia 30 de dezembro, a partir das 10h. Estão em jogo 140 vagas para os seis cursos de Engenharia oferecidos pelo instituto no município de São José dos Campos.

MIDIA NEWS


Rússia começa a construir dois reatores nucleares no Irã

Países firmaram também um protocolo sobre a construção de quatro reatores "em outro local do Irã", que ainda será definido
A Rússia vai começar, na próxima semana, a construção de dois reatores nucleares no Irã, informou nesta terça-feira (22) o porta-voz da organização de energia atômica iraniana, Beruz Kamalvandi, à televisão estatal.
Em novembro do ano passado, a Rússia e o Irã decidiram construir dois reatores suplementares na central nuclear de mil megawatts de Buchehr (Sul), construída pela Rússia. Os dois países firmaram também um protocolo sobre a construção de quatro reatores "em outro local do Irã", que ainda será definido.
O anúncio é feito cinco meses depois da assinatura de acordo entre o Irã e o grupo 5+1 (cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - China, França, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia - e a Alemanha), que prevê a limitação de uma parte do programa nuclear iraniano, principalmente o enriquecimento de urânio, por um período de 10 a 15 anos e que deverá entrar em vigor em janeiro.
As limitações previstas não incluem o desenvolvimento do parque nuclear civil.O Irã, que tem grandes reservas de petróleo e gás, quer construir 20 centrais nucleares de mil megawatts para diversificar as fontes de energia e ficar menos dependente das energias fósseis para consumo interno.O anúncio do início da construção dos reatores ocorre ao mesmo tempo em que é realizada em Teerã uma exposição do know-how russo na área de aeronáutica, que mostra a decisão de Moscou de investir maciçamente no Irã nos próximos anos.


JORNAL FLORIPA


Após cancelar ida ao Rio, Dilma cria gabinete de crise da saúde do estado

Após cancelar ida ao Rio, Dilma cria gabinete de crise da saúde do estado Presidente cancelou evento do qual participaria na cidade nesta terça. Dilma chamou ao Planalto ministros e presidentes de bancos públicos.
Após cancelar uma viagem que faria ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (23), a presidente Dilma Rousseff chamou ministros ao Palácio do Planalto e decidiu criar um gabinete para resolver a crise no sistema de saúde fluminense, informou o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
Na última segunda-feira (21), a Defensoria Pública da União, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro formaram um gabinete de crise para cobrar das autoridades soluções para os problemas enfrentados pela saúde no estado.
Nesta terça (22), o governador do Rio de Janeiro informou que o estado precisará de cerca de R$ 350 milhões para reabrir todas as emergências de hospitais estaduais que estão fechadas por problemas no pagamento dos salários de funcionários e por falta de insumo. 
Pela manhã, além de Marcelo Castro, se reuniram com Dilma no Palácio do Planalto na manhã desta quarta com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, e os presidentes do Banco do Brasil, Alexandre Abreu, e da Caixa Econômica, Miriam Belchior.
Segundo o titular da Saúde, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, também participou do encontro por teleconferência.
"Na parte da saúde, estamos constituindo o gabinete de crise. [...] Neste gabinete, vamos unir as redes federal, estadual e municipal para fornecer equipamentos que forem necessários, medicamentos que forem necessários, transferência de pacientes e para encontrar uma solução o mais urgentemente possível para o problema da saúde que está grave no momento no Rio", disse o ministro da Saúde após a reunião. Conforme a agenda prevista inicialmente para esta terça, divulgada pela Secretaria de Imprensa, Dilma participaria pela manhã da inauguração do Parque Radical Deodoro, uma das obras das Olimpíadas de 2016, mas, segundo o Palácio do Planalto, decidiu cancelar a viagem para convocar a reunião com os ministros em seu gabinete.
Na entrevista desta terça, Marcelo Castro afirmou que Pezão não pediu apoio do Exército para atuar no Rio de Janeiro. Conforme o ministro da Saúde, "na hora em que houver solicitação, o Exército estará à disposição".
 Perguntado sobre como vai funcionar o gabinete de crise, Marcelo Castro afirmou que representantes da Secretaria de Atenção à Saúde da pasta irão ao Rio se reunir com Pezão e o prefeito da capital, Eduardo Paes. Segundo ele, o objetivo do encontro será a "construção" do comitê para, conjuntamente, tomarem as decisões necessárias para reduzir.
 "A coordenação nossa, federal, com toda a rede federal à disposição, toda rede estadual e toda rede municipal agindo em sinergia, agindo em harmonia, vendo e distribuindo as tarefas, transferindo doentes, se for necessário, levando equipamentos, medicamentos, ou seja, tomando todas as decisões necessárias para amenizar o problema que estamos passando, problemas emergenciais que estamos passando no Rio de Janeiro", disse Castro.
Agenda
Conforme a agenda de Dilma prevista para esta quarta, divulgada nesta terça (22) pela Secretaria de Comunicação Social, a presidente participaria, às 11h30, no Rio de Janeiro, da cerimônia de inauguração do Parque Radical Deodoro, uma das obras dos Jogos Olímpicos de 2016, e, por volta das 13h30, ela retornaria a Brasília.

PORTAL NACIONAL (SP)


 Infraero publica edital para Centro Logístico de Uberlândia

 Gustavo Serra
Foi publicado na última sexta-feira (18/12) o edital para o Centro Logístico do Aeroporto de Uberlândia/Ten. Cel. Aviador César Bombonato (MG). O projeto, pioneiro na Rede Infraero, tem como objetivo aliar a infraestrutura de um aeroporto a uma infraestrutura dedicada a empresas que necessitem de um centro de distribuição ou que lidam com o recebimento e despacho de mercadorias, oferecendo serviços de apoio, com a segurança, facilidades e economia de um condomínio fechado. A abertura da licitação para o recebimento das propostas está marcada para o dia 26/1, às 10h, na sede da Infraero, em Brasília. Toda a documentação do processo está disponível no site da Infraero.

"Uberlândia foi escolhida de forma natural na Rede Infraero, já que a logística de cargas, apesar de estar em fase inicial no aeroporto, é uma realidade há muitos anos naquela região, que além de concentrar importantes distribuidores, é dotada de uma conectividade invejável em diferentes modais", informou o superintendente de Negócios em Logística de Carga da Infraero, Francisco Nunes.O prazo de vigência contratual será de 25 anos, contados a partir da data do início da vigência do contrato, considerando inclusive o prazo relativo à amortização dos investimentos. O preço mínimo mensal previsto em edital é de R$ 40 mil, além de um preço fixo inicial de R$ 5 milhões.

O espaço

O centro contará com área de 50 mil m², localizada dentro do Aeroporto de Uberlândia. A empresa vencedora da licitação receberá a área tal como ela se encontra hoje e ficará responsável pela elaboração dos projetos e execução das adequações, serviços e instalações complementares destinadas à implantação do empreendimento.

“Nossa proposta é que o Centro Logístico de Uberlândia seja composto por galpões modulares flexíveis, cuja quantidade será definida pelo futuro concessionário, com áreas de apoio administrativo e operacional, além de áreas para manutenção de caminhões, movimentação de containers, restaurantes e demais instalações prediais e de segurança da edificação”, explica Francisco Nunes, que destacou que todo o empreendimento deve estar adaptado com as normas de acessibilidade da ABNT.

CORREIO DO ESTADO (MS)


Glaucea Vaccari

Aeroporto de Campo Grande tem mais de 40 notificações de laser em aviões

Luz ofusca visão de pilotos e pode causar acidentes; ato é considerado crime
Uma brincadeira perigosa tem se tornado frequente no Aeroporto Internacional de Campo Grande: apontar raio laser nas cabines de aeronaves durante pousos ou decolagens. De janeiro até esta quarta-feira (23), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) registrou 43 notificações de raio laser no aeroporto da Capital.
Nesta semana, a Polícia Militar (PM) foi acionada para pelo menos três ocorrências sobre o fato. Conforme os militares, quando a pessoa que está emitindo o laser é identificada, ela é encaminhada à Delegacia de Polícia Civil e pode responder criminalmente.
De acordo com estatísticas do Cenipa, nenhum dos casos registrados na Capital provocou acidentes, mas foram relatados como consequências do ato a distração e ofuscamento da visão dos pilotos, que coloca em risco a segurança da tripulação e pode vir a causar acidentes graves, além de danos à visão do piloto, como queimaduras e hemorragia na retina. O ofuscamento da visão ocorre porque quando o raio laser incide no avião, o brilho se espalha por toda a cabine, prejudicando a visibilidade, tanto da pista quanto do painel da aeronave.
ONDE MAIS ACONTECE
As principais regiões apontadas como fonte de emissão do raio laser são os bairros União e Serradinho, que ficam nas proximidades do aeroporto, e a avenida Duque de Caxias, onde costuma haver aglomerado de pessoas. Conforme relatório enviado ao Cenipa, o principal laser apontado é de cor verde, mas também há ocorrências com laser de cor vermelha. Os pilotos informaram ainda que a situação está se tornando frequente e que ocorrem de forma intencional.
COMBATE AO CRIME
A reportagem do Portal Correio do Estado entrou em contato com a Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (23) para obter o número de ocorrências atendidas e de pessoas encaminhadas à delegacia, mas foi informada que o setor responsável já havia encerrou o expediente.
De acordo com dados do Cenipa, apontar caneta de raio laser verde ou vermelha para um avião é considerado crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo, previsto no artigo 261 do Código Penal Brasileiro, que dispõe sobre expor a perigo aeronave ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea. A pena prevista para o crime é de dois a cinco anos de prisão. Caso o ato resulte em queda ou destruição da aeronave, a pena aumenta para quatro a 12 anos. Quem flagrar uma pessoa apontando raio laser em direção a aviões, deve denunciar à polícia. Além disso, o Cenipa tem um canal especial para receber notificações em seu site.

BRASIL 247


Aloysio cobra desenvolvimento de satélites no Brasil

Para o senador Aloysio Nunes (PSDB), desenvolver satélites e colocá-los em órbita não é questão de prestígio para o Brasil, mas de sobrevivência; “A crise passará e não justifica a negligência”, afirmou; ele defende a aprovação do acordo com os EUA que tramita na Câmara: "daria novo alento ao programa espacial brasileiro", diz
247 – Para o senador Aloysio Nunes (PSDB), desenvolver satélites e colocá-los em órbita não é questão de prestígio para o Brasil, mas de sobrevivência. “Defesa, segurança, meteorologia e infraestrutura de telecomunicações dependem do setor aeroespacial”, ressaltou. “A crise passará e não justifica a negligência”, afirmou.
Segundo ele, a maior parte dos satélites comerciais lançados no mundo é de empresas americanas, e, gostemos ou não, a ausência de acordo com os EUA inviabiliza parcerias com quem quer que seja. A crítica se refere ao acordo do governo Lula com a Ucrânia.
“Países como a Coreia do Sul já nos ultrapassaram. A Índia chegou a Marte. Nos anos 60, estávamos no mesmo patamar. A aprovação do acordo com os EUA que tramita na Câmara daria novo alento ao programa espacial brasileiro”.


AQUI ACONTECE (AL)


Concessões de aeroportos devem gerar investimentos de R$ 7,1 bilhões

A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República encaminhou ao Tribunal de Contas da União (TCU) os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para as próximas concessões de aeroportos previstas pelo governo, que devem gerar investimentos de R$ 7,1 bilhões.
Estão incluídos nesse pacote os aeroportos Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), e Pinto Martins, em Fortaleza (CE).Os investimentos previstos são de R$ 2,8 bilhões em Salvador; R$ 1,8 bilhão em Fortaleza; R$ 1,7 bilhão em Porto Alegre; e R$ 918 milhões em Florianópolis.
Os valores compreendem todo o período de vigência das concessões. À exceção do aeroporto Salgado Filho, que será concedido por 25 anos, o prazo dos demais vai ser de três décadas. A Infraero não terá participação acionária nas operações.
As principais obras a serem realizadas incluem expansão das pistas de pouso e decolagem, novos terminais ou expansão dos já existentes, ampliação das áreas de pátio das aeronaves, terminal de cargas, entre outros. Será exigida a antecipação de 25% do valor de outorga já na assinatura do contrato. A estimativa geral das outorgas é de R$ 3 bilhões para as quatro bases aéreas.
A entrega dos estudos ao TCU representa mais uma etapa no processo de concessão. Depois de analisados e aprovados, eles serão encaminhados à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), encarregada de elaborar edital e minuta de contrato.
Para Guilherme Ramalho, ministro da Aviação, o leilão deve ocorrer no primeiro semestre de 2016. "Estamos mantendo o cronograma absolutamente em dia. Entregamos os estudos ao TCU, conforme tínhamos programado no início do processo, em junho deste ano. Mais uma etapa foi cumprida e isso reforça nossa convicção de realizar o leilão entre maio e junho do próximo ano", avaliou.

GLOBAL MIDIA


White Airways garante que já pagou subsídio de Natal aos trabalhadores

A White Airways garantiu, esta quarta-feira, que já pagou o subsídio de Natal aos trabalhadores, depois do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil denunciar atrasos no pagamento desta retribuição e das ajudas de custo.
Na resposta enviada à Lusa, a companhia aérea nada diz sobre o pagamento das ajudas de custo, falando apenas no subsídio de Natal.O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) denunciou atrasos de dois meses no pagamento das ajudas de custo aos tripulantes da White, acrescentando que a transportadora, que opera no mercado "charter" também não tinha pagado o subsídio de Natal, alegando "não ter condições para o fazer".
Segundo o sindicato, sempre que os trabalhadores exigem os pagamentos em falta, situação que "é recorrente", a administração da White ameaça fechar a empresa.
"A promessa é fechar e fazer um despedimento coletivo, deixar no desemprego aqueles que apenas pedem aquilo que lhes é devido, em antevéspera de Natal", denunciou em comunicado o SNPVAC, acusando a companhia de retirar "desde logo qualquer margem para o diálogo".


O GIRASSOL (TO)


Evite surpresas desagradáveis nestas férias com orientações do Procon Tocantins

“O importante é viajar, descansar e voltar bem disposto mas observe as dicas que o Procon Tocantins traz para sua comodidade e sucesso das férias.”
Marcio Vieira
A proximidade das férias de final de ano traz sempre expectativas para a descoberta de novos roteiros e destinos turísticos, visitas a familiares, ou simplesmente viajar em busca de tranqüilidade. Mas sem aborrecimentos, diz o gerente de Educação para o Consumo do Procon Tocantins, José Santana Junior: "O importante é viajar, descansar e voltar bem disposto mas observe as dicas que o Procon Tocantins traz para sua comodidade e sucesso das férias."
O passeio pode ser de carro, em viagem autônoma, ou através de pacotes comprados em agências especializadas, com deslocamento por empresas aéreas ou rodoviárias. Incluem transporte, hospedagem, passeio turístico e caminhadas variando com o perfil do comprador, e podem ser nacionais, internacionais, individuais e em grupos. "Tudo o que foi acertado verbalmente deve estar contido em contrato com cláusulas referentes a mudança de horários, hotel, taxas, transportes ou qualquer outra que possa restringir algum direito do consumidor", observa o técnico.
Deve-se também assegurar a existência de seguro especificado no termo de compromisso se for contratado com a agência, ou em uma corretora. Exija uma cópia do contrato assinado e datado. Se o pacote for promocional guarde as condições divulgadas em recortes de jornais, revistas, "prints" de sites, porque na maioria das vezes a promoção tem algum tipo de restrição e o consumidor fica resguardado para provar que o outro lado não cumpriu a promessa. Emails trocados durante a negociação também servem de prova para futuras reclamações.
Cancelamento

Leia bem o contrato antes de assinar, aconselha o Procon. Cancelamentos feitos pelo consumidor devem ser comunicados por escrito, com a maior antecedência possível e a empresa fará o reembolso com valores pagos devidamente corrigidos, mas pode aplicar multa, que pode ser considerada abusiva se ultrapassar 10% do valor da viagem. Excetuando a parte aérea, o agente de turismo poderá reter percentual proporcional ao prazo em que a empresa foi informada do cancelamento.
Se o cancelamento for feito pela agência de viagens, existe a obrigação de restituição, e quanto aos eventuais prejuízos materiais e danos morais deverão ser pleiteados judicialmente. Quando o cancelamento partir da companhia aérea, o passageiro tem direito a reembolso integral ou endosso, inclusive para outras empresas, sem qualquer despesa adicional. As passagens com tarifas promocionais possuem diferenças das convencionais. Elas podem ter prazos (mínimo e máximo) de estadia e pode haver taxa extra para fazer mudanças ou cancelar reserva.
Viagem internacional
Nas compras com cartão de crédito, será feita a conversão para real no fechamento da fatura. Existem outras formas de pagamento como o "traveller check" e o cartão de débito pré-pago. Além das opções citadas, o consumidor pode liberar o cartão de débito para saque de valores no exterior, por meio de agências da rede ou caixas eletrônicos.
Atrasos
Se a viagem é aérea a empresa sempre deve comunicar sobre eventuais atrasos, assim como qualquer outra informação pertinente à decolagem. Veja seus direitos: embarcar no próximo voo da empresa que tenha o mesmo destino ou em outra empresa sem cobrança de taxas adicionais.
Obter ressarcimento do valor pago ou hospedagem por conta da companhia, abatimento proporcional e a reparação de danos que possam ocorrer devido ao atraso, como perda de diárias de hotel, passeios ou conexões. E ter acesso gratuito à alimentação, bebidas, utilização de meios de comunicação, transporte.

Atraso ou interrupção em viagens de ônibus, o consumidor tem que ser informado previamente do problema e tem direito a assistências como alimentação, aguardo em acomodações adequadas e até mesmo hospedagem. Caso o tempo de espera exceda uma hora, poderá ser exigido que a empresa efetue restituição do valor pago ou o embarque em outra empresa que preste serviço equivalente para o mesmo destino.
Extravio de bagagem
Se a viagem é por avião, relate imediatamente o sumiço da bagagem e preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). É importante registrar também uma queixa no escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dentro do aeroporto. Após o check-in, a empresa fica responsável pela bagagem, devendo ressarcir o consumidor em caso de extravios ou danos. Para sua segurança é importante identificar a bagagem (tanto em viagens de avião, como de ônibus) com seu nome, etiqueta ou fita.

Para voos domésticos, a companhia tem um prazo de até 30 dias para devolver os pertences no endereço estipulado pelo passageiro e nos internacionais o prazo é de 21 dias para devolução da mala extraviada. Caso o tempo determinado para a devolução não seja respeitado, a companhia deverá pagar um valor equivalente ao da mala e objetos nela contidos, além de todas as despesas que o cliente venha a ter por conta do extravio da bagagem.
Bagagem Danificada

Ao constatar que sua bagagem foi danificada durante um voo, o viajante deve relatar imediatamente o ocorrido para a empresa aérea, dentro do próprio aeroporto. Se a solução oferecida pela empresa não for satisfatória, registre queixa na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e faça reclamação no Procon. Se algum produto é furtado e sua bagagem violada, a empresa aérea é a responsável. Lembrando que objetos caros como equipamentos eletrônicos, fotográficos e jóias, devem ser levados na bagagem de mão.
Locação de veículo
Antes de alugar um carro o consumidor deve verificar como é cobrada a locação, se por quilometragem, hora/dia ou outra forma. Definir o abastecimento de combustível se na retirada ou na entrega do veículo, total de horas que compõem a diária e taxas devidas por horas excedentes. Se a empresa cobra tarifa de proteção ou seguro, quais procedências adotar na ocorrência de furto, assalto ou acidente.

Na locação de imóvel exija recibo discriminado de todas as quantias pagas. Se possível, verifique a localização do imóvel, inclusive as condições de acesso ao local, pontos de referência e infraestrutura da região. Lembrando que o prazo máximo para locação para temporada é de 90 dias.

Tenha boas férias, aproveite a beleza de nosso país, inclusive se decidir-se pelos atrativos do Tocantins, vá ao Jalapão, Cantão, Ilha do Bananal, conheça a histórica Natividade, o arquipélago do Tropeço, em Peixe e muitos outros roteiros. Surgiram problemas nas relações de consumo, o Procon Tocantins está à sua disposição. Feliz Natal e maravilhoso 2016!


REGIAO NOROESTE


Anac autoriza voos entre Rio Preto e Brasília

S. J. do Rio Preto - Uma semana após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizar a Gol Linhas Aéreas Inteligentes a voar entre Rio Preto e Guarulhos, a partir de abril, conforme revelado com exclusividade pela Gazeta de Rio Preto, na semana passada, a agência autorizou os voos para Brasília, partindo do Aeroporto Estadual “Eribelto Manoel Reino”. A Anac confirmou a autorização dos voos no dia 18 desde mês, porém a assessoria de imprensa da Gol informou, por meio de nota, que ainda está avaliando a melhor data para início das operações.
O primeiro pedido da companhia aérea à Anac, de voar entre Rio Preto a Brasília, foi em agosto, com previsão de início de operação em dezembro, porém a solicitação não foi aprovada. O motivo não foi informando. Os voos para Brasília partirão de Rio Preto de segunda a sábado, às 7h48 pousando no Aeroporto “Presidente Juscelino Kubitschek”, às 9h28. Já os voos de regresso decolarão de Brasília de domingo a sexta-feira, às 20h57, pousando no aeroporto em Rio Preto às 22h05.
A aeronave empregada nesta rota será o Boeing 737-700, com capacidade para transportar 138 passageiros. Atualmente somente a Tam Linhas Aéreas tem voos direto para Brasília. As companhias Azul e a Passaredo também oferecem voos diários para o mesmo destino, porém é necessário fazer conexões em Campinas ou Ribeirão Preto.
Guarulhos
A partir de abril a companhia aérea também está autorizada a operar entre Rio Preto e Guarulhos. Os voos serão diários e decolarão de Rio Preto às 6h03, com previsão de pouso no Aeroporto Internacional Governador André Franco, às 6h50. Já o voo de retorno decola de Guarulhos às 22h20, pousando em Rio Preto às 23h25.
Essa oferta de voo para Guarulhos beneficiará os passageiros que fazem conexão internacional no Aeroporto Internacional Governador André Franco, que antes tinham que se deslocar até São Paulo – Aeroporto de Congonhas – ou Viracopos, em Campinas.
Obras concluídas
As obras de ampliação do terminal de passageiros e estacionamento de veículos do Aeroporto Estadual “Prof. Eribelto Manoel do Reino”, em Rio Preto, serão finalizadas no final deste mês. Segundo o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), “após a conclusão da nova área do terminal, o espaço receberá a implantação de serviços e a transferência operacional por parte das empresas aéreas”. As intervenções realizadas proporcionarão mais conforto aos usuários do aeroporto e, consequentemente, comerciantes da área. O Daesp ressalta ainda que a ampliação do terminal aumentará sua capacidade para atender a demanda futura, melhorando a qualidade dos serviços. “Os investimentos também contemplam a ampliação do estacionamento de veículos para 300 vagas, além de novo sistema viário. O valor total dessas obras de melhorias e modernização do aeroporto é da ordem de R$ 18,9 milhões”.

JORNAL DO TOCANTINS


Aeroporto perde a operação da Infraero

Sem esta estrutura do órgão, o local passou a funcionar apenas como pista de pouso; portuenses se dizem prejudicados
Os equipamentos de comunicação e navegação da Infraero foram retirados do aeroporto de Porto Nacional. Sem a estrutura, o local passou a ser apenas uma pista de pouso. De acordo com a gerente de navegação aérea da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Porto Nacional, Rita de Cássia, todos os colaboradores lotados na cidade serão transferidos para Palmas. Entre eles a própria Rita, que perdeu o cargo de gerência.
O aeroporto recebia, em média, apenas dois pousos diários nos últimos meses. Rita explica que a Infraero não estaria obtendo lucro com a operação e nem o apoio da prefeitura - responsável pela conservação e manutenção do aeroporto. De acordo com a ex-gerente, a pista encontra-se encoberta por mato.
Sobre o funcionamento do local, Rita explica que “os aviões continuarão pousando e, ao chegar, eles terão que informar ao comando em Palmas e não mais em Porto Nacional. ”Ela se diz preocupada com a forma como ficará a pista de pouso. “As aeronaves são obrigadas a emitir notificação, mas pode ser que elas não façam e isso aumenta o risco de acidentes, já que não terá fiscalização da Infraero no local.”
No entanto, o secretário de Indústria e Comércio de Porto Nacional, Luso Guimarães, garante que a segurança e a manutenção da pista nunca deixaram de ser feitas e que a prefeitura continuará zelando pelo local. “Temos planos de reestruturação e logo adotaremos uma administração no estilo do aeroporto de Araguaína.”
Para o presidente da Associação Comercial de Porto Nacional, Wilson Neves, o aeroporto é de fundamental importância. “Somos a capital do agronegócio e temos uma logística privilegiada”, afirma. Por essa razão, o possível fechamento total do aeroporto preocupou Neves. Segundo ele, caso o aeroporto pare de funcionar, os empresários serão os primeiros a se mobilizar. “Sabemos que a pista continuará funcionando, mas sem iluminação e segurança. Empresarialmente, a perda é muito grande”, acrescenta.
Um colaborador da Infraero em Porto, que não quis se identificar, comenta que também é uma perda histórica para o Tocantins. “Este é o único aeroporto registrado e homologado na época da constituição do Estado e da criação de Palmas. Somos também a cidade com mais pilotos por metro quadrado.” Ele reforça que, mesmo que a pista continue a funcionar, a estação permissionária da Aeronáutica é de fundamental importância para a navegação aérea da região.
Motivos
Os motivos para a desativação do aeroporto geraram polêmica. Enquanto a Infraero afirma que a Aeronáutica é a responsável pela decisão, os militares, procurados pelo Jornal do Tocantins, negaram envolvimento. Por meio de nota, a força aérea afirmou que “a responsabilidade pelo fechamento do aeroporto de Porto Nacional não é da Aeronáutica”.



Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented