|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 11/10/2015 / Dilma volta a reunir-se com ministros para discutir cenário político


Dilma volta a reunir-se com ministros para discutir cenário político ...


A presidenta Dilma Rousseff recebeu ontem (11) à tarde em Brasília os ministros da nova Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, e da Defesa, Aldo Rebelo. O encontro não constava na agenda oficial e ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidenta. De acordo com o Planalto, o objetivo do encontro foi avaliar o cenário político.

Nesse sábado (10), antes de embarcar para Porto Alegre, Dilma havia se reunido com Berzoini e os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, que compõem o novo núcleo duro do governo após a recente reforma administrativa.

O encontro ocorre depois de o governo enfrentar uma série de dificuldades políticas ao longo da semana. Na quarta-feira (7), por unanimidade, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou ao Congresso a rejeição das contas do governo em 2014.

Na sexta-feira (9), o parecer do TCU foi entregue à Secretaria Legislativa do Congresso Nacional. Na véspera, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), havia informado que encaminharia o parecer à Comissão Mista de Orçamento (CMO) logo que o texto chegasse ao Legislativo.

O trâmite para análise das contas presidenciais tem início após a chegada do parecer à CMO. Na comissão, o relator designado tem até 40 dias para entregar o relatório. A partir daí, os parlamentares têm 15 dias para apresentar emendas, e o relator mais 15 para elaborar o texto final de um projeto de decreto legislativo. Só a partir daí é que as contas são de fato apreciadas.

Na terça-feira (6), a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu reabrir ação de investigação eleitoral em que o PSDB pede a cassação dos mandatos da presidenta Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer.

No Congresso, fracassaram as duas tentativas de votação dos vetos presidenciais que, se derrubados, vão elevar os gastos públicos. Após assumir a Casa Civil, na quarta-feira, o ministro Jaques Wagner afirmou que a apreciação dos vetos era considerada pelo governo como o primeiro teste da reorganização da base aliada após a reforma ministerial.

Oficialmente, o Palácio do Planalto não confirma se haverá novas reuniões na segunda-feira (12), Feriado de Nossa Senhora Aparecida. Na terça-feira (13), a presidente reúne-se com o vice-presidente, Michel Temer, no Palácio do Planalto.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Dilma deixa Porto Alegre após rápida passagem para visitar a família


A presidente Dilma Rousseff deixou na tarde deste domingo (11) a capital gaúcha, onde esteve visitando a família. Ela chegou a Porto Alegre no fim da tarde de sábado (10), após uma semana intensa, marcada por sucessivas derrotas políticas em Brasília e uma viagem de um dia à Colômbia para fechar acordos comerciais.
A breve passagem da presidente por Porto Alegre foi tranquila e sem compromissos oficiais. Nas proximidades do apartamento em que ela se hospeda e da casa de seu ex-marido, Carlos Araújo, na zona sul da cidade, não houve movimentação além do entra e sai de carros e seguranças, como sempre acontece quando Dilma está presente.
Chegou-se a especular a possibilidade de que a presidente pudesse prolongar a visita para passar o Dia das Crianças, nesta segunda-feira (12), ao lado do neto Gabriel, de 5 anos, mas ela optou por retornar a Brasília neste domingo. De acordo com a assessoria de imprensa da presidente, o avião da Força Aérea Brasileira deixou a Base de Canoas por volta das 12h30.
Por enquanto não há previsão de atividades oficiais em Brasília nesta segunda-feira. Na agenda de Dilma, os próximos compromissos programados são na terça-feira (13), todos no Palácio do Planalto. Às 9 horas, ela se reúne com o vice-presidente da República, Michel Temer, e deverá tratar do agravamento da crise política.
Segundo informou o jornal O Estado de São Paulo neste domingo (11), a presidente avalia que o movimento pelo impeachment pode ganhar fôlego a partir desta semana. Dilma pediu a auxiliares que redobrem as forças para reaglutinar a base aliada no Congresso. Em reunião neste sábado com ministros, antes de embarcar para Porto Alegre, ela disse temer um "comportamento desesperado" do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acuado pela suspeita de manter contas secretas na Suíça com dinheiro desviado da Petrobras. O principal temor é de que Cunha possa se tornar uma "fera ferida" e aceitar um pedido de abertura de processo de impeachment.
Também na próxima terça-feira, às 15 horas, Dilma tem um encontro com o secretário-geral da União de Nações Sul-americanas (Unasul), Ernesto Samper, e às 17 horas recebe o governador da província de Buenos Aires, Daniel Scoli.
Na semana que passou, Dilma viu suas contas de 2014 serem rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O Tribunal Superior Eleitoral também decidiu reabrir uma ação que investiga a campanha da petista e que pode levar à cassação do seu mandato. No Congresso, mesmo depois da reforma ministerial, o governo não conseguiu garantir quórum para que fossem apreciados os vetos presidenciais.

Círio de Nazaré em versão recifense leva dezenas de pessoas à Paróquia da Soledade


ImagemUma tradição que se repete há 76 anos levou dezenas de fiéis às ruas do bairro da Boa Vista, no Recife. A procissão do Círio de Nazaré, maior evento religioso do estado do Pará, teve sua versão pernambucana realizada na capital na manhã deste domingo. No mesmo momento, ocorria a celebração em Belém, no Pará, onde milhões de católicos tiraram o dia para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.
No Recife, a comemoração começou às 9h com uma missa na Igreja da Soledade, na Rua da Soledade, Boa Vista. Em seguida, por volta das 10h, a procissão seguiu pelas ruas Oliveira Lima, Gervásio Pires e Avenida Conde da Boa Vista, retornando para a Rua da Soledade.
Paraenses que moram no Recife aproveitaram o momento não só para rezar, mas para matar um pouco da saudade da terra natal.
É o caso do militar da reserva da Aeronáutica Edivaldo Barros, 55 anos. Ele foi transferido para a capital pernambucana em 2005 e todo ano participa do evento com a família. Ontem, estava acompanhado de oito familiares, entre filhos e genros, durante a celebração. “É uma forma de manter nossas tradições e renovar a fé. É como se estivéssimos lá em Belém”, afirmou. Assim como a Paróquia da Soledade, que ofereceu um bufê de comidas típicas do Pará ao final da procissão no Salão Paroquial, na casa de Edivaldo ontem foi dia de almoçar os pratos do seu estado. “Fizemos maniçoba, pato no tucupi e creme de cupuaçu”, comentou.
Um grande símbolo da celebração é a Corda do Círio. No Recife, o pároco da Igreja da Soledade desde 2007, padre Nilson Lourenço da Silva, 44, explicou que os fiéis fazem questão de segurar a corda porque, como todos não podem levar o andor, acompanhar a procissão levando a corda representa segurar a santa.
História - O primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. Mas, a partir de 1901, por determinação do bispo dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.
No Recife, o ato de fé foi iniciado pelos paraenses Artur Roxo Pereira e Manuel Emílio Guillon, fiscais da Receita Federal daquele estado, que foram transferidos para Pernambuco. Eles doaram à Paróquia da Soledade uma imagem da santa, que haviam trazido de Belém, iniciando assim a festividade realizada até os dias atuais.
O Círio de Nazaré é a maior procissão católica do Brasil e foi considerada patrimônio histórico e cultural da humanidade em 2014 pela Unesco. Durante a romaria em Belém do Pará, 13 carros acompanham a multidão para que os devotos possam depositar suas promessas. Normalmente são grandes velas ou objetos de cera que simbolizam graças alcançadas.

PORTAL UOL


Corpos de pilotos de monomotor são resgatados em fendas de montanhas em MG


Carlos Eduardo Cherem

 Os corpos dos pilotos Fausto Mesquita, cuja idade não foi divulgada, e João Paulo Gomes de Araújo, 26, dono da aeronave, que morreram na queda do monomotor Corisco PT-NKU, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros por volta de 15h deste sábado (10), na região da Serra do Caraça, em Catas Altas (MG), distante 130 km de Belo Horizonte.
O monomotor havia decolado por volta de 11h30 da terça-feira (6) do aeroporto de Caratinga (MG), 295 km distante de Belo Horizonte, em direção a Pará de Minas (MG), 97 km da capital, e ficou sumido até o início da tarde da sexta-feira (9), quando seus destroços foram encontrados por equipes da FAB (Força Aérea Brasileira).
Após os três dias de buscas, as partes da aeronave foram encontradas pela FAB em fendas das montanhas. Como chovia muito no dia, o resgate dos corpos pelas equipes do Corpo de Bombeiros teve de ser adiado para a manhã de sábado. A cauda da aeronave estava a 500 metros do local do acidente.
O trabalho de resgate dos corpos dos pilotos foi feito por uma equipe de 12 bombeiros, seis policiais civis e dois peritos da FAB.
De acordo com a Polícia Civil, os corpos foram encaminhados para o IML de Ipatinga (MG), 220 km de Belo Horizonte. Não há informações sobre o enterro dos pilotos.
As causas do acidente serão apuradas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e pela Polícia Civil mineira.

PORTAL GLOBO.COM


Globo Esporte


Brasil se firma como potência esportiva militar com segundo lugar nos JMM

Com vários atletas olímpicos, país atinge objetivo de ficar entre os cinco melhores. Natação foi o carro-chefe, seguido de judô e atletismo. Paradesporto levou prata
Por GloboEsporte.com
ImagemCom a participação de vários atletas que já garantiram vaga nos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil encerrou a participação na sexta edição dos Jogos Mundiais Militares, na Coreia do Sul. Com a segunda posição no quadro de medalhas, o objetivo de permanecer entre os cinco melhores foi alcançado. A delegação de 282 atletas em 24 modalidades conquistou 34 ouros, 26 pratas e 24 bronzes, 84 no total. Dois ouros a mais do que a China (32, 31 e 35, 98 no total). A Rússia terminou líder plena, com 135 pódios - 59 ouros, 43 pratas e 33 bronzes. Na edição de 2011, no Rio de Janeiro, o Brasil havia contado com a ausência dos russos para terminar em primeiro, logo à frente da China. Diferente da polêmica causada nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, quando a continência de atletas militares no pódio foi questionada, nos Jogos Mundiais Militares a atitude era normal.
A natação foi o carro-chefe do Brasil, com 28 medalhas, sendo dez de ouro, atrás apenas da China. Nicolas Oliveira e Nicholas dos Santos foram dois dos muitos destaques na piscina coreana. Ter atletas olímpicos fez a diferença. No judô, foram 11 medalhas, sendo cinco ouros com Felipe Kitadai, Eduardo Bettoni, Mariana Silva e as equipes masculina e feminina. Yane Marques levou a prata no pentatlo moderno misto, prova não-olímpica, ao lado de Felipe Nascimento. Atleta militar de mais alta patente na delegação, o tenente-coronel da Aeronáutica, Julio Almeida, levou o ouro com Emerson Duarte e Iengo Batista na pistola 25 metros por equipes. Na esgrima, Renzo Agesta conquistou seu primeiro título mundial com o ouro no sabre.
Rosângela Santos foi o destaque no atletismo, com ouros no revezamento 4x100m e nos 100m, e bronze nos 200m. O boxe foi para a Coreia sem o time titular, que estava no Mundial, mas levou uma prata com Paulo Carvalho e um bronze com Jakcson dos Santos. No ciclismo de estrada, as irmãs Clemilda e Janildes Fernandes ganharam uma prata e um bronze no individual, respectivamente, e ajudaram o Brasil a levar o ouro por equipes. No golfe, que estreava na competição, os irmãos Lucas e Luciane Lee levaram o ouro. 
Nas disputas por equipe, o vôlei masculino e feminino mantiveram os títulos conquistados em 2011. No futebol, as mulheres levaram o título, e os homens ficaram apenas em sexto lugar. O basquete masculino, campeão na edição passada, ficou em quarto. Os esportes militares contribuíram com 11 medalhas, sendo três ouros em cada um dos pentatlos: aeronáutico, naval e militar. A 6ª edição dos JMM marcou a estreia de esportes paramilitares. O Brasil contou com quatro competidores e André Rocha levou a prata no arremesso de peso.
O desempenho do Brasil foi considerado um sucesso pelo diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, brigadeiro Carlos Augusto Amaral. Ele ressaltou algumas dificuldades, como a longa viagem, a adaptação ao fuso horário e as distâncias dos locais de competição das vilas de hospedagem. Sobre o desempenho superior de algumas modalidades em detrimento de outras, Amaral diz que será feita uma avaliação.
- De certa forma até superou as expectativas, pois o objetivo estabelecido pelo Ministério da Defesa foi estar entre os cinco primeiros lugares. Algumas modalidades superaram a previsão feita por nós e outras tiveram um desempenho um pouco menor do que o esperado. Vamos agora realizar uma análise dos resultados para corrigir o que for necessário para melhorar o desempenho. O aperfeiçoamento da parceria com o Ministério do Esporte também foi fundamental para a alocação de recursos em apoio às modalidades olímpicas, com vistas também a preparar o time Brasil que participará dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016 - disse.
No total, 117 países foram representados nessa edição dos Jogos, com mais de 7 mil participantes. Os Jogos Mundiais Militares voltam em 2019 na cidade de Wuhan, na China. A cerimônia de encerramento por apresentações de dança e demonstração de taekwondo, ao som de música pop coreana. Yane Marques foi a porta-bandeira do Brasil.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL CENÁRIO MT


Marinha encerra buscas por suposta aeronave que teria caído na Bahia

Informação foi divulgada por meio de nota à imprensa na noite deste domingo. Buscas foram iniciadas após testemunha afirmar ter visto avião cair no mar.
Após 72 horas, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) divulgou na noite deste domingo (11) que foram encerradas as buscas à aeronave de pequeno porte que, segundo relato de testemunha, teria caído no mar na última quinta-feira (8), nas proximidades da praia de Cumuruxatiba, litoral sul da Bahia.
De acordo com a Marinha, os trabalhos de busca foram conduzidos pelo Navio-Patrulha “Guaratuba” e por uma equipe de Inspeção Naval da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro. Desde a última sexta-feira (9) que as buscas eram feitas ao longo da área marítima e trechos de praia situados nas imediações do local do suposto acidente. A Marinha ainda informou que mergulhadores da corporação foram acionados.
Porém, após 72 horas do início da Operação de Busca e Salvamento, não foi encontrada nenhuma evidência ou indícios que apontem para a confirmação da ocorrência de um sinistro no local, segundo informou a Marinha.
Assim, o SALVAMAR Leste decidiu pelo encerramento da Operação SAR (Socorro e Salvamento). O Navio-Patrulha “Guaratuba” e a equipe de Inspeção Naval voltaram às bases operacionais, em Salvador e Porto Seguro, respectivamente.
Buscas

A Marinha passou a sexta-feira (9) fazendo buscas no litoral de Prado, extremo-sul do estado, para tentar localizar um avião de pequeno porte que teria caído no mar há um dia. As buscas começaram após denúncia de dois agricultures, que garantem que viram o avião no mar. No início da noite desta sexta, depois de um dia de vasculha no mar, a operação foi suspensa e voltou sábado (10).
Um agricultor garante ter visto um avião de pequeno porte a cerca de 1.500 metros da praia de Cumuruxatiba - próximo ao Rio Japara Grande, em Prado. "Eu estava sentado e, quando olhei para lá, ele já estava dentro d´água. Eu não vi ele baixar. Já estava dentro d água. Aquele negócio branco descendo assim. Gritei o menino, desci para lá, chegamos e ele já estava afundando", disse o agricultor José Pinheiro.
Júnior dos Santos, também agricultor, disse ter visto uma pessoa saindo da aeronave de colete salva-vidas. "Tipo se batendo para pedir socorro. Mas não dava para fazer nada, estava longe. É um avião branco, parecendo, como eles falam, o "teco-teco", garante.
Os dois estavam no alto das falésias no momento em que viram o avião, como contam. Mas, até o momento, nenhum sinal de sobreviventes. A Marinha enviou uma embarcação de Porto Seguro e um navio-patrulha de Salvador. Segundo informações iniciais, o avião seria de cor branca e teria caído por volta das 17h30 de quinta-feira (8). Assim que a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro tomou conhecimento do fato, por volta das 18h20, foi acionado o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste (SALVAMAR), operado pelo Com2ºDN em Salvador.
A Operação de Busca e Salvamento (SAR) deslocou o Navio-Patrulha “Guaratuba” e equipe de Inspeção Naval da DelPSeguro para a área do acidente. Segundo nota da Marinha, foi encaminhado alerta às colônias de pesca e a embarcações que navegam pela região, para que contribuam com os esforços, mantendo atenção a possível situação de perigo no mar.
Procurada pelo G1, a Força Aérea Brasileira (FAB) relatou que foi informada pela polícia sobre o relato do morador e que, durante as apurações iniciais, não identificou registro de aeronaves desaparecidas. O órgão disse que segue acompanhando o caso, a partir dos trabalhos da Marinha.

JORNAL DIÁRIO DE CANOAS


Feriado para curtir os aviões na Base Aérea de Canoas

Esquadrilha da Fumaça não vem, mas exposição tem outras atrações para os canoenses
São Pedro não ajudou, e a Esquadrilha da Fumaça não vem. A Expoaer no entanto mantém a programação para a criançada nesta segunda-feira (12). Os portões da Base Aérea de Canoas abrem às 10 horas. Haverá esquema especial de ônibus para as famílias, com saídas das 9 horas às 16h30, a partir da Rua Victor Barreto, e retorno das 16 às 20 horas, na Rua Augusto Severo.
Até as 17 horas, haverá exposição de aeronaves civis e militares; Exposição Institucional da Força Aérea Brasileira; Hangar da Leitura e recreação infantil (Secretaria da Cultura de Canoas); Estandes de produtos e serviços; show musical Grupo Mas Bah; praça de alimentação; e praça de brinquedos infantis.


LA NACIÓN TECNOLOGÍA


Estados Unidos ensaya tecnología para detectar drones ilegales

La tecnología permitiría detectar señales de radio utilizadas para operar drones en un radio de ocho kilómetros, con lo cual se podría ubicar al operador, dijo un funcionario de la Administración Federal de Aviación (FAA) a la Comisión de Transporte e Infraestructura de la Cámara de Representantes. La FAA aún no ha decidido cuándo y dónde se usará esa tecnología, dijo el viceadministrador Michael Whitaker.
La autoridad aeronáutica de Estados Unidos firmó un acuerdo para ensayar una tecnología que permitiría ubicar a los operadores de pequeños drones que vuelan ilegalmente cerca de aeropuertos, en un intento por prevenir el peligro de colisiones con aviones tripulados.
La FAA recibe un centenar de denuncias por mes de pilotos que han visto drones cerca de aviones y aeropuertos, dijo Whitaker. Un dron, aunque pese pocos kilos, podría causar un daño grave si es absorbido por un motor o choca contra una ventanilla.
"Uno de los desafíos más grandes que tenemos es ubicar al operador", dijo Whitaker.
La tecnología "proporciona un medio comprobado para detectar, identificar y rastrear pasivamente los drones y a sus operadores en tierra", señaló en un comunicado John Mengucci, presidente de CACI International Inc., la firma que provee la tecnología. La FAA firmó el acuerdo esta semana.
Entre noviembre de 2014 y agosto de 2015, la FAA recibió más de 700 denuncias de avistamiento de drones por pilotos. El Servicio Forestal Federal también reportó 18 vuelos no autorizados de drones por encima o cerca de incendios forestales, informando que 10 de ellos perjudicaron el combate al fuego vía aérea.
Los aficionados pueden operar drones a más de ocho kilómetros del aeropuerto más próximo y a no más de 120 metros de altura. La FAA ha otorgado unas 1.700 licencias a operadores comerciales con las mismas restricciones.
Los encuentros cercanos con drones, así como su uso no autorizado han alarmado a los legisladores y el público en general; en la mayoría de los casos se sospecha de los usuarios recreativos.
Han existido "interrupciones de combate al fuego crítico, debido a idiotas jugando con sus drones de juguete", dijo el representante Peter DeFazio, demócrata de Oregon. "Debe haber consecuencias para las personas que hacen ese tipo de cosas".
Pero Richard Hanson, negociador de la Academia de Aeronáutica a Escala, dijo a la Comisión que la situación ha sido exagerada. El grupo examinó los avistamientos reportados a la FAA y concluyó que el número real de encuentros peligrosos era de docenas y no cientos. Algunos de los avistamientos han resultado ser aves o incluso drones operados por el gobierno.
Tim Canoll, presidente de la Asociación de Pilotos de Aerolínea, pidió a los legisladores que aprueben que la FAA regule de manera más cercana los vuelos de drones por parte de aficionados.
Cuando un dron se impacte con un avión comercial "será un evento importante", dijo Canoll. "Y será un desafío para la tripulación salvar la aeronave".

PORTAL PARAIBA


Religião é a instituição de maior credibilidade perante os paraibanos, aponta pesquisa

A pesquisa Opinião/Sistema Arapuan divulgada na última segunda-feira (05), mostra que a Igreja (religião) é a instituição com maior credibilidade junto os paraibanos com um percentual de 58,1%. Em segundo vem a Polícia Federal com 55,2% de aprovação.
Com 39,1% de aprovação, as Forças Armadas estão em terceiro lugar no quesito confiança. Em quarto lugar os paraibanos escolheram o Poder Judiciário com 32,4% e em quinto lugar estão os Meios de Comunicação com uma aprovação de 27,0%.
A pesquisa Opinião/Sistema Arapuan foi realizada com eleitores a partir de 16 anos entre os dias 26 e 27 de setembro de 2015. Ao todo, foram mais de 800 entrevistas em quarenta bairros da capital paraibana. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

DEFENSE INDUSTRY DAILY


Pentagon Denies ULA Waiver to Use RD-180 Rockets | KC-46A Deploys Refuelling Systems | Iran Tests Long Range Ballistic Missiles

Middle East North Africa
Egypt is showing interest in the Airbus A400M, according to two external link Spanish press reports external link [Spanish]. With potential deals falling through with South Africa and Chile (which opted for the Embraer KC-390), the North African country would be the first export customer after Malaysia joined the program in 2005, as well as the first customer following the crash of one A400M in May. Egypt operates 24 C295 external link transports, also manufactured by Airbus.
Asia Pacific
Afghanistan will sign a contract for Mil Mi-35 external link attack helicopters, according to Russian press reports external link [Russian] citing the country’s envoy to Afghanistan. The commercial contract is to be signed later this month, with the number of helicopters included in the deal not yet known. Pakistan recently opted to buy the Mi-35M from Russia, with Azerbaijan, Brazil and Egypt also operating the type.



Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented