|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 24/08/2015 / Opção pelas Forças Armadas


Opção pelas Forças Armadas ...


Mesmo com salários mais baixos, as Forças Armadas Brasileiras atraem grande contingente de concurseiros. Todo ano, são abertas milhares de vagas para Exército, Marinha e Aeronáutica. Além do recrutamento obrigatório, o sonho de servir ao país se espalhou. “Não temos dados concretos. Mas, segundo informações do Ministério da Defesa, o número de mulheres nas Forças Armadas vem crescendo. Do total do efetivo, de mais de 350 mil militares, elas já representam 6,34%, ou 22,2 mil”, diz a Maria Thereza Sombra, diretora- executiva da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos Públicos (Anpac).

Os analistas pouco falam sobre as Forças Armadas, mas as corporações militares voltaram a ser vistas, principalmente pela população de baixa renda, como um porto seguro e importante entrada no mercado de trabalho diante da crise, que eleva o número de demissões. Boas notícias não faltam. O Exército teve projeto de aumento do efetivo aprovado pelo Senado de 296,3 mil, que vigorava havia 30 anos, para 325.692. A Marinha tem autorização para passar de 59,6 mil para 80,5 mil. E a Aeronáutica, de 67,4 mil para 80,9 mil.

Os amigos Mario Vargas, 32 anos, contador, e Fernando Martins, 33, administrador, querem entrar para a Marinha e a Aeronáutica, respectivamente. Estudam, no mínimo, seis horas por dia. “Sempre quis ser oficial de Marinha”, diz. “Sonho com a Aeronáutica desde pequeno”, frisa Fernando.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.



JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


Crise entre Venezuela e Colômbia se agrava e governos antecipam reunião

Previsto inicialmente para durar 72 horas, fechamento da fronteira decretado por Caracas sob justificativa de combater contrabando será mantido por tempo indeterminado; Maduro acusa ex-líder colombiano Uribe de comandar paramilitares na região

Roberto Lameirinhas Enviado Especial / Caracas

Com o aprofundamento da crise na fronteira entre Venezuela e Colômbia, causada principalmente pela ação de contrabandistas de mercadorias, os governos dos dois países decidiram antecipar para depois de amanhã a reunião de chanceleres que estava marcada anteriormente para o dia 14.

Segundo fontes venezuelanas, a antecipação do encontro entre a ministra venezuelana das Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, e sua colega colombiana, María Ángela Holguín, se deu por iniciativa do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que nas últimas horas manifestou a assessores a preocupação com o desenrolar dos acontecimentos na região de fronteira, fechada desde quintafeira por ordem do presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Em alguns municípios do lado da Venezuela, vigora um estado de emergência decretado na sexta-feira à noite.

Além da reunião de emergência entre as chanceleres, Santos manifestou também o desejo de reunir se pessoalmente com Maduro nos próximos dias para discutir a situação.

Prevista inicialmente para durar 72 horas, a interrupção do tráfego de pessoas e mercadorias entre Venezuela e Colômbia no Estado de Táchira foi estendida no sábado por tempo indeterminado pelo governo de Maduro. “Enquanto não se restabelecer a paz e pararem os ataques vindos da Colômbia contra a economia venezuelana, essa fronteira permanecerá fechada”, declarou o presidente da Venezuela durante um encontro com empregados da companhia estatal de petróleo PDVSA. “Vamos levar uma agenda de paz para conseguir a normalidade na zona fronteiriça e, aos que tanto falam e tanto criticam, que digam o que quiserem. Assumo total responsabilidade por essa medida.”

Crise. A região entre Táchira e o Departamento (Estado) colombiano de Norte Santander é uma fronteira porosa pela qual toneladas de produtos subsidiados pelo governo de Caracas e destinados ao mercado venezuelano são contrabandeados para o território colombiano. Na semana passada, quatro agentes do Estado venezuelano que investigavam o desvio, incluindo três militares, foram alvo de ataques atribuídos a esses contrabandistas. Dois dos investigadores permanecem internados em estado grave.

Em meio a uma profunda crise de abastecimento – que impede os venezuelanos de comprar produtos básicos, que vão de fraldas descartáveis a açúcar refinado –, o governo de Caracas aponta o contrabando de mercadorias como uma das principais razões para o problema, que considera parte de uma “guerra econômica” promovida pela oposição contra a sua “revolução bolivariana”.

O governo de Maduro também acusa grupos paramilitares colombianos de cumplicidade com a “extrema direita” venezuelana numa campanha para sabotar o regime chavista, principalmente com vistas à eleição parlamentar de 6 de dezembro – na qual o chavismo está ameaçado de perder o controle do Legislativo pela primeira vez desde a promulgação da Constituição de 1999.

Um portavoz da Mesa da Unidade Democrática (MUD), que congrega os partidos de oposição aos chavistas disse ao [BOLD]Estado[/BOLD] que a coalizão considera a medida de Maduro pouco produtiva para combater o contrabando na região, acrescentando que o fechamento da fronteira, na verdade, aumenta os problemas da população que vive nos municípios onde o estado de emergência foi decretado. “Há muitas pessoas nessa região que trabalham ou têm negócios estabelecidos do lado colombiano da fronteira”, declarou a fonte.

Maduro e seu Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv) também enxergam na fronteira de Táchira um ponto de concentração e treinamento de paramilitares colombianos para lançar ataques contra o governo venezuelano.

Ressaltando que, apesar do estado de emergência, “não há toque de recolher nem normas de exceção na fronteira”, Maduro acusou o expresidente colombiano Álvaro Uribe de estar por trás dos ataques contra policiais e soldados venezuelanos. “Que fique bem claro: a responsabilidade pelas ações terroristas contra o Estado e o povo venezuelano na fronteira é do chefe dos paramilitares da Colômbia e sócio das organizações de ultradireita internacional, o terrorista assassino Álvaro Uribe Velez”, discursou o presidente chavista no sábado à noite.

Durante o mandato de Uribe, Hugo Chávez, presidente venezuelano morto em 2013, manteve tensas relações diplomáticas com a Colômbia – finalmente rompidas em 2008, após um ataque do Exército colombiano que matou no território do Equador o “número 2” da guerrilha Forcas Armadas Revolucionárias da Colômbia, Raúl Reyes. Os laços com o país vizinho, até então principal exportador de alimentos para a Venezuela, só foram refeitos após a saída de Uribe do poder e a posse de Santos.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Empresas usam satélites, balões e drones para ampliar oferta de internet


Felipe Giacomelli

A forma como nos conectamos à internet vai mudar. As alterações não serão tão visíveis para usuários: vão se dar no caminho do sinal até celulares e computadores.

Hoje, quando você digita o endereço de um site no navegador do smartphone, a informação vai para um roteador ou torre de transmissão e dali até um servidor, que a direciona por cabos submarinos para o centro de dados no qual o site está hospedado –às vezes, em outro continente.

Essa viagem, de frações de segundos, funciona bem em grandes cidades, com estrutura para ligar os moradores às redes. Mas, em áreas rurais e comunidades mais afastadas, o custo para construir cabos e torres ainda não compensa o investimento.

Para resolver o problema –e, obviamente, aumentar a margem de audiência e lucro–, empresas como o Google e o Facebook protagonizam uma corrida espacial. O objetivo é substituir os cabos ocupando os céus para fornecer internet de altíssima velocidade por aviões não tripulados, balões e satélites.

A rede social de Mark Zuckerberg, além de ter criado o projeto Internet.org, que permitirá acesso gratuito a determinados sites, está construindo enormes drones (aviões não tripulados) que fornecerão internet por laser. Têm formato de bumerangue e envergadura de um Boeing 737 (cerca de 40 metros) –mas, feitos de fibra de carbono, pesam menos de 1 tonelada, mais leve que um carro.

Cada um vai voar por cerca de três meses, controlado por uma base em terra. À noite, baterias carregadas por energia solar vão permitir que continuem nos céus.

O Google tem um projeto mais adiantado. Neste mês, a empresa assinou um contrato com o Sri Lanka para colocar em operação, até o ano que vem, os balões do Loon –já testados em locais como o Piauí, em 2014.
 As aeronaves serão posicionadas de acordo com a movimentação do ar na estratosfera. Com vida útil de cem dias, serão esvaziadas na hora de pousar e resgatadas por uma equipe em terra. "Já conseguimos lançar dezenas de balões em um dia; o maior desafio agora é aumentar o tempo de vida deles; o recorde foi de 187 dias", afirmou a assessoria do Google.

A internet, de até 100 Mbps, será fornecida a partir da tecnologia LTE (4G).

PARA O INFINITO

Google e Facebook não estão sozinhas nessa espécie de corrida espacial.

A start­up OneWeb, fundada em 2012 pelo empresário americano Greg Wyler, pretende usar microssatélites para fornecer internet rápida, como wi­fi e LTE (4G).

Serviços de internet via satélite já existem –nesta semana, a Inmarsat deve lançar seu terceiro dispositivo, para cobrir países no oceano Pacífico, para fornecer banda larga cem vezes mais rápida do que os dois que já estão em órbita.

Mas, como os satélites estão distantes da Terra (cerca de 36 mil km), a conexão é lenta e corre maior risco de travar –os dispositivos da OneWeb ficarão a 1.200 km.

O projeto já conseguiu investimentos de US$ 500 milhões, de parceiros como Virgin, Coca­Cola e Qualcomm. A Airbus será responsável pela produção dos aparelhos.

"Seja em um ponto remoto do planeta, seja dentro de um avião, você estará conectado", disse em comunicado oficial Tom Enders, presidente ­executivo da Airbus, que cita a importância do acesso à internet em locais afetados por desastres naturais.

O maior concorrente da OneWeb é Elon Musk, fundador do PayPal e da montadora Tesla. Sua empresa, a SpaceX, planeja construir 4.000 satélites que, segundo Musk, oferecerão internet 40% mais rápida que a atual.

A previsão é que em cinco anos o serviço esteja funcionando –mas a explosão de um foguete da empresa, em julho, pode atrasar os planos.

O próprio Google já investiu US$ 1 bilhão na SpaceX.

PORTAL TERRA


Acidentes em shows aéreos europeus matam pelo menos 12


Na Suíça, colisão entre dois aviões de esquadrilha alemã mata piloto de uma das aeronaves. Pelo menos 11 pessoas morreram na queda de um jato militar sobre uma estrada no sábado, durante exibição na Inglaterra.
Pelo menos 12 pessoas morreram em dois acidentes durante exibições aéreas na Europa neste fim de semana. Na Suíça, a colisão entre dois aviões de pequeno porte matou, neste domingo (23/08), o piloto de uma das aeronaves de uma esquadrilha alemã. Pelo menos 11 pessoas morreram na queda de um jato militar sobre uma estrada movimentada no sábado, durante um show aéreo na Inglaterra.
Em Dittingen, no norte da Suíça, dois aviões da esquadrilha alemã Grashoppers colidiram e caíram, informou a polícia. O acidente matou um dos pilotos, de 50 anos. O piloto da outra aeronave conseguiu se salvar de pára-quedas.
Após o acidente em Shoreham-by-Sea, no sul da Inglaterra, foram confirmadas sete mortes. No entanto, a polícia informou, neste domingo, que o número de vítimas aumentou para 11, enquanto equipes de resgate ainda procuravam mais vítimas entre destroços de avião e carros.
O piloto do caça histórico do tipo Hawker Hunter perdeu o controle de seu avião durante um looping. A aeronave caiu na estrada adjacente ao local onde era realizado o espetáculo e atingiu vários veículos. Uma densa nuvem de fumaça negra subiu por sobre a área do acidente.
O piloto, gravemente ferido, foi levado de helicóptero para um hospital e ainda corria risco de vida no domingo.

JORNAL CORREIO BRAZILIENSE


Opção pelas Forças Armadas


Mesmo com salários mais baixos, as Forças Armadas Brasileiras atraem grande contingente de concurseiros. Todo ano, são abertas milhares de vagas para Exército, Marinha e Aeronáutica. Além do recrutamento obrigatório, o sonho de servir ao país se espalhou. “Não temos dados concretos. Mas, segundo informações do Ministério da Defesa, o número de mulheres nas Forças Armadas vem crescendo. Do total do efetivo, de mais de 350 mil militares, elas já representam 6,34%, ou 22,2 mil”, diz a Maria Thereza Sombra, diretora- executiva da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos Públicos (Anpac).
Os analistas pouco falam sobre as Forças Armadas, mas as corporações militares voltaram a ser vistas, principalmente pela população de baixa renda, como um porto seguro e importante entrada no mercado de trabalho diante da crise, que eleva o número de demissões. Boas notícias não faltam. O Exército teve projeto de aumento do efetivo aprovado pelo Senado de 296,3 mil, que vigorava havia 30 anos, para 325.692. A Marinha tem autorização para passar de 59,6 mil para 80,5 mil. E a Aeronáutica, de 67,4 mil para 80,9 mil.
Os amigos Mario Vargas, 32 anos, contador, e Fernando Martins, 33, administrador, querem entrar para a Marinha e a Aeronáutica, respectivamente. Estudam, no mínimo, seis horas por dia. “Sempre quis ser oficial de Marinha”, diz. “Sonho com a Aeronáutica desde pequeno”, frisa Fernando.

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL D24AM (AM)


Disparo que atingiu soldado da Aeronáutica foi acidental, diz policial militar

O policial militar, identificado pela Polícia Civil apenas como ´Da Silva´, foi até o 1º DIP para registrar um boletim de ocorrência
Camila Pereira

Manaus - Suspeito de ser o autor do disparo que atingiu o soldado da Aeronáutica, Mateus Duarte, 20, o policial militar identificado apenas como ´Da Silva´ foi até o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e registrou um Boletim de Ocorrência, alegando que o disparo foi acidental. As informações são da assessoria de imprensa da Polícia Civil.

Em nota, a assessoria da PC informou que o policial militar declarou que “sua intenção não era cometer o ato”.

O disparo atingiu a perna de Mateus. A vítima está internada no Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN).

Segundo a Polícia Civil, Da Silva prestou socorro imediato. A Polícia Civil explicou, ainda, que nenhum familiar da vítima “apareceu para prestar queixa, por isso o policial militar não está detido” e que o caso será encaminhado para o 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

De acordo com a mãe da vítima, Riane Duarte, o policial fugiu do local do crime. Segundo ela, os familiares tentaram registrar um Boletim de Ocorrência sobre o caso, na noite de ontem, mas foram informados no 3º DIP, que o registro deveria ser feito na Corregedoria da Polícia Militar, já que o suspeito pertence à PM. No entanto, familiares informaram que o policial militar não estava fardado.

Familiares estiveram na tarde deste sábado na Corregedoria para denunciar o caso.

JORNAL DA EPTV 1ª EDIÇÃO


Domingo Aéreo ocorre em Pirassununga na Academia da Força Aérea

Imagem

globotv.globo.com/eptv-sp/jornal-da-eptv-1a-edicao-sao-carlosararaquara/v/domingo-aereo-ocorre-em-pirassununga-na-academia-da-forca-aerea/4412763/



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented