|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 21/03/2015

EUA autorizam Amazon a testar drones ...




Funcionários da aviação dos EUA anunciaram nesta quinta-feira que permitirão que a Amazon realizem testes de seu programa de drones, que devem ser utilizados para realizar entregas rápidas. O anúncio da Administração Federal de Aviação (FFA) afirmou que "foi emitido um certificado de aeronavegabilidade experimental" para a Amazon Logistics autorizando os testes de aeronaves não tripuladas. O certificado permite que a Amazon conduza voos com o drone a 400 pés (122 metros) ou abaixo disso durante o dia. A pessoa que controla o avião deve ter no mínimo um certificado de piloto privado e um certificado médico, disse a FAA. Amazon deve entregar relatórios mensais à FAA com o número de voos e com os problemas detectados nos testes ...



Imagem




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Aeroporto de Natal ganha autorização para cobrar taxa de embarque

Tarifa era cobrada por empresas, mas passageiros podiam ser ressarcidos. Autorização da Anac foi publicada nesta sexta-feira (20).

As tarifas de embarque que são cobradas aos passageiros do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves desde sua inauguração foram autorizadas oficialmente na manhã desta sexta-feira (20), segundo publicação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Diário Oficial da União (DOU). O aeroporto está localizado na cidade de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal.
 Apesar da cobrança feita pelas empresas, como não havia autorização, os passageiros poderiam pedir o ressarcimento do valor às companhias aéreas. Com a decisão desta sexta, que tem validade a partir da publicação, as taxas podem ser cobradas normalmente, sem direito ao reembolso do valor.
A decisão não define valores, apenas que a taxa é "referente à concessão dos serviços públicos para a construção parcial, manutenção e exploração do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante ", informa a publicação. Ainda segundo o texto publicado, a autorização para cobrança de taxa de embarque fica condicionada à validação do Nível de Proteção Contra incêndio Existente - NPCE 9.

Boeing 737 inaugura voos da Gol no Aeroporto Regional da Zona da Mata

Trajeto entre Congonhas (SP) e Regional da Zona da Mata na segunda (23). Empresa terá seis frequências semanais, com escala em Confins, BH.

A empresa Gol Linhas Aéreas inicia na nesta segunda-feira (23), a operação entre o Aeroporto Regional da Zona da Mata (IZA), em Juiz de Fora, e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). O voo, com escala no aeroporto de Confins (MG), terá seis frequências semanais. A aeronava será um Boeing 737-700, e todos os passageiros a bordo receberão certificado por participar da viagem inaugural.
Os voos são os de números 2013, saindo do Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM), com partidas previstas de segunda-feira a sábado, às 6h45 com chegada prevista para 7h43 no Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins. Já o voo 2102 é o ponto final de uma viagem que começa em Congonhas, São Paulo, às 20h35, com escala em Confins e chegada ao Aeroporto Regional às 23h43. Estes horários estarão disponíveis entre domingo e sexta. Os dois horários serão operados em Boeing 737, que terá 138 assentos disponíveis.

Ampliação da pista do Salgado Filho poderá começar só no fim de 2016

Infraero diz que todas contrapartidas devem estar concluídas antes da obra. Prefeitura afirma que obstáculos não impedem início da licitação

O imbróglio envolvendo a ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (20). Durante um encontro para tratar sobre a situação na Assembleia Legislativa, o superintendente regional da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza, comunicou que as obras só poderão ser licitadas e iniciadas após a conclusão de todos os obstáculos viários, o que deve levar, pelo menos, mais 20 meses.
A nova decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da Infraero. Porém, a Prefeitura de Porto Alegre garante que as condições contratuais são diferentes e estabelecem que a contrapartida na remoção de famílias não impede o início das obras e o lançamento da licitação. A conclusão dos obstáculos está condicionada à operação da pista ampliada, conforme informou a prefeitura.
O loteamento que receberá os moradores da Vila Nazaré só deve ficar pronto em dezembro de 2016. Já a conclusão da remoção de famílias da Vila Dique deve estar concluída até agosto deste ano. O prefeito José Fortunati criticou a postura da Infraero e disse que estranha a demora para liberação do início das obras. De acordo com Fortunati, o município já deu todas as condições necessárias para a ampliação da pista.
Segundo a Infraero, a assinatura do contrato e a ordem de serviço estão condicionadas à existência de recursos no orçamento e à retirada de obstáculos para a obra, como a remoção de todas as famílias das vilas Nazaré, Floresta e Dique. A obra prevê a ampliação em 920 metros da pista de pouso e decolagens, passando dos 2.280 metros atuais para 3.200 metros. A licitação será pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

JORNAL TRIBUNA DO NORTE (RN)


FAB propõe instalar centro cultural no Augusto Severo


Apesar do propositor da audiência pública, deputado Carlos Augusto Maia, ter dedicado quase toda sua fala ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, o tema que dominou o debate foi a destinação que será dada ao Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim
A audiência reuniu representantes do governo, do setor de comércio, turismo e da Aeronáutica no auditório da Assembleia Legislativa e teve um saldo positivo em relação à discussão acerca do antigo aeroporto, segundo avaliaram os participantes.
O brigadeiro do ar Hudson Potiguara, comandante da 1ª Força Aérea (FAB), apresentou o projeto de um Centro Cultural, um Centro Integrado de Formação de Pilotos de Helicóptero, um Centro de Treinamento Operacional e um espaço a ser ocupado pelo serviço social da FAB em atendimento aos militares da ativa.
Embora o projeto, iniciado em 2013, esteja bem encaminhado, inclusive com autorização da Aeronáutica, não significa que as sugestões apresentadas por outras entidades na audiência estejam descartadas.
Convenções
O diretor executivo da Fecomércio RN, Marcus Guedes, apresentou, por exemplo, a ideia de utilizar a estrutura de mais de 420 mil metros quadrados para instalar um complexo com um novo Centro de Convenções para a Grande Natal e um centro cultural aeroespacial.
O projeto de utilização do equipamento da Fecomércio já foi apresentado ao governador Robinson Faria em reunião realizada no mês de fevereiro. A Força Aérea também teve acesso ao projeto, que foi bem acolhido pelos militares.
“O aeroporto está localizado em um lugar estratégico, em uma área nobre e não pode ficar sem um uso apropriado”, ressaltou Guedes, acrescentando que há empresas interessadas em bancar a implantação.
Para o Brigadeiro Hudson Potiguara, a proposta da Fecomércio é bem viável, uma vez que se assemelha ao projeto da Aeronáutica, que também tem um Centro de Convenções, com um Centro de Treinamento Operacional para uso de todos os estados brasileiros.
O deputado estadual Carlos Augusto Maia ressaltou que a população de Parnamirim reclama da desativação do aeroporto e que, por isso, é preciso agir.
Ao final da audiência, ele sugeriu a criação de uma mesa de discussão, capitaneada pela Assembleia Legislativa e pelo Governo do Estado, para avaliar todas as propostas apresentadas pelas entidades participantes e decidir qual a melhor.

PORTAL GLOBO.COM


Com atuação limitada, presença de mulheres entre militares é de 6,9%


Rádio Cbn

Apesar da abertura de vagas para mulheres, escolas de formação de oficiais das Forças Armadas do país ainda são predominantemente masculinas. Aspirantes e cadetes femininas têm atuação limitada às áreas administrativas.
O processo ainda é lento, mas as Forças Armadas brasileiras começam a dar os primeiros passos para aumentar a inserção de mulheres em seus quadros permanentes. A primeira turma de aspirantes femininas da Escola Naval, que forma os oficiais da Marinha, está completando um ano. Apesar do avanço, as 12 pioneiras da instituição de ensino superior mais antiga do país junto às 12 novas ingressantes representam apenas 2,6% dos alunos.
O Exército se prepara para fazer a mesma mudança. A partir de 2017, a Escola Preparatória de Cadetes vai receber cinquenta moças que vão ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras no ano seguinte. A primeira escola de formação de oficiais a aceitar cadetes do sexo feminino foi a Academia da Força Aérea, em 1995. Desde então, a AFA já formou 306 mulheres. A academia também avançou em direção à igualdade de gêneros em 2003, quando começou a treinar mulheres para pilotar caças.
No entanto, o sexo feminino ainda enfrenta algumas restrições no meio militar. Assim como será com as futuras cadetes do Exército, as aspirantes da Marinha poderão servir apenas em postos administrativos. Mas para elas, o impedimento não se deve a limitações físicas, mas a falta de planejamento para o ingresso de mulheres combatentes.
Para receber a primeira turma de mulheres, a Escola Naval passou por adaptações, como a instalação de câmeras de segurança, construção de alojamentos reservados, além de espaço especial na enfermaria.
O Comandante da Escola, Almirante Marcelo Campos, não descarta a possibilidade de formar mulheres para compor os corpos de Fuzileiros Navais e Armada. E, mesmo após um ano da primeira turma, reconhece as limitações que ainda há na infraestrutura.
A chegada das mulheres na Escola também alterou a rotina dos aspirantes, segundo o Comandante-Aluno Matheus Wilhelm. Mesmo com as tentativas de inserção feminina no meio militar, as estatísticas gerais apontam para uma presença desigual de gêneros.
Atualmente, as mulheres correspondem apenas a 6,9% do total de militares brasileiros. E a mudança desse cenário ainda deve demorar. Estima-se que uma mulher possa chegar ao cargo mais alto do Exército, o de General no campo operacional, por exemplo, somente em 2060.
Para o coronel e especialista em Sociologia das Forças Armadas da PUC-Rio, Julio Cesar Gomes, apesar de tímida, a caminhada de inserção das mulheres nos quadros permanentes já é uma mudança substancial.
Maria Fernanda Marcelino, membro da ONG feminista Sempreviva, acredita que a inserção de mulheres ainda é pequena por um preconceito velado.
Em toda a Aeronáutica, apenas 13,8% do efetivo é feminino. Na Marinha, esse número chega a 10%. E no Exército, a porcentagem é ainda menor: 3,2%. A situação é um pouco diferente nas Forças Auxiliares, como a Polícia Militar.
No Rio de Janeiro, de um total de mais de 48 mil policiais, aproximadamente 4 mil e 200 são mulheres. Elas atuam inclusive no policiamento ostensivo. Entretanto, não há mulheres no quadro operacional do BOPE. Segundo o Exército, estudos para avaliar a possibilidade de admitir mulheres em outras armas serão desenvolvidos após os primeiros anos de formação das cadetes femininas.
Já a Aeronáutica informou que, até o momento, não foi identificada demanda para o ingresso de mulheres no Curso de Infantaria. Mas que o caso será analisado se houver procura por vagas.

REVISTA EXAME


EUA autorizam Amazon a testar drones


Funcionários da aviação dos EUA anunciaram nesta quinta-feira que permitirão que a Amazon realizem testes de seu programa de drones, que devem ser utilizados para realizar entregas rápidas.
ImagemO anúncio da Administração Federal de Aviação (FFA) afirmou que "foi emitido um certificado de aeronavegabilidade experimental" para a Amazon Logistics autorizando os testes de aeronaves não tripuladas.
O certificado permite que a Amazon conduza voos com o drone a 400 pés (122 metros) ou abaixo disso durante o dia.
A pessoa que controla o avião deve ter no mínimo um certificado de piloto privado e um certificado médico, disse a FAA.
Amazon deve entregar relatórios mensais à FAA com o número de voos e com os problemas detectados nos testes.
No ano passado, a Amazon escreveu à FAA ameaçando realizar os testes de seu programa de drones fora dos Estados Unidos, em meio às frustrações em relação à agência regulatória.
A companhia pretende desenvolver um sistema de entregas capaz de despachar pequenos pacotes em até 30 minutos.
Em fevereiro, autoridades dos EUA divulgaram novas diretrizes sobre o uso de drones para fins civis, depois dos testes em seis locais em todo o país desde o final de 2013.
Pelas regras propostas, a pessoa que controla um drone seria considerado um "operador" e seria obrigado a passar por um teste de conhecimentos aeronáuticos e obter um certificado da FAA.
Com a queda dos preços e melhoria da tecnologia, o interesse em drones civis tem crescido em diversas áreas, como cinema, gestão industrial, agricultura e jornalismo.

Corte do Orçamento será significativo, diz Dilma


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira que o contingenciamento do Orçamento da União para este ano será "significativo" para garantir o cumprimento da meta de superávit primário de 1,2 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
“Esta semana foi aprovado o Orçamento, agora, assim que sancionado, nós vamos... fazer o contingenciamento, que será significativo, não vai ser um pequeno contingenciamento”, disse a presidente a jornalistas em Eldorado do Sul (RS).
Dilma reforçou que a aprovação do ajuste fiscal é imprescindível para a economia do país. Segundo ela, quanto antes isso for feito, mais rápido governo e economia sairão da restrição.
AGÊNCIA BRASIL


Defesa Civil reconhece calamidade pública em Boca do Acre devido à chuva


Paula Laboissière

Portaria do Ministério da Integração Nacional publicada hoje (20), no Diário Oficial da União, reconhece situação de calamidade pública no município de Boca do Acre (AM). A cidade foi atingida por inundações decorrentes das fortes chuvas na região.

De acordo com a Defesa Civil, estado de calamidade pública consiste em uma situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público.

O reconhecimento do estado de calamidade pública ou de situação de emergência permite ao estado, Distrito Federal ou município solicitar recursos da União para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução.

De acordo com o governo do Acre, que trabalha em parceria com o governo do Amazonas no auxílio às vítimas das enchentes na região, Boca do Acre enfrenta a maior cheia de sua história, que já desabriga mais de 22 mil pessoas. De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, cerca de 90% da parte baixa da cidade foi afetada pela cheia dos rios Acre e Purus.

Encontrados corpos de ocupantes de avião que caiu no Uruguai


Da Agência Lusa

Pelo menos seis corpos foram encontrados no interior do avião que caiu hoje (20) no Leste do Uruguai, disse o porta-voz dos bombeiros, Leandro Palomeque. O avião, que partiu do Aeroporto de Punta del Este com destino à Argentina, caiu na cidade de Maldonado, pouco depois de decolar com oito passageiros e dois tripulantes a bordo.

“Vimos seis corpos, pelo menos, carbonizados, no interior da aeronave, sem vida”, informou o porta-voz dos bombeiros.

Segundo a imprensa local, trata-se de uma aeronave argentina, modelo Beechcraft C 90.
PORTAL TERRA


"Os militares não pensam em intervenção", diz Clube Militar

Instituição lançou "Campanha Pela Moralidade Nacional" para discutir crise enfrentada por Dilma Rousseff. Presidente do órgão afirma, porém, que ela não faz referência a um golpe contra o governo

Elisa Feres

Nesta quinta-feira, o Clube Militar lançou, no Rio de Janeiro, uma ação intitulada Campanha Pela Moralidade Nacional. De acordo com a instituição, ela visa propor um debate, junto à sociedade brasileira, sobre a crise enfrentada pelo governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e tentar encontrar possíveis soluções. A intervenção militar que vem sido pedida por alguns manifestantes de protestos anti-PT, no entanto, não é uma delas. Quem garante é o presidente do órgão, general Gilberto Pimentel. 
"Garanto que isso [intervenção] não tem nada a ver conosco. Os militares não pensam nisso. Temos uma posição legalista. Aqueles que pedem isso nas ruas são pessoas exaltadas. E sabemos que existem pessoas exaltadas dos dois lados", disse ele em entrevista ao Terra .
Pimentel afirmou ainda que nem mesmo um suposto impeachment da presidente está na pauta de discussões do grupo. Para ele, o mais importante é debater as motivações dos últimos atos, em especial a corrupção, e "visualizar caminhos a serem seguidos dentro da ética".
"Somos absolutamente a favor de manifestações. A presidente mesmo falou que manifestação é a voz do povo. Elas têm que acontecer. Em geral, demonstram alguma insatisfação coletiva. Mas nós não temos posição alguma sobre o impeachment. Queremos que o Brasil caminhe sempre dentro do constitucional. Essa campanha é um apelo do nosso clube pelos valores que foram invertidos. A corrupção, principalmente. É uma colaboração do clube neste momento difícil vivido pelo Brasil. O País não merece viver essa confusão", declarou.  
A partir desta sexta-feira, a instituição irá publicar, na internet, textos produzidos por colaboradores que tratam dessas questões. Serão compartilhados 30 artigos, que posteriormente devem ser impressos e encadernados.
"Direito das minorias prevalecendo ao da maioria"
No site do Clube Militar, o espaço dedicado à divulgação da Campanha Pela Moralidade Nacional diz que ela nasceu da "constatação" de que os "valores da sociedade" apresentam "diversas distorções", entre elas "o direito das minorias prevalecendo ao da maioria" e a "imposição do politicamente correto em detrimento do livre pensar e falar". Questionado pela reportagem, o general alegou que o termo "minorias" é "genérico" e não representa necessariamente negros, mulheres ou homossexuais.
"Vou te dar um exemplo. Você viu aquela senhoras do MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra] que invadiram aquela cultura de plantas e destruíram tudo? Elas também estão sujeitas às leis do País. Se invadem e arrebentam têm que sofrer punição. A mesma coisa sobre os caminhoneiros que bloquearam estradas e colocaram fogo em pneus. Era uma minoria que atrapalhou a maioria que estava nas estradas, indo ou voltando do trabalho. Isso ocorre em todos os setores. É isso que quisemos dizer com "minorias". Foi um termo genérico", explicou.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA (RN)


Deputado propõe que sugestões para aeroporto sejam debatidas

Na audiência pública para discutir a utilização do Aeroporto Augusto Severo, o deputado Carlos Augusto Maia (PT do B) sugeriu que seja formada uma mesa de discussão capitaneada pela Assembleia Legislativa e pelo Governo do Estado para avaliar todas as propostas apresentadas pelas entidades participantes. Os dois projetos para utilização da área onde funcionou o aeroporto foram apresentados pela Fecomércio e Aeronáutica. “A ideia é que seja encontrada uma solução que também vá ao encontro dos anseios da população”, disse o deputado.
O debate reuniu representantes do governo, do setor de comércio, turismo e da Aeronáutica no auditório da Casa nesta sexta-feira (20). O propositor da audiência a considerou produtiva, mas fez uma ressalva no tocante ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante: “A audiência caminhou bem com as propostas aqui apresentadas, mas infelizmente foi deficitária quanto à nossa contribuição para o Aeroporto Aluizio Alves, pois não podemos avaliar o que o aeroporto está precisando hoje para chegar à sua plenitude”, afirmou o parlamentar.
Carlos Augusto ressaltou que o tema era relevante, não somente por ser um problema do município de Parnamirim, mas de todo o Estado. O presidente da Câmara de Parnamirim, vereador Ricardo Gurgel (PSB), fez um apanhado histórico sobre a importância do aeroporto para o município ao longo dos anos e disse que milhões de reais em impostos se “evaporaram” do município, com a desativação do Augusto Severo e cobrou: “Queremos que os políticos que de forma assertiva apoiaram o fim do aeroporto tenham a sensibilidade de repor o que Parnamirim tem de fato e de direito, discutindo e propondo”, disse.
Participantes da audiência relataram sua preocupação com a desativação do aeroporto. O deputado e ex-prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves (PDT), fez um apanhado histórico da trajetória do aeroporto e sua relação com a cidade: “Parnamirim surgiu como subúrbio de Natal, mas veio se desenvolvendo sem a participação do serviço público, tendo como suporte a Base Aérea. Aquela área tem uma importância singular na logística. Buscamos soluções que no mínimo substituam a receita que a cidade tinha com o aeroporto”, disse Agnelo.
Projeto
O representante da Fecomércio, Marcos Guedes, apresentou um projeto da entidade: a criação de um complexo cultural aeroespacial e um novo centro de convenções para a Grande Natal no local, ambos de incentivo ao turismo e defendeu: “Só em eventos são gerados no País mais de sete milhões de empregos e queremos incentivar uma maior participação da iniciativa privada”. A proposta da Federação do Comércio foi respaldada pelo secretário estadual de Turismo, empresário Ruy Gaspar: “Acho que resgataria a perda que Parnamirim teve e iria ganhar até muito mais porque o aeroporto estava saturado e todo mundo sabe disso”.
Centro Cultural
O brigadeiro do ar Hudson Potiguara, comandante da 1ª Força Aérea (FAB), apresentou o projeto de utilização do antigo aeroporto, que prevê um Centro Cultural, um Centro Integrado de Formação de Pilotos de Helicóptero, um Centro de Treinamento Operacional e um espaço a ser ocupado pelo serviço social da FAB em atendimento aos militares da ativa. A proposta é resgatar o vínculo com o sítio histórico que tem fortes ligações com a cidade.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH), Enrico Fermi disse que as duas propostas – da Fecomércio e a da Aeronáutica são duas grandes contribuições que precisam ser rapidamente analisadas: “O governador tem demonstrado atitudes positivas e precisamos ver qual o melhor rumo a ser tomado”, disse.
Aeroporto Aluizio Alves
O superintendente do Aeroporto Internacional Aluizio Alves, ressaltou sua importância para a economia do Estado e anunciou que em breve Natal contará com um vôo direto e regular para a Argentina. O superintendente defendeu que o aeroporto não seja visto como “uma pedra para o RN”, mas uma porta de entrada. “É uma realidade e não retroagirá. Hoje temos três mil empregos implantados no novo complexo aeroportuário, enquanto no Augusto Severo eram apenas 1.500 empregos. Aqueles que pensaram como águia sabem que não se constroi um complexo aeroportuário dessa magnitude do dia para a noite. Precisamos de infraestrutura”, disse.
Ao final do debate, Carlos Augusto anunciou que as propostas de todos os setores serão levadas ao governo para estudo: “Vamos levar em conta todos os agentes aqui envolvidos e os anseios da população. É importante que todas as decisões tenham o aval popular também”, afirmou o deputado. Também participaram do debate os deputados Álvaro Dias (PMDB), Hermano Morais (PMDB), Márcia Maia (PSB), Agnelo Alves (PDT) e Jacó Jácome (PMN), vereador de Parnamirim Geovani Júnior (PSD), representantes da FIERN e Fecomércio.

PORTAL NO AR (RN)


Comandante da 1ª Força Aérea exibe projeto para o Aeroporto Augusto Severo

Projeto contempla construção de um centros de formação para pilotos de helicópteros operacional e cultural
Por Moisés de Lima
ImagemDurante a audiência realizada na manhã desta sexta-feira na Assembleia Legislativa o comandante da 1ª Força Aérea de Natal, Hudson Potiguara apresentou a ideia de um projeto arquitetônico para a criação de um centro cultural nas dependências do antigo Aeroporto Augusto Severo.
Segundo o comandante, o projeto está sob análise de uma comissão do Ministério da Defesa e deverá contemplar ainda a construção de um centro de formação para pilotos de helicópteros e outro centro operacional.
“O objetivo é um centro que possa ser utilizado pelas instituições culturais e sociedade civil e fundamente para operações militares da base. Com isso estamos nos alinhando com os objetivos dos outros órgãos que estiveram nessa audiência”, ressaltou o comandante.

PORTAL NACIONAL DE SEGUROS


Navegação aérea do futuro será debatida em evento da ABEAR em Brasília

São os últimos dias para inscrições no encontro, que acontece na quinta-feira, e tem participação gratuita
Aviação em Debate – Os Desafios do Setor, seminário promovido pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), dia 26, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, terá um painel dedicado às perspectivas de ganhos de eficiência no setor: Projeto Sirius e a Navegação Aérea no ano 2020.
O Programa Sirius vem sendo desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e é composto por 18 projetos nas áreas de comunicação aeronáutica, gerenciamento de tráfego aéreo, navegação e vigilância aérea. Seu objetivo é desenvolver e aplicar novas tecnologias para aumentar as possibilidades de rotas no espaço aéreo brasileiro dentro dos mais avançados padrões de segurança.
“No evento, importantes atores do controle de tráfego e seus usuários vão falar sobre o projeto em implantação e o futuro da navegação aérea, que trará rotas mais diretas, redução do tempo das viagens, menos poluição ao meio ambiente, diminuição do ruído e economia de combustível, sem comprometer a segurança da operação”, afirma Ronaldo Jenkins, Diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, mediador do painel.
Participam desse debate Franklin Hoyer, da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês), Juliano Noman, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR), e o Ten. Cel. Av. Silvio Monteiro Júnior (DECEA).
A programação completa e os outros palestrantes confirmados podem ser conferidos em www.aviacaoemdebate.com.br. As inscrições, gratuitas, seguem abertas pelo site. As vagas são limitadas.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO (PE)


Aeronáutica oferece mais de 80 vagas para formação de sargentos

O Departamento de Ensino da Aeronáutica divulgou, no Diário Oficial da União, editais para admissão aos estágios de adaptação à graduação de sargento em 2016. A turma 1 oferece 11 vagas, e a turma 2 oferece 71 oportunidades para candidatos com nível médio (é exigida ainda idade mínima de 17 anos a 25 anos). As especialidades são: administração, eletricidade, pavimentação, topografia e obras.
As inscrições serão abertas no dia 25 de março e têm fim em 21 de abril, pelo site www.fab.mil.br ou www.eear.aer.mil.br. A taxa é de R$ 60.
O curso será realizado em 21 semanas na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá, São Paulo. No momento o candidato será considerado estagiário do EAGS, e tido como militar da ativa com precedência hierárquica prevista no Estatuto dos Militares. O edital não especificou o salário dos aprovados.
As provas escritas, no dia 31 de maio, acontecerão nas cidades de Brasília, São Paulo, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Porto Velho, Porto Alegre, Canoas (RS), Campo Grande, e São José dos Campos (SP). Haverá ainda inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação de condicionamento físico, prova prática de especialidade e validação documental.

FECOMÉRCIO RN


Fecomércio apresenta na AL projeto de uso do antigo aeroporto Augusto Severo

O destino do antigo aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, foi discutido nesta sexta-feira (20), em audiência pública na Assembleia Legislativa do estado. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN) apresentou uma proposta de uso do equipamento.
O diretor executivo da Federação, Marcus Guedes, apresentou aos presentes a ideia de utilizar a estrutura de mais de 420 mil metros quadrados, para instalar um complexo com um novo Centro de Convenções para a Grande Natal e um centro cultural aeroespacial.
"A ideia que a Fecomércio desenvolveu é o aproveitamento do aeroporto como um Centro de Convenções, o que Natal já comporta, um museu aeroespacial e um centro comercial, que sustentaria o complexo", afirmou Marcus. O projeto elaborado pela Federação é fruto de discussões iniciadas há mais de três anos, logo após o anúncio da desativação do aeroporto de Parnamirim .
"O aeroporto de Parnamirim tem uma importância fundamental, tanto econômica como histórica. A paralisação do aeroporto preocupa a Federação, por isso desenvolvemos esse projeto”, justificou Guedes.
O projeto de utilização do equipamento da Fecomércio já foi apresentado ao governador Robinson Faria em reunião realizada no mês de fevereiro. A Força Aérea também teve acesso ao projeto, que foi bem acolhido pelos militares.
"O aeroporto está localizado em um lugar estratégico, em uma área nobre e não pode ficar sem um uso apropriado", ressaltou Guedes que acrescentou que há empresas interessadas em bancar a implantação.

O titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Ruy Gaspar, estava representando o governador Robinson Faria, e elogiou o projeto desenvolvido pela Fecomércio.
"Tive acesso ao projeto da Fecomércio e é uma ideia interessante e viável. A Federação não faria um estudo sem viabilidade", declarou.
O Brigadeiro da Força Aérea Hudson Potiguara apresentou um projeto semelhante ao da Fecomércio, mostrando que as entidades estão em consonância. O projeto militar contempla também um Centro de Convenções, com um Centro de Treinamento Operacional para uso de todos os estados brasileiros.
"Temos um comum acordo, estamos caminhando bem com a Federação, estreitando o relacionamento. Precisamos apenas pontuar alguns pontos", disse.
O deputado estadual Carlos Augusto Maia foi propositor da audiência. Ele falou que a população de Parnamirim reclama da desativação do equipamento aéreo.
"A sociedade reclama e nós transmitimos esse pensamento. Neste fórum vamos debater, analisar a melhor proposta e solicitar ao Governo para que se faça uma análise para determinar a melhor solução", disparou.

PORTAL PANROTAS (SP)


Infraero conclui mais uma etapa das obras no SDU

A Infraero entregou nesta semana mais uma etapa da da obra de reconstrução do pátio de aeronaves do Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont. Com a conclusão desse serviço, já foram contemplados 49,3 mil m² de área da obra do pátio. Com o fim, todas as oito pontes voltaram a operar sem restrição. A iniciativa, orçada em R$ 42,8 milhões para a recuperação do pavimento de uma área total de 75.364 m², tem prazo de conclusão estimado para fevereiro de 2016.
Os serviços realizados no pátio incluíram a demolição do revestimento, base e sub-base do pavimento, execução do novo sistema de drenagem, recomposição do pavimento, selagem das juntas e pintura da nova sinalização horizontal. As próximas etapas da obra contemplam a transferência do sistema alimentador de energia para o balizamento das pistas de pousos e decolagens, pistas de taxiamento e auxílios à navegação aérea com a utilização de uma nova rede de dutos, além da conclusão dos serviços nas posições remotas de estacionamento de aeronaves.

JCNET (SP)


Prefeitura insiste em aterro "morto" para Bauru

Poder Executivo informa que prepara a contratação de um aterro privado
Thiago Navarro
Hoje completam-se 18 dias desde que a prefeitura conseguiu um prazo de três meses, ou seja, 90 dias, para utilizar o atual e condenado aterro sanitário municipal. Nesta sexta-feira (20), vereadores se reuniram com o promotor do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Sciuli de Castro, para levar ao Ministério Público Estadual a situação atual – o Termo de Encerramento do Aterro foi assinado há exatos quatro anos, em março de 2011, quando, na ocasião, se concedeu mais 34 meses.
Segundo os parlamentares, o Poder Executivo manteve-se inerte neste período, com o relógio correndo contra a cidade na viabilização de um novo local para destinar os resíduos sólidos. Na próxima quarta-feira (25), às 17h, uma audiência pública vai discutir o assunto na Câmara Municipal.
No dia 2 de março, a presidência da Cetesb concedeu mais 90 dias para que Bauru utilize o atual aterro e providencie soluções alternativas. Após este período, o órgão ambiental decidiu que o local deve passar pelo processo de encerramento, finalizando a operação de descarte das 300 toneladas de lixo que a cidade produz diariamente.
Apesar da negativa da Cetesb em prorrogar novamdente o prazo de utilização do atual aterro, já esgotado, a estratégia da prefeitura ainda é convencer os técnicos e a presidência do órgão ambiental do Estado de que isso é possível. O Município, através da Emdurb, toma como base um estudo feito pela empresa de consultoria Fral – contratada por mais de R$ 1,1 milhão, que aponta a possibilidade de uso por mais 25 meses.
O prefeito Rodrigo Agostinho confirma. “Estamos licitando novos piezômetros, que vão aferir a estabilidade do aterro, que é parte do processo para comprovar que o aterro tem condições de seguir em uso. Nosso aterro sempre foi bem avaliado pela Cetesb, nunca tivemos problemas como deslizamentos também”, avalia o chefe do Executivo.
Privado
Paralelo a isso, Rodrigo cita que uma licitação para contratar um aterro privado será aberta em breve – sem precisar data – caso haja necessidade. “Vamos abrir esse processo licitatório, no regime de ata de registro de preço, ou seja, só vamos pagar pelo que for usado, e se realmente for necessário utilizar. E será uma licitação normal, e não em caráter de emergência. Isso já afirmei que não vamos fazer”, comenta.
O prefeito de Bauru prefere não arriscar dizer quanto a contratação de um aterro privado custaria. A Emdurb seguirá fazendo a coleta na cidade, mas não a operação, neste caso. No começo deste mês, o JC fez levantamento de preço nos aterros privados mais próximos. Bauru paga atualmente R$ 68,00 por tonelada de lixo para a Emdurb realizar a operação.
O aterro privado mais próximo fica em Piratininga e as prefeituras que o utilizam pagam mais do que isso. Espírito Santo do Turvo paga R$ 77,24 por tonelada, enquanto Piratininga paga R$ 83,20, e Jaú o valor de R$ 95,91. Outro aterro privado na região expandida de Bauru fica em Quatá, onde a prefeitura local paga R$ 74,00 por tonelada. Em São Carlos também há um aterro privado, mas não foi informado o preço pago por tonelada.
“O aterro atual de Bauru podemos dizer que tem uma operação cara. E não dá para arriscar dizer quanto pagaríamos em uma licitação”, conclui o prefeito.
Novo aterro
Diante do quadro, tornou-se latente a necessidade de viabilização de um novo aterro. Uma área próxima ao atual é a mais cotada, e apesar de estar a 12 quilômetros do Aeroporto Moussa Tobias (o mínimo é 9 quilômetros), a Aeronáutica demonstra restrição a liberar o uso da área. O processo que Bauru solicitou tramita na Seripa, órão administrativo do Comando Aéreo Regional (Comar).
Outro entrave que foi revelado ontem seria a natureza jurídica da área. “A informação que temos é que é uma área que foi destinada pelo Estado para ser um Distrito Industrial, e não poderia mudar a afetação para um aterro”, disse o vereador Arildo Lima Jr. (PSDB). O prefeito Rodrigo Agostinho minimiza.
“A área do aterro atual foi destinada para ser Distrito Industrial, e depois houve mudança de destinação. A área em que pretendemos fazer um novo aterro ainda é do Instituto Penal Agrícola (IPA) e precisaria ser doada, mas esse não é o maior entrave. O principal é ter autorização da Aeronáutica, para aí sim solicitarmos o local ao Estado, o que não deve ter grandes problemas, e pedir o licenciamento junto a Cesteb”, pondera.
Audiência
Na quarta-feira, às 17h, audiência pública na Câmara vai discutir o aterro. Foram convocados o prefeito Rodrigo Agostinho, o presidente da Emdurb, Nico Mondelli; o chefe de Gabinte, Arnaldo Ribeiro, e os secretários Lázara Gazzetta (Semma), Antonio Grillo Neto (Seplan), Maurício Porto (Jurídico), Marcos Garcia (Finanças) e o Departamento de Engenharia Sanitária da Emdurb.
A audiência foi agendada pelos vereadores Paulo Eduardo de Souza (PSB), Sandro Bussola (PT) e Artemio Caetano Filho (PMDB). Doze questões pertinentes ao aterro foram enviadas aos membros convocados. Foram convidados ainda a gerência regional da Cetesb – que já confirmou presença, através da engenheira Flávia Vasconcellos, OAB, Assenag, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Vigilância Sanitária, Coopeco e Cootramant (Cooperativa de Recicláveis de Bauru).
Na sexta-feira (20), juntamente com Arildo Lima Jr. (PSDB) e Telma Gobbi (PMDB), os parlamentares foram ao MPE e explanaram a situação ao promotor Luiz Eduardo Sciulli. Ele afirma que vai analisar a situação e ouvir prefeitura, Emdurb e outros órgãos que julgar pertinente, podendo haver uma Ação Civil Pública futuramente para averiguar se houve improbidade do Poder Executivo municipal.

BOAINFORMAÇÃO (AL)


Amazon vai começar a testar drones para entregas nos EUA

Na mesma semana em que o Google anunciou o reinício de seu Project Flight após um protótipo que não deu muito certo, a Amazon recebeu a autorização necessária para começar os testes com seus drones a céu aberto. A empresa recebeu permissão da Federal Aviation Administration, o equivalente americano da ANAC, para realizar experimentos sobre uma área privada localizada no interior do estado de Washington.
Apesar de ser mais um passo rumo a seu ideal de realizar entrega com os robôs voadores, a gigante do e-commerce ainda precisa seguir uma série de normas. As aeronaves precisam estar sendo guiadas manualmente durante todo o tempo e os voos devem acontecer apenas durante o dia. Além disso, os drones não podem atingir uma altura superior a 400 pés, cerca de 122 metros.
É um começo, mas ainda longe do objetivo final da Amazon, que ainda deve levar alguns anos para ser atingido. Como demonstrou em um vídeo experimental divulgado no ano passado, a ideia do serviço batizado de Prime Air é que moradores de regiões próximas aos centros de distribuição da companhia recebem suas mercadorias em apenas alguns minutos ou, no máximo, horas depois da compra, com os robôs realizando o trabalho de traçar rotas e voar até a localização do cliente.
Apesar de ter dado autorização para os testes da Amazon, porém, a FAA permanece calada quanto às legislações relacionadas ao uso de drones no espaço aéreo dos Estados Unidos. Oficialmente, a utilização de aeronaves não tripuladas está proibida para utilização comercial, mas o governo vem recebendo cada vez mais pressão de empresas dos mais diversos setores para que os robôs possam ser utilizados desta maneira.
Jeff Bezos, inclusive, tem sido um dos grandes advogados dessa causa, já tendo reclamado mais de uma vez da inação do governo. A Amazon já teve que, por exemplo, construir um galpão dedicado apenas aos testes com drones e começa a, cada vez mais, levar seus testes para fora dos Estados Unidos, até países com legislações mais frouxas nesse sentido. E alerta que os negócios com drones devem deixar de vez os EUA caso nenhuma atitude seja tomada.
O tipo de aprovação recebido pela Amazon é o mesmo dada a companhias que desenvolvem drones, de forma que elas possam testar tecnologias novas. Ou seja, ainda está longe das necessidades da companhia, que gostaria de ver seus robôs sobrevoando grandes distâncias e carregando pacotes, além de serem submetidos a diversas condições climáticas que possam gerar dados sobre a segurança de seu voo.
Foi o que fez o Google, por exemplo, no interior da Austrália, em testes que levaram ao recomeço de seu Project Flight. Para experimentar o funcionamento de drones de entrega, a empresa trabalhou ao lado de fazendeiros e povoados isolados na entrega de rádios de comunicação, água e mantimentos, percebendo que suas aeronaves não voavam bem em condições de muito vento devido a uma arquitetura de asa única.
Mesmo tendo recebido a aprovação e afirmando que fará uso dela, a Amazon informou que vai continuar em negociações com a FAA para receber os documentos adequados para o tipo de teste que deseja realizar. A companhia argumenta que estúdios de Hollywood e outras organizações já receberam esse tipo de aval, e diz ainda estar sendo tratada de forma diferente pelo governo.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented