|

LAN CARGO e suas afiliadas levam flores aos Estados Unidos para o Valentine’s Day



Em apenas quatro semanas, a LAN CARGO, operadora de cargas do Grupo LATAM Airlines e suas afiliadas transportaram mais de 16 milhões de ramos de flores (totalizando 200 milhões de unidades) para o Valentine’s Day, dia dos namorados no hemisfério norte e época do ano de maior volume de exportação do produto. No período, as companhias responderam por 30% do mercado total de flores da região, cerca de 10,4 mil toneladas.


Entre 19 de janeiro e 8 de fevereiro, foram operados cerca de 170 aviões cargueiros da LAN CARGO e da LAN CARGO Colombia (10 por dia) nas semanas mais intensas da temporada de Valentine’s Day, triplicando a média de remessas do ano. Somente na rota Bogotá-Miami, pela qual são transportadas normalmente 720 toneladas semanais, o número chegou a 2,1 mil toneladas.

As aeronaves de carga decolam de Bogotá e Medellín, na Colômbia, e de Quito, no Equador, com destino principalmente aos Estados Unidos e Holanda. A maior parte dos voos tem como destino Miami, um dos mais importantes hubs de distribuição do mundo, e onde se encontram as maiores instalações e câmaras frias aeroportuárias dos Estados Unidos, de propriedade da LAN CARGO.

Cerca de 80% das flores colombianas e equatorianas chegam aos Estados Unidos por meio do Aeroporto Internacional de Miami. Dessas, 60% permanecem na Flórida e 40% são reenviadas – principalmente por caminhões – a outras cidades norte-americanas como Nova York, Los Angeles e Chicago.

“Apesar das flores serem um produto que transportamos o ano todo, existem datas-chave, como o Valentine’s Day e o Dia das Mães, em que precisamos empreender toda a nossa energia e trabalhar de maneira coordenada para atender ao forte aumento de demanda. Isso é quase o triplo do que voamos em meses normais,” destaca Cristián Ureta, CEO da LAN CARGO.

Graças a esse esforço, o balanço foi positivo para a operação de Valentine’s Day 2015. No último ano foram transportadas 9.104 toneladas e este ano o número cresceu em 3%, atingindo 10.400 toneladas.

As mais de 200 milhões de flores transportadas pela LAN CARGO cobrem toda a população feminina dos Estados Unidos, que é de 160 milhões de mulheres. Com isso, são exportadas flores suficientes para que cada norte-americana receba pelo menos uma flor no Valentine’s Day.

Mercado de flores na Colômbia e Equador
Apesar de outros países da América Latina como Peru, Costa Rica e Guatemala também contribuírem com suas produções para a temporada, os principais produtores – Colômbia e Equador – exportam mais de 29 mil toneladas de flores frescas a mais de 90 países somente no Valentine’s Day.

A floricultura constitui parte fundamental da economia de ambos os países, liderando suas exportações agrícolas não tradicionais. As principais variedades transportadas são as rosas vermelhas (mais de 60%, triplicando sua produção durante a temporada), cravos, crisântemos pompom e crisântemos tradicionais. Em 2014, a LAN CARGO e suas afiliadas transportaram 121.568 toneladas de flores produzidas nestes dois países, chegando a uma participação de mercado próxima de 26%.

Apesar de o mercado de flores permanecer ativo o ano todo, as temporadas de Valentine’s Day (janeiro e fevereiro) e de Dia das Mães (abril e maio) são os períodos de maior demanda.

As flores chegam às instalações da LAN CARGO em Miami e cumprem com um rigoroso regime de acondicionamento a frio, necessário para o seu translado e conservação, até serem distribuídas para as diversas cidades dos Estados Unidos e, em menor escala, Europa, via Amsterdã, na Holanda, e Oceania, via Sidney, na Austrália.


Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 24 países, e serviços de carga para aproximadamente 145 destinos, em 27 países, com uma frota de 324 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem em torno de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).
Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented