|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 17/10/2014

El primer avión Embraer KC-390 se presentará oficialmente el 21 de octubre ...




Imagem



El primer avión bimotor a reacción de transporte y reabastecimiento KC-390 de 23 toneladas tendrá lugar el próximo 21 de octubre, según ha anunciado su fabricante, Embraer Defesa e Segurança (EDS). Con la reciente confirmación de un pedido de 28 aeronaves realizada por la Fuerza Aérea Brasileña (FAB), el programa entra en su fase de industrialización, que se desarrollará en paralelo a las pruebas de vuelo de dos prototipos con el fin de obtener la correspondiente certificación del modelo ...




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


TRE-CE vai pedir envio das Forças Armadas no 2º turno das eleições

Envio de tropa será decidido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Solicitação acata pedido do Ministério Público Eleitoral.

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará – formado por dois desembargadores e cinco juízes - decidiu nesta quinta-feira (16) encaminhar solicitação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o  envio de reforços da Força Nacional de Segurança para atuar no segundo turno das eleições de 2014, no Ceará. A solicitação acata pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) a fim de garantir a normalidade da segurança nas zonas eleitorais de alguuns municípios do Estado. "O Ministério Publico Eleitoral entendeu que havia a necessidade da intervenção federal para garantir a tranquilidade e a lisura do pleito", explica a desembargadora Iracema do Vale, presidente do TRE-CE.
 Segundo o Procurador Regional Eleitoral, Rômulo Conrado, a presença de tropas federais será necessária nas cidades de Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, além da capital cearense, que reúnem 35% do eleitorado do Estado. Além desses, também será pedido reforço para os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Sobral em razão das inúmeras representações de partidos políticos que criticaram o esquema de segurança no primeiro turno das eleições. Os representantes dos partidos também solicitaram um maior rigor nas fiscalização dos crimes eleitorais.
Necessidade
Na justificativa do pedido, ao TRE, o procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado, critica o esquema de policiamento durante o pleito. “Tem-se portanto manifesto temor de que venha a ocorrer o cerceamento ao regular exercício das atividades policiais afetas à Polícia Militar. bem como que novamente seja posta em prática a esdrúxula medida de fixar as viaturas em pontos base e somente permitir que ingressem em circulação a partir do que for determinado pelos órgãos de segurança pública.
Nesta quarta-feira, o Governador do Ceará, Cid Gomes, se posicionou de forma favorável à atuação da Força Nacional de Segurança no estado, segundo ofício encaminhado ao TRE. No documento, Cid Gomes afirma que a situação descrita pelo MPE “incontestavelmente não ocorreu”. Segundo explica o governador no ofício, nos pontos bases as viaturas fazem um policiamento preventivo, o que não significa que fiquem imóveis.
"O TRE recebeu do Ministério Público uma série de alegações sobre a segurança nas eleições. Procurei o secretário [de Segurança, Servilho Paiva], que contesta as argumentações. Mas o reforço de segurança não atrapalha em nada, só vai ajudar",  disse Cid Gomes durante visita à cidade de Irauçuba nesta quarta-feira (15).
Cid Gomes afirma, ainda, que os policiais militares foram orientados a coibir de forma rigorosa os crimes eleitorais conhecidos como “boca de urna”, atuando de forma isenta e imparcial. “Infelizmente não foi assim que procedeu parte da corporação do primeiro turno das eleições 2014”, destacou no documento. Por este motivo, Cid Gomes ressalta que “compreende salutar e fortalecedora a solicitação de atuação das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), no dia 26.10.2014”.

Militares fazem treinamento de salto de paraquedas em Normandia, RR

Atividade faz parte da terceira edição da Operação Amazônia. Ao menos 60 homens foram treinados na região do Lago Caracaranã.

Anne De Freitas

ImagemNesta quinta-feira (16) uma equipe da Brigada de Infantaria Paraquedista, do Exército Brasileiro, participou de um treinamento voltado para saltos de paraquedas na região do lago Caracaranã, município de Normandia, em Roraima. A atividade faz parte da terceira edição da Operação Amazônia. Em torno de 60 homens do Rio de Janeiro estavam na tarefa, segundo informações do Exército.
Os exercícios da operação iniciaram no dia 10 de outubro e devem continuar até o dia 21 deste mês. As atividades envolvem Marinha, Exército e Força Aérea, de forma integrada. O objetivo é aprimorar o desempenho e a interação das Forças Armadas, na defesa da região Amazônica.
Sob o comando do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), do Ministério da Defesa, os militares vão demonstrar, por meio de uma série de treinamentos, a capacidade das Forças Armadas na proteção da floresta tropical.
A operação reunirá quatro mil militares que participarão de simulações nas cidades de Manaus - AM, Boa Vista e Normandia, ambas em Roraima. Na sexta-feira (17) haverá uma demonstração do treino para o Ministro da Defesa Nacional, Celso Amorim, na BR-174, próximo à Boa Vista Mineradora.

Avião monomotor capota ao tentar pousar em Boituva

Acidente ocorreu no Centro Nacional de Paraquedismo (CNP). Piloto foi transferido para Sorocaba com suspeita de traumatismo craniano.

Um avião monomotor capotou durante o pouso na noite desta quinta-feira, 16, no Centro Nacional de Paraquedismo (CNP), em Boituva (SP). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, duas pessoas estavam a bordo: um rapaz de 25 anos, que sofreu apenas escoriações leves e passa bem; e o piloto de 68 anos, com suspeita de traumatismo craniano. Ele foi levado para o hospital em Boituva e transferido para o Hospital Regional, em Sorocaba (SP) - o estado de saúde não foi informado.
De acordo com a polícia, a aeronave não conseguiu pousar ao se aproximar do solo. Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), acompanhados da Polícia Civil, vão até o local na manhã desta sexta-feira, 17, para iniciar as investigações sobre o acidente.

JORNAL A CRÍTICA (AM)


Números de incidentes aéreos são ‘camuflados’ no Amazonas

Segundo relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, de 43 aeródromos do Estado apenas três reportaram incidentes

Dos 43 aeroportos e pistas de pouso existentes no Amazonas, apenas três informaram sobre incidentes aéreos envolvendo colisão, avistamento e quase colisão de aviões com aves e outros animais, de acordo com o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) - 2013.
A princípio, isso seria uma ótima notícia. O problema é que os operadores e pilotos não têm reportado ao Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII) e a outros órgãos da aviação a ocorrência desses incidentes, dando a falsa impressão de segurança nos aeródromos do interior, onde a maioria está sob responsabilidade das prefeituras.
Essa falta de informação também prejudica o planejamento de ações voltadas para a prevenção e controle de acidentes envolvendo fauna, conforme o chefe do Seripa VII, Ricardo do Carmo. O militar explicou que, apesar do trabalho de conscientização e orientação realizado pelo serviço, ainda falta o hábito ou a cultura dos operadores em reportar os incidentes aos órgãos de controle.
O último caso de colisão dessa natureza, registrado no Amazonas, aconteceu em Coari, no início de julho, quando uma aeronave colidiu com uma anta, na região de Urucu, mas não houve danos graves e todos os passageiros saíram ilesos. Este foi o acidente mais grave, reportado, envolvendo colisão com animais, entre janeiro e setembro de 2014. O aeroporto de Parintins, que recebe um grande fluxo de passageiros, principalmente na época do Festival Folclórico do município, já esteve fechado por oferecer risco ao tráfego aéreo em razão das aves (urubus) que sobrevoavam a região em função de uma lixeira, resultando em sérios prejuízos à economia parintinense.
No relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) de 2013, disponibilizado no portal do órgão, somente os aeroportos de Manaus, Tabatinga e Tefé relataram ocorrências com a fauna no ano passado. No entanto, o Estado do Amazonas possui, no total, 43 aeródromos, conforme a relação do Seripa VII, sendo que 12 deles estão localizados no município de São Gabriel da Cachoeira (pistas de pouso em comunidades indígenas), e os demais na capital, Itacoatiara, Manicoré, São Paulo de Olivença, Barcelos, Barreirinha, Borba, Carauari, Atalaia do Norte, Eirunepé, Humaitá, Tefé, Tabatinga, Santo Antônio do Içá, Japurá, Coari, Lábrea, Maués, Novo Aripuanã, Boca do Acre, Nova Olinda do Norte, Fonte Boa, Parintins, Santa Isabel do Rio Negro, Pauini, Urucará e Apuí. Desses 43, seis atuam à noite.
O que diz a lei
Pelo Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/1986), aeródromo é toda área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves e são classificados como militares e civis. Estes podem ser públicos ou privados.
Relatório revela os números
Pelo relatório do Cenipa, o aeroporto de Tabatinga registrou cinco colisões em 2013 entre os 3,3 mil movimentos de aeronaves realizados no local; Manaus reportou 42 colisões no ano passado dos 51,2 mil movimentos; e Tefé, cinco colisões, conforme o Ceripa, dentre os 7,4 mil movimentos com aviões no aeroporto do município. Em todo o Brasil, foram reportados 2,3 mil avistamentos, 1,6 mil colisões com aves, 517 quase colisões e 114 colisões com outros animais.
Na lista geral do relatório por tipo de fauna, os incidentes com maior número de reportes, no Brasil, envolveram o pássaro quero-quero, encontrado da Argentina até a margem direita do Baixo Amazonas. O urubu aparece em quarto lugar entre os animais identificados, no levantamento do Cenipa. As colisões ou outros incidentes acontecem, principalmente, na decolagem (437 informes) e no pouso (459 registros).

JORNAL O DIA


Polícia apreende fuzis em casa no Morro do Dendê

Armas foram encontradas durante oepração na comunidade e estavam embaixo da cama

Rio - Policiais militares do Bope apreenderam quatro fuzis - sendo 3 FAL e um Parafal - e munições, durante uma operação realizada nesta quinta-feira na Comunidade do Dendê, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio.
De acordo com policiais, o material foi encontrado em uma residência, embaixo da cama e foi encaminhado para a 37ª DP (Ilha do Governador), onde a ocorrência foi registrada.
A Polícia Militar está na comunidade, por tempo indeterminado, desde a prisão do ex-comandante do 17ºBPM, coronel Dayzer Corpas Maciel, na semana passada, com mais 15 PMs da unidade, durante a Operação Ave de Rapina, da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) da Secretaria de Segurança e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.
O grupo foi denunciado pelo Ministério Público do Rio sob acusação de participação numa extorsão a dois traficantes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) abordados na Estrada do Galeão em março deste ano. A abordagem ao grupo de cinco bandidos em um carro foi registrada pelas câmeras de segurança de um quartel da Aeronáutica. Imagens internas das viaturas e escutas telefônicas foram usadas para denunciar Corpas e seus comandados.

AGÊNCIA SENADO


Aníbal Diniz defende investimentos na política espacial brasileira


O governo deve fortalecer a política espacial brasileira, mediante a organização de concursos públicos para suprir a atual deficiência de servidores no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), como forma de evitar a perda de conhecimentos acumulados pelo Brasil há décadas.
A avaliação é do senador Anibal Diniz (PT-AC), que nesta quinta-feira (16) participou de reunião com diretores e funcionários do instituto em São José dos Campos (SP). O senador é relator, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), lançado há quatro anos pelo governo federal para levar internet de alta velocidade a todas as regiões do país.
Ele lembrou que o Inpe foi criado para incentivar a política espacial, e aplicar os conhecimentos em projetos inovadores que atendam aos interesses do governo e da sociedade. Ele disse hoje o instituto hoje enfrenta dificuldades de operação por falta de demanda de projetos e de contratação de pessoal.
Na avaliação de Anibal Diniz, o instituto, que conta hoje com 1.049 servidores - distribuídos nas carreiras de gestão, tecnologia e pesquisa - precisaria do reforço de 400 novos profissionais, tendo em vista que muitos dos técnicos em atividade já ultrapassaram a idade de se aposentar.
Balão
Nesta quinta, ainda em São José dos Campos, Anibal Diniz também visitou o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Altave. A empresa, em parceria com o órgão, desenvolve um balão que poderá estabelecer um enlace de comunicações para atender a demanda de internet de banda larga nas localidades mais isoladas do país, sobretudo nas Regiões Norte e Nordeste.
A ideia é que o balão opere a 300 metros do solo, e tenha a capacidade de substituir até sete torres de retransmissão de sinais. O projeto encontra-se em avaliação no Ministério das Comunicações.
O relatório de Anibal Diniz sobre o PNBL deve ser apresentado em meados de novembro. O senador pretende contribuir para que o Brasil “se coloque diante do espelho e se veja na área de ciência e tecnologia”.

JORNAL O POVO (CE)


Eunício pede investigação sobre pane em aeronave


ImagemCandidato do PMDB ao governo, o senador Eunício Oliveira entrou com pedido de investigação sobre pane que teria ocorrido em aeronave sua na última sexta-feira, 9. De acordo com o candidato, turbinas do avião teriam desligado “repentinamente” em pleno voo. A ação foi protocolada nesta terça-feira, 13, junto ao Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II).
Alguns componentes do avião, como caixa-preta, filtros e tampas de acesso, foram entregues à Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico (CIAA). A partir das informações, será elaborado laudo técnico sobre possíveis causas do episódio.
Pane nas turbinas
Segundo relato do peemedebista, a aeronave saiu de Brasília no começo da tarde. Estava a cerca de 40 mil pés de altitude, aos 40 minutos de voo, quando ocorreu o problema. “De repente vi o avião descendo. O comandante disse que estávamos com pane de turbina. Descemos uns 15 mil pés”, disse Eunício, que diz ter “ganhado a vida de novo”.
O Comando da Aeronáutica em Brasília confirmou que, na tarde de sexta, o piloto da aeronave de Eunício alegou problemas técnicos e solicitou retorno ao aeroporto Juscelino Kubitschek. O piloto, no entanto, não chegou nem a declarar situação de emergência e o pouso ocorreu sem qualquer mobilização adicional de pessoal.
A assessoria do aeroporto de Brasília também afirma que não foi requisitado qualquer apoio do solo na última quinta-feira. Em casos graves, costumam ser acionados bombeiros ou técnicos para auxiliar no controle dos problemas. Não foi o caso.

PORTAL BRASIL


Militares simulam proteção de termoelétrica durante exercício

Atividade faz parte da Operação Amazônia, dinâmica militar que busca aprimorar a atuação integrada das três Forças Armadas

ImagemComo parte da Operação Amazônia, exercício feito para aprimorar a atuação integrada das três Forças Armadas, militares que participam da ação realizam, desde o início da semana, a simulação de defesa de uma estrutura estratégica na cidade de Manaus (AM): a Termoelétrica Mauá 3.
A usina é responsável pelo fornecimento de cerca de 50% da energia da capital amazonense e uma eventual interrupção em seus serviços causaria danos à população.
As ações de proteção de estruturas críticas, como estações de energia e barreiras, são essenciais nesse tipo de atividade militar porque, a partir de situações simuladas, promovem o adestramento da tropa em planejamento e operação.
Ao todo, estão empenhados na atividade 170 fuzileiros navais, 25 homens do Exército e mais 30 da Aeronáutica. O efetivo permanece no local até esta sexta-feira (17), quando serão realizadas outras ações.
De acordo com o subchefe do Estado-Maior Conjunto da Operação Amazônia, coronel Henrique de Jesus Pedrosa Batista, treinamentos desta natureza são importantes para a “consolidação da doutrina de emprego de trabalhos interligados entre as Forças, para confirmação ou ajuste dos procedimentos”.
A Operação Amazônia, coordenada pelo Ministério da Defesa, foi iniciada na última sexta-feira (10), e vai até o próximo dia 21 com a realização de uma série de atividades que demonstram a capacidade operacional das Forças Armadas na garantia da integridade da floresta tropical.
A ação, que já está em sua terceira edição, reúne 4 mil militares das forças singulares e tem como teatro de operações as cidades de Manaus, Boa Vista e Normandia – a cerca de 180 km da capital de Roraima.
Evacuação aeromédica
Cerca de 30 homens da Marinha, Exército e Aeronáutica participaram, ainda, de uma simulação de evacuação aeromédica na cidade de Barcelos (AM), localizada a 400 km da capital Manaus.
O treinamento também faz parte da Operação Amazônia 2014 e teve o objetivo de aplicar a interoperabilidade entre as três Forças na execução de uma das ações mais aplicadas na Região Norte no atendimento à comunidade. Confira no vídeo: 

Justiça nega pedido de devolução da área do Aeroporto de Guarulhos

Herdeiros da família Guinle, que fizeram a doação do terreno que hoje abriga o aeroporto, pediam a revogação da transferência

A Justiça confirmou a impossibilidade de revogar a doação, feita em 1940 à União, de terreno de 9.720.582,65m² que hoje abriga o Aeroporto Internacional de Guarulhos/São Paulo. A ação foi movida pela família Guinle.
A Justiça afastou o pedido devido à prescrição no caso e à impossibilidade jurídica da questão, uma vez que as doações são negócios jurídicos personalíssimos e os direitos decorrentes delas não podem ser transferidos a terceiros.
Segundo os argumentos dos advogados públicos, os autores não poderiam pleitear a revogação de doação feita por pessoa jurídica (Empreza Agrícola Mavillis Ltda), pois eles seriam apenas sucessores dos sócios da empresa.
De acordo com a Advocacia-Geral, "não é compatível com o Código Civil de 1916, que os sucessores de pessoa jurídica (cujos direitos decorrentes da incorporação, fusão, dissolução são exclusivamente patrimoniais) possam revogar encargo de doação, ainda mais se estabelecido em prol do interesse geral. No caso, apenas poderia fazê-lo o doador (atualmente falecido) e o Ministério Público, conforme estabelecido no dispositivo que vigia à época.
Outro ponto de destaque considerado pela Justiça foi a questão da prescrição, apontada pelas procuradorias e pela Consultoria Jurídica Adjunta ao Comando da Aeronáutica. De acordo com os órgãos da AGU, o pedido para reverter a doação deveria ser feito no prazo de 20 anos, contados a partir de 1985, quando da construção do aeroporto, conforme prevê o Código Civil de 1916 vigente à época. No entanto, destacaram que os doadores nunca se manifestaram durante esse período.
Decisão
A 6ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Guarulhos (SP) afastou ação, acolhendo a tese de prescrição e extinguindo a ação sem resolução do mérito. "Em 2005 esgotou-se a possibilidade de que qualquer pessoa eventualmente legitimada pudesse reclamar o descumprimento do encargo. Nos termos do disposto no art. 219, 5º, do Código de Processo Civil brasileiro, o juiz pode, desde logo, declarar a ocorrência da prescrição".
A decisão também reconheceu que os sucessores da família Guinle são partes ilegítimas para solicitar a revogação. "As doações são negócios jurídicos personalíssimos e os direitos delas decorrentes não podem ser transmitidos a terceiros. Entre tais direitos intransmissíveis, temos o de exigir o cumprimento do encargo, previsto no artigo nº 1.180 do Código Civil brasileiro de 1916 e no artigo 553 do diploma vigente", diz um trecho da decisão.

Exercício no Chile marca cooperação entre forças aéreas

Brasil participa com aeronave KC-130 que transfere mais de seis mil litros de querosene para aeronaves de combate. Conheça a simulação que reúne representantes de Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos e Uruguai

Os caças F-5EM que participam do exercício Salitre 2014 têm um reforço durante as missões de defesa aérea realizadas no norte do Chile. É o KC-130 Hércules, uma aeronave de reabastecimento em voo (Revo) capaz de encher os tanques de combustível das aeronaves de combate. Em uma única missão realizada na terça-feira (14), um KC-130 da FAB transferiu mais de seis mil litros de querosene.
Às 12h07, uma esquadrilha de quatro F-5EM fez o reabastecimento em voo antes de seguirem para a área do conflito simulado. "Eles podem fazer uma decolagem de alta performance, encher os tanques, e em seguida, partirem para o combate com mais combustível", explica o Capitão Anderson Cruz, piloto do KC-130. Com esse reforço, o tempo de ação dos caças praticamente dobra, além de haver o aumento da segurança.
A aeronave permaneceu em uma área pré-determinada até às 15h21, quando dois F-5EM, envolvidos na segunda missão do dia, vieram encher os tanques mais uma vez. "Apesar das 5 horas de voo e de termos feito seis reabastecimentos, ainda teríamos combustível para voar até Santiago, se precisasse", completa o Aviador. Além do combustível levado nas asas, o KC-130 tem dois tanques extras debaixo das asas e outros dois internos. Ao todo, pode levar mais de 50 mil litros de combustível.
Logística
Após decolar, o KC-130 segue para um ponto pré-estabelecido e aguarda os caças. No ponto de encontro, a aeronave estende duas mangueiras de 12 metros de comprimento com cestas nas pontas. Os pilotos dos caças reduzem a velocidade para se aproximar do avião-tanque e conectar suas sondas de reabastecimento nas cestas.
Dois aviões podem ser reabastecidos ao mesmo tempo. Os pilotos do KC-130 se mantêm em contato constante com dois observadores sentados na parte de trás da aeronave. Enquanto isso, o engenheiro de voo é responsável por liberar o combustível. O reabastecimento de cada caça dura poucos minutos.
Em seguida, o KC-130 reduz sua potência e entra em uma órbita circular, a espera de mais aeronaves. O objetivo é manter o avião-tanque longe dos combates simulados, realizados a centenas de quilômetros de distância. "É uma aeronave estratégica. E precisa ser protegida. Para irmos até a zona de conflito teríamos que ter escolta", afirma o Capitão Cruz.
O navegador da aeronave, Suboficial Francisco Olegário, lembra que o planejamento da missão também muda de acordo com o local. “Analisamos fatores como a topografia e o tipo de aeronave a ser reabastecida”, explica. No caso do Chile, a presença da Cordilheira dos Andes faz com que os procedimentos tenham que ocorrer na área do Deserto do Atacama, mais próxima do Oceano Pacífico.
No contexto de um exercício internacional como a Salitre 2014, toda a fraseologia padrão utilizada é na língua inglesa. "Fazemos isso para estarmos prontos para reabastecer aeronaves de outros países. Então treinamos nesse padrão", diz o Capitão Cruz.
O Esquadrão Gordo, com sede na Base Aérea do Galeão, também tem aeronaves C-130 Hércules, utilizadas em missões de transporte.
Salitre 2014 e Cruzex
O  Salitre 2014 continua até essa sexta-feira (17), e reúne as forças aéreas da Argentina, do Brasil, do Chile, dos Estados Unidos e do Uruguai. O evento possibilita a simulação de missões de guerra aérea. Mas essa operação de duas semanas não é uma oportunidade única de treinamento. Os países já são parceiros habituais de exercícios multinacionais semelhantes, como a Cruzex, realizada no Brasil.
"Todos são exercícios bem organizados. A diferença entre eles é só a melhoria de detalhes", elogia o Major Marco Aurélio Soares, em sua primeira Salitre, mas com experiência dos exercícios Red Flag, nos Estados Unidos, em 2008, e em todas as edições da Cruzex, no Brasil, em 2002, 2004, 2006, 2008, 2010, 2012 e 2013.
Esse tipo de  exercício não serve apenas para treinar pilotos. Na realidade, o trabalho de planejamento e coordenação começa quase um ano antes da primeira decolagem, intensifica durante o exercício e prossegue após os pousos.
Simulação
O primeiro passo é a criação de um cenário fictício. No caso da Salitre 2014, o país vermelho teria invadido o país amarelo, e por esse motivo, após uma resolução das Nações Unidas, o país azul liderou uma coalizão para reestabelecer a paz. Não é coincidência: parece muito com conflitos recentes, como a Guerra do Golfo, em 1991.
Em seguida, no contexto do mundo real, é dividido quem irá atuar para cada lado. Na Salitre 2014, as forças "vermelhas" são compostas só por aeronaves chilenas: caças F-16. Já pela coalizão, as forças "azuis", são internacionais: há os A-4AR da Argentina, F-5EM do Brasil, F-16 do Chile, F-16 dos Estados Unidos e A-37B do Uruguai. Também participam aeronaves de reabastecimento em voo.
Antes de cada missão, todos os tripulantes se reúnem para o "Mass Briefing", uma reunião geral para definir cada aspecto dos voos. Após os combates, os pilotos vão para o “Shot Validation”, onde em um telão, computadores reproduzem o cenário do combate, como o posicionamento das aeronaves e o uso simulado de armamentos. É o momento dos pilotos comentarem suas ações e aprenderem com os erros e acertos.F-16 chileno parte para missão
"Em um exercício como esse, na realidade, o que importa são os processos. Um país pode participar até com helicópteros, mas só o fato de estar inserido no contexto, haverá aprendizado", explica o Coronel Paulo Roberto Moreira de Oliveira, também com experiência como piloto de caça e organizador de exercícios Cruzex.
O Animation Team, ligado diretamente à Direção do Exercício, é responsável por dar continuidade à história fictícia do conflito entre as forças azuis e vermelhas. A cada dia, o nível de dificuldade pode aumentar ou diminuir, dependendo das missões realizadas. O sucesso na simulação de destruição de baterias antiaéreas, por exemplo, significa menos oposição inimiga na manhã seguinte.
Apesar de praticamente todos os participantes da Salitre dominarem o espanhol, toda a conversação acontece em inglês: é esse o padrão da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan. A estrutura de comando e controle também segue um padrão internacional. "Se nós precisarmos atuar, estaremos prontos", resume o Brigadeiro do Ar Mário Luís Jordão, chefe da delegação brasileira.
Edições anteriores
No Brasil, a Cruzex já teve sede nas cidades de Canoas (RS), em 2002, e em Anápolis (GO), em 2006. Todas as demais edições aconteceram a partir de Natal (RN). Em 2013, o exercício teve seu recorde de participantes: foram 92 aeronaves e mais de três mil militares de oito países.
Já as participações brasileiras na Salitre aconteceram em 2004, com caças F-5E, e em 2009, com caças A-1.

Produtos de defesa de alta tecnologia são atrações da Semana de C&T

Visitantes também poderão conferir simuladores, projetos e jogos interativos até o próximo domingo (19), em Brasília

Os principais produtos de defesa de alta tecnologia, além de simuladores, projetos e jogos interativos estarão expostos durante a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que foi aberta oficialmente nesta última terça-feira (14), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. As atividades poderão ser conferidas até o próximo domingo (19).
De acordo com o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial do Ministério da Defesa, general Aderico Mattioli, a exposição de projetos e equipamentos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica busca divulgar as ações de ciência, tecnologia e inovação que ocorrem dentro das três Forças Armadas.

"Temos centros tecnológicos bastante avançados, com um leque de atividades que vão desde a alimentação, laboratórios fármacos, produção de vacinas até telemedicina e estudos em comunicações satelitais", comentou o general.

Além de Brasília, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada simultaneamente em mais de mil cidades de todo o País, com ações que buscam despertar o interesse dos mais jovens pelo universo da pesquisa tecnológica. A expectativa é que a edição de 2014 da SNCT tenha mais de 35 mil atrações, como visitas guiadas, palestras e oficinas para estudantes.

Somente em Brasília, são esperadas mais de 100 mil pessoas nos sete dias de feira, onde estão instalados cerca de 100 expositores com a participação de 300 escolas.

Atrações

As Forças trazem para a décima primeira edição da SNCT, que vai até o próximo domingo (19), estandes com os principais projetos de defesa de alta tecnologia.
Com 220 metros quadrados, o estande da Marinha é um dos maiores da exposição e apresenta suas principais iniciativas para a defesa do país, como o Amazônia Azul, que visa proteger a costa marítima brasileira, o programa de desenvolvimento de um submarino de propulsão nuclear e o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), entre outros.
Interatividade
Alunos da rede pública e privada de ensino se encantam com o Simulador de Aviso de Instrução, utilizados pelos aspirantes da Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ). Outra atração concorrida da força naval é a maquete da nova estação brasileira na Antártica.

O Exército Brasileiro trouxe o blindado Guarani e outros veículos. No estande da força terrestre, o público pode entrar dentro dos carros e participar de jogos interativos que simulam ambientes de combate.

Para o estudante Mateus Souza, de 15 anos, do Centro Educacional Elefante Branco (CEEB), de Brasília, "a feira é um projeto bem interessante, com várias ideias". Mateus, que participava da exposição pela primeira vez, estava eufórico com o simulador de combate do Exército. "Eu penso em fazer Engenharia de Computação, criar softwares, lidar com robótica", declarou.

Já o aluno Thiago Anderson, de 12 anos, e que cursa a 7ª série do ensino fundamental no Centro de Ensino Fundamental da Asa Norte, gostou dos veículos e dos robôs. "É a primeira que vez que venho na feira e quero fazer jogos", disse ele.
Novidades
Uma das grandes atrações da Força Aérea Brasileira (FAB) é um simulador de voo com adaptação para a aeronave Gripen, escolhida para ser o novo caça da FAB.

No equipamento, adultos e crianças podem experimentar a sensação de realizar uma missão de reabastecimento em voo no cargueiro KC-390, o maior avião que está sendo desenvolvido no Brasil.

A professora Maria Cândida Arrais de Miranda Mousinho, do Instituto Federal da Bahia e doutoranda pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) na área de Energia e Meio Ambiente, ficou encantada com o simulador de voo.

"Para mim é uma satisfação estar na feira. Eu vejo no rosto das pessoas uma alegria. Foi uma experiência incrível participar do simulador da FAB”, disse. A professora destacou como esse tipo de experiência pode despertar o interesse dos pequenos. “Muitas crianças se veem em muitos profissionais aqui. Sentimos orgulho de ser brasileiros e de como o Brasil e as Forças Armadas estão investindo em ciência e tecnologia", afirmou a professora.

SNCT 2014
Com o tema na 11ª edição "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social", a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem por objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno dos temas propostos.

A SNCT tem a colaboração do setor público e privado, de fundações de apoio à pesquisa, de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa, entre outros. O evento nacional teve sua primeira edição em 2003.

Na solenidade de abertura feita nesta terça-feira, o ministro do MCTI, Clelio Campolina Diniz, agradeceu o apoio dos setores público e privado, agências e governos federal, estadual e municipal em torno da organização do evento em todo o país.

"Uma feira dessa natureza tem um papel extraordinário principalmente num país com as características do Brasil, onde nós temos um déficit educacional e científico histórico", disse o titular do MCTI.
Mais informações e a programação nacional e local podem ser conferidas no site oficial da SNCT 2014.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


BR Distribuidora diz que teste não apontou problema


Por meio de nota, a BR Aviation (Petrobras Distribuidora) afirmou que fez uma "avaliação técnica" no sistema de abastecimento no aeroporto de Brasília e que os testes realizados até o momento apresentaram resultados "rigorosamente" dentro das especificações.
A distribuidora teve conhecimento de problema em uma única aeronave, o jato Phenom 100, prefixo PR-IEI.
Disse ainda que, de maneira preventiva, paralisou as atividades no caminhão no qual se suspeita ter havido problema com combustível, até que as investigações tenham sido concluídas. Enquanto isso, seus clientes serão atendidos em outro ponto do aeroporto de Brasília.
A empresa afirma também que está prestando informações à Aeronáutica e que forneceu amostras de combustível para análise laboratorial e avaliação microbiológica.
"A BR Aviation reafirma seu compromisso com os mais rígidos padrões internacionais de qualidade dos produtos que comercializa, além da excelência operacional reconhecida pelo mercado", informou a empresa.

Após vídeo virar hit na internet, Anac investiga caso de aeronave sem piloto

Agência suspendeu habilitação e licença; ele afirmou que se trata de montagem

Ricardo Gallo E Ygor Salles

No banco de trás de um avião particular, um piloto diz: "Tô aqui, voando de patrão", um amigo meu lá na frente. E aí, piloto, beleza?".
Só que não há ninguém na cabine de comando; a imagem mostra os assentos do piloto e do copiloto vazios, com o avião em pleno voo --o que sugere que o piloto tenha deixado o cockpit para ir se sentar no banco de trás.
O que parece ser uma brincadeira irresponsável virou coisa séria. Na última segunda-feira (13), a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) identificou o piloto e suspendeu, de maneira preventiva, a habilitação e as licenças dele enquanto apura o caso.
De acordo com a Anac, um ofício foi encaminhado para que o piloto esclareça o que houve. Ele disse que se trata de uma "montagem".
Trata-se de um profissional de Jataí, em Goiás, que trabalha para um empresário local. A aeronave em questão é um bimotor Beechcraft Baron B58, de cinco lugares.
A agência soube do episódio depois que um vídeo, gravado pelo próprio piloto, viralizou entre profissionais de aviação. Em uma única comunidade no Facebook, foi visto mais de 30 mil vezes.
RISCO
Segundo o advogado Georges Ferreira, especialista em direito aeronáutico, o piloto infringe o Código Brasileiro de Aeronáutica ao conduzir aeronave em operação indevida. Também pode responder criminalmente por colocar em risco a navegação aérea e o sistema de aviação civil, em pena que pode ir de dois a seis anos de detenção.
O vídeo sugere que o avião voava em piloto automático, o que é possível ocorrer. Mas obrigatoriamente um piloto deve ficar sentado na cabine de comando para monitorar o comportamento do avião.
O risco da ausência de um profissional na cabine está, por exemplo, no fato de uma eventual pane súbita em algum equipamento desconectar o piloto automático, o que poderia levar o avião a perder altitude --e, do assento de trás, o piloto provavelmente não recuperaria o controle.
OUTRO LADO
A Folha falou com José Neto, o piloto do avião e autor do vídeo. Ele disse que realmente estava na aeronave no momento da gravação e que o avião estava em voo.
Mas afirmou ter havido montagem para prejudicá-lo.
Isso porque, de acordo com ele, naquele voo havia um copiloto, embora o vídeo reproduzido na internet não mostre ninguém mais no avião.
O vídeo original, afirma Neto, foi perdido porque estava em outro celular. Ele diz não saber quem pode ter alterado o filme e o divulgado.
A reportagem submeteu as imagens e o vídeo ao perito Ricardo Molina, ex-professor da Unicamp. Segundo ele, "pode-se afirmar, acima de qualquer dúvida razoável, que não é uma montagem".
Para tal, ele relaciona características do vídeo, como a ausência de recortes entre a figura e o fundo e a sincronia perfeita entre as trilhas de áudio e vídeo. Disse ainda que o som muda conforme o celular aponta para determinado lugar, o que é compatível com uma gravação real.
Depois de falar com Molina, a Folha voltou a procurar José Neto, que sustentou novamente tratar-se de uma montagem.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL D24AM (AM)


Força Aérea Brasileira apresenta projeto de nanossatélite

Visitantes da Semana Nacional de C&T podem conferir projetos de defesa e espaço, além de participar de oficinas e pilotar virtualmente

Brasília - O destaque da Força Aérea Brasileira (FAB) nesta 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, é o projeto ItaSat-1, que consiste no desenvolvimento de um nanossatélite com dimensões aproximadas de 7 centímetros cúbicos e peso inferior a 8 quilogramas.
Após a certificação, os pequenos satélites poderão ser utilizados para embarcar cargas úteis destinadas a missões estratégicas, como por exemplo, sistemas de comunicações seguros e de imageamentos.
A equipe do projeto, composta por dez alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), prevê o primeiro lançamento experimental no segundo semestre de 2015. Esse lançamento tem por finalidade a obtenção de certificação da estrutura e do subsistema do modelo de voo.
Os componentes do satélite estão em exposição no estande da FAB, bem como outros projetos de defesa e espaço, a exemplo de sistemas de propulsão hipersônica, maquetes de mísseis, foguetes e do Veículo Lançador de Satélites (VLS).
Como outubro também é o mês das crianças, a FAB também realiza oficinas de arte usando como matérias-primas objetos considerados lixo eletrônico e sucatas. Os interessados por aviação têm a oportunidade de pilotar uma aeronave Gripen-NG em voo virtual de reabastecimento (Revo), em operação conjunta com um avião modelo KC-390.

PORTAL R3 (SP)


Prefeitura divulga turismo de São José no “Portões Abertos do DCTA”

A Prefeitura de São José dos Campos participa neste domingo (19), das 9h às 17h, do Portões Abertos do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). A Secretaria de Turismo terá um estande no evento para divulgar os pontos turísticos da cidade. Serão entregues materiais impressos, com destaque para São Francisco Xavier, tendo nos mapas e folders dicas de passeios, hospedagem e gastronomia no distrito.
A operação Portões Abertos é um evento no qual o DCTA mostra um pouco do trabalho desenvolvido para a Força Aérea Brasileira. Durante todo o dia, o público poderá acompanhar exposições de aviões e helicópteros, paraquedismo, passagens de aeronaves, aeromodelismo e diversas atrações culturais. Haverá praça de alimentação e a entrada é gratuita, assim como o estacionamento.
O Portões Abertos 2014 faz parte da programação da Semana da Asa, que contará ainda com um concerto da Banda de Música do DCTA e uma formatura militar, com entrega de medalhas. Todos os eventos são pelo Dia do Aviador e da FAB, comemorado em 23 de outubro.
CONCERTO
O concerto sinfônico, aberto à comunidade e com entrada franca, será na terça-feira (21), às 20h, no Teatro Municipal de São José dos Campos (Rua Rubião Junior 84, 3º piso do Shopping Centro). No repertório, estarão temas de filmes, músicas regionais e peça sinfônicas.
Na manhã da terça-feira (21), às 10h, a Banda faz um concerto didático para alunos da rede pública municipal. As escolas interessadas podem entrar em contato com a Secretaria de Educação de São José dos Campos para solicitar a participar.

PORTAL INFODEFENSA


El primer avión Embraer KC-390 se presentará oficialmente el 21 de octubre

Imagem
(Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo – El primer avión bimotor a reacción de transporte y reabastecimiento KC-390 de 23 toneladas tendrá lugar el próximo 21 de octubre, según ha anunciado su fabricante, Embraer Defesa e Segurança (EDS). Con la reciente confirmación de un pedido de 28 aeronaves realizada por la Fuerza Aérea Brasileña (FAB), el programa entra en su fase de industrialización, que se desarrollará en paralelo a las pruebas de vuelo de dos prototipos con el fin de obtener la correspondiente certificación del modelo.
El Gobierno Federal brasileño ha destinado 1.900 millones de dólares, según el calendario original. Esta cantidad se empleará en la adquisición de materiales y en la mano de obra, y permitirá la adquisición de los prototipos y la producción temprana de las demás aeronaves del lote.
“El calendario fue organizado por la Fuerza Aérea Brasileña para que no haya interrupciones en las misiones de transporte y reabastecimiento en vuelo por falta de aeronaves disponibles”, ha explicado el presidente de la Comisión Coordinadora del Programa de Aviones de Combate (Copac), el brigadier José Augusto Crepaldi Affonso. “Cuando el primer KC-390 sea declarado operacional, a partir de 2018, comenzaremos el desmantelamiento previsto de los aviones Hércules C-130 más antiguos de la FAB”.
El próximo 21 de octubre el KC-390 hará su primera aparición pública. Según Crepaldi “el llamado roll out demuestra claramente el éxito del diseño de ingeniería y de producción de las actividades industriales y, por supuesto, para el final del año estaremos volando el KC-390”.
Crepaldi añade que además de “las 28 aeronaves encargadas por la FAB, el carguero nace con un gran potencial para la exportación a países que también necesitan reemplazar pronto aviones del mismo tamaño”. “Desde el punto de vista industrial –continúa– es la coronación de la industria aeroespacial brasileña. Se trata del mayor avión desarrollado y fabricado jamás en el país y destinado a un nicho de mercado dominado hasta ahora por las grandes empresas internacionales (Boeing y Lockheed)”, conluye Crepaldi.

JORNAL DO COMMERCIO (RJ)


COLUNA DA MARCIA PELTIER

Livre acesso
A noite de autógrafos do livro Lealdade a si próprio, escrito por Paulo Valente, será nesta sexta. O evento começa às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.
O artista plástico Luiz Penna abre exposição no Iate Clube, no dia 21, apresentando uma série nova de suas pinturas, com a curadoria de Daura Ramos.
Ex-alunos do Instituto Militar de Engenharia criaram a associação Alumni IME para fomentar a integração social e o networking entre associados, oficiais e professores da instituição.
No dia 29 de outubro, o Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica terá palestra especial ministrada pelo Major Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral. A partir das 13h30.
A antropóloga Carolina Roxo fará palestra abordando reflexões e experiências sobre as principais questões enfrentadas pela mulher. O encontro será no dia 21 de outubro, no CasaShopping.
A Fundação Getulio Vargas e o programa Think Tanks and Civil Societies promovem nesta sexta o segundo dia do Encontro Latino-americano de Think Tanks.
O Centro Teatral e Etc e Tal apresenta o espetáculo Branca de Neve na Caixa Cultural Rio de Janeiro. Nestes sábado e domingo, a partir das 17h.
O evento de arte urbana Arte Core acontecerá neste sábado e domingo, no Museu de Arte Moderna do Rio, com patrocínio da Auto Viação 1001.
O Espaço Cultural Escola Sesc lança nesta sexta, às 17h, a coletânea de textos Periférico: Dramaturgia da América Latina.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented