|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 24/08/2014

Embraer prepara primer vuelo del avión de transporte KC-390 ...




Ingenieros de Embraer Defesa & Segurança (EDS) participan en Campo Grande, de la primera semana del ejercicio Transportex, que culminará el 26 de agosto, con la participación de quince escuadrones da Fuerza Aérea Brasileira (FAB). El objetivo es perfeccionar el nuevo avión de transporte de la FAB, el KC-390. Se busca adquirir los conocimientos y la base de doctrina para desarrollar el curso para los pilotos y fomentar las mejoras, junto con los ingenieros responsables del sistema, para suplir  las lagunas que puedan existir en las operaciones de evacuación aeromédica (EVAM), misiones en el continente antártico, donde la FAB opera regularmente abasteciendo a la base brasileira de Comandante Ferraz, y en operaciones de lanzamiento de tropas y cargas militares en diversas situaciones de combate empleando métodos como extracción por paracaídas de arrastre a baja altura, o lanzamiento de pallets estandarizados, y, la infiltración por el aire de elementos de fuerzas especiales y su equipamiento especializado ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Projeto da Aeronáutica beneficia crianças de baixa renda de Guará, SP


Iniciativa abre as portas do batalhão para crianças entre 9 e 12 anos. Atividades envolvem alunos com música, esportes, saúde e cidadania.

Militares da Escola de Especialistas da Aeronáutica em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, recebem todas as semanas crianças de baixa renda no batalhão. O projeto "Segundo Tempo", que abre as portas da aeronáutica para crianças com idades entre 9 e 12 anos, é desenvolvido pelos militares em parceria com a prefeitura (veja vídeo acima).
Já são seis meses de aulas desenvolvidas pelo projeto, onde os estudantes se divertem aprendendo música, praticando esportes e recebendo noções de cidadania com muita disciplina.
As atividades acontecem duas vezes por semana e atendem 200 alunos de oito escolas municipais da cidade. Além das atividades, as crianças recebem café da manhã e da tarde, almoço e acompanhamento médico e odontológico.

Os alunos participantes são indicados pela prefeitura. No total, são oito escolas municipais parceiras e dessas instituições, 25 alunos são selecionados para participarem do projeto. O quesito de triagem é a condição social do estudante, vindo a favorecer aqueles que passam por dificuldades.

Infraero entrega última etapa da ampliação do aeroporto de São José


Inauguração da área de desembarque será nesta segunda-feira (25). Uma parte da obra já foi entregue pela Infraero em junho deste ano.

Depois de um ano em obras, a Infraero entrega, nesta segunda-feira (25), a última etapa da ampliação do aeroporto de São José dos Campos. Segundo a empresa, uma parte da obra já foi entregue em junho. As obras custaram R$ 16 milhões e o aeroporto foi ampliado de 800 m² para cerca de 5,8 mil m².
Desde o dia 10 de junho, estão em operação uma nova sala de embarque e desembarque, um novo saguão de embarque, novos balcões de check-in, novos sanitários, reservatório de água, estação elevatória de esgotos e subestações de energia elétrica. Além disso, as vias de acesso foram remodeladas.
O projeto de ampliação e modernização do terminal de passageiros foi desenvolvido para atender às demandas existentes e projetada para os próximos cinco anos.
Queda no movimento
Durante as obras neste ano, o número de passageiros no aeroporto caiu pela metade se comparado com o mesmo período do ano passado. De janeiro a julho de 2014 cerca de 52 mil pessoas usaram o terminal para viajar, no mesmo período do ano passado foram 107 mil. Após a entrega da obra, o local poderá receber 600 mil pessoas.
Para resolver a situação, a partir de 2015, até metade dos lugares em aviões vão ser subsidiados pelo Governo, para diminuir o preço das passagens. A previsão de investimento é de R$ 1 bilhão para incentivar os voos em aeroportos de cidades do país.

Helicóptero tem problemas no pouso após levar candidato para Goianira


Candidato Alexandre Baldy (PSDB) seguiu para carreata na cidade. Incidente aconteceu após desembarque e ninguém ficou ferido, em Goiás.

O helicóptero da campanha do candidato a deputado federal Alexandre Baldy, do PSDB, teve problemas ao pousar na manhã deste sábado (23) em Goianira, na Região Metropolitana de Goiânia. Segundo informações da assessoria do candidato, o incidente aconteceu depois que ele desembarcou para participar de uma carreata na cidade. Apenas o piloto estava na aeronave, mas ele não ficou ferido.
Segundo a assessoria, o primeiro pouso foi feito por volta das 11h20, quando o candidato e um assessor desembarcaram. Em seguida, o piloto seguiu com o helicóptero para um campo de futebol da cidade, onde permaneceria até o término dos compromissos do candidato.
“Foi nesse segundo pouso que o piloto não conseguiu controlar a aeronave. Ele atingiu uma trave de futebol, mas felizmente não chegou a ficar ferido”, disse ao G1 Welbert Rezende, que integra a campanha de Baldy.
Ainda de acordo com Welbert, o candidato prosseguiu na carreata e depois retomou sua agenda de compromissos. “Ficamos muito preocupados com o piloto, mas ele está bem”, disse.
Segundo registros na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o helicóptero prefixo PR-NEO pertence à empresa Golden Eagle Tranding Co.LL e é operado pela Neo Táxi Aéreo Ltda. A situação é regular e as manutenções estão em dia. O G1 tentou contato com as companhias, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta reportagem.
Por volta das 12h50, a aeronave permanecia no local e policiais militares preservavam a área. Ainda não há informações sobre as causas do incidente.

Avião com cantor Saulo colide com ave antes de pousar no PA, diz TAM


Após incidente, aeronave passa por manutenção no aeroporto de Belém. Passageiros que seguiriam para Fortaleza foram postos em outro voo.

Um avião comercial que transportava o cantor Saulo Fernandes e músicos da banda de Ivete Sangalo colidiu com pássaro e precisou passar por manutenção após pousar no aeroporto internacional de Belém neste sábado (23).
De acordo com a assessoria da Infraero, o comandante do voo, que partiu de Manaus em direção à capital paraense, solicitou pouso especial, infraestrutura disponibilizada pela administradora do aeroporto em caso de necessidade, mas a aeronave pousou sem problemas às 9h20 em Belém.
Em nota, a TAM Linhas Aéreas informou que a aeronave que fazia o voo JJ 3741 prosseguiria até Fortaleza e seguiria para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando ocorreu o problema. Os passageiros que seguiriam para a capital cearense foram embarcados no voo JJ 9002, que partiu à 13h25 deste sábado.
A assessoria do cantor confirmou o incidente, e disse que ele prefere não falar sobre o assunto.
Saulo Fernandes e Ivete Sangalo estão na capital paraense para um show que será realizado na noite deste sábado, e que integra turnê comemorativa pelos 20 anos de carreira da cantora baiana.

Vulcão faz Islândia emitir alerta vermelho para a aviação


Espaço aéreo local é fechado após erupção do vulcão Bardabunga no interior de geleira.

A Islândia emitiu um alerta vermelho de risco para a aviação devido à atividade do vulcão Bardabunga. Isso significa que o vulcão pode liberar uma grande quantidade de cinzas na atmosfera e prejudicar os voos.
Autoridades temem que essas cinzas possam interromper linhas aéreas e tragam problemas para o a aviação.
Ao entrar em erupção em 2010, outro vulcão da Islândia - o Eyjafjallajokull – produziu uma nuvem de cinzas que causou uma interrupção severa no espaço aéreo europeu.
A nuvem de cinzas produzida pela erupção afetou centenas de milhares de passageiros devido a restrições de voos e provocou o maior fechamento do espaço aéreo europeu desde a Segunda Guerra.
O órgão de meteorologia da Islândia afirmou que uma pequena erupção começou sob a calota de gelo em Bardabunga. O espaço aéreo foi fechado na região, mas todos os aeroportos islandeses por enquanto continuam operando.
O alerta vermelho é o nível mais alto de uma escala de perigo de cinco pontos. Há cerca de uma semana o nível de alerta estava em laranja – o quarto nível de perigo.
Cientistas islandeses fizeram diversos voos sobre a região neste sábado para monitorar a atividade sísmica.
Inundações
"A erupção é considerada um evento menor neste ponto", afirmou a polícia em comunicado. "Por causa da pressão da calota de gelo, não está claro se a erupção continuará subglacial ou não".
Na quarta-feira (20), centenas de pessoas foram retiradas da região do vulcão.
A companhia aérea British Airways anunciou que está observando a situação de perto, mas até agora não houve alteração em seus voos.
A Autoridade de Aviação Civil da Grã Bretanha afirmou que não haverá impacto nos voos, a menos que a erupção atinja a superfície.
Bardabunga é um grande Sistema de vulcões situado a 500 metros de profundidade no interior da geleira Vatnajokull, na região central da Islândia.
Autoridades locais temiam que o derretimento do gelo poderia causar enchentes na região.
A região fica a 300 quilômetros da capital Reykjavik e não tem moradores fixos, mas fica dentro de um parque nacional que recebe muitos turistas.
A erupção sob o gelo aconteceu após geólogos registrarem mais de 300 terremotos na região desde a última terça-feira.
A erupção do Eyjafjallajokull em abril de 2010 provocou perdas calculadas entre 1,5 bilhão e 2,5 bilhões de euros.
As críticas ao fechamento do espaço aéreo na ocasião fizeram autoridades aéreas relaxarem as regras e permitirem voos em áreas de baixa concentração de cinzas. Segundo especialistas, uma grande quantidade de cinzas dispersa na atmosfera seria capaz de causar acidentes aéreos.

Fogo atinge Floresta Nacional do DF; avião é acionado para combate


Batalhão de Cães ajuda no resgate a animais sozinhos em casas próximas. Seis equipes dos bombeiros trabalham para controlar o incêndio na região.

A Floresta Nacional de Brasília foi atingida por um incêndio de grandes proporções no início da manhã deste sábado (23). De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos seis equipes, dos batalhões de Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia e Asa Norte, prestam atendimento no local. Uma aeronave também foi deslocada para a região para ajudar no combate ao fogo. Entre as preocupações da corporação está a possibilidade de as chamas se alastrarem até residências próximas.
Para evitar danos maiores, os bombeiros pediram ajuda à Polícia Militar que, por meio do Batalhão de Policiamento com Cães, vai resgatar animais domésticos que estejam sozinhos nas casas. Ainda não é possível dimensionar a área consumida. As causas do incêndio também não foram apontadas.
Segundo os bombeiros, até as 12h30 havia 24 incêndios acontecendo simultaneamente em todo o DF. A corporação informou que o mais preocupante deles era o da floresta, também o único em ára de preservação ambiental.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apontam aumento de 156% no número de queimadas no DF neste ano em comparação ao ano passado. Foram 123 ocorrências até 20 de agosto, contra 48 no mesmo período de 2013.
Coordenador nacional do Prevfogo (ligado ao Ibama), Rodrigo Falleiro disse que, entre os casos de destaque, está um incêndio que atingiu a Floresta Nacional e destruiu 25% da vegetação.
Por causa da baixa umidade, também agravada pelas queimadas, a Defesa Civil manteve na quinta-feira (21) estado de atenção na capital do país. De acordo com a pasta, houve registro de índices inferiores a 30% nos últimos três dias.
Segundo a Defesa Civil, a Organização Mundial de Saúde indica que a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A OMS recomenda decretar estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%.
A Defesa Civil orienta a população a consumir bastante água, procurar locais protegidos do sol, especialmente áreas arborizadas, e evitar fazer exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h, período em que a insolação e evaporação atingem seus índices máximos. Os locais com aglomerações e aparelhos de ar-condicionado, que retiram ainda mais a umidade dos ambientes, também devem ser evitados.

Terremoto de magnitude 6,4 abala centro do Chile


Santiago e outras cinco regiões foram afetadas por sismo no final da tarde. Não há registro de vítimas ou danos materiais graves.

Um forte terremoto de 6,4 de magnitude abalou o centro do Chile, neste sábado (23), mas ainda não há informações sobre vítimas, ou danos materiais graves - informou o Escritório Nacional de Emergência (Onemi).
O sismo aconteceu às 18h35 (19h35 no horário de Brasília), 39 km ao oeste da localidade de Quillota. Santiago e outras cinco regiões do centro do país foram afetadas.
O fenômeno foi sentido com maior intensidade nos prédios, causando pânico. Em algumas zonas de Santiago, houve corte de energia, e as comunicações por celulares e Internet entraram em colapso, informou a imprensa local.
(O terremoto) "Não reúne as condições para gerar um tsunami na costa do Chile", anunciou o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (Shoa).


JORNAL DO BRASIL


Ministro Moreira Franco anuncia ampliação do aeroporto de Macaé



O aeroporto de Macaé é um dos beneficiados do Programa de Investimento em Logística: Aeroportos, do governo federal. Localizado a 150 km da cidade do Rio de Janeiro, o aeroporto já está sendo reformado. No entanto, a cidade necessita de uma pista que comporte aviões grandes para atender a demanda do município, que tem como principal atividade econômica a produção de petróleo.
"A indústria petroleira da região importa 30 mil toneladas/ano em equipamentos, sendo que 3 mil toneladas chegam via aeroporto de Cabo Frio e 27 mil toneladas pelo Galeão. Após isso, essas cargas seguem em caminhões até Macaé. Isso mostra a necessidade urgente de termos um aeroporto de cargas no município", afirmou o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco.
Para discutir o projeto de ampliação do aeroporto, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) participará de seminário realizado pelo governo municipal em 1º de setembro. O evento contará com a participação de empresas, representantes dos governos federal, estadual e da Infraero. A proposta é conhecer as necessidades das indústrias do setor de óleo e gás.
"A existência de um aeroporto qualificado é um dos pilares para o desenvolvimento econômico, uma vez que o município passará a oferecer um maior suporte às indústrias baseadas na cidade", disse o prefeito de Macaé, Aluízio (PV).
A meta é transformar o aeroporto em uma das principais bases regionais na operação do transporte aéreo de cargas e, desta forma, evoluir a logística offshore no município, fundamental ao futuro das atividades de exploração e produção de petróleo no país.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Cliton da Silva Santos, defendeu as melhorias no aeroporto. "O aeroporto de Macaé chegou a um ponto em que não está mais atendendo a necessidade de mobilidade da cidade. É uma aflição grande e uma luta antiga da nossa população", destacou.
Moreira Franco tem afirmado que dará prioridade ao assunto devido à importância da cidade de Macaé para o estado do Rio. "O número de passageiros que saem do aeroporto de Macaé para as plataformas de petróleo chega a 1,2 milhão por ano. É uma movimentação mais alta que a do aeroporto de Teresina, no Piauí. Por isso vamos investir em Macaé", complementou.
O Aeroporto de Macaé opera 24 horas por dia, sete dias por semana, e tornou-se a principal base de apoio da Bacia de Campos. É o que registra maior número de pousos e decolagens de helicópteros na América do Sul. Diariamente são realizados cerca de 200 voos, responsáveis pela circulação de 1.300 passageiros.

JORNAL A CRÍTICA (AM)


Fumaça aumenta o calor provocado pela falta de chuvas em Manaus, segundo SDS e Inpe


Focos de queimadas em diversos municípios e na zona urbana da cidade contribuíram para o aumento da temperatura; mês de agosto já é tradicionalmente considerado um dos mais quentes do ano

As queimadas na área urbana de Manaus, ao redor da capital e no Sul do Amazonas, ajudam a agravar o calor provocado pela falta de chuva na cidade. Ontem, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgaram informações sobre o monitoramento via satélite dos focos de incêndio no Amazonas.
A SDS e o Inpe indicam que a fumaça cinza que envolve há dois dias todo o céu de Manaus se deve principalmente a três fatores: falta de chuva, focos de incêndio e direção dos vetos. Para os dois fatores naturais, nem SDS e nem Inpe indicam uma anormalidade para o período. Em relação aos focos de incêndio, os dados desse ano indicam aumento em comparação aos registros do ano passado.
De acordo com os dados divulgados pela SDS, no período de 1 a 20 de agosto de 2014, a Amazônia Legal apresentou um total 17.025 focos de calor. Ainda segundo a SDS, observou-se, em comparação ao mesmo período do ano passado, um aumento de 198%. A SDS indica que o Amazonas é quinto Estado onde há maior número de registros de focos de calor na Amazônia Legal.
Ciência
O pesquisador do Inpe, Alberto Setzer, que monitora queimadas e incêndios no Amazonas, declarou que a névoa cinzenta em Manaus é comum todas as vezes que “as queimadas” ao redor da cidade e na região Sul do Estado “começam a sair do controle”.
“É importante esclarecer que não é o clima que é o criminoso desses fatores. As pessoas costumam colocar a culpa no clima. O clima não tem variações ou responsabilidade sobre o que ocorreu em outros anos. Se os rios demoram mais um pouco para descer ou para subir, isso não é coisa anormal. Acontece. O vilão é outro”, declarou Alberto Setzer.
O pesquisador afirmou que a sensação térmica na cidade, por conta da névoa cinzenta, pode mesmo piorar nos próximos dias. Questionado sobre as perspectivas para mudança no clima da cidade, o pesquisador respondeu: “É simples. Depende da mudança do vento, da chuva e das pessoas pararem de queimar”, declarou.
Nesta sexta-feira (23) à tarde, Alberto Setzer informou que os satélites do Inpe indicavam vários focos de queimada que contribuíam para a manutenção da névoa na cidade. Entre as quais citou os municípios de Careiro, Manaquiri, Altazes, sul de Manicoré e Apuí, no Amazonas. As queimadas em município de Itaituba e Novo Progresso, no Pará, também contribuíram. Ele afirmou que as queimadas dentro da área urbana também contribuem para o problema.

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Estrangeiros participaram de investigação de acidente de Eduardo Campos



Os cinco especialistas dos Estados Unidos e do Canadá que foram enviados ao Brasil para participar das investigações da queda do jatinho Cessna Citation, que caiu em Santos, na quarta-feira da semana passada, matando o ex-governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos e mais seis pessoas, já regressaram aos seus países. Entre os estrangeiros que estavam no Brasil colaborando com as investigações haviam representantes da Cessna Aircraft Company, fabricante do avião, e da Pratt & Whitney, fabricante do motor.
O grupo era formado também por técnicos do National Transportation Safety Board (NTSB) e da Transportation Safety Board (TSB), órgãos similares de investigação de acidente dos Estados Unidos e Canadá, semelhante ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) do Brasil. O quinto participante do grupo era o representante da Federal Aviation Administration (FAA), agência de aviação civil americana.
De acordo com a Aeronáutica, a participação dos especialistas na investigação é normal e segue a convenção de Chicago, da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Durante a vistoria no local do acidente esta semana, os especialistas estrangeiros avaliaram que as investigações da queda do avião vão demorar pelo menos um ano. Os técnicos estiveram na área da queda do avião, entraram em alguns imóveis, mas evitaram fazer perguntas aos moradores do local.
Apesar de os técnicos estrangeiros terem direito a participar da investigação do Cenipa, a conclusão dos trabalhos, com a identificação dos fatores que contribuíram para o acidente do avião, além da emissão das recomendações de segurança, são prerrogativas do governo brasileiro. Os países estrangeiros, no entanto, poderão contribuir com comentários enviados ao relatório final de investigação do Cenipa.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Transferência da operação do jato ao PSB configura táxi aéreo pirata



Ainda que a lei eleitoral permita a doação de um bem permanente como um avião, a transferência efetiva da operação do jato do grupo A. F. Andrade para a campanha de Eduardo Campos já configura uma irregularidade perante o Código Brasileiro da Aeronáutica, conhecida como táxi aéreo pirata.
De acordo com o Código da Aeronáutica, o dono de um avião registrado como privado pode até emprestar o avião para terceiros, mas ele continua responsável pela operação, pela contratação de pilotos, pelo seguro e pela manutenção do avião.
Por essa razão, a campanha de Campos não poderia assumir o avião antes da transferência efetiva do nome do operador na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
As penas previstas na legislação são de R$ 10 mil por operação, suspensão da certificação da aeronave por até 180 dias e cassação da certificação.
Além disso, o crime se enquadra no artigo 261 do Código Penal –"atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo"– por "expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia". O dispositivo prevê pena de reclusão, de dois a cinco anos.
Em caso de comprovação de uso de avião como táxi aéreo pirata, a agência pode encaminhar o caso para a Polícia Federal "para adoção das medidas criminais, se cabíveis", afirmou a agência.

OUTRAS MÍDIAS


O HOJE (GO)



Ponto de luz intriga moradores de Goiânia

A assessoria da Google informou que o equipamento é um balão que integra um projeto da empresa
Um equipamento da empresa Google, visto no céu como um ponto de luz, deixou o moradores de Goiânia intrigados. O Objeto de cor branca é visto desde às 5h deste sábado (23), segundo leitores de O Hoje, e estava parado no mesmo lugar.
Antes do equipamento ser identificado, a equipe do Jornal O Hoje tentou contato com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás, mas não obteve retorno.
O Inmet de Brasília informou que geralmente pontos de luz no céu podem ser balões meteorológicos, mas nesse caso não seria porque os equipamentos não são soltos em Goiânia. A cidade mais próxima onde os balões são liberados é Brasília, e somente a partir das 9h.
Após o objeto chamar atenção da população da capital, a assessoria da Google informou que o equipamento é um balão que integra um projeto que pretende levar acesso à internet a pontos afastados do globo.
Na semana passada um ponto de cor azul foi visto no céu em Vicentinópolis.

UMUARAMA ILUSTRADO (PR)



Tiro de Guerra de Umuarama comemora o Dia do Soldado com juramento à bandeira

Umuarama – Será comemorado nesta segunda-feira (25) o Dia do Soldado, em todo Brasil. A data também lembra o patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias. Em Umuarama houve solenidade ontem (23) no Tiro de Guerra. Todos os 135 recrutas participaram dos trabalhos.
A terminologia soldado vem do latim, “solidarius”, que significa “alguém pago para servir”. Esta é a graduação mais rasa da hierarquia militar, no entanto, não menos importante. Os soldados do tiro de guerra de Umuarama cumprem a determinação prevista por lei do serviço militar obrigatório, instituído em 1908. Todos os rapazes devem se alistar junto à Aeronáutica, Marinha ou Exército ao completar 18 anos.
Ontem os 135 recrutas – agora soldados do Exército Brasileiro – prestaram o juramento à bandeira durante as comemorações do Dia do Soldado na sede do Tiro de Guerra. Parentes e amigos acompanharam a solenidade, que é uma das mais importantes para a formação dos jovens.
Além disso, de acordo com o Subtenente Ezequiel Ferreira do Prado, do Exército, também haverá outras atividades alusivas à data, que aproveitarão a proximidade da Semana da Pátria. “Eles irão à Cascavel e também realizaremos partidas de futebol e disputas de cabo de guerra para promover a camaradagem entre os soldados”, explicou. Em Cascavel, onde fica a sede da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, a exemplo das outras unidades do Exército por todo país, também haverá atividades.
Mas nem só de glórias vive um soldado. A rotina pesada e a disciplina rígida do Exército muitas vezes assustam os jovens que ingressam na carreira. “No começo você entra não querendo entrar e depois você sai não querendo sair”, explica o soldado Vanderson Fernando da Silva, do Tiro de Guerra de Umuarama.
Assim como ele, participaram do juramento ontem os soldados Vitor Hugo Meneguetti, Weslley Passos Novaes e Anderson de Souza Figueiredo. O ingresso no Exército faz com que o jovem aprenda, entre outros, valores como os da organização e também valorização da Pátria. “Nós aprendemos o valor do País e também da cultura”, destaca Meneguetti.
Após conhecer as atribuições e as missões do Exército, entre elas proteger o Brasil em caso de guerra e garantir a manutenção da paz em tempo tranquilos os militares também prestam auxílio à população civil em situações de calamidade.
Metas que despertaram interesse tanto em Novaes e Figueiredo, quanto nos outros recrutas para seguir carreira militar. “Esperamos permanecer já no próximo ano no Exército, revela Novaes. A solenidade desse sábado marcou definitivamente a vida desses jovens. “Todo recruta espera por isso, é o momento mais bonito, a hora de se tornar soldado”, diz Figueiredo.

INFODEFENSA.COM



Embraer prepara primer vuelo del avión de transporte KC-390

Ingenieros de Embraer Defesa & Segurança (EDS) participan en Campo Grande, de la primera semana del ejercicio Transportex, que culminará el 26 de agosto, con la participación de quince escuadrones da Fuerza Aérea Brasileira (FAB).
El objetivo es perfeccionar el nuevo avión de transporte de la FAB, el KC-390. Se busca adquirir los conocimientos y la base de doctrina para desarrollar el curso para los pilotos y fomentar las mejoras, junto con los ingenieros responsables del sistema, para suplir  las lagunas que puedan existir en las operaciones de evacuación aeromédica (EVAM), misiones en el continente antártico, donde la FAB opera regularmente abasteciendo a la base brasileira de Comandante Ferraz, y en operaciones de lanzamiento de tropas y cargas militares en diversas situaciones de combate empleando métodos como extracción por paracaídas de arrastre a baja altura, o lanzamiento de pallets estandarizados, y, la infiltración por el aire de elementos de fuerzas especiales y su equipamiento especializado.
El prototipo del KC-390 sigue su cronograma de montaje que prevé el primer vuelo para el final de 2014, y las entregas iniciales para el segundo semestre de 2016, eso después de una extensa campaña de vuelos de ensayo y certificación con por lo menos dos prototipos en vuelo y uno siendo probado estáticamente (iron bird) en suelo.
La Fuerza Aérea Brasileira, cliente lanzador del KC-390, colocó 28 pedidos del modelo a Embraer Defesa & Segurança.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented