|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 10/04/2014

 


Aeronave de pulverização cai e piloto fica ferido em Patos de Minas ...


Segundo vítima, sol ofuscou a visão no momento da decolagem. Vítima iria jogar defensivo agrícola em plantação de cana de açúcar ...

Um piloto ficou ferido depois que o bimotor em que ele estava caiu em uma propriedade rural, nesta quarta-feira (9), em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima iria pulverizar uma plantação de cana de açúcar, mas perdeu o controle da aeronave ...





Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Aeronave de pulverização cai e piloto fica ferido em Patos de Minas


Segundo vítima, sol ofuscou a visão no momento da decolagem. Vítima iria jogar defensivo agrícola em plantação de cana de açúcar.

Um piloto ficou ferido depois que o bimotor em que ele estava caiu em uma propriedade rural, nesta quarta-feira (9), em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima iria pulverizar uma plantação de cana de açúcar, mas perdeu o controle da aeronave.
O homem, de 39 anos, informou a PM que ao decolar ele teve a visão ofuscada pelo sol. Quando tentou arremeter, ele caiu no final da pista e depois capotou o bimotor, que foi parar em uma plantação de milho.
Segundo a ocorrência, o defensivo agrícola ficou espalhado, mas não causou danos. O piloto foi socorrido por funcionários da fazenda e levado com ferimentos para o Hospital Regional de Patos de Minas. Segundo a administração do hospital, o estado é estável e está em observação.

Piloto morre em queda de avião após decolar de aeroporto de Americana


Empresário estava sozinho na aeronave e morreu no local nesta quarta (9). Ultraleve tinha como destino Guaratinguetá (SP) e caiu em fazenda.

Um empresário de 66 anos morreu na queda de uma aeronave experimental no fim da manhã desta quarta-feira (9) em uma fazenda próxima ao Aeroporto Municipal de Americana (SP), no limite com Nova Odessa (SP). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o óbito do piloto Claito Finger foi confirmado por médicos do grupamento áereo da Polícia Militar (PM).
A família informou à EPTV, afiliada da TV Globo, que a vítima era morador de Guaratinguetá (SP) e dono da rede de joalherias Gold Finger. O ultraleve modelo Super Pulsar seguia para a cidade onde vivia e caiu logo após a decolagem, segundo relato aos bombeiros de testemunhas do acidente. O piloto estava sozinho na aeronave. Até esta publicação, não havia detalhes sobre as circunstâncias da queda. A perícia da Polícia Civil esteve no local no começo da tarde.
O delegado Antônio Donizete Braga acompanhou o trabalho da perícia e afirmou que será instaurado um inquérito na delegacia de Nova Odessa para apurar as circunstâncias da morte. De acordo com ele, por se tratar de uma aeronave experimental, a aeronáutica não interfere na investigação, que fica sob responsabilidade exclusiva da Policia Civil.
O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Americana para passar por exame necroscópico, segundo o delegado.

Tony Ramos interpreta Getúlio pouco antes de suicídio


Com direção de João Jardim, ‘Getúlio’ estreia no dia 1º de maio. Filme retrata crise que levou presidente à morte em 1954.

Em um novo trecho de "Getúlio", Tony Ramos, que interpreta Getúlio Vargas, aparece em cenas que antecedem o suicídio do presidente, em 24 de agosto de 1954.

Devido ao atentado da Rua Tonelero, 19 dias antes, Getúlio começa a sofrer pressões para renunciar à presidência. Ele foi acusado pela oposição de ser o mandante do crime contra Carlos Lacerda, que terminou com a morte do major da aeronáutica Rubens Vaz. Mesmo diante das ameaças contra o governo, Getúlio decide se manter no poder. "Se resolverem impor a violência e chegarem até o Catete, só levarão daqui o meu cadáver", afirma o presidente.

Com direção de João Jardim, roteiro de George Moura e produção de Carla Camurati, "Getúlio" tem também em seu elenco Drica Moraes, como Alzira Vargas, Alexandre Borges, como Carlos Lacerda, além de Adriano Garib, Marcelo Médici, Alexandre Nero, Jackson Antunes, Leonardo Medeiros, Daniel Dantas e Clarisse Abujamra. O filme estreia no dia 1º de maio.

BOM DIA BRASIL



Problemas na pista causam transtornos no aeroporto de Belém

Companhias aéreas se recusam a pousar e decolar quando chove. Elas alegam que a pista não oferece segurança.
Passageiros têm enfrentado atrasos e cancelamentos de voos no Aeroporto de Belém. As companhias aéreas se recusam a pousar e decolar quando chove, e alegam que a pista não oferece segurança.
Se o tempo estiver chuvoso, prepare-se: a espera no aeroporto pode ser longa. Quando chove forte - o que acontece com muita frequência - passageiros sofrem com atrasos e cancelamentos de voos.
“Estou desde 15h esperando o avião e já disseram que vai sair 2h da manhã, mas não é certo”, diz a dona de casa Margareth Inocêncio.
Em outros casos, as rotas são alteradas durante o voo. Vinicius Travassos seguia de Manaus para Fortaleza, mas enfrentou problemas na escala em Belém.
“A aeronave não conseguiu pousar, nos mandaram para São Luis, voltamos para Belém para embarcar novas pessoas, pediram para a gente descer, despacharam nossas malas e mais nada, ninguém dá informação de nada”, reclama o empresário.
Segundo as companhias aéreas, o que tem provocado frequentes atrasos e cancelamentos é uma falha no sistema de drenagem da pista principal do aeroporto, o que estaria comprometendo a segurança dos voos. Desde janeiro, a Agência Nacional de Aviação Civil restringe as operações de pouso e decolagem em Belém quando ocorrem chuvas fortes ou moderadas.
De acordo com a Anac, a decisão se baseou em uma vistoria da agência e nos relatórios de operação das empresas aéreas. A restrição é por causa do acúmulo de água na pista que afeta a capacidade de frenagem.
Um comandante, que usa o aeroporto de Belém há mais de 30 anos, afirma que a pista tem pouca aderência, o que pode provocar acidentes principalmente durante o pouso. “O avião pode sair da pista ou lateralmente ou no final da pista. Já na decolagem isso pode acontecer em um eventual aborto de decolagem, com algum problema que o avião venha a ter”, explica Lincoln Fortes.
Segundo a Infraero, foi concluída na terça-feira a instalação de ranhuras na área de frenagem da pista principal para melhorar o escoamento da água. Mas de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, as companhias vão manter as restrições de operação em pista molhada até que seja feita uma nova vistoria pela Anac.
Ainda segundo a Infraero, a pista auxiliar do Aeroporto de Belém está autorizada a receber pousos e decolagens, mesmo em dias de chuva. Mas a associação das empresas aéreas afirma que essa pista apresenta os mesmos problemas da principal.


BOM DIA BRASIL



"Principal que falta é planejamento e previsão", afirma Alexandre Garcia

Comentarista afirma que país teve sete anos para preparar aeroportos para a Copa, mas "sobra cultura do improviso e do jeitinho" .
Improviso para resolver problemas sérios de infraestrutura. Mais uma vez faltam investimentos em áreas estratégicas. Não é nem que faltem investimentos, o principal que falta é planejamento e previsão.
Como se sabe, nós tivemos sete anos para preparar os aeroportos para a Copa. O que nos sobra é a cultura do improviso, do jeitinho, como o que vai ser dado nos aeroportos que não vão ficar prontos.
Mas bem além da comodidade e do conforto dos passageiros, está outra questão: a da segurança. A pista de Rio Branco, Acre, solta lascas e não é bom pousar à noite. E, como vimos em Belém, o acúmulo de água da chuva diária provoca aquaplanagem no pouso.
Primeiro a TAM proibiu seus pilotos a pousarem com água na pista; depois veio um aviso a todos os aeronautas para fazerem o mesmo. Agora, ainda que haja liberação oficial, a maioria das companhias opta pela segurança dos passageiros.
A alternativa é São Luís, que deve ter algum matadouro próximo da pista, porque, mais do que a maioria dos aeroportos brasileiros, a aproximação é feita entre urubus. Um único comandante já teve dois incidentes com urubus e o avião ficou no solo quatro dias para corrigir os danos.
Quando o pátio de São Luis fica lotado, outros voos desviados de Belém têm que pousar em Fortaleza que está com obras prejudicadas. E pousar em Fortaleza em vez de Belém é como ir daqui para Londres e ter que pousar em Berlim.

Aeródromo de Maricá, no RJ, recebe pintura que indica interdição da pista


Marcações em forma de X são necessárias para informar pilotos. Documento autorizando interdição do local tem validade por 75 dias.

Equipes da Secretaria Municipal de Obras da prefeitura de Maricá, no interior do Rio de Janeiro, concluíram no último sábado (5) a pintura indicativa na pista do aeródromo da cidade. As marcações, em forma de X, são necessárias para informar a pilotos da interdição completa da pista para pousos e decolagens. Até então, apenas as instalações aeroportuárias de empresas, cujo funcionamento foi encerrado no local por decisão judicial, estavam fechadas. 
A medida, solicitada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico à Agência Nacional de Aviação Civil, foi recebida pela agência, que após observar o cumprimento das exigências do Código Brasileiro de Aeronáutica a encaminhou no dia 25 de fevereiro ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Aeronáutica. O Decea é o órgão encarregado da emissão da autorização.
O documento autorizando o fechamento foi publicado no último dia 10 de março e tem validade por 75 dias. Durante esse prazo, a secretaria fará uma série de reformas e adequações do local às suas novas perspectivas de utilização, que preveem, entre outras ações, a operação de suporte às plataformas do pré-sal por parte de helicópteros a serviço da Petrobras.
De acordo com a legislação aeronáutica internacional, pilotos e empresas aéreas são obrigados a acompanhar a emissão dos NOTAMs (do inglês "Notice to airmen", a versão aérea do chamado aviso aos navegantes), reais indicadores do status de cada instalação. No caso do aeródromo de Maricá, o documento 0725/2014 – cuja redação é sempre técnica - afirma explicitamente: "runway (pista) 08/26 closed (fechada) devido a serviços de manutenção". Entre outras medidas, o NOTAM permitirá a execução de uma série de levantamentos necessários para a delimitação do perímetro correto da pista e para a instalação de cercas de proteção e segurança, entre outros aspectos.

Famílias de desaparecidos em queda de avião no PA pedem apoio na busca


Amigos e familiares pediram apoio aos vereadores de Itaituba. Grupo quer reforço de mais 100 homens do exército nas buscas por avião.

Funcionários do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), amigos e parentes dos passageiros e do piloto do bimotor desaparecido no dia 18 de março lotaram o plenário da Câmara dos Vereadores de Itaituba nesta quarta (9). O grupo pediu apoio dos vereadores para conseguir a liberação de mais 100 homens do exército para ajudar nas buscas ao avião. A Força Aérea Brasileira (FAB) mantem as buscas na região do desaparecimento.
Andressa Silva, sobrinha de uma passageira do bimotor, lamentou as dúvidas causadas pela falta de resultado nas buscas. "Estamos com bastante medo, porque já tivemos o susto de a FAB querer sair do local, e se eles saírem como vamos encontrar? Será que vão deixar no esquecimento? Será que algum dia vamos ter alguma resposta? Não podemos parar. Temos que correr atrás de todos os recursos possíveis para encontrar essa aeronave e todos que estão dentro."
Uma comissão formada por amigos e familiares deve ir a Brasília nos próximos dias, para pressionar o Ministério da Defesa. "O que nós sentimos hoje é um sentimento de angústia, de impotência, por fazer o que está ao nosso alcance e, até o momento, não termos resultados" disse Joselice Pereira, funcionária do DSEI e amiga de alguns dos desaparecidos.
Em protesto, as ações administrativas na sede do DSEI Tapajós foram paralisadas por tempo indeterminado, mas Joselice garantiu que os serviços de atendimento básico à saúde indígena foram mantidos. "Todos os serviços dentro das aldeias continuam mantidos, os serviços das casas de saúde indígena também estão sendo mantidos, a assistência à saúde indígena está sendo preservada."
Entenda o caso
O avião bimotor Beechcraf Baron decolou do aeroporto de Itaituba com destino a Jacareacanga às 11h40 do dia 18 de março e sumiu 1h20 depois de o piloto ter feito o último contato pelo rádio. Estavam a bordo as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, além do motorista Ari Lima e o piloto Luiz Feltrin.
Desde então, a FAB realiza buscas na região. Voluntários, que incluem moradores de Jacareacanga, funcionários do DSI e indígenas da tribo Munduruku também fazem buscas diárias na mata. A FAB chegou a suspender as buscas pela aeronave no último dia 3, mas retomou a operação no dia seguinte com base em novas pistas.


JORNAL A CRÍTICA (AM)


Comando Militar da Amazônia ganha novo dirigente


O gen. Theophilo Gaspar deixa o Comando da 12ª Região Militar para assumir o CMA, no lugar de Eduardo Villas Boas

O General-de-Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira passa o Comando da 12ª Região Militar (12ª RM), ao General-de-Divisão Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, enquanto assume o Comando Militar da Amazônia (CMA) no lugar de Eduardo Villas Boas, que ficou três anos na função. A cerimônia está marcada para o dia 11 (sexta-feira), às 18h00, no Quartel General da 12ª Região Militar.
Durante mais de dois anos à frente da Logística Militar da Amazônia Ocidental, o general Theophilo estreitou os laços com a sociedade manaura, mantendo diversas parcerias do Exército Brasileiro com o Governo do Estado do Amazonas e Prefeitura de Manaus em apoio à população, além da prestação de serviços médicos e hospitalares nas áreas de fronteira no Amazonas, principalmente entre as populações indígenas, e da regularização da situação de comunidades ribeirinhas localizadas na região do Puraquequara, na área sob responsabilidade do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), com a entrega de contratos de Concessão de Direito Real de Uso Resolúvel (CDRUR)
O novo comandante, General Paulo Sérgio, deixa a função de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia para assumir o Comando da 12ª Região Militar. O General Paulo Sérgio foi Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (MS), comandou a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé, além de ter sido adido de Defesa Naval do Exército e Aeronáutica do Brasil no México.
O comando da 12ª RM é uma organização militar integrante do Comando Militar da Amazônia (CMA) e é responsável pelo planejamento e execução logística de toda Amazônia Ocidental – que engloba os Estados do Amazonas, Roraima, Acre e Roraima. Algumas organizações militares subordinadas à 12ª RM destacam-se na execução do apoio logístico na Amazônia Ocidental, a saber: o 12º Batalhão de Suprimento (12º BSup), Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), Parque Regional de Manutenção/12 (PqRMnt/12), Hospital Militar de Área de Manaus (HMAM), os Hospitais de Tabatinga (HGuTab), São Gabriel da Cachoeira (HGuSGC) e de Porto Velho (HGuPVe), 29ª e 31ª Circunscrição do Serviço Militar.
VII COMAR também realiza passagem de comando
Nesta quinta (10), o Major-Brigadeiro do Ar Marco Antonio Carballo Perez passa o cargo de comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) para o Major-Brigadeiro do Ar Antônio José Mendonça de Toledo Lobato. A cerimônia militar será realizada, às 10h, no pátio operacional da Base Aérea de Manaus. Na ocasião, haverá desfile militar e aéreo e estarão presentes autoridades civis e militares convidadas.
Durante os quase dois anos em que esteve à frente do VII COMAR (de julho de 2012 a abril de 2014), o Major Perez foi responsável por fazer cumprir a missão da Força Aérea nos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, área equivalente a 26% do território nacional. Nesse período, foram realizados 7490 atendimentos, em nove Ações Cívico-Sociais (ACISO); missões em que médicos e dentistas da Aeronáutica realizam atendimentos em determinada localidade. Nesse biênio também foram realizadas 81 Evacuações aeromédicas, o que contribuiu para que cidadãos com problemas de saúde fossem transportados para os grandes centros, onde pudessem receber tratamento mais específico.
O VII COMAR também apoiou a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, os Governos Estaduais e Municipais e vários outros órgãos, como os Ministérios da Saúde, da Justiça, da Educação e da Integração, a Polícia Federal, a Funasa, a Funai, a Justiça Eleitoral e as Polícias Militares. A parceria com essas organizações se deu através do transporte de gêneros alimentícios, suprimentos logísticos, munição, combustível, materiais de construção, medicamentos, vacinas, urnas eleitorais, provas do Enem e até mesmo de tropas.

JORNAL ZERO HORA


Equipamento contra neblina no aeroporto Salgado Filho pode ficar para depois da Copa


O ILS 2, sistema que aumenta a possibilidade de operações, está pronto, mas o uso depende de mais testes

Depois dos primeiros testes para a liberação do ILS 2, sistema que elevará a possibilidade de pousos com nevoeiro no aeroporto Salgado Filho, a Aeronáutica não garante que o equipamento estará em uso antes da Copa do Mundo. A promessa de operação até o Mundial havia sido anunciada pela Infraero, administradora do terminal, que não se pronunciou nesta terça-feira sobre nova data.
Com verificações feitas no último fim de semana, foi constatado que o sistema ainda não está pronto para ser ativado. Segundo a Aeronáutica, a aeronave de testes teve dificuldade para receber as informações do equipamento em terra. Nas próximas semanas serão feitas novas checagens até poder garantir o funcionamento pleno do ILS2 no Salgado Filho.
Sem definição de prazo para conclusão dos testes, há chance de os passageiros serem afetados mais um ano pelo nevoeiro que marca a paisagem da Capital durante o outono e o inverno. O mês de maio é recordista em neblina que impede os voos.
– A instalação do ILS2 deve reduzir os atrasos entre 50% e 60%. Voos continuarão impedidos em caso de denso nevoeiro, bastante comum na região do aeroporto – afirma o coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, Hildebrando Hoffman.
Um experiente piloto ouvido por ZH é menos otimista em relação à efetividade do equipamento.
– Quando tem neblina, a visibilidade costuma ser nula, é bastante densa. Esse sistema vai melhorar a situação em 40%, no máximo. O atraso foi tanto que o ISL2 já chega obsoleto – diz.
Desde 1997, diversas administrações prometeram a instalação do equipamento no aeroporto, mas o prazo de conclusão tem sido adiado. Se o ILS-2 começar a funcionar após a Copa, ficará de acordo com o ritmo das demais obras previstas para melhorar o Salgado Filho – que estão longe de serem concluídas até a bola começar a rolar no Mundial. A ampliação do terminal 1, prevista para ficar pronta daqui um mês, estava, em fevereiro, com 1,5% concluída, conforme dado mais recente da Infraero.
O ILS 2 foi instalado antes do aumento da pista, outra obra em atraso. Quando a ampliação for finalizada (a nova previsão é junho de 2015), o equipamento precisará ser realocado, o que implicará novos gastos.

JORNAL TRIBUNA DO NORTE (RN)


Governo promete concluir 100% dos acessos em maio



A governadora Rosalba Ciarlini visitou na manhã de ontem as obras dos acessos do Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves. Na oportunidade, a chefe do Executivo estadual informou que a obra estará totalmente concluída até 30 de maio e que o acesso Norte já estará trafegável até o fim do mês de abril. Caso o início das operações dos voos comerciais tivesse sido mantido para 15 de abril, data confirmada pelo consórcio Inframérica para a entrega da obra do aeroporto, chegar ao local só seria possível em meio às máquinas e à lama que ainda ocupa trecho de 1 km do acesso Norte.

No encontro com a BR-406 e o acesso Norte, um viaduto está sendo erguido para conectar a rodovia federal à estrada que leva ao aeroporto. “No dia 30 de maio, as obras dos acessos estarão totalmente concluídas, embora agora, já no final de abril, elas já possam ser utilizadas porque o asfalto já está chegando aqui à BR [406], a mais ou menos 1km”, informou a governadora. “Além disso, nós também temos um outro acesso, aquele que sai do aeroporto por São Gonçalo, uma RN que também está sendo asfaltada e cria mais uma opção. Serão três opções para chegar ao aeroporto”, disse Rosalba Ciarlini.

O Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves será acessível ao Norte por um trecho de aproximadamente 11 km que também contempla a duplicação da BR-406. O trecho da duplicação recebeu uma camada branca, que serve de base para a implantação do asfalto. Contando com o viaduto, o acesso Norte está 55% a 60% concluído, conforme explicou o diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagem do RN (DER/RN), Demétrio Torres.

“Se em 10 de maio o aeroporto estiver funcionando, nós vamos dar tráfego ao aeroporto pelo Norte”, afirmou Demétrio Torres. O dia 10 de maio foi estabelecido como data limite pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, para início das operações das companhias aéreas. Ele visitou as instalações do aeroporto no último dia 24.

Chuvas
Ao lado do viaduto que está sendo erguido na BR-406, uma poça da água revela uma das preocupações da obra: as chuvas. Demétrio Torres admite que “será preciso de uma ajudinha de São Pedro” para concluir a obra até o prazo estipulado, mas acredita que as precipitações não serão motivo para atrasos. “Se chover todo o dia, o que nunca ocorre em Natal, aí realmente vai atrapalhar”, disse.

Uma rotatória reúne o acesso Norte a outros três caminhos, um que leva ao acesso sul, com 17 km, ligando o aeroporto à BR-304 e de lá a Macaíba, e outro que leva a São Gonçalo do Amarante, com mais 2,4km, que será ligado a RN-160.

“O acesso sul está menor, mas esse, desde o início, ficou acertado que nós iriamos dar tráfego no final de maio. Está dentro do cronograma”, informou Demétrio Torres. O diretor -presidente do DER não respondeu qual o percentual de andamento deste trecho. A governadora Rosalba Ciarlini garantiu ainda que o trecho sul será entregue até maio “em condições de tráfego”. O trecho Sul envolvia ainda obras na BR-304, que conectaria o aeroporto a Macaíba. “O DNIT é quem vai trabalhar na BR-304. Essa parte é que não deverá ficar pronta porque ainda não foi iniciada”, afirmou.

De acordo com Demétrio Torres, até o fim do mês de abril a ligação com São Gonçalo do Amarante deverá ser concluída. “É um trecho curto”, disse.

Saiba mais
O Aeroporto Governador Aluizio Alves começou a ser concebido nos anos 90, mas devido a indisponibilidade de recursos públicos para a obra, foi concedido à inciativa privada em 2011 - foi o primeiro do Brasil a passar pelo processo de concessão. A concessionária escolhida para  construir e administrar o empreendimento durante 28 anos foi o consórcio Inframérica, que conquistou o direito em leilão, com um lance R$ 170 milhões, 228,82% acima do valor mínimo estipulado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O aeroporto atual do Rio Grande do Norte, o Augusto Severo, em Parnamirim, vai deixar de operar voos comerciais e deve ser entregue à Força Aérea Brasileira em data ainda indefinida, após a Copa. No que diz respeito às obras de acesso ao novo aeroporto, a construção foi licitada em 2010 e deveria ter começado em outubro de 2011, com previsão de conclusão em 15 meses. A obra, no entanto, só foi iniciada em 2013 e, segundo o governo do estado, será entregue até o dia 15 de abril. Um dos problemas que o projeto dos acessos enfrentou foi a desistência da Queiroz Galvão, ganhadora da licitação. A EIT Engenharia, segunda colocada, acabou sendo chamada para assumir o serviço.
JORNAL DO COMMERCIO (PE)


Visita de Dilma gera ruído


Até o final desta edição, tanto o Palácio das Princesas quanto o Planalto confirmavam a vinda da presidente, na segunda

Dez dias depois de assumir o governo do Estado, o governador João Lyra Neto (PSB) deverá ter o primeiro encontro oficial, na segunda-feira (14), com a presidente Dilma Rousseff (PT), que vem a Pernambuco para batizar e lançar ao mar o Dragão do Mar, terceiro navio petrolífero construído pelo Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape, em Ipojuca. A vinda administrativa da presidente passa a ser também política na medida em que ocorre no mesmo dia em que o ex-aliado PSB oficializa, em Brasília, a pré-candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República, após renunciar ao governo, devendo ter na vice a ex-senadora Marina Silva (PSB/Rede).
A primeira visita de Dilma ao Estado pós-renúncia de Eduardo teve, até ontem à noite, desmarcações e confirmações de Brasília. Enquanto a Transpetro, a estatal da Petrobrás, informava o adiamento para a próxima quarta (16), a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto confirmava o batismo do navio pela presidente na segunda-feira. Até às 23h10, o Palácio do Planalto mantinha a agenda do evento.
Durante a tarde, se petistas e aliados definiam como "uma coincidência", a surpreendente agenda de Dilma acabou transformada em tática política. Por obrigação de protocolo de chefe de governo, o governador João Lyra anunciou de imediato o cancelamento de sua ida à Capital Federal - viagem à qual já tinha comprado as passagens - para participar do lançamento de Eduardo à Presidência.
Lyra vai receber Dilma na Base aérea do Recife e participar de toda a programação oficial em Suape. Paralelamente, a vinda da presidente ao Estado do ex-aliado Eduardo, hoje adversário e concorrente, para batizar um navio da Transpetro, dividirá a atenção da mídia nacional com o ato do PSB em Brasília.
A vinda de Dilma foi comunicada ao Palácio das Princesas pelo Cerimonial da Presidência da República, via e-mail. "Muito agradeceria a V. Sa. levar ao conhecimento do Sr. governador João Lyra Neto que está prevista a viagem da Sra. presidente da República à cidade de Ipojuca, no dia 14 de abril", informava a mensagem timbrada do governo federal.
Os principais aliados de Dilma no Estado também foram comunicados da visita. Procuraram, porém, limitá-lo a ato administrativo. "Estarei aí para receber a presidente e acompanhar a agenda. É um evento administrativo, não tem vínculo político", disse, de São Paulo o pré-candidato ao governo, Armando Monteiro Neto (PTB). "Claro, tem sempre espaço para a conversa", admitiu Armando uma avaliação política local.
Recém indicado pelo PT para a vaga do Senado com Armando, o deputado João Paulo revelou que Dilma esperou a saída de Eduardo para vir ao Estado, evitando um ambiente de críticas. "Foi coincidência. Ela e Lula estavam querendo ir há algum tempo, mas a definição da candidatura de Eduardo deixou um clima hostil. Então, (ela) esperou ele deixar o governo", revelou o petista.
O PT estadual, por sua vez, não fará manifestações. "É um ato administrativo, não é eleitoral. Teremos cuidado para não misturar", ponderou a presidente Teresa Leitão.

AGÊNCIA CÂMARA


Comissão debate com ministro política de defesa brasileira


A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional ouve hoje o ministro da Defesa, Celso Amorim, sobre a agenda da política de defesa brasileira.

Também foram convidados para a audiência pública o Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, Comandante da Marinha; General de Exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército; Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica; General de Exército José Carlos De Nardi, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; e Senhor Ari Matos Cardoso, Secretário-Geral do Ministério da Defesa.
O autor do pedido da audiência pública, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), quer tratar dos seguintes temas:
os impactos do recente corte de R$ 3,5 bilhões no orçamento do Ministério da Defesa;
o histórico de contingenciamentos orçamentários impostos à pasta e as suas consequências;
o estágio de implementação dos projetos estratégicos das Forças Armadas;
a situação atual do Programa Espacial Brasileiro, em especial o acordo Brasil-Ucrânia intitulado Cyclone 4- Alcântara;
as obras de reconstrução da Base Brasileira Comandante Ferraz, na Antártica;
a participação do Brasil em missões de manutenção da paz e de estabilização; e
os resultados da recente reunião de ministros do Conselho de Defesa Sul-Americana (CDS), que culminou com a aprovação do Plano de Ação para 2014.
A audiência será às 11h30, no plenário 3.

Amorim: militares atuarão na Copa e Olimpíadas se forem chamados pelos estados



O ministro da Defesa, Celso Amorim, destacou, nesta quarta-feira (9), que a atuação das Forças Armadas na Copa do Mundo, em junho, e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, dependerá da solicitação dos governadores dos estados que sediarão as competições.
Se não forem convocados, os militares atuarão apenas na defesa do espaço aéreo e na prevenção de ataques terroristas, cibernéticos ou por armas químicas.
“Qualquer coisa, além disso, vai depender de eventuais solicitações por parte dos governadores. As Forças Armadas não tomam a iniciativa de atuar dessas outras maneiras, além da função primordial que é a defesa”, explicou em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Ministro da Defesa explica Política de Defesa Nacional e os cortes no setor



A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional ouviu hoje (09/04) o ministro da Defesa sobre a agenda do governo federal para a área de defesa. Celso Amorim deu explicações sobre os impactos do recente corte de R$ 3,5 bilhões no orçamento do Ministério da Defesa e sobre os contingenciamentos orçamentários que vêm sendo historicamente impostos à pasta.


Produção de caças em conjunto com a Suécia é destaque na Defesa, diz Amorim



O ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou há pouco que considera a aquisição dos caças suecos Gripen-NG para a Força Aérea (o chamado programa FX-2) como o grande destaque no desenvolvimento recente da área de defesa nacional. “Como vamos produzi-los em conjunto, muitas empresas nacionais estarão envolvidas no projeto em áreas como fibra de carbono, por exemplo”, citou.
Amorim defendeu a importância das forças armadas para a atuação internacional do País. “Não temos problemas com nenhum dos nossos vizinhos e isso é muito importante, mas o papel externo do Brasil nos exige uma boa defesa até porque podemos vir a ser envolvidos em conflitos de terceiros”, disse.
Ele acrescentou que os gastos com defesa do País estão em torno de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB), o que, segundo ele, está muito abaixo da média mundial e da média dos demais países que formam os Brics (grupo integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Por isso, ele considera como meta que o Brasil amplie seus investimentos no setor para cerca de 2% do PIB, um valor mais próximo da média internacional.
Entre os programas considerados importantes, o ministro destacou a produção de submarinos nucleares para a Marinha. “Ainda somos, contudo, carentes em vários compôs como navios escolta”, disse.
Celso Amorim participa de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional sobre a agenda da política de defesa brasileira. A reunião prossegue no plenário 3.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Dois meses antes da Copa, aeroporto que servirá Natal segue indefinido



Faltando dois meses para a abertura da Copa do Mundo, em 12 de junho, não há definição sobre qual aeroporto será usado pelas companhias aéreas nos voos para Natal (RN), uma das 12 cidades-sede.
Hoje a cidade é atendida pelo aeroporto Augusto Severo, que será desativado quando São Gonçalo do Amarante, na grande Natal, concedido à iniciativa privada, for inaugurado.
Embora não seja uma exigência do contrato de concessão, o concessionário Inframérica, o mesmo que administra Brasília, prometeu entregar o aeroporto para a Copa.
O aeroporto enfrenta problemas com a finalização da obra e também com relação ao acesso – uma das duas estradas prometidas para se chegar até o aeroporto não foi construída.
Segundo cronograma entregue hoje pelas concessionárias de aeroportos ao Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, e à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), só no dia 22 de abril é que será definido o cronograma de transferência das operações do Augusto Severo para São Gonçalo do Amarante. Não está certo ainda se a transferência dos voos acontecerá antes ou depois da Copa.
A Inframérica informou que “todos os esforços estão sendo feitos para inaugurar o aeroporto na primeira quinzena de maio”.
Em Guarulhos, a migração das operações das 25 companhias que passarão a operar no novo terminal internacional (Terminal 3) acontecerá no período de 11 de maio a 27 de setembro.
Ainda que a inauguração aconteça um mês antes da abertura, o terminal estreará ocioso. Apenas empresas com poucos voos vão se mudar antes da Copa. As empresas com maior volume de voos, como TAM e American Airlines, só se mudam entre agosto e setembro.
O aeroporto de Viracopos entregará as obras do novo terminal incompletas e a migração acontecerá de 3 de junho e 5 de outubro. A Azul, que responde por mais de 90% das operações de Campinas, só se muda depois do Mundial.
Brasília, cujas obras são mais simples, é o único que fará a migração total antes da Copa. O cronograma de migração para as novas áreas vai de 16 de abril a 24 de maio.
As empresas aéreas aguardam uma vistoria da Anac sobre as obras para apresentar um cronograma detalhado de transferência. “Estamos trabalhando em cooperação com os aeroportos e vamos cumprir rigorosamente esta agenda”, diz o presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Eduardo Sanovicz.

JORNAL CORREIO BRAZILIENSE


Um Boeing a caminho do Park Way



Um avião da Vasp foi comprado por um empresário brasiliense em um leilão judicial realizado há seis meses, o Boeing 737-200. Ele estava ao relento no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília e seguiria para o quintal de uma chácara no Park Way. A operação para levar o equipamento até a casa do comprador já estava montada e ocorreria na madrugada de hoje. Mas uma decisão tomada pela Agência de Fiscalização (Agefis), a pedido da Administração Regional do bairro, suspendeu o transporte.

De acordo com técnicos da Agefis, o local onde a aeronave seria estacionada não está regularizado e, por isso, não pode ser utilizado para esse fim. Antes de receber a notícia do cancelamento da operação, o novo dono do antigo avião, o empresário e farmacêutico Rogério Tokarski, fundador e proprietário da rede de farmácias de manipulação Farmacotécnica, pretendia fazer da aeronave um estabelecimento comercial voltado ao entretenimento. "Tenho "n" projetos na cabeça, baseados em experiências que vi mundo afora. Pode ser um bar ou um restaurante, por exemplo", conta.
Tokarski decidiu participar do leilão (veja Para saber mais) por curiosidade. "Eu vi que poderia preservar a memória da aviação e gerar renda de uma coisa que poderia acabar em um ferro-velho", explica. "O avião não voa, não tem motor, mas o interior está impecável, com as poltronas originais da fábrica da Boeing", destaca o novo proprietário.
O farmacêutico e empresário faz questão de ressaltar que não coleciona aviões. Nem sequer é um apaixonado pela aviação. "Eu me preocupo com a preservação da história do país. E só coleciono peças antigas de farmácias", comenta. Ele, porém, não sabe onde montará o negócio que terá o Boeing como maior atrativo.
O empresário decidiu levar a aeronave — adquirida por uma valor que prefere não ver divulgado — a um terreno vago de sua propriedade, na Quadra 16 do Park Way. O transporte já estava todo planejado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), como uma grand operação. A passagem de uma carreta com a fuselagem interditaria três rodovias próximas ao aeroporto. A aeronave passaria por um trecho da rodovia DF-047, na Estrada Parque Aeroporto (EPAR), da marginal da DF-025 — Estrada Parque Dom Bosco (EPDB) — e da DF-055 — Estrada Parque Vargem Bonita EPVB) —, no sentido Park Way. Mas com a decisão da Agefis, a operação acabou suspensa.
Museu no Paraná
O Boeing fazia parte do cemitério de aviões no aeroporto de Brasília. Por mais de seis anos, três Boeings 767-200 da Transbrasil e três aeronaves do mesmo modelo pertencentes à Vasp ocupavam uma área de terra no pátio do terminal. Os da Transbrasil continuam lá. Há dois anos, por ordem do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dentro do Programa Espaço Livre, os seis aviões sucateados começaram a ser desmontados para depois irem à leilão. O dinheiro arrecadado com os lances é destinado ao pagamento dos credores das empresas falidas.
O avião de Rogério não é o primeiro da Vasp comprado em leilão a deixar o aeroporto de Brasília. Em 9 de janeiro, outra sucata da companhia terminou uma viagem de 17 dias após percorrer 1,7 mil km entre a capital e Itapejara d"Oeste, no sudoeste do Paraná. O Boeing 737-200 foi desmontado e deixou o terminal candango em 23 de dezembro sobre dois caminhões — um levou as asas, e o outro, o corpo. E ficará exposto em uma fazenda do comprador, após passar por uma reforma de R$ 200 mil.
Sócio da Táxi Aéreo Helisul, com sede no Paraná, Eloy Biezus comprou o avião por R$ 175 mil, também por meio do leilão judicial em setembro, em que adquiriu ainda outros dois Boeings parados no aeroporto de Guarulhos (SP). Para retirara a aeronave de Brasília, o empresário teve de pagar R$ 100 mil pelo transporte. Com capacidade para 107 passageiros, o 737-200 voou pela última vez em 2006.
Na viagem, o Boeing chegou a ficar retido por uma semana em um posto de combustível na BR-376, em Tibagi, região dos Campos Gerais (PR), após a Polícia Rodoviária Federal constatar irregularidades na documentação para o transporte. Só após conseguir tal documento, ele seguiu viagem.
Os últimos 18km do avião entre Brasília e o interior paranaense foram percorridos ao longo de um dia. Desses, 6km foram feitos por rodovias estaduais. Já os outros 12km foram percorridos em uma estrada de chão da área rural de Itapejara d"Oeste, que precisou receber um reforço de cascalho, por causa do peso da carga. A estrada mais curta de acesso à fazenda foi descartada por ficar ao lado de um rio e ser margeada por várias árvores nativas que teriam de ser podada ou até derrubadas.
Sucatas pagam dívidas
As 448 toneladas de peças do desmonte de 17 aviões da Vasp, que estavam espalhados em oito aeroportos do Brasil, foram leiloadas pela internet entre 20 e 30 de setembro de 2013. Os lances somaram R$ 1,9 milhão para o Conselho Nacional Justiça destinar à quitação de dívidas da companhia.
Quinze das 17 aeronaves da Vasp — 16 Boeing 737-200 e um Airbus A300 — foram compradas com o intuito de serem preservadas por inteiro. O lote mais disputado e mais caro, o Airbus 300, fechado em R$ 556 mil, deixou o Aeroporto de Guarulhos, sua casa desde 2005, enquanto o Boeing prefixo PP-SPG, que teve o menor valor de venda (R$ 20,7 mil), se despediu do aeroporto de Manaus.
Apenas dois aviões foram vendidos a empresas envolvidas na comercialização e reciclagem de metais. Um empresário de Curitiba, e mais dois compradores, acabou arrematando, sozinhos, três aeronaves inteiras. O leilão é parte do Programa Espaço Livre, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), lançado em fevereiro de 2011 a fim de remover dos aeroportos as sucatas pertencentes à Varig, Varig Log, TransBrasil e Vasp, falidas nos últimos anos. Até o leilão da Vasp, havia 43 aviões de grande porte nos terminais.
Autorização
Conforme transcorra o deslocamento, o trecho imediatamente anterior à passagem do avião seria liberado para o tráfego dos demais veículos, para impedir qualquer retenção no trânsito. Qualquer pessoa pode pedir o suporte do DER-DF para o transporte de cargas especiais, por meio de uma AET (Autorização Especial de Trânsito), disponível no próprio site do órgão.
Precursor da manipulação
Catarinense que viveu e estudou no Paraná, Rogério Tokarski veio para o Centro-Oeste com a família na década de 1950. Em 1976, ele inaugurou uma pequena farmácia de manipulação. Uma das cinco únicas lojas do setor no país, a farmácia situada no Setor Hospitalar Sul fechava as portas na hora do almoço porque tinha apenas um funcionário, o dono. Em 1978, recém-casado, o farmacêutico e empresário inaugurou a segunda loja com ajuda da mulher, Romelita Milagres Tokarski, também farmacêutica. A vida de Rogério sempre foi muito voltada à profissão e à família. Não à toa, suas duas filhas também seguiram pelo mesmo caminho do pai no empresariado.


PORTAL R7


Polícia investiga queda de suposto avião clandestino na fronteira com a Guiana Francesa


Pescadores encontraram no domingo pedaços que seriam da fuselagem de um bimotor

A Polícia Civil do Amapá investiga a queda de um avião na região de Oiapoque, na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa. Partes da aeronave foram encontradas no domingo (6) por pescadores na comunidade de Cassiporé, a cerca de 200 km do centro da cidade.

Desde segunda-feira (7), equipes da polícia e do Corpo de Bombeiros fazem buscas no rio. O delegado Cézar Augusto Vieira quer encontrar o prefixo da aeronave, para então rastrear a fabricação e a quem ela pertencia.  Os pescadores disseram ter visto parte da fuselagem de um bimotor.

A FAB (Força Aérea Brasileira) disse que não recebeu qualquer informe de acidente na região. Uma das suspeitas da polícia é de que a aeronave tenha saído clandestinamente da Guiana Francesa ou do Suriname com destino ao Pará ou ao Amapá.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE


Voos de carga trazem mais de 67 toneladas de produtos



Ao longo desta terça-feira, 8, foram registrados seis voos de carga que trouxeram 67,62 toneladas de produtos para o Acre. Foram registrados três voos da Força Aérea Brasileira (FAB) e três voos fretados. Chegaram ao estado 42,7 toneladas de hortifrútis, 15 toneladas de ovos fertilizados, 5,02 toneladas de medicamentos e materiais para a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), além de 4,9 toneladas de leite e remédios.
Para esta quarta-feira, 9, a previsão é de mais três voos da FAB e cinco fretados. Eles estão programados para trazer 16 toneladas de leite, 16 toneladas de hortifrútis, 16 toneladas de arroz e feijão e oito de remédios.
Há 57 dias em operação para evitar o desabastecimento do estado devido à cheia do Madeira, entre fretados e os da FAB foram 179 voos ao todo, com um total de 1.571,154 toneladas de alimentos perecíveis, não perecíveis, medicamentos e equipamentos hospitalares. Os voos deverão atender o Acre até o fim da crise causada pela cheia.

JORNAL ESTADO DE MINAS


Turbinas para aviões


Francesa faz acordo com governo de MG

A empresa francesa Price Induction, especializada na concepção e fabricação de turbinas a gás para turbogeradores e aviação, firmou, ontem, memorando de entendimento com o governo de Minas Gerais para o desenvolvimento de pesquisa conjunta envolvendo áreas de interesse da indústria Aeronáutica. A intenção da Price Induction é participar das iniciativas do estado para constituir um complexo aeroespacial, com transferência e desenvolvimento de tecnologia, fornecimento de motores e de treinamento e capacitação, por meio de um laboratório em Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde há o projeto de formação de um Centro Nacional de Desenvolvimento de Turbinas a Gás, dentro do Parque Tecnológico projetado para o município. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Narcio Rodrigues assinou também ontem a ordem de serviços para o início das obras estruturais do parque tecnológico.

Acre


Haitianos sem abrigo

O governo do Acre desativou o abrigo que recebia os imigrantes haitianos em Brasileia, interior do estado. Agora, os grupos que saem dos aviões da Força aérea Brasileira (FAB) vão desembarcar em Cuiabá (MT) ou São Paulo (SP). Com o isolamento, os grupos de 40 a 50 pessoas que chegavam diariamente ali não tinham como sair para outras regiões do país, devido ao problema causado pela cheia do Rio Madeira, que deixou submersa a BR-364. Em Brasileia, o abrigo (foto), com capacidade para 300 pessoas, chegou a receber mais de 2 mil. A partir de agora, os imigrantes que entrarem no Acre por Assis Brasil, fronteira com Peru e Bolívia, já serão orientados a ir para Rio Branco, onde nenhum deles deverá ficar mais que três ou quatro dias.


Celso Amorim participou de audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional


Manifestação na Copa não será cerceada pelas Forças Armadas, diz Amorim Ministro frisa que exército será usado apenas para defesa de território e contra ameaças reais de segurança. Não acompanharão a população em manifestações

O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse nesta quarta-feira que a atuação das Forças Armadas na Copa do Mundo não pretende cercear o direito de manifestação da população. O ministro ponderou, contudo, que os militares não estão pedindo para atuar no controle de manifestações e sim convocados.
Saiba mais...
Força Nacional atuará em rodovias federais na Copa Ato contra a Copa reúne mil pessoas em SP Policiais federais panfletam em aeroporto contra Dilma e sobre perigo a turistas
Durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Amorim frisou que Marinha, Exército e Aeronáutica atuarão, prioritariamente, na defesa do espaço aéreo, fronteira, no controle de explosivos, armamento químico e na defesa cibernética. Mas manterão também uma "força de contingência" para casos em que seja necessário "garantir o emprego da lei e da ordem".
"Esse emprego será normalmente objeto do pedido dos governadores e aceitação da Presidência", destacou.
Questionado pelo deputado Ivan Valente (PSOL-SP) sobre a edição de portarias com instruções para atuação dos militares nas manifestações, o ministro disse que os documentos já foram modificados para evitar "ambiguidades", mas poderão passar por novas alterações para que não haja "má interpretação".
"Concordo que as manifestações têm que ser preservadas e não há no manual da lei e da ordem previsão de cerceamento. Na segunda edição fizemos uma revisão para evitar ambigüidades e má interpretações. Expressões como forças oponentes. O manual é como um paralelo usado pelas forças da Missão de Paz das Nações Unidas. Elas procuram dar clareza para que os militares envolvidos nessas ações não se excedam e saibam como se portar", argumentou Amorim.
Questionado sobre a possibilidade de revisão da Lei de Anistia, Celso Amorim preferiu não se manifestar, mas ponderou que o tema “não está na pauta do governo”.
Na audiência, Amorim defendeu ainda o aumento dos investimentos do país na área de defesa. Segundo ele, atualmente o Brasil investe anualmente 1,5% do Produto Interno Bruto, abaixo da média dos países que formam os Brics (grupo integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O ministro defendeu que os investimentos no setor sejam elevados gradualmente até 2% do PIB.
Amorim classificou como grande destaque no desenvolvimento da defesa nacional a aquisição dos caças suecos Gripen-NG para a Força Aérea (o chamado programa FX-2). “Como vamos produzi-los em conjunto, muitas empresas nacionais estarão envolvidas no projeto em áreas como fibra de carbono, por exemplo”, pontuou.


JORNAL BRASIL ECONÔMICO


SOBE E DESCE



O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que a atuação das Forças Armadas na Copa não pretende cercear o direito de manifestação da população, e que os militares vão defender o espaço aéreo e a fronteira do país.

OUTRAS MÍDIAS


MSN - ESTADÃO



Por causa de isolamento, governo do Acre desativa abrigo de haitianos

Grupos deverão desembarcar em Cuiabá ou Guarulhos e poderão permanecer por quatro dias na capital do Estado
RIO BRANCO - O Governo do Acre desativou o abrigo que recebia os imigrantes haitianos na pequena cidade de Brasileia, no interior do Estado. Agora, os grupos que saem nos aviões da FAB têm dois pontos de desembarque: um em Cuiabá e outro na Região Metropolitana de São Paulo, em Guarulhos.
"A Defesa Civil Nacional tem uns abrigos fixos", pontua o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão. "De Guarulhos, muitos já têm destino certo para lugares do Sul ou mesmo de São Paulo."

Com o isolamento, os grupos de 40 a 50 pessoas que chegavam diariamente não tinham como sair para outras regiões do País por causa da cheia do Rio Madeira. A BR-364, via que liga o Estado do Acre às outras regiões do Brasil, está submersa.

Em Brasileia, o abrigo tinha condições de receber mais de 300 pessoas. Chegou a ter mais de duas mil. Hoje, há cerca de 750 haitianos no Acre, todos instalados no abrigo de Rio Branco.
A decisão do Governo do Acre foi tomada na segunda feira. A partir de agora, os imigrantes que entrarem no Acre pela cidade de Assis Brasil, fronteira com Peru e Bolívia, já serão orientado a ir para Rio Branco, onde deverão ficar por no máximo quatro dias.

Na capital acriana, eles serão acolhidos e encaminhados para o Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, local onde normalmente acontecem eventos populares e a feira agropecuária do Acre. O espaço abriga periodicamente famílias atingidas pelas cheias do Rio Acre e já tem infraestrutura adequada ao acolhimento. Serão improvisados box de atendimento da Receita Federal, do Ministério do Trabalho e da Polícia Federal no Parque de Exposições.

MÍDIAS NEWS (CUIABÁ)



Brasil não cogita suspender importação de suínos e plasma dos EUA

A decisão é contrária ao pedido do setor, que defendia a suspensão das importações das matérias-primas
O ministro da Agricultura, Neri Geller, disse nesta quarta-feira, em coletiva de imprensa após visita à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que o Brasil não cogita neste momento suspender as importações de suínos e plasma suína dos Estados Unidos. O rebanho do País e de outras regiões, como México, Colômbia, Peru e República Dominicana, foi infectado pelo vírus epidêmico da diarreia suína (PED) e está matando milhares de leitões.

A decisão é contrária ao pedido do setor, que defendia a suspensão das importações das matérias-primas. O vice-presidente de suínos da ABPA, Rui Vargas, disse que o setor produtivo "não quer criar polêmica". "Só estamos preocupados que a doença não entre no País, já que não temos a informação de como ela se propagou. Se já matou 15% do rebanho jovem norte-americano, se fosse o mesmo porcentual no Brasil seriam mais de três milhões de suínos a menos. Prejuízo para o produtor, indústria e consumidor", disse. Vargas ressaltou que a doença não é barreira sanitária, não causa problemas para as pessoas nem para a segurança alimentar, mas que todas as ações do governo são positivas.

Geller reforçou que todas as burocracias envolvendo liberações das matérias-primas suinícolas estão centralizadas em Brasília e que os animais ficarão em quarentena na Estação Quarentenária em Cananeia, interior de São Paulo, que está sendo inaugurada hoje. Antes, os animais iriam para estabelecimentos credenciados pelo Ministério. Geller iria participar do lançamento, mas o avião da FAB, no qual ele se deslocaria para lá, não conseguiu pousar no local.

Para Vargas, da ABPA, apesar de válida a iniciativa, a centralização da liberação das importações dificulta o processo, pois antes todas as unidades da Federação poderiam autorizar a entrada dos animais e dos materiais importados.

CBN - FOZ DO IGUAÇU



Governo do Acre divulga balanço de 57 dias de crise

Desde fevereiro, o Acre vem sofrendo com a escassez de alguns produtos, devido à cheia do Rio Madeira, em Rondônia. Mesmo com as dificuldades para atravessar a BR-364, que está com vários pontos alagados, 605 veículos conseguiram fazer a travessia no mês de março, carregando 3.760 toneladas de alimentos, 1,3 milhões de litros de combustíveis, 177 toneladas de gás de cozinha e 90 toneladas de cimento, de acordo com balanço dos 57 dias de crise divulgado pelo governo.
Balsas chegando às cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Porto Acre, além da importação de produtos pelo Peru, foram alternativas encontradas para impedir o desabastecimento no estado. Voos fretados e da Força Aérea Brasileira também trazem diariamente produtos de primeira necessidade ao estado. Até o dia 7 de abril, foram feitos mais de 170 voos que trouxeram mais de 1,5 milhões de toneladas de alimentos ao estado.
Com a BR tomada pelas águas do Madeira, o governo do Acre tem feito uma operação  para que os veículos possam realizar a travessia. Duas balsas e uma prancha, que transporta os caminhões por terra, estão sendo usados na ação. Homens do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Acre percorrem os trechos alagados para identificar buracos ao longo da estrada e sinalizar pontos onde a travessia pode ser feita com segurança.
Desde o dia 30 de março até segunda-feira (7), de acordo com registros do posto de fiscalização Tucandeira, passaram pela BR-364, 168 carretas transportando alimentos, combustível, gás e cimento. No total, foram  1.334,049 toneladas de alimentos, 450,6 mil litros de combustível, 13 toneladas de gás e mais 224 toneladas de cimento neste período.
Com a travessia da rodovia comprometida, outras alternativas foram encontradas para impedir o desabastecimento. O transporte aéreo está sendo feito através de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e fretados, que estão trazendo mantimentos para o estado.  Até segunda-feira (7) foram feitos 173 voos, transportando cerca de 1.571 toneladas de produtos, entre eles itens de primeira necessidade, medicamentos e itens hospitalares.
Calamidade pública
O governador Tião Viana (PT-AC) decretou situação de calamidade pública no Acre, na última segunda-feira (7). O estado já estava em situação de emergência desde o dia 26 de fevereiro.Segundo o governador Tião Viana, o decreto deve tornar mais fácil o apoio do governo federal e a adoção de medidas para auxiliar a população e o setor empresarial, que tem sido bastante afetado pelo problema.
Balsas
As balsas também estão sendo alternativas durante a crise de abastecimento no estado. Até essa segunda-feira (7), cinco balsas transportando gás de cozinha já chegaram ao estado, sendo que quatro balsas chegaram em Rio Branco e uma em Cruzeiro do Sul (AC). De acordo com o governo do estado, 2.170 toneladas do produto foram transportadas, sendo que apenas no último domingo (6) foram 450 toneladas.O cimento também está chegando à capital através de balsas. Ao todo, 800 toneladas já chegaram ao estado até esta segunda-feira (7).
Rota Peruana
Outra alternativa encontrada pelo governo para amenizar os efeitos do desabastecimento foi a importação de produtos alimentícios e combustíveis do Peru. Desde o dia 31 de março, a rota está sendo utilizada para transportar alimentos de hortifrutigranjeiros e uva. A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) emitiu a liberação para que veículos de carga do Acre pudessem circular por até 90 dias na área de fronteira e no território peruano.
De acordo com o empresário Matheus Hernandes Bruzasco, nesta terça-feira (8) cerca de 54 toneladas de alimentos chegaram ao estado. "Cebola, cenoura, beterraba, batata e alho são os principais produtos que estão vindo por essa rota. Na quarta-feira (9) deve chegar tomate e também deve ser transportado trigo. Estão programadas mais 150 toneladas de alimentos até o fim desta semana", afirma.
A rota também está sendo utilizada para realizar o transporte de combustível. Desde segunda-feira (7) 14 carretas transbordando o produto atravessaram a fronteira. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Gás Liquefeito de Petróleo e Lubrificantes do Estado do Acre (Sindepac), o combustível que chega na base da Petrobras em Rio Branco passa por uma análise e se enquadra no que é exigido para os automóveis brasileiros. O combustível peruano teve que ser adaptado para ser comercializado no Acre.
Combustível
De acordo com o governo estadual, já chegaram ao estado mais de dez milhões de litros de combustível. Três milhões de litros já estavam no reservatório de Cruzeiro do Sul antes da interdição parcial da BR 364, em fevereiro, e foram utilizados até o dia 19 de março. Para impedir o desabastecimento, balsas transportadas de Manaus chegaram em Cruzeiro do Sul nos últimos 57 dias, contabilizando 2,4 milhões de gasolina e 11,8 milhões de litros de diesel que chegaram na base da Petrobras.
Além disso, no mesmo período, chegaram 5 milhões de litros de diesel comum, S-10 e gasolina através de balsas na cidade de Porto Acre (AC). De acordo com o governo, ainda está previsto a chegada de mais 3,5 milhões de litros ao Acre através desta rota.


DIARIOWEB



Economia do AC só se recupera em 3 anos, dizem entidades

Um documento produzido por nove entidades empresariais do Acre, com destaque para a Federação da Indústria, Federação do Comércio, Federação da Agricultura e Federação das Associações Comerciais, calcula que a economia do Estado só voltará ao normal em, no mínimo, três anos. O isolamento imposto pela cheia do Rio Madeira mostrou a vulnerabilidade da economia acreana. Os empresários não admitem publicamente, mas o cenário é preocupante. "Eu não gosto de falar sobre números sem estar embasado por pesquisa, mas eu diria que vai demorar um bom tempo para a situação se normalizar", ponderou o presidente da Associação Comercial do Acre, Jurilande Aragão. Ele cita exemplos de distribuidores de porte médio que já contabilizam prejuízos da ordem de R$ 300 mil. Aragão avalia que ainda é cedo para se falar em desemprego, mas sabe que a economia está muito mais fragilizada. "Vamos deixar as coisas acontecerem para poder falar em desemprego", esquivou-se. "Não tenho ouvido falar em demissões, mas a situação precisa mudar urgentemente, senão muita gente grande vai começar a ruir", avalia o presidente da Fecomercio do Acre, Leandro Domingos.

Um dos problemas estruturantes da economia do Acre é que a maior parte das empresas opera sem capital de giro. Com mercadoria sem poder chegar ao Acre, sem vendas e com os títulos e duplicatas vencendo, o cenário do comércio não poderia ser pior. O documento elaborado pelo grupo contabiliza que deixaram de circular no Acre nesses vinte dias de isolamento cerca de R$ 834 milhões. "O que está acontecendo aqui não aconteceu em nenhum outro lugar do País", comparou o presidente da Acisa. Somente em março, deixaram de ingressar no Acre 77,11% de mercadorias tributáveis, comparado ao mesmo período de 2013. A Sefaz já admitiu que houve queda pela metade na receita de ICMS no primeiro trimestre de 2014, comparado ao mesmo período do ano passado.

Isolado.

O Acre só possui uma ligação terrestre com o restante do país, a BR-364. A estrada está submersa em um trecho de mais de vinte quilômetros. O Governo do Acre tem garantido a travessia de caminhões que são puxados por tratores em uma operação arriscada. Uma equipe do Dnit foi nesta terça-feira, 8, para as regiões mais críticas para fazer nova avaliação. No início da noite, o governador Tião Viana reuniu a classe empresarial para fazer um diagnóstico da situação.

Empresários com melhor condição já enviaram balsas de Porto Velho até o município de Boca do Acre (Sul do Amazonas) em uma viagem de até 18 dias. Outros empresários avaliam a possibilidade de fretar aviões. O Acre só não está completamente desabastecido de produtos básicos devido à ajuda do governo federal que disponibilizou aviões da FAB e permitiu ao Estado a comercialização de combustível com o Peru, utilizando a rodovia interoceânica.


FOLHA DIRIGIDA



Aeronáutica: prazo para sargentos a partir do dia 23


A Aeronáutica divulgou o edital do concurso de admissão ao curso de formação de Sargentos, modalidade B (CFS-B) de 2015. As inscrições começam no próximo dia 23. São oferecidas, ao todo, 422 vagas, distribuídas por duas turmas. A escolaridade mínima exigida é o ensino médio completo. Parte das vagas também podem ser disputadas por mulheres. A remuneração bruta inicial, após o curso de formação, é de R$3.200 mensais. Os interessados em concorrer precisarão atender a alguns pré-requisitos, entre eles, não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2015.






CBN - FOZ DO IGUAÇU



Policial é baleado no braço no Complexo do Alemão, no Rio

Um policial militar foi baleado no braço após troca de tiros com traficantes no Complexo do Alemão, na noite desta terça-feira (8). De acordo com a assessoria de imprensa das UPPs, ele foi socorrido e encaminhado à UPA do Alemão com ferimentos leves. Até 21h50, não havia informações sobre prisões ou outros feridos.

O PM foi identificado como Rodrigo Tábua Mendes, lotado na UPP do Jacarezinho, mas que estava reforçando o policiamento no Alemão. Ele estava realizando uma patrulha na Avenida Central com outros policiais, quando cruzaram com criminosos.
Desde o início de 2014, o Rio já teve sete comunidades pacificadas com registro de ataques ou tiroteios. Destas comunidades, seis ficam em Complexos de Favelas, como o do Alemão. Ao todo, quatro policiais morreram.

O Complexo do Alemão já havia tido registro de tiroteio na localidade chuveirinho, na favela Nova Brasília, em 20 de março, mesma noite em que as UPPs do Mandela e Camarista Méier sofreram ataques. No dia 6 de março, também no Alemão, o PM Rodrigo Paes Leme, de 33 anos, foi baleado no peito durante uma patrulha.
No Complexo de Manguinhos, criminosos incendiaram os contêineres na favela do Mandela. Dois policiais ficaram feridos, entre eles o comandante da UPP local, capitão Gabriel Toledo. Na comunidade Camarista Méier, no Conjunto de Favelas do Lins, homens armados atiraram contra a base da UPP. No fim de fevereiro, criminosos incendiaram um contêiner da favela do Gambá, no mesmo complexo.
Também em fevereiro, a soldado Alda Rafaela Castilho, da UPP Parque Proletário, no Complexo da Penha, Subúrbio do Rio, foi morta após ser baleada na barriga por criminosos, durante uma patrulha na Estrada José Rucas. No mesmo mês, o policial Wagner Vieira da Cruz, de 33 anos, foi baleado na cabeça, na Vila Cruzeiro, também no Complexo da Penha, e morreu. Já em março, o subcomandante da UPP local, Leidson Acácio Alves Silva, de 27 anos, foi morto durante um confronto entre policiais e criminosos.

Um dia após a morte do subcomandante, policiais da UPP Rocinha foram atacados a tiros. A comunidade é a única que sofreu ataques em 2014 que não pertence a um complexo de favelas.

Maré ocupada
Tropas do Exército e da Marinha substituíram parte do efetivo da Polícia Militar no Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio, no sábado (5). A operação batizada de "São Francisco" — coordenada pelo Comando Militar do Leste (CML) — tem 2.050 homens da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército, 450 da Marinha, 200 da Polícia Militar e uma equipe avançada da 21ª DP (Bonsucesso). A Aeronáutica poderá auxiliar as operações, caso seja necessário. A ocupação do Conjunto de Favelas da Maré ocorreu após a série de ataques as UPPs.

De acordo com o Ministério da Defesa, a Força de Pacificação atuará até o dia 31 de julho em uma área de aproximadamente dez quilômetros quadrados. A ação será comandada pelo general de brigada Roberto Escoto, comandante da Infantaria Paraquedista, uma unidade de emprego estratégico do Exército.

CBN - FOZ DO IGUAÇU



Destroços de avião são encontrados na costa do Amapá, diz polícia

Uma equipe formada por bombeiros e técnicos do Instituto Chico Mendes (ICMBio) iniciaram nesta quarta-feira (9) as buscas por destroços de uma aeronave que teria caído na costa do Amapá, próximo ao município de Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá. Os objetos foram localizados por pescadores no domingo (6) em uma região de difícil acesso na foz do rio Cassiporé, cerca de 250 quilômetros da sede de Oiapoque. Não há informações sobre de vítimas.
O caso foi registrado pelos pescadores na segunda-feira (7) no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de Oiapoque. Os homens teriam levado uma peça de metal do avião à polícia.
O delegado César Vieira informou que o objeto foi identificado por oficiais da Aeronáutica em Oiapoque como sendo uma peça usada para conter a dispersão do calor causada pelo motor na aeronave.

“Os oficiais conseguiram identificar a peça como sendo de um avião, inclusive dando a funcionalidade dela. Ouvimos os pescadores. Eles repassaram a informação que encontraram o bico da aeronave e assentos. Mas não relataram a existência de vítimas. Os bombeiros estão acompanhando as buscas. Estamos trabalhando com a possibilidade de a queda do avião ter acontecido no Oceano Atlântico com a maré trazendo os destroços até o rio Cassiporé”, comentou Vieira.
A polícia ainda não descartou nenhuma das hipóteses levantadas sobre a origem da aeronave. A investigação trabalha com a possibilidade de o avião ser usado em tráfico de drogas, transporte de materiais ilícitos e táxi aéreo na Guiana Francesa. A previsão é de que a equipe retorne na tarde de quinta-feira (10) com as informações coletadas onde o avião foi encontrado.
“Vamos poder tirar conclusões somente quando tivermos em mãos a numeração de peças e o prefixo da aeronave, que serão trazidos através de fotografias feitas pela equipe que se deslocou até o local. Vamos abrir inquérito para apurar a origem do avião”, disse o delegado César Vieira.

CBN - FOZ DO IGUAÇU



Governador Pezão afirma que paz não chegará rapidamente à Maré

Dez dias após tropas do Exército e da Marinha substituírem parte do efetivo da Polícia Militar no Conjunto de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro, o governador fluminense, Luiz Fernando Pezão, afirmou nesta terça (8) que não será em dois dias ou em um ano que o poder público levará a paz à comunidade local.
Após audiência com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, o chefe do Executivo do Rio disse que é preciso dar tempo para a implementação de ações governamentais, já que a região da Maré foi dominada por mais de três décadas pela milícia e pelo comando do tráfico de drogas.
"Ali [no Complexo de Favelas da Maré] são dois comandos do tráfico e um da milícia. Então, não vai ser em dois dias, não vai ser em um ano, que a gente vai trazer a paz rapidamente", enfatizou o governador em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.
"Ali é um local difícil, como foi o [Complexo do] Alemão, como foi em Manguinhos, como foi na Rocinha. Mas mostra que [o governo] é capaz de entrar em qualquer território", complementou.
A operação militar que tomou o conjunto de favelas da Maré no dia 29 de março – batizada de "São Francisco" – foi coordenada pelo Comando Militar do Leste (CML). O efetivo conta com 2.050 homens da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército, 450 da Marinha, 200 da Polícia Militar e uma equipe avançada da 21ª DP (Bonsucesso). A Aeronáutica ainda poderá auxiliar as operações, caso seja necessário.
Na coletiva desta terça, depois do encontro com Dilma, Pezão destacou a ajuda do Ministério da Defesa, que enviou 2,5 mil homens para ajudar na ocupação. De acordo com o Ministério da Defesa, a Força de Pacificação atuará até o dia 31 de julho em uma área de aproximadamente dez quilômetros quadrados.
Na avaliação do governador fluminense, é preciso o governo "ver mais" para responder se a situação está sob controle. "Vamos ver os novos relatórios, mas está avançando muito", ressaltou.
Conforme o sucessor de Ségio Cabral, a presidente Dilma pode ir ao Rio na próxima terça (15) para participar da inauguração de uma fábrica da Nissan, no município de Resende. A assessoria do Planalto ainda não confirma a agenda. Na audiência desta terça, relatou Pezão, ele e Dilma conversaram sobre empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida e sobre a linha 3 do metrô.
"Ela [Dilma] fez essa deferência de me receber aqui na primeira audiência que eu tenho aqui em Brasília", disse.
Disputa eleitoral
Ao final do encontro com a chefe do Executivo federal, Luiz Fernando Pezão disse considerar "natural" a declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o senador Lindbergh Farias pode ganhar as eleições para o governo do Rio de Janeiro em outubro.
Nesta terça, Lula concedeu entrevista a blogueiros na qual afirmou que a candidatura de Lindbergh "é para valer, está colocada e é irreversível". 
O governador do Rio relativizou e disse que até as convenções partidárias, em junho, "tem muita conversa, muito trabalho". "Hoje todos nós somos pré-candidatos", enfatizou.
Pezão disse ainda que, "dificilmente", outro candidato conseguirá formar uma coligação equivalente a do PMDB. O governador disse não estar decepcionado com as declarações de Lula.
"Tenho um carinho imenso pelo presidente Lula, um bom relacionamento com o presidente Lula e com a presidente Dilma e, acima das questões partidárias, do relacionamento partidário, somos amigos."
Sobre Lindbergh, Pezão disse que o petista tem feito um "grande trabalho" no Senado defendendo o Rio de Janeiro. Conforme o governador, o senador petista será recebido de "braços abertos" se quiser participar das inaugurações que ele fará ao lado da presidente Dilma Rousseff nos próximos meses.

O DOCUMENTO (MS)



 Corpos de vítimas da queda de avião em Aripuanã passam por perícia

Quatro médicos legistas e um dentista iniciaram nesta terça-feira (08) o trabalho de identificação dos corpos das vítimas da queda do avião monomotor, no último domingo (06), em Aripuaná (1.002 km a Noroeste). Quatro pessoas morreram na queda do monomotor, entre eles dois servidores da Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema). O avião caiu a 30 km da sede da cidade de Aripuanã, na localidade da fazenda Vespor, região de mata densa da floresta amazônica. Na queda morreram o piloto, Eliano Laurindo Souza, o fazendeiro Décio Torremocha e os servidores da Sema, Elias Borges Nogueira e Alexsandro Pereira da Silva, que faziam vistoria ambiental na região.
O corpo do fiscal da Sema, Alexsandro Pereira da Silva, arremessado fora do local da queda, foi liberado pela perícia e será transladado para Cuiabá em avião fretado pelo Estado. Outros três corpos encontrados carbonizados junto aos destroços do avião serão liberados as famílias assim que os peritos terminarem o trabalho de identificação e coleta de material genético para exame de DNA.
O avião desapareceu na manhã de domingo, após decolar por volta das 7 horas de Aripuanã com destino a Colniza (1.065 km a Noroeste). As buscas foram realizadas por policiais da Delegacia da Polícia Civil de Aripuanã, na segunda-feira (07), com apoio de um helicóptero da Companhia Integrada de Operações Aéreas (CIOPaer), da Secretária de Segurança Pública.
Na manhã desta terça-feira (08), as buscas aos restos mortais das vítimas foram novamente retomadas, pois ainda há fragmentos dos corpos na localidade da queda da aeronave. Os policiais buscam também por pertences das vítimas. “Retomamos as buscas para encontrar partes de um dos corpos que estaria debaixo dos destroços da aeronave, para fazer a junção e terminar o exame de necropsia que já iniciou”, disse o delegado Albertino Félix Brito Junior.
O delegado informou que os três médicos legistas do Instituto de Medicina Legal (IML) chegaram nesta manhã na cidade para iniciar o trabalho de perícia necroscópica nos corpos e coleta de material genético para DNA. Um dos legistas, segundo o delegado, trabalhou nas buscas aos corpos das vítimas da queda do avião da Gol, no ano de 2006, em uma região de mata em Mato Grosso.
Também trabalham na identificação um médico legista da cidade e um dentista nomeados adhoc para ajudar no trabalho de necropsia dos corpos, que contará com exame da arcada dentária das vítimas.
Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), já manteve contato com a Delegacia de Aripuanã e informou que deverá iniciar o trabalho de perícia da aeronave ainda nesta semana. “O local é de difícil acesso, fizemos a perícia criminalística do local, mas a pericia no avião é feita pela Aeronáutica, que deve informar as causas da queda”, finalizou o delegado.


TRIBUNA DA BAHIA



Veja quanto está custando se preparar para fazer um concurso a cargo público

Passar em concurso público é como acertar na mega-sena sem jogar. E não basta apenas ter disposição e determinação, mas dinheiro no bolso para quem desejar ingressar no serviço público.
A proliferação dos cursinhos preparatórios é uma “febre” em todo país. Quem pensa em seguir uma carreira com estabilidade e salários atraentes tem que investir em média R$ 1,5 mil. Muitos acreditam que em tempos de desemprego e mercado altamente competitivo, essa ainda é a melhor opção. No Brasil, pelo menos 148 concursos no país estão com inscrições abertas com mais de 23 mil vagas para todos os níveis de escolaridade e com salários de até R$ 23 mil. 
Além das vagas disponíveis, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Do pensar até passar, o caminho é longo: largar a carreira, ter tempo e disposição para estudar, deixar de lado a vida social e encarar a concorrência. É recomendado também, segundo os estudantes, fazer cursinho preparatório.
 Seguindo esses passos, a fisioterapeuta e concursada Débora Matos, há dois anos deixou sua promissora carreira para investir em concurso público. “Logo quando me formei, já ministrava aulas em faculdade e trabalhava com fisioterapia na área de estética. Pensando no meu futuro, resolvi optar pelos concursos. Seguindo essa trajetória, já fiz cursinhos e ainda faço. O investimento é alto, mas o retorno é garantido. Como no meu caso mesmo. Estou focada nos concursos de bancos. Já fiz da Caixa Econômica e passei. Agora só estou esperando ser chamada. Fiz também em fevereiro o do Banco do Brasil. Tudo indica, pela minha colocação, que passei também”, declarou. 
Para o professor Jorge Portugal, toda essa questão que envolve concursos públicos tem cunho psicológico de prometer um futuro tranquilo e que a realização profissional está atrelada a ter um “porto seguro’. 
“Esse é um sentimento de insegurança deste mundo competitivo. Para quem pensa em segurança, fazer concurso ainda é a melhor opção”, destacou. Para o docente, os altos preços dos cursinhos ainda é um divisor social para o acesso das pessoas com menos condições financeiras a uma carreira pública. Ele ressaltou que assim como existe o Programa do Governo “Universidade para Todos”, de acesso gratuito de alunos carentes ao pré-vestibular, seja também criado uma proposta semelhante para o ingresso aos concursos públicos.
Métodos diferentes ajudam o ensino
“Os métodos obsoletos de ensino não atraem mais alunos. Eles têm que se sentir motivados e cabe a um bom cursinho proporcionar uma forma diferenciada no ensino. O que acontece é que as pessoas saem de um curso superior e ingressam imediatamente num cursinho, muitas vezes com graves problemas lingüísticos, de concordância e até de interpretação das questões”, afirmou o proprietário e diretor de cursinho preparatório, Eduardo Alves. 
Ele ainda disse que o perfil de empregos em Salvador está no setor terciário. ‘Com poucas opções de emprego, o aluno sai da faculdade e vai trabalhar em call center. Desmotivado, ele busca no concurso a saída para ter uma vida estável. Por este motivo, as pessoas não se dão mais ao luxo de escolher uma área específica para concursos. Elas fazem os que estão com inscrições abertas no momento”, declarou.
Estão abertas as inscrições para os concursos da Aeronáutica, Banco do Nordeste, Correios, Companhia de Trens Urbanos (CBTU), Fundação Nacional das Artes, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Ministério do Trabalho e Emprego, Polícia Civil dos estados de São Paulo, Tocantins, Piauí e Rio de Janeiro,Receita Federal, Tribunal de Justiça da Bahia, Ceará, Rio de Janeiro,São Paulo e Piauí, dentre outros.

O NORTÃO



Equipe técnica reconhece 4 corpos

“O local é de difícil acesso, fizemos a perícia criminalística, mas a perícia no avião é feita pela Aeronáutica, que deve anunciar as causas da queda”, disse o delegado Albertino Félix Brito Junior.
Os corpos das quatro vítimas da queda do avião monomotor que caiu em Aripuanã, no último domingo (6), começaram a ser identificados nesta terça (8). O trabalho está sendo realizado por quatro médicos legistas e um dentista. Entre as vítimas estão dois servidores da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), Elias Borges Nogueira e Alexsandro Pereira da Silva, que faziam vistoria ambiental na região.
O acidente aconteceu na Fazenda Vespor, localizada a 30 quilômetros do município, em uma região de mata densa da Floresta Amazônica. Na queda, também morreram o piloto, Eliano Laurindo Souza e o fazendeiro Décio Torremocha. O corpo do fiscal da Sema, Alexsandro, foi liberado pela perícia e será transladado para Cuiabá em avião fretado pelo Estado. Outros três corpos encontrados carbonizados junto aos destroços do avião serão liberados para as famílias, assim que os peritos terminarem o trabalho de identificação e coleta de material genético para exame de DNA.
Acidente
O monomotor desapareceu na manhã de domingo, após decolar por volta das 7h, de Aripuanã para Colniza. As buscas pelo avião foram feitas por agentes da Polícia Civil de Aripuanã, no dia seguinte, com apoio de um helicóptero da Companhia Integrada de Operações Aéreas (CIOPaer), da secretaria de Segurança Pública.

Enquanto a equipe técnica realiza a identificação dos corpos e de objetivos das vítimas, outro grupo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) mantém contato com a delegacia da cidade. Informa que deverá iniciar o trabalho de perícia da aeronave ainda nesta semana. “O local é de difícil acesso, fizemos a perícia criminalística, mas a perícia no avião é feita pela Aeronáutica, que deve anunciar as causas da queda”, disse o delegado Albertino Félix Brito Junior.


PORTAL ODIA.COM (PI)



Anpac divulga lista atualizada de Concursos para o ano de 2014

 A Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos - Anpac, divulgou a lista atualizada de Concursos Públicos a serem realizados em 2014. Estão discriminados no documento, órgãos que já foram autorizados ou aguardam autorização.
Os certames Federais, visam prover em média 24.729 vagas distribuídas entre Aeronáutica; ABIN, AEB, ANATEL, ANTAQ, ANAC, BC, CEFET, CESIPAN, CNEN, CONIF, CONAB, CORREIOS, Desenvolvimento Social, DNOCS, DPU, ENAP, Fundação Nacional Administração Pública, IBC, INCRA, INCA, INMET, Infraero, INPI, Instituto de Pesquisa Jardim Botânico, INTO, Justiça Federal - RJ, Ministério da Defesa, Marinha, PRÉ- SAL PPSA, Receita Federal, Super Receita, SUSEP, TERMORIO, TRF/ 2º Região, Tribunal Marítimo, e Universidades de Ouro Preto, Viçosa, e de São João del Rei, em Minas Gerais, do ABC no estado de São Paulo, Brasília e Paraná.
Já os Concursos Estaduais objetivam o preenchimento de vagas em diversas localidades, como no Rio de Janeiro, onde estão previstas o provimento de 7.478 vagas, entre os seguintes órgãos: Biblioteca Pública, Corpo de Bombeiros, EMOP, Imprensa Oficial, Polícia Civil e Militar, Secretaria de Saúde, SEPLAG, e Tribunais do Trabalho, Justiça e Regional Federal.
O CESAN/ ES, COREN, CREFITO, COPASA/ MG, DEGASE, DETRO, e DRN, juntos somam 1.241 vagas, enquanto o Ministério Público do Piauí, e os Tribunais de Justiça dos estados de Maranhão, Bahia e Piauí, visam o provimento de 160 vagas.
A Polícia Civil dos estados do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, e Rio Grande do Sul, contam com cerca de 1.800 vagas, sendo que a Polícia Militar de Ceará e Pará, somam quase 4 mil vagas.
A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, juntamente com as Secretarias de Cultura, Educação, e Meio Ambiente, são responsáveis por 15.060 vagas, enquanto a Secretaria de Saúde de Pernambuco, SEGER do Espírito Santo, Tribunal de Conta de Minas Gerais, e Regional Federal do Amazonas, e do Trabalho dos estados do Acre, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Amapá, Rio Grande do Sul e Sergipe, provêem o total de 1.671 oportunidades. Por fim, o Instituo Vital Brasil, FIA e a Unicamp, visam a seleção de 348 profissionais.
Para encerrar os concursos previstos, os órgãos municipais somam 19.912 vagas, distribuídas entre as Prefeituras dos estados do Rio de Janeiro (capital, Caxias, Mesquita, Miracema, Niterói, e São Gonçalo), e São Paulo (capital e São Bernardo do Campo), além dos órgãos de Tocantins e Vitória. A SECONSERVA, Companhia Municipal de Energia e Iluminação - RioLuz, e a Prevê-Rio, também disponibilizam vagas para Concursos.

CBN - FOZ DO IGUAÇU



No AP, "Mais Médicos" recebe 19 profissionais na 4ª etapa do programa

A quarta fase do programa "Mais Médicos" no Amapá trará 19 profissionais ao estado. Eles vão desembarcar em Macapá em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) na sexta-feira (11).
Ao todo serão 16 médicos cubanos, um da Espanha, um do Uruguai e um da Venezuela, esse com nacionalidade brasileira. Os profissionais de saúde do programa Mais Médicos do governo federal serão distribuídos para os 16 municípios.
"A capital receberá 12 médicos, Santana 5 profissionais e os distritos de saúde indígenas receberão 2 médicos", informou Maryanne Seabra coordenadora estadual. Os médicos vão passar por um seminário de acolhimento de três dias onde receberão informações sobre as doenças mais comuns em cada cidade e também vão conhecer os hospitais de Macapá.
Já atuam no estado 92 médicos cubanos e 3 brasileiros, eles estão alocados em Laranjal do Jari(1 médico), Amapá (1), Calçoene (1), Cutias (1), Ferreira Gomes (2 médicos), Itaubal (1), Macapá 23 cubanos e 1 brasileiro, Mazagão (um médico brasileiro e um cubano), Oiapoque (5 profissionais cubanos), Pedra Branca do Amapari (1), Porto Grande (1), Santana (16 cubanos e um brasileiro), Serra Do Navio (1), Tartarugalzinho (2 cubanos), Vitória do Jari (1) e 5 médicos estão distribuídos nos distritos indígenas do estado.

NOTÍCIAS DO DIA (SC)



Força Aérea Brasileira faz treinamentos de resgates e salvamentos em Florianópolis

 
Simulações são realizadas na Base Aérea da Capital até o dia 11 de abril

O Brasil é, segundo auditoria da Icao (Organização de Aviação Civil Internacional), um dos cinco países mais seguros para se voar e com melhor índice de busca e salvamento do mundo. Para se manter entre os primeiros, a FAB (Força Aérea Brasileira) realiza na Base Aérea de Florianópolis a 3ª edição do Carranca, exercício de salvamento e resgate  de vítimas em terra e mar. Ao todo, 351 profissionais participam dos treinamentos em simulados que beiram a realidade.
A força do vento produzido pelas hélices do helicóptero UH-60 Black Hawk picotava a vegetação ao se aproximar do local do resgate. Em um terreno irregular, uma vítima de acidente aéreo esperava pelo socorro. Após receber atendimento pré-hospitalar, o homem com um pé fraturado e com um dos braços amputados foi içado e levado para o hospital. O helicóptero mede 20 metros de comprimento e pode atingir 294 km/h.
Enquanto o exercício era realizado em terra, outras vítimas eram resgatadas no mar, em treinamentos paralelos planejados e executados pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), em conjunto com o Sissar (Sistema de Busca e Salvamento Brasileiro). O tenente-coronel Silvio Monteiro Júnior coordena os exercícios que começaram no dia 31 de março e terminam nesta sexta-feira. Segundo Monteiro, o treinamento não tem ligação com a Copa do Mundo.  
São utilizadas técnicas e novas tecnologias de resgate, como comunicação via satélite, equipamento de visão noturna e cálculo de deriva automatizado. “Nosso objetivo é trazer os exercícios o mais perto da realidade possível”, disse o tenente-coronel.
Precisão, exatidão e treinamento
De acordo com o capitão Fábio Barbosa, diretor adjunto dos exercícios, três elementos são fundamentais para o sucesso do resgate: precisão da pilotagem, exatidão na operação do guincho (para descida do socorrista e treinamento intensivo em APH - atendimento pré-hospitalar). Todas as atividades são acompanhadas por um avaliador da FAB, infiltrado na cena do acidente.
Nos próximos dias serão simulados ainda resgates em acidentes de médio e grande porte, ou seja, com 20 ou mais vítimas. Para as operações de socorro foram disponibilizados dois aviões, quatro helicópteros e um navio.

Mais de 260 horas de voo serão empregadas durante os treinamentos, sempre com situações diferentes de socorro. Profissionais dos Estados de Pernambuco, Distrito Federal, Amazonas, Paraná e Santa Catarina participam do exercício.

BEM PARANÁ



Instalação do sistema ILS exige adequação

A redução dos dias em que o aeroporto Internacional Afonso Pena ficou fechado em 2013 se deve ao fato de que já opera o ILS nas categorias I e II. Além da adequação física do aeroporto, a implantação dos equipamentos exige o preparo das aeronaves e dos pilotos que irão operar com o ILS em qualquer das categorias. As empresas aéreas também precisam investir na preparação da equipe que precisa de habilitação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De acordo com as informações do Aeroporto Afonso Pena, a instalação do sistema ILS envolve a Infraero e outros integrantes do setor aéreo, como o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Anac. O trabalho está sendo coordenado pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR).

O ILS é um Sistema de Pouso por Instrumentos (Instrument Landing System), composto por um conjunto de ferramentas instaladas em diversos pontos dentro e fora do aeroporto, permitindo aos pilotos a aproximação e pouso sob condições de visibilidade e teto reduzidos.

Segundo os Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil, para que um aeroporto opere numa categoria superior (CAT III) é necessário haver melhoramentos na infraestrutura. Entre eles a aquisição de equipamentos de suporte e a execução de obras em áreas operacionais. Para atender as essas exigências, em março de 2013 a Infraero iniciou o processo de aquisição do radar de superfície e também está realizando as obras complementares na pista principal de pouso e decolagem.

CBN - FOZ DO IGUAÇU



Cenipa registrou quatro casos de canetas raio laser contra aviões

Incidentes envolvendo canetas de raio laser e aeronaves estão se tornando cada vez mais comuns no espaço aéreo de São Luís. Este ano, já foram registradas quatro situações no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado. Nenhuma delas provocou acidentes graves, porém ofereceram risco à segurança da tripulação e de passageiros que estavam a bordo das aeronaves. Os dados são do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Conforme estatísticas da Cenipa, todas as ocorrências reportadas este ano aconteceram no mês de janeiro, durante decolagem ou preparação para o pouso de uma aeronave. No ano passado, foram registradas 16 ocorrências no espaço aéreo do aeroporto da capital maranhense.
Perigo
Os casos em que os feixes de luz das canetas com laser incidiram nas cabines das aeronaves causaram distrações, ofuscamentos ou cegueira temporária do piloto do avião. De acordo com os dados do Cenipa, em alguns casos a exposição dos raios durou apenas alguns segundos, enquanto em outros, o tempo de incidência foi de até um minuto.
A incidência da luz proveniente do raio laser diretamente na visão do piloto representa um risco para a aviação, pois o brilho se espalha por toda a cabine, impedindo, por exemplo, que o piloto enxergue nitidamente a pista de pouso durante a noite, o que é perigoso e aumenta a possibilidade de acidentes aéreos.
"Essa é uma situação que atrapalha muito a visibilidade do piloto e, em aviões de pequeno porte, esse problema é ainda maior, pois eles têm menos instrumentos de segurança do que os de grande porte", disse o capitão-aviador Fernando Curvo, comandante do Destacamento do Controle do Espaço Aéreo de São Luís (DTCEA-SL).
Ele afirmou que os raios laser nas cores verde e vermelho são os que causam os maiores prejuízos para a aviação e na maioria das vezes têm origem em áreas residenciais, que se localizam próximo ao aeroporto. O capitão-aviador Curvo disse também que a emissão dos feixes de luz é feita por pessoas que desconhecem o perigo que estão causando com o ato.
Prevenção 
As informações sobre emissão de raio laser contra aeronaves são enviadas pelos pilotos às torres de controle, que repassam ao Cenipa e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para que sejam tomadas as medidas de segurança.
Para prevenir tais situações, o comandante do DTCEA-SL explicou que o órgão constantemente promove palestras em instituições de ensino, alertando para os perigos dessa prática, e faz treinamentos com os pilotos sobre como minimizar as consequências negativas causadas pela emissão dos raios laser das canetas.
O Código Penal Brasileiro prevê punições para aqueles que cometem essa prática. De acordo com o artigo 261 da legislação, expor a perigo uma aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato que impeça ou dificulte o voo é um crime cuja pena varia de quatro a cinco anos de prisão. Se o ato resultar em queda ou destruição de aeronave, a pena pode chegar a 12 anos de reclusão.
As canetas a laser são fáceis de ser adquiridas. Elas podem ter a luz vermelha ou verde, sendo a última a mais potente, cerca de 60 vezes mais que a vermelha. Uma caneta raio laser pode ser adquirida pela internet com preço que varia de R$ 20,00 a R$ 400,00, conforme a sofisticação e potência. A potência de uma caneta é cerca de 0,5 milivolt (mV). Mas são encontradas no mercado online equipamentos de até 500 mV.


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented