|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 28/02/2014

File:Saab-JAS-39 at ILA 2010 05.jpg

A montagem dos aviões de caça Grippen NG, escolhidos pelo governo para reequipar a Força Aérea Brasileira, levará à criação de 2.000 a 3.000 empregos diretos no país, além de 22 mil empregos indiretos. Os números foram apresentados pelo comandante da Aeronáutica, tenente- brigadeiro Juniti Saito, aos integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (27) por iniciativa do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da comissão ...




 Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Piloto que se envolveu em acidente não poderia operar aeronaves


Eles estava com as duas habilitações vencidas desde 2012. O acidente aconteceu nesta quarta-feira (26), em Araguaína.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o piloto Edson Valmir do Nascimento, que se envolveu em acidente com um avião monomotor, na região de Araguaína, norte do Tocantins, não poderia estar operando aeronaves já que ele estava com as duas habilitações vencidas desde 2012. O pouso forçado aconteceu nesta quarta-feira (26).
No dia da queda, a Polícia Militar disse que ao chegar ao local, o piloto não estava. Ele teria descido do avião para tentar sair da mata e procurar ajuda. Segundo a polícia, ele foi encontrado minutos depois com ferimentos leves. Para a Anac ainda não está claro se Nascimento operava o avião no momento do acidente, já que o piloto fugiu do local. Assim que for confirmada a identidade do piloto, a Agência vai abrir um processo administrativo para investigação e possível punição do piloto.
A Anac informou ainda que o avião monomotor de matrícula PT-SUD estava irregular. A delegada regional de Araguaína preferiu não se manifestar, mas informou que Nascimento ainda não deu depoimento à polícia. Ele foi flagrado saindo de uma chácara próximo ao acidente, mas preferiu não se pronunciar sobre o assunto.
O avião monomotor usado para borrifar defensivos agrícolas em lavouras teve pane e teve que fazer um pouso forçado, no km 11 da TO-222, em Araguaína. Segundo a Polícia Militar, o piloto contou que estava sobrevoando a área, quando a aeronave apresentou problemas, o que o levou a fazer o pouso.

PORTAL TERRA


Rússia negocia presença militar na América Latina


Segundo o ministro da defesa russo, o país cogita expandir sua presença militar, usando bases militares, portos e aeroportos de países como Venezuela, Cuba e Nicarágua

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse que seu país está pensando em expandir sua presença militar em vários países, incluindo a Venezuela, Cuba e Nicarágua, segundo informações da agência de notícias russa RIA Novosti.
De acordo com o informe da agência, Shoigu disse que a lista de lugares onde as negociações estão mais avançadas para o aumento da presença militar russa inclui Vietnã, Cingapura e Seicheles.
Shoigu disse que o objetivo russo é fazer com que suas Forças Armadas possam usar bases militares, portos e aeroportos em lugares estratégicos no mundo, para missões de patrulha internacional.
A diretora do Centro de Políticas de Defesa e Segurança do centro americano de pesquisas RAND Corporation, Olga Oliker, disse à BBC que a ideia da Rússia é expandir sua influência global.
"Me parece interessante que entre os países mencionados estão nações na América Latina, Ásia e Oriente Médio. Isso é realmente sobre um papel mais global da Rússia, que já sabemos que ela quer ter, e não é surpreendente. Mas é uma confirmação", diz ela.
Ucrânia
Oliker concorda com a análise de Moisés Naím, do departamento de economia internacional da Carnegie Endowment for Peace, outra entidade americana de pesquisas. Naím diz que as declarações do ministro russo têm relação com o momento vivido pela Ucrânia.
"A Rússia e [o presidente Vladimir] Putin estão agindo com a mentalidade da Guerra Fria, em que cada ação da potência rival gera uma resposta parecida. No caso da Ucrânia, que estava prestes a afirmar um acordo de associação com a Europa, Putin interveio de maneira agressiva para impedir que o presidente [Victor] Yanukovych firmasse esse convênio".
Yanukovych cedeu aos pedidos russos, o que acabou levando milhares de pessoas. A crise política de três meses desencadeou a queda do presidente russo e a instalação de um governo interino.
Para Naím, Putin viu na pressão do povo nas ruas da Ucrânia uma forma de enfraquecimento do poder russo. Por isso ele estaria considerando agora estabelecer bases militares em outros países.
O analista diz que o anúncio feito pelo ministro russo da Defesa é mais uma questão de "teatro e política interna do que de geopolítica".
"Tem mais a ver com a ideia de reafirmar perante os russos o grande projeto de Putin de tornar a Rússia um grande ator mundial e de ser o grande restaurador da grandeza e da reputação russas."
"A Rússia foi um ator importante [na Síria] e ela quer sublinhar isso", diz Oliker. "E se sente que pode ser um ator importante em outras partes do mundo. O desafio da Rússia é descobrir o que quer realmente ela quer. Ela tem uma agenda na Síria, mas sua agenda na Ásia e na América Latina é muito menos clara."
Em 2008, durante visita oficial à Moscou, o então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, manifestou seu apoio à presença militar russa em território venezuelano.
"A Rússia tem potencial suficiente para garantir sua presença em diferentes partes do mundo. Se as Forças Armadas russas quiserem estar na Venezuela, serão recebidas calorosamente", disse Chávez, na época.

AGÊNCIA SENADO


Montagem de caças criará mais de 2 mil empregos, diz Saito



A montagem dos aviões de caça Grippen NG, escolhidos pelo governo para reequipar a Força Aérea Brasileira, levará à criação de 2.000 a 3.000 empregos diretos no país, além de 22 mil empregos indiretos. Os números foram apresentados pelo comandante da Aeronáutica, tenente- brigadeiro Juniti Saito, aos integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (27) por iniciativa do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da comissão.
Em resposta ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o comandante informou – baseado em dados fornecidos pela indústria aeronáutica nacional – que esses postos de trabalho serão distribuídos entre a Embraer, a futura linha de montagem dos aviões, em São Bernardo do Campo (SP), e indústrias de componentes situadas em locais como Porto Alegre (RS).
A escolha dos caças Grippen, da empresa sueca Saab, foi anunciada em 18 de dezembro pela presidente Dilma Rousseff, ao final de um longo processo de seleção que também contou com a participação da francesa Dassault, fabricante do caça Rafale, e da norte-americana Boeing, que concorreu com seu caça F-18 Super Hornett. Todas as propostas tinham suas vantagens, como reconheceu o brigadeiro. Entre os principais motivos que levaram à escolha do Grippen, informou, estão a montagem dos aviões no Brasil – com a consequente geração de empregos no país – e a possibilidade de acesso ao código fonte da aeronave.
Por meio do código fonte, esclareceu Saito, a Força Aérea Brasileira será capaz de equipar os Grippen NG com armamentos fabricados em diversos países, por meio de um software de integração desses armamentos. Ele esclareceu ainda que a transferência de tecnologia de fabricação do Grippen NG – considerado como integrante de uma geração 4.6, na linguagem aeronáutica – permitirá à indústria nacional obter o conhecimento necessário ao futuro desenvolvimento, no país, de caças de quinta geração.
— Para um país que quer se capacitar, a solução é aprender junto com eles. Será fabricada no Brasil 80% da estrutura do avião. O Grippen não é de quinta geração, mas só quem tem hoje caças de quinta geração voando são os Estados Unidos, com seu F-22 que os radares não pegam. Os americanos não vendem esse caça a ninguém. Os russos estão desenvolvendo uma aeronave de quinta geração, com tecnologia muito avançada, e a China também está pretendendo desenvolver o seu caça – informou Saito.
O presidente da comissão demonstrou preocupação com o período de quatro anos que antecede a chegada dos primeiros Grippen NG, ao final de 2018. Ele alertou para a necessidade de se buscar uma solução provisória que ajude o país a manter sua soberania. Em resposta, Saito afirmou que já existem negociações em andamento com o governo da Suécia para o empréstimo de 10 a 12 aviões Grippen de uma geração anterior, a partir de 2016.
Ao senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que demonstrou preocupação com a formação de pilotos brasileiros para pilotar os Grippen, o comandante da Aeronáutica informou que a Força Aérea da Suécia já convidou dois pilotos brasileiros para começar o período de treinamento ainda neste ano. A senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou a importância da transferência de tecnologia sueca e previu que a indústria brasileira será capaz de dar um “salto de qualidade incalculável”. No início da reunião, o senador Jorge Viana (PT-AC) agradeceu o apoio da Força Aérea às vítimas das enchentes no Acre.

JORNAL EXTRA


Suécia se oferece para comprar avião cargueiro militar brasileiro



BRASÍLIA, 27 Fev (Reuters) - O Brasil espera vender seu novo avião cargueiro militar KC-390 para a Suécia como parte de um contrato de 4,5 bilhões de dólares para a compra pelo governo brasileiro de 36 jatos de combate Gripen fabricados pela empresa sueca Saab.
A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou nesta quinta-feira que as compensações na oferta da Saab incluem a intenção do governo sueco de comprar jatos KC-390, somando-se aos sinais de interesse de outros mercados, além dos tradicionais latino-americanos, pelo novo cargueiro brasileiro.
O KC-390, em fase de desenvolvimento na Embraer, é projetado para ser uma alternativa mais barata e eficiente ao C130J Super Hercules, da Lockheed Martin.
O novo jato da Embraer está com seu primeiro voo programado para o fim do ano e recebeu compromisso antecipado de encomendas de Brasil, Argentina, Colômbia e Chile. Na Europa, Portugal e República Tcheca também estão envolvidos no projeto do KC-390 como parceiros industriais e eventuais clientes.
Até o momento foram encomendados 60 novos jatos. A Embraer estima que haja mercado para mais de 700 aviões no segmento com movimentação estimada em mais de 50 bilhões de dólares nos próximos dez anos.
O brigadeiro-do-ar José Augusto Crepaldi, chefe do programa da Força Aérea para compra e modernização de jatos de combate do Brasil, disse a um comitê do Senado que as potenciais vendas à Suécia são parte das conversações em andamento para finalizar o acordo dos jatos Gripen.
As compensações também incluem a intenção do governo sueco de comprar o bem-sucedido avião de treinamento e ataque leve Super Tucano, que a Força Aérea dos Estados Unidos adquiriu no ano passado para uso no Afeganistão.
A Saab se comprometeu a transferir 100 por cento da tecnologia do Gripen para o Brasil e estabelecer uma produção conjunta do mais recente modelo Gripen NG na Suécia e no Brasil, em parceria com a Embraer, disse Crepaldi.
Ele afirmou que 80 por cento da estrutura do jato serão fabricados no Brasil, incluindo a fuselagem traseira, asas, portas e material rodante. Os aviônicos serão feitos no Brasil pela AEL Sistemas, subsidiária da Elbit Systems, de Israel.
A Embraer vai comercializar o Gripen para outros potenciais compradores na América do Sul e na África.
Em dezembro, o Brasil escolheu o Gripen para substituir sua envelhecida frota de jatos de combate, um surpreendente lance para a empresa sueca depois de notícias de que a espionagem dos Estados Unidos no Brasil contribuíra para prejudicar as chances da norte-americana Boeing de fechar um acordo para venda de seus jatos F/A-18. A Dassault Aviation, da França, também estava na disputa.

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


Curto-circuito causou apagão no Aeroporto de Guarulhos


Problema ocorreu em subestação que alimenta o Terminal de Passageiros 3, em fase de testes; escuridão durou 20 minutos

SÃO PAULO - Um curto-circuito foi a causa do apagão ocorrido na noite desta quarta-feira, 26, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, informou há pouco a concessionária responsável pela operação do aeroporto. Conforme a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, um dos cabos ligados a uma das subestações que alimenta o Terminal de Passageiros 3, que está em fase de testes, sofreu um curto-circuito, interrompendo o fornecimento de energia em parte do aeroporto por cerca de 20 minutos, entre as 21h50 e as 22h10.
A empresa informou que um gerador de emergência foi acionado, mas como havia um curto-circuito, o sistema de segurança e proteção atuou e interrompeu a operação. "Todos os sistemas de segurança do aeroporto, em especial o de balizamento das pistas, continuaram operando", disse a concessionária, em nota.
Durante a queda de energia, foram registrados 12 voos atrasados acima de 30 minutos e um voo foi alternado para outro aeroporto.
Em nota, a concessionária também lamentou os transtornos causados aos passageiros e usuários e informou que está trabalhando para apurar as causas que provocaram o curto-circuito. Procurada, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que também está apurando a ocorrência. Entre os acionistas da Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos estão a Invepar e a operadora sul-africana ACSA, além da Infraero.

Após pane, avião que seguia para Madri retorna ao aeroporto de Cumbica


Aeronave teve de dar voltas no ar por 40 minutos para liberar combustível

SÃO PAULO - Um avião da companhia aérea Iberia, que saía de São Paulo em direção a Madri na tarde desta quinta-feira, 27, teve de fazer um pouso no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, após uma pane. De acordo com uma passageira, o problema teria ocorrido no computador responsável pelo recolhimento do trem de pouso dianteiro, que não se levantou depois da decolagem.
Por causa da falha, o avião teve de dar voltas por 40 minutos no ar para liberar combustível antes de pousar, por volta das 18 horas. Ninguém se machucou. O voo 6824 saiu de Guarulhos e voltou a pousar no mesmo aeroporto. Funcionários da Iberia no Brasil informaram que houve um problema técnico que já foi resolvido. Por volta das 19h30, o avião já estava pronto para decolar novamente.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Brasil deve receber 'caças tampão' da Suécia até início de 2016, diz Saito



Dois meses após o anúncio da compra dos 36 caças Gripen NG, que têm previsão de entrega a partir do final de 2018, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, disse na manhã desta quinta-feira (27) que deverá receber da Suécia até o início de 2016 de 10 a 12 dos chamados "caças tampões".
De acordo com o comandante, há o compromisso do comandante da força aérea e do ministério da defesa suecos para "suprir a demanda da defesa aérea" brasileira entre 2016 e 2020, quando ele disse esperar já ter montado o esquadrão com os novos Gripen.
"Há compromisso do país, do comandante da força aérea e da defesa sueca de proporcionar esse tipo de apoio", afirmou Saito durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Questionado pelo presidente da comissão, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), se o envio já era certo, Saito confirmou.
Aos jornalistas, porém, afirmou que assunto ainda está em fase de tratativas. Os "aviões tampões" serão do modelo C/D, que voa em alguns países, e que é de uma geração anterior ao protótipo NG. De acordo com Saito, já há o acerto para que dois pilotos da Força Aérea Brasileira comecem em agosto o treinamento para comandar os C/D.
Em dezembro, o Brasil anunciou a conclusão de um processo de 12 anos de procura por novos caças de combate, interceptação e ataque ao solo, escolhendo o avião sueco em detrimento da Boeing (EUA) e Dassault (França).
O contrato de US$ 4,5 bilhões prevê a entrega de 36 unidades entre 2018 e 2023. Atualmente, a FAB possui, de acordo com o comandante da Aeronáutica, 57 antigas aeronaves F-5, a maior parte delas modernizada, para a defesa aérea em todo o território nacional.

Elza Maria Meira Marsiglio Schwarz (1927-2014)


'Vovó Pode-Pode' aprendeu a pilotar

Em seu tempo, Elza Maria Meira Marsiglio Schwarz foi uma mulher moderna. Afinal, era bem incomum, para o fim da década de 1940, uma jovem com seus 20 e poucos anos pilotar aviões.
A ousadia virou paixão pela aviação, aprovada pela mãe, Carlota, mas escondida do pai, Mário. Dona Elza fez aulas e, depois de ser aprovada em uma prova pela Aeronáutica, conseguiu o brevê, a carteira de piloto.
Ao contar para o pai sobre a façanha, ganhou um castigo e não teve autorização para ir ao Rio de Janeiro buscar o documento. A família diz acreditar que ela foi uma das primeiras mulheres a pilotar avião no Estado de São Paulo.
Após abandonar a aviação, dedicou-se a lecionar no município de Herculândia (SP).
Pilotar aviões e ensinar, no entanto, não foram desafios maiores que cuidar dos cinco filhos sozinha, em Jaú, no interior paulista, depois da viuvez, aos 42 anos.
Sua casa foi local de ensaios para as bandas da Jovem Guarda que tinham seus filhos como integrantes.
Teve uma carreira marcante na educação municipal. Foi professora de escola rural por muitos anos. Já lecionando na cidade, aposentou-se como vice-diretora.
Na família, era conhecida pelo perfil agregador. Seus netos a chamavam de "Vovó Pode-Pode", pois, na casa dela, podiam fazer tudo que não oferecesse perigo. Alguns aprenderam xadrez com ela.
Sofria do mal de Alzheimer. Morreu na quinta-feira (20), aos 86. Além dos filhos, Mário, José Antônio, Paulo, Luiz Fernando e Carlos Henrique, deixa 17 netos, quatro bisnetos e um ensinamento: lutar pelo que acredita.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL BRASIL



Unidade da FAB vive expectativa de marcos para 2014

Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac) completou nesta semana 33 anos de atuação
A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac) completou nesta semana 33 anos de atuação na área de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira. Para 2014, vive a expectativa de marcos como a assinatura do contrato para a aquisição dos caças Gripen NG, o primeiro voo do KC-390 e o recebimento de mais unidades de caças F-5 e A-1 modernizados, além de 13 helicópteros do H-XBR.
A data foi celebrada com uma cerimônia militar realizada nesta quarta-feira (26), em Brasília. A organização militar é responsável pelo gerenciamento de projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB), com a função de administrar contratos de compra, modernização e desenvolvimento de aeronaves e armamentos. Entre as principais iniciativas desenvolvidas atualmente está o Projeto F-X2, que culminou com a escolha do caça sueco Gripen NG, anunciado em 2013, e o desenvolvimento do KC-390, novo avião de transporte e reabastecimento em voo da FAB.
De acordo com o Presidente da Copac, o Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, as realizações do último ano marcaram a história da Comissão. “Projetos como o F-X2, que objetiva manter a soberania do espaço aéreo nacional com vistas à defesa da pátria para os próximos 30 anos, podem demandar décadas de estudos e avaliações. A seleção do Gripen NG pela Presidência em 2013 consagra a experiência da Copac nos processos de seleção”, ressaltou o oficial-general.
O Brigadeiro Crepaldi também destacou outros empreendimentos gerenciados pela Copac ao longo das três décadas. A própria criação da unidade remonta ao projeto do jato A-1, desenvolvido nos anos 80 em uma parceria do Brasil com a Itália. Entre eles, o projeto ALX, que entregou à FAB 99 aeronaves A-29 Super Tucano; a modernização dos aviões de caça A-1 e F-5; o desenvolvimento de mísseis sofisticados. Além disso, a unidade coordena o programa H-XBR (EC 725), projeto conjunto das Forças Armadas que reforça o uso de tecnologia nacional. “O KC-390, assim como os helicópteros do H-XBR, são projetos inovadores no mercado mundial, frutos da experiência da Força Aérea em emitir requisitos e consagram a visão da FAB no incentivo da indústria nacional de defesa”, completa.
O evento contou com a presença de representantes do Exército e da Marinha. Na ocasião, também foram homenageados os militares que se destacaram pela dedicação ao trabalho exercido na Copac.

ARAGUAÍNA NOTÍCIAS (TO)



Um quarto dos aviões registrados no TO estão irregulares

Num período de quinze dias deste mês de fevereiro, quatro pessoas morreram vítimas de quedas de aviões de pequeno porte no Tocantins. Três acidentes ocorreram somente nesse mês e tem chamado a atenção para a segurança, ou a falta dela, do espaço aéreo tocantinense.
De acordo com reportagem da TV Anhanguera/Jornal Anhanguera 2ª Edição (26/02/2014), um levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aponta que aproximadamente um quarto das aeronaves no Tocantins falta documentação. Dos 191 aviões registrados no estado 58 deles estão irregulares. Eles não possuem documentos ou certificações técnicas em dias e pelas regras do setor de aviação, não deveriam decolar.
O primeiro acidente aéreo do ano aconteceu na capital Palmas no último dia 09, causou três mortes. Segundo a Anac (Agência Nacional de Avião Civil), o avião não tinha condições seguras de voar e estava com a licença suspensa.
Dez dias depois, um avião de pequeno porte caiu em Araguaína atingiu uma casa e matou uma criança de oito anos que brincava no quintal. Outras duas ficaram feridas e o piloto sobreviveu. A aeronave estava com a documentação em dias e tinha permissão para voar. Já nesta quarta-feira, 26, outro avião de pequeno porte fez um pouso forçado numa mata a 15 Km de Araguaína. Neste, não houve vítima fatal.
Os recentes acidentes trazem à tona um alerta para segurança do espaço aéreo tocantinense. A responsável pela fiscalização, a ANAC (Agência Nacional de Avião Civil) fechou o escritório no Tocantins há 05 anos, e desde então realiza os trabalhos à distância, cita reportagem.

SÓ NOTÍCIAS (MT)



Piloto morto na queda de avião em MT ainda não foi identificado

O Instituto Médico Legal (IML) de Cuiabá informou, há pouco, ao Só Notícias, que o homem morto, na queda de um monomotor, segunda-feira (24), em uma comunidade rural de Cotriguaçu, ainda não foi identificado. Como o corpo ficou carbonizado e documentos não foram encontrados a identificação será feita por meio de DNA. Familiares de um piloto boliviano devem ir a capital colher material genético e tentar fazer a identificação, mas não foi confirmado se alguém apareceu.
Conforme Só Notícias já informou, Raimundo José Oliveira, 32 anos, que também estava na aeronave, teve queimaduras de segundo e terceiro graus e seu atual estado de saúde não foi confirmado. A polícia em Cotriguaçu informou que ele era procurado pela justiça, que decretou mandado de prisão com base no artigo 155 - furto. Não foi confirmado em qual Estado ele responde este processo.
Ainda de acordo com a polícia de Cotriguaçu, o monomotor modelo 210-1 pertence a uma empresa de táxi aéreo em Ourilândia do Norte (Pará), cidade onde foi furtado, na segunda-feira. A aeronave teria voado por aproximadamente duas horas (entre 3:20 e 5:30h) e fez pouso forçado, supostamente por falta de combustível. Por pouco não atingiu casas na comunidade. Pegou fogo e a maior parte ficou destruída. O investigador João Cícero informou que foram apreendidas chaves, esmeril, serras e não foram encontradas armas.

A TRIBUNA DE SANTOS (SP)



Helicóptero leva gerador de energia para o alto do morro nesta sexta-feira

Operação foi adiada após aeronave ter sido alvejada
Está confirmada para esta sexta-feira, às 6h30, em Santos, a operação inédita da Sabesp para içar um gerador de energia de quatro toneladas que vai reforçar o abastecimento de água nos morros Saboó, São Bento, Bufo, Fontana, Penha, Boa Vista, Santa Maria, Pantanal II, Pacheco, Nova Cintra e Vila Progresso.
A operação, que deveria ter acontecido no último dia 19, foi cancelada por recomendação da Polícia Civil depois que a aeronave foi atingida por um tiro enquanto se preparava para transportar o equipamento.
Os dois tripulantes (piloto e copiloto) faziam um voo de reconhecimento do Morro da Penha para levar o gerador até o topo do elevado. Após ser atingido, o helicóptero pousou na Base Aérea de Santos.
Esquema
Cerca de 20 pessoas participarão da ação no Saboó. O helicóptero sobrevoará a Avenida Martins Fontes a cerca de 100 metros de altura, levando o gerador de energia para o morro.
Para garantir total segurança, haverá outras medidas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos manterá no local agentes para interditar o fluxo de veículos por poucos minutos, tempo necessário para a aeronave sobrevoar a principal avenida de acesso à Cidade. Também haverá apoio da concessionária de energia elétrica (CPFL) e polícias Civil e Militar.
A Sabesp está investindo um total de R$ 175 mil – R$ 65 mil entre locação e transporte licitado e contratado com a empresa Helicargo e R$ 110 mil para adquirir o próprio gerador. O objetivo é o reforço na distribuição de água o mais rápido possível.
Durante estes trabalhos não haverá qualquer interferência ao abastecimento das cerca de 8.400 residências que serão beneficiadas.


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented