|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 05/10/2013

Imagem


Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.



Estímulo à indústria da defesa puxa desenvolvimento tecnológico, diz ministro

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

ImagemO ministro da Defesa, Celso Amorim, aproveitou a visita que fez hoje (4) a uma exposição de produtos da indústria da defesa brasileira para reiterar a decisão estratégica do governo de criar e fortalecer empresas nacionais para atuarem no setor. Amorim, no entanto, vê com bons olhos a cooperação com outros países, desde que o objetivo seja proporcionar ao Brasil “um salto" em setores nos quais o país levaria muito tempo para atuar sozinho.
“Um aspecto muito importante é que a indústria da defesa, no mundo inteiro, puxa o desenvolvimento tecnológico. Por ser ligada à segurança nacional, está fora das normas da OMC [Organização Mundial do Comércio], o que nos permite privilegiar a indústria brasileira. Temos instrumentos legais que nos permitem fazer isso”, disse o ministro, em visita à 2ª Mostra BID Brasil, na Base Aérea de Brasília. Amorim referia-se ao Programa Brasil Maior, voltado para outras indústrias, além da de defesa, e à lei que criou a Empresa Estratégica de Defesa e o Produto de Defesa.
“Essa lei foi regulamentada, e acredito que deve resultar, no prazo máximo de um mês e meio, no registro das primeiras empresas brasileiras. Elas terão vantagem tanto na área da licitação quanto na parte tributária, que necessita ainda de regulamentação", ressaltou o ministro. Amorim lembrou que isso é importante para garantir competitividade para a indústria nacional. "Um trabalho conjunto, que requer dedicação, imaginação e esforço dos nosso empresários, mas que precisa também do apoio do governo, seja como comprador, com regularidade, seja como incentivador de medidas.”
O ministro não descarta parcerias, apoio ou cooperação com outros países para que as empresas brasileiras ganhem tempo no desenvolvimento de tecnologia de ponta. “Não rejeitamos a cooperação internacional. Ao contrário, temos muito interesse, desde que sirva para duas coisas: primeiro, para dar salto em setores que levaríamos muto tempo para atuar sozinhos. Em segundo, desde que [a cooperação] seja dada de maneira que não percamos autonomia sobre a essência da nossa defesa. Não seremos dependentes, nem vulneráveis. Isso é essencial.”
Celso Amorim destacou ainda que a atuação frequente do Brasil em operações de paz e disse que isso também exige uma capacidade de tecnologia adequada, principalmente em termos de comunicação e de equipamento pessoal.
A 2ª Mostra BID Brasil é uma exposição de produtos da indústria da defesa brasileira e tem o objetivo de incrementar as exportações e fortalecer o mercado interno. Neste ano, o foco principal é alimentação e rastreabilidade. A mostra fica aberta para o público até amanhã (5), na Base Aérea de Brasília, e reúne cerca de 70 empresas, entre as quais a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), a Avibras Indústria Aeroespacial, a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel) e a Força Delta Equipamentos Militares.


Helicóptero cai e fere 4 em via urbana de São Caetano

Tripulantes e até uma pedestre foram levadas ao hospital, sem gravidade

FELIPE SOUZA

Aeronave estava irregular, atingiu poste, árvore e praça cercada de prédios, comércios e carros estacionados
 Um helicóptero caiu por volta das 12h30 de ontem em uma via urbana movimentada do centro de São Caetano do Sul, no ABC paulista, atingindo uma praça da av. Goiás cercada de prédios, comércios e carros estacionados.O acidente deixou quatro pessoas feridas (sendo três tripulantes e um pedestre, nenhum em estado grave), atingiu um poste e um coqueiro e deixou um rastro no chão.A queda da aeronave, que estava em situação irregular, ocorreu depois de ela perder altura e bater no poste.
Rosana Oliveira, 31, que passava pela praça, desmaiou e foi levada com um ferimento na perna ao hospital Albert Sabin --para onde também foram encaminhadas as demais vítimas.O motorista Carlos Roberto dos Santos Silva tinha acabado de atravessar a área, na praça da Bíblia, e pedia almoço em um restaurante. "Eu só ouvi um estrondo e, quando vi, ele [estava] deslizando e atravessando a praça", disse.
Silva afirmou que ao ver a queda, correu para ajudar. "Eu pensei que os tripulantes tivessem morrido. Eu ajudei a tirar o piloto, que chegou a ficar preso no cinto de segurança, e o coloquei na grama com as outras pessoas."
O helicóptero se partiu e só parou após tombar e ficar de cabeça para baixo.
Estavam na aeronave o piloto Rogério Nemita, 31, o mecânico Márcio Rodrigues, 39, e o dono do helicóptero, Caio Lovato, 25. Eles tiveram ferimentos por todo o corpo, como cortes e fraturas leves.
O piloto quebrou a perna esquerda e passará por cirurgia. Ele foi transferido para um hospital particular.
Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o helicóptero estava irregular. Tinha a inspeção anual de manutenção e um certificado de aeronavegabilidade vencidos desde 2012.

Lobby garantiu ministérios militares, diz especial

O lobby dos militares que saíam de cena após 21 anos de ditadura teve "uma influência muito grande" na Assembleia Nacional Constituinte, relata o cientista político Eüé-zer Rizzo de Oliveira, vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed) e especialista no setor. Para eler a ação dos representantes dos quartéis lhes garantiu algumas vitórias na Constituinte: a sobrevivência dos Ministérios da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, do Serviço Nacional de Informações (SNI) e mesmo do presidencialismo.
Mas nao foi suficiente para assegurar a manutenção do Conselho de Segurança Nacional, Étum ponto estratégico do poder das Forças Armadas no Estado" e centro do regime autoritário de 1984 a 1985. A democracia que se seguiu extinguiu o SNI, em 1890, e criou o Ministério da Defesa.
"O controle civil (sobre as Forças Armadas) foi estabelecido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso por intermédio do Ministério da Defesa", diz Rizzo.
O cientista político aponta na Constituição de 1988 um "monstrengo" Jurídico, do ponto de vista da subordinação das instituições militares às civis: o artigo 142, que dá a qualquer dos Poderes da República a capacidade de pedir a intervenção militar para garantir a lei e a ordem. "Somente uma Lei Complementar superou esta confusão, que permanece na Constituição", afirma. / Wilson Tosta


Helicóptero que caiu no ABC estava em situação irregular, diz Anac

Veículo não passou por inspeção anual e não tinha certificado em dia. Informações são da Agência Nacional de Aviação Civil.

Márcio Pinho
Do G-1 Sáo Paulo

ImagemO helicóptero modelo 206 B da fabricante Bell, que caiu na tarde desta sexta-feira (4) em São Caetano do Sul, no ABC, estava em situação irregular, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A aeronave estava com a Inspeção Anual de Manutenção vencida e por isso não tinha o Certificado de Aeronavegabilidade em dia.
O acidente ocorreu na Praça da Bíblia, localizada na Avenida Goiás, no Centro. A queda do helicóptero deixou quatro pessoas feridas, sendo três tripulantes e uma mulher que passava no local, segundo a Prefeitura de São Caetano do Sul.

As causas do acidente já são investigadas pelo Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica. As conclusões serão enviadas à Anac, que checará se toda a situação de toda a documentação de aeronave e do piloto.

"Ao final do processo, se houver comprovação de irregularidades, os responsáveis podem ser autuados e multados, além da possibilidade de suspensão ou cassação de licenças, habilitações e certificados", informou a agência, que disse ainda que pode encaminhar o processo ao Ministério Público Federal para análise do caso na esfera criminal.
Feridos
Os feridos foram levados ao Pronto-Socorro do Hospital de Emergências Albert Sabin, segundo a prefeitura. Três sofreram apenas escoriações e deverão receber alta ainda nesta tarde. Um dos tripulantes tem suspeita de fratura do fêmur.
A Polícia Militar informou que recebeu o chamado do acidente às 12h30. Os bombeiros enviaram três equipes ao local. Por volta das 12h50, um trecho da Avenida Goiás, na altura da Praça, estava interditada para deslocamento das equipes de resgate.


Tribuna da Bahia

Forças Armadas se reúnem para discutir guerra eletrônica e cibernética no Brasil

ImagemEspecialistas em guerra eletrônica das Forças Armadas se reúnem, a partir de segunda-feira (7/10) para discutir aspectos de tecnologia e operações conjuntas. Os militares vão participar do IV Encontro de Guerra Eletrônica de Defesa (EGED). O evento, organizado pelo Ministério da Defesa, ocorre até dia 10, no Centro Militar de Convenções, em Salvador (BA).
No encontro, Marinha, Exército e Aeronáutica vão apresentar a situação atual de defesa para guerra eletrônica em suas áreas e farão discussões sobre guerra cibernética, interseções e áreas de atuação em operações conjuntas.
Bombas a laser
Pela primeira vez, a FAB realizou o lançamento de bombas guiadas a laser com munição real. Nessa quinta-feira (3), caças A-1 decolaram da Base Aérea de Santa Maria (RS) carregando bombas BAFG 230 e MK82, sendo seis inertes e três reais, todas equipadas com o kit Lizard, que as transformam em “bombas inteligentes”.
O lançamento foi realizado no estande de tiro de Saicã, a 120 km de Santa Maria. A utilização dessa tecnologia permite atingir o alvo com muito mais precisão e de uma distância maior, minimizando os riscos ao piloto e a possibilidade de danos colaterais que afetem a população e os bens civis na área de conflito.
A Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) RQ-450 do Esquadrão Hórus (1°/12° GAV) gravou toda a ação.
“A missão executada hoje é resultado de aproximadamente quatro anos de trabalho”, afirma o Tenente-Coronel Clauco Fernando Vieira Rosseto, comandante Esquadrão Centauro (3°/10° GAV), pioneiro no uso da tecnologia. A unidade aérea desenvolve a doutrina de emprego deste armamento em conjunto com o Esquadrão Poker (1°/10° GAV) e o Esquadrão Adelphi (1º/16º GAV), todos equipados com caças A-1.


 
IHS Jane 360

Brazilian Air Force conducts first night flights without runway lights
 

ImagemThe Brazilian Air Force (FAB) has released details of its first clandestine flights that involved co-ordinated take-offs and landings in the dead of night without runway lights.
The exercise, Operation Green Owl II, consisted of training pilots in the Arara Squadron (1st Squadron, 9th Transportation Group) at Manaus Air Base to use night vision goggles (NVG) during night operations.
The flight crew worked with ground staff from the 7th Regional Engineering Service who were being trained in the assembly, use, and dismantling of the recently introduced Signalling Luminous Autonomous Tactical (SLTA) landing guidance system.
The drills ran from 16-19 September and involved five take-offs and five landings per night in the EADS-CASA C295 (designated C-105 Amazonas by FAB) transport aircraft.

UOL

FAB lança pela 1ª vez bombas guiadas a laser

ImagemA Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, pela primeira vez, o lançamento de bombas guiadas a laser com munição real. Na quinta-feira, 3, caças A-1 decolaram da Base Aérea de Santa Maria (RS) carregando bombas BAFG 230 e MK82, sendo seis inertes e três reais, todas equipadas com o kit Lizard, que as transformam em "bombas inteligentes".
O lançamento foi feito no estande de tiro de Saicã, a 120 km de Santa Maria. A tecnologia permite atingir o alvo com muito mais precisão e de uma distância maior, minimizando os riscos ao piloto e a possibilidade de danos colaterais que afetem a população e os bens civis na área de conflito.
A Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) RQ-450, do Esquadrão Hórus (1°/12° GAV), gravou toda ação.
"A missão executada hoje é resultado de aproximadamente quatro anos de trabalho", disse o Tenente-Coronel Clauco Fernando Vieira Rosseto, comandante do Esquadrão Centauro (3°/10° GAV), pioneiro no uso da tecnologia. A unidade aérea desenvolve o emprego deste armamento em conjunto com os esquadrões Poker (1°/10° GAV) e Adelphi (1º/16º GAV), todos equipados com caças A-1.

UOL

Ceitec lança chip RFID para aplicações em logística

A Ceitec S.A., empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou nesta sexta-feira (4) o circuito integrado CTC13001 T, dispositivo para múltiplas aplicações em logística que conta com uma funcionalidade a mais de segurança: um sinal de entrada que pode ser utilizado na detecção de violação (Tamper Detection) do inlay.
O lançamento foi na abertura da Exposição da Base Industrial de Defesa do Brasil – Mostra BID Brasil, na Base Aérea de Brasília, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde).
Mais novo integrante da família CTC13000 – circuitos integrados de ultra alta frequência (UHF) para múltiplas aplicações em logística –, o CTC13001 T pode ser utilizado em lacres e cadeados eletrônicos, garantindo ainda mais segurança a produtos como embalagens, medicamentos, bagagens aéreas, cargas logísticas e roupas, entre outros.
“O valor desta funcionalidade é detectar uma ocorrência de quebra de segurança no inlay ou tag. O Tamper Detection traz como benefício a possibilidade de aliar todas as aplicações típicas da identificação por radiofrequência (RFID) em UHF com a capacidade de monitorar a distância a integridade do inlay” explica o diretor de desenvolvimento de produtos & negócios da Ceitec, Reinaldo de Bernardi.
A nova versão do chip é uma das soluções tecnológicas que poderá ser usada pelas Forças Armadas. A ideia é que o Ministério da Defesa passe a incentivar, por exemplo, o uso de chips projetados no Brasil por fornecedores de uniformes das Forças Armadas, promovendo, por meio da tecnologia de rastreabilidade nacional, a melhoria do controle de estoque e logística de produtos desse setor. 
*Com informações da Agência MCTI



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented