|

SITA fornece Link de Dados para o Espaço Aéreo da Indonésia




As aeronaves que voam no espaço aéreo da Indonésia desfrutarão, em breve, de uma melhor comunicação terra-ar, a partir de um novo serviço contínuo de enlace (datalink) de dados, fornecido pela SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo.

As tripulações das companhias aéreas e os controladores de tráfego aéreo do Jakarta Flight Information Region (FIR) irão em breve utilizar a nova tecnologia, que substitui os serviços de voz e passa a trocar mensagens relacionadas com o Controle de Tráfego Aéreo, incluindo os serviços de rota como o Automatic Dependent Surveillance (ADS) e Controller-Pilot Data Link Communications (CPDLC). Com a solução de provisão de datalink, a estação de trabalho ADS-CPDLC da SITA permitirá a fácil e rápida implementação destes serviços. Os controladores de tráfego aéreo estão, atualmente, em fase de preparação dos procedimentos operacionais internos e treinamento operacional de Air Traffic Control (ATC). A próxima fase será um teste operacional do ADS / CPDLC.

Os serviços do Future Air Navigation System (FANS) garantem uma comunicação mais suave entre os controladores e os pilotos, baseada em elementos de mensagens pré-formatadas simples e padronizadas. Também fornecem uma posição mais confiável de rastreamento de aeronaves, o que aumenta a segurança e a eficiência das operações de tráfego aéreo. 

Segundo os termos do acordo de infraestrutura de comunicação ponta a ponta, a SITA também irá fornecer uma estação de trabalho ADS-CPDLC terrestre, que será duplicada e redundante, um servidor de link de dados e um sistema de teste ADS-CPDLC para suportar o Future Air Navigation Systems (FANS) na FIR Jakarta.

Os serviços e sistemas da SITA apoiarão tanto as versões de CPDLC de percursos de curta quanto de longa distância. Em todo o mundo, os aviões que fazem longos percursos utilizarão uma versão de FANS-CPDLC alinhada com as normas técnicas para o futuro do tráfego aéreo da International Civil Aviation Organization’s (ICAO). As aeronaves equipadas com sistema FANS da SITA poderão usar a rede e “gatways” da SITA para se comunicarem com os sistemas FANS instalados em terra.

As aeronaves que realizam voos de curta distância em todo o mundo usarão a versão padrão de CPDLC da Aeronautical Telecommunications Network (ATN), que trabalha sobre o protocolo VDL Modo 2. Essas aeronaves usam as estações terrestres VDL Modo 2 (VDLm2) da SITA, que são instaladas na maior parte da Europa para apoiar a European Union’s Data Link Services Implementation Rule (DLS-IR), junto com um serviço de suporte (backbone) ATN para troca de dados CPDLC com controladores de tráfego aéreo. O novo sistema FANS na FIR Jakarta é capaz de fazer futuros upgrades para oferecer CPDLC sober ATN/VDLm2.

Katrina Korzenowski, diretora da SITA para serviços de aeronaves da região Ásia Pacífica, diz: “Nos últimos cinco anos, o mercado doméstico para viagens aéreas na Indonésia quase dobrou, já que as companhias aéreas expandiram suas frotas e novas companhias de baixo custo apareceram. E com esse crescimento na Indonésia e em toda a região da Ásia Pacífica, haverá cada vez mais congestionamentos na comunicação por voz. Por isso, os novos serviços de comunicação por enlace de dados (datalink) são tão importantes. A SITA permanece comprometida em apoiar a implementação do Controle de Tráfego Aéreo utilizando tecnologia datalink em todo o mundo, oferecendo os melhores serviços tanto para as companhias aéreas e quanto para os provedores de serviços de navegação aérea (ANSP).”

O FIR Ujung Pandang para a Indonésia Oriental, já implantou o sistema FANS utilizando os serviços da SITA. A SITA tem oferecido serviços de data link para vários ANSP na região Ásia Pacífica, incluindo Cingapura, Malásia, Mianmar, Índia, Sri Lanka, Maldivas, Filipinas, Austrália e Fiji.

No total, a SITA opera uma rede global de mais de 1.200 estações terrestres VHF em todo o mundo. O serviço AIRCOM Data Link da SITA oferece suporte a mais de 180 companhias aéreas com mais de 8.500 aeronaves em operações de rotina. Mais de 1.200 aeronaves utilizam os avançados sistemas FANS, que permite aos pilotos usarem o link de dados para se comunicarem com o controle de tráfego aéreo, ao invés de usarem o sistema de voz.
Sobre a SITA:
A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A SITA entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes em todo o mundo, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo. 
O portfólio da SITA inclui gerenciamento da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e operações de linha aérea comercial de passageiros, operações de voo, de aeronaves e comunicação dos aviões com a equipe de terra, gestão dos aeroportos, operações de bagagens, segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em termos de atendimento, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para os aplicativos de TI.  
A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é o principal fornecedor de conectividade em voo, e CHAMP Cargo systems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A SITA também opera duas joint ventures que prestam serviços à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento seguro da identidade eletrônica. 
A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 450 membros da indústria de transporte aéreo e 2.800 clientes em mais de 200 países e territórios. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$ 1.517 bilhão (€1.09 bilhão), em 2011. 

Para mais informações, acesso: www.sita.aero


Leia também:



 








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented