|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 05/05/2013





Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


Policial ferido em queda de helicóptero no Rio permanece em estado grave

Vitor Abdala

O policial civil Cláudio Fernandes, ferido durante queda de helicóptero na cidade do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (2), segue internado, em estado grave no no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Municipal Miguel Couto, na zona sul da cidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele está em coma induzido sem apresentar evolução no quadro de saúde. O agente passou por cirurgias no tórax, abdômen e na cabeça.
O helicóptero esquilo PPEIH caiu no Centro de Treinamento da Polícia Civil no bairro do Caju, zona portuária da capital fluminense. Cinco policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) ficaram feridos, dos quais quatro receberam alta hospitalar. A polícia e a Aeronáutica ainda investigam a causa do acidente.
Governo federal promove ato de devolução de território à comunidade xavante

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Pouco mais de dois meses após concluir a desocupação da terra indígena xavante Marãiwatsédé, no norte de Mato Grosso, o governo federal promove nesta sexta-feira (5) um ato para oficializar a concessão de uso de 165 mil hectares aos 1,8 mil índios que já viviam no local, segundo o Censo 2010. Um hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol oficial. A área total compreende parte dos territórios das cidades de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia.
Estão previstas as presenças do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; do secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos, e do secretário nacional de Saúde Indígena, Antonio Alves, além de representantes do Ministério da Justiça e da Fundação Nacional do Índio (Funai). O grupo deve partir de Brasília por volta das 8h, a bordo de avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo Maldos, o ato servirá para marcar o fim do processo de retirada dos não índios da área, que, salvo episódios isolados, ocorreu sem o registro de confrontos de grandes proporções. Antes do início da operação, alguns produtores e líderes políticos chegaram a anunciar que as pessoas não deixariam a área pacificamente.
“Não se trata de uma devolução qualquer. Esse foi um processo histórico”, explicou o secretário à Agência Brasil. “A meu ver, essa questão de fazer justiça aos direitos indígenas reconhecidos pela Constituição Federal é, mal comparando, como o reconhecimento a um pedido de anistia, quando o Estado reconhece que uma pessoa foi agredida em seus direitos e merece um marco [ato] formal”.
Para Maldos, o reconhecimento por parte do Estado ao direito dos índios xavantes à área é irrevogável e os recursos à Justiça que restavam ser julgados diziam respeito a uma questão sanitária, já que alguns produtores que ocupavam a área ainda reivindicam o direito a voltarem para colher a safra que havia sido plantada.
Para o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), concluída a retirada dos não índios, cabe aos governos federal e estadual garantir os demais direitos sociais da comunidade xavante. Em nota, a organização ligada à Igreja Católica afirma que as condições sanitárias no Polo Base de Saúde são péssimas, tanto que, recentemente, ao menos quatro crianças morreram com um quadro de desidratação generalizada.
Ainda de acordo com o Cimi, faltam medicamentos no posto de saúde e que nem mesmo o lixo hospitalar é descartado adequadamente, sendo incinerado junto com o lixo doméstico em um buraco cavado atrás do posto de saúde. Além disso, segundo ainda o Cimi, o cacique de uma das aldeias, Damião Paridzané, teria recebido uma ameaça de morte de um ex-morador há cerca de um mês, após a retirada dos não índios ter sido concluída.


Transplante

Cidade recebe coração de vítima do PR

Brasília recebeu o coração de um homem de 25 anos que morreu na tarde da última sexta-feira em Ponta Grossa, Paraná. A cirurgia de retirada do órgão ocorreu durante a manhã de ontem, quando o coração saiu da cidade em direção a Curitiba em um helicóptero do governo do Pa r a n á . O doador estava internado desde 30 abril, após ter sido baleado em uma tentativa de assalto. A decisão pelo transplante teve de ser tomada rapidamente, logo após a morte cerebral ter sido detectada – após a cirurgia de retirada, o órgão precisa ser transplantado em, no máximo, quatro horas. Ao chegar a Curitiba, por volta de 12h30, o coração foi enviado para Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Encaixe perfeito

De acordo com a Central de Transplantes, o coração iria ser transplantado em um paciente em estado de emergência do Instituto de Cardiologia de Brasília. Os exames de compatibilidade apontaram que o tamanho do órgão cabia exatamente na cavidade do receptor.

Brasil monitora possíveis ameaças terroristas durante a JMJ no Rio

Governo brasileiro está em contato com outros países, como EUA. Polícias estaduais terão todo o efetivo nas ruas; Força Nacional virá ao Rio.

O governo brasileiro está trocando informações com governos de outros países para detectar possíveis ameaças externas que coloquem em risco a segurança de peregrinos e do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro. A informação é do Ministério da Justiça.

Apesar do Brasil não ter histórico de atentados terroristas, essa é uma das principais preocupações em relação à segurança pública nos grandes eventos previstos no Brasil. Após a Copa das Confederações, a JMJ será um desafio para as autoridades levando em consideração algumas características peculiares do evento como a grande quantidade de público, e o fato dos peregrinos ficarem "espalhados" pela cidade, em várias atividades paralelas.

A jornada deve atrair cerca de 2,5 milhões de pessoas do Rio, cerca de um terço da população da cidade, que é de 6,3 milhões, segundo dados do Censo 2010 do IBGE.

"A Jornada Mundial da Juventude traz complexidades diferentes em razão da quantidade de pessoas envolvidas, diferentemente da Copa do Mundo e das Olimpíadas que têm presença menor de público. A nossa maior preocupação é a grande quantidade de pessoas. Em qualquer lugar do mundo, em um evento dessa proporção, tem que se adotar uma série de medidas para garantir a movimentação dessas pessoas da maneira mais segura e tranquila", afirmou o coordenador de operações da Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos (Sesge) do Ministério da Justiça, José Monteiro.

Ligação direta: Brasil-EUA

A chegada de tantos turistas nacionais e internacionais, aumentando a circulação de pessoas na cidade, exigirá um esforço de inteligência para identificar ameaças terroristas. O atentado na maratona de Boston (EUA), no dia 15 de abril, que deixou três mortos e mais de 280 feridos, alertou o governo brasileiro.

"É claro que isso chama a atenção, mas nós estamos trabalhando com todas as possibilidades de criminalidade desde o início. Isso nos faz ter certeza de que o planejamento foi construído da maneira correta. Estamos em conversação com o governo americano para ter mais infomações. Temos tido contato com diversos países para que haja benefício à segurança nesses grandes eventos. Qualquer informação que outro país julgue útil para o governo brasileiro será passada para que possamos tomar as providências necessárias", frisou José Monteiro.

Colados no Papa

A segurança aproximada do Papa Francisco envolverá 60 agentes da Polícia Federal, em regime de escala, de acordo com a coordenação de segurança da Sesge. Dentre eles, há atiradores de elite e um agente que ficará "colado" no Pontíficie durante todo o tempo.

Avião russo que caiu em 2012 é encontrado em pântano da região de Sverdlovsk

As autoridades russas informaram neste domingo que encontraram o avião An-2 que, com 11 pessoas a bordo, caiu no dia 11 de junho de 2012 em um pântano da região de Sverdlovsk, próxima aos montes Urais.

O avião, junto com os restos mortais de seus ocupantes, foi encontrado ontem à noite por dois caçadores em um pântano situado a dez quilômetros da cidade de Serov.

"Estamos estudando a possibilidade de usar um helicóptero para resgatar os restos mortais das vítimas e para retirar o avião do local", afirmou à agência "Interfax" o porta-voz do Departamento do Interior de Sverdlovsk, Mikhail Borodin.

O desaparecimento do An-2 gerou uma série de especulações, já que o avião, que levava o chefe da Polícia de trânsito de Serov, Dmitro Ushakov, entre seus passageiros, decolou sem ter autorização.

O An-2, o primeiro avião desenhado pelo construtor soviético Oleg Antonov, é um biplano monomotor com capacidade para 12 passageiros que começou a ser produzido na URSS em 1947.
Israel ataca carregamento de mísseis na Síria

Segundo fontes militares de Israel, as Forças Aéreas israelenses atacaram a Síria para impedir que munição chegasse às mãos do grupo Hezbolá, no sul do Líbano.

A notícia do bombardeio de Israel a um carregamento de mísseis no Aeroporto de Damasco, na Síria, elevou a tensão no Oriente Médio. O ataque, confirmado por autoridades israelenses, foi o segundo em quatro meses.

Segundo fontes militares de Israel, as Forças Aéreas israelenses atacaram a Síria para impedir que um carregamento de mísseis chegasse às mãos do grupo Hezbolá, no sul do Líbano. E, pelo que disse esta mesma fonte, os mísseis teriam capacidade para "mudar o jogo” na região que faz fronteira com a Síria e com Israel, onde o Exército israelense vive em estado de alerta, pronto para atacar.

A informação sobre o ataque aéreo vazou também por um funcionário do governo americano, mas o governo de Israel não confirmou.

Autoridades libanesas, no entanto, disseram ter percebido uma movimentação incomum dos caças israelenses nos últimos dias, que teriam inclusive invadido o espaço aéreo libanês na região da capital, Beirute.

Israel ataca para se defender, para evitar que armamentos produzidos pelos iranianos cheguem perto da fronteira onde inimigos teriam muito mais chances de jogar bombas sobre Tel Aviv ou mesmo sobre Jerusalém, como aconteceu no fim do ano passado.

E uma grande preocupação é evitar que essa constante troca de agressões ganhe o terrível reforço das armas químicas de Bashar al-Assad. O governo de Israel calcula que o presidente sírio tenha pelo menos 15 depósitos com esse tipo de armamento.

Neste sábado (4), na Costa Rica, o presidente americano, Barack Obama, disse que só Israel pode confirmar ou negar o ataque. E sem se referir ao bombardeio de quinta-feira (2), reafirmou que Israel tem o direito de se defender.

Enquanto o mundo pensa, a população Síria foge do país ou convive com os massacres. Teriam sido dois nos últimos dois dias, nas áreas costeiras da Síria. Ativistas de direitos humanos dizem que em uma única cidade 77 pessoas foram mortas por milícias ligadas ao governo. Só que em um lugar onde existe até recompensa pela captura de jornalistas, é muito difícil confirmar qualquer informação.
Exército arrecada 20 mil agasalhos para campanha em Sorocaba, SP

Mutirão é tradicional em Sorocaba (SP). Até o momento, campanha arredadou 55 mil peças.

O tradicional mutirão dos soldados do Tiro de Guerra de Sorocaba (SP), orgão ligado ao Exército, arrecadou cerca de 20 mil peças, neste anos, para a Campanha do Agasalho em Sorocaba (SP).

A ação foi realizada na manhã deste sábado (4) e contou com 90 soldados, que percorreram as ruas do bairro Vila Hortência, em um dia de muita solidariedade e envolvendo toda a comunidade. Até este sábado, a campanha na cidade arrecadou 55 mil peças.

Ao meio-dia, os soldados realizaram a triagem do que foi arrecadado e a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Maria Inês Moron Pannunzio, fez a entrega simbólica das peças aos representantes das entidades Lar São Vicente de Paulo, Vila dos Velhinhos, Grasa, Pastoral do Menor, Casa Transitória André Luiz, Amor em Cristo e Associação de Moradores Vila Sabiá e João Romão. Outras 22 entidades já foram beneficiadas pela Campanha do Agasalho 2013.

A Campanha segue até o dia 17 de maio e as doações podem ser feitas nas caixas de coleta espalhadas por toda a cidade. Veja outras formas de contribuir com a campanha no site da prefeitura.
Coração de vítima de assalto no PR é levado para transplante em Brasília

Rapaz teve morte cerebral confirmada na sexta (3), em Ponta Grossa. Órgão deve chegar ao receptor no início da tarde deste sábado (4).

Imagem
Coração será levado para transplante em Brasília
(Foto: Reprodução RPC TV)
O coração de um homem de 25 anos que morreu na tarde de sexta-feira (3) em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, foi encaminhado para transplante em Brasília. A cirurgia de retirada do órgão cocorreu durante a manhã deste sábado (4), quando o coração saiu da cidade em direção a Curitiba em um helicóptero do governo do Paraná.
O doador estava internado desde 30 abril, após ter sido baleado em uma tentativa de assalto. Com a morte cerebral detectada, a decisão pelo transplante teve de ser tomada rapidamente – após a cirurgia de retirada, o órgão precisa ser transplantado em até quatro horas. Ao chegar a Curitiba, por volta de 12h30, o coração foi enviado para Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com a Central de Transplantes, o coração deve ser transplantado para um paciente em estado de emergência do Instituto de Cardiologia de Brasília. Exames de compatibilidade foram realizados, apontando que o tamanho do órgão cabe exatamente na cavidade do receptor.


MONTESCLAROS.COM

Concurso para sargento da Aeronáutica, com 542 vagas, receberá inscrições até o dia 9 de maio

A Aeronáutica abriu inscrições do concurso para o Exame de Admissão (Modalidade "B") ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica – turmas 1 e 2 do ano de 2014. São 542 vagas. O candidato deve ter concluído ou estar concluindo o ensino médio e não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2014. O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica é ministrado sob regime de internato militar, na Escola de Especialistas de Aeronáutica em Guaratinguetá (São Paulo), com duração de 2 anos. As inscrições devem ser feitas nos sites www.fab.mil.br até o próximo dia 9. A taxa é de R$ 60.

PANORAMA BRASIL

Corrida deste domingo terá exibição de caças da Força Aérea Brasileira

Modelo A-1 AMX fará manobras logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro

Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé proporcionará ao público que for ao Anhembi assistir à corrida deste domingo, às 12h30, uma exibição com o caça aéreo modelo A-1 AMX. A operação acontecerá logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro e será comandada pelo Tenente Figueiredo, que virá da Base de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

O modelo, um projeto binacional de Brasil e Itália, é de produção nacional, fabricado pela Embraer. Com velocidade máxima de 1160 km/h e de cruzeiro de 950 km/h, o A-1 AMX, que pesa 6.700 quilos, fará um voo sobre o circuito com duração de três a quatro minutos.

Para domingo, o planejamento é que o caça faça um rasante sobre o Sambódromo, a uma velocidade aproximada de 650 km/h, com altitudes variando entre 152 e 91 metros, respeitando as margens de segurança do local.

A distância da Base Aérea de Santa Cruz até o Anhembi é de 306 quilômetros, e o percurso será feito em pouco mais de 19 minutos, em uma velocidade de cruzeiro. E em linha reta.

Reconhecimento e ataque ao solo são as funções do caça, que já foi usado pela Itália em missões em Kosovo (1999) e Líbia (2011). Desde 2009, parte da frota italiana fica no Afeganistão.

O Brasil conta com 56 aviões desse modelo, divididos entre Rio de Janeiro e Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Os caças são utilizados em treinamentos de guerra, além de participação em Operações Ágata, de combate a crimes nas fronteiras. A aeronave é equipada com dois canhões DEFA de 30 milímetros, e até 3.800 quilos de mísseis, bombas e foguetes.








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented