|

Exército inicia esquema de segurança nas ruas para a Rio+20



Militares se deslocam entre vários pontos, inclusive no entorno do Galeão .

Navios e embarcações fazem ações ao longo da orla marítima do Rio .


O Exército começou nesta segunda-feira (11) o esquema de segurança visando a Rio+20, Conferência das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. De acordo com o Exército, o policiamento já está nas ruas para garantir a segurança das autoridades que começam a chegar nesta segunda. A conferência ocorre entre os dias 13 e 22 em vários pontos do Rio.

Segundo o coronel Lima, do Comando Militar do Leste, os militares se deslocam entre diferentes pontos que incluem a Linha Vermelha, na saída da Ilha do Governador, e o entorno do Aeroporto Internacional Tom Jobim. O chefe da comunicação social do Exército lembra que houve um planejamento anunciado na semana passada para esta ação da Força Armada.

Ações na orla

De acordo com o comando do 1º Distrito Naval, navios e embarcações também já iniciaram ações ao longo da orla marítima. Uma corveta da esquadra brasileira, com um helicóptero embarcado, um navio patrulha, um aviso de instrução, um aviso de patrulha, além de outras embarcações de menor porte já se encontram no mar, realizando treinamentos específicos e controle de área.

As ações efetuadas pela Marinha do Brasil serão realizadas no período de 05 a 29 de junho, em coordenação com o Comando Militar do Leste, com o Terceiro Comando Aéreo regional e demais instituições federais, estaduais e municipais de segurança pública.

Ao longo da operação, serão empregados, no mar duas fragatas, uma corveta, um rebocador de alto-mar, quatro navios patrulha, dois avisos de instrução, dois avisos de patrulha, quatro lanchas de apoio ao ensino e patrulha e 14 embarcações pneumáticas. Além dessas embarcações, a Marinha utilizará seis helicópteros.

Fonte: / NOTIMP

---

Rio+20: segurança tem 20 mil militares e grupo antiterror

Felipe Patury e Leonel Rocha

O plano de segurança da Rio+20 empregará cerca de 20 mil militares diretamente nos pontos da conferência internacional sobre o clima que começa na quarta e vai até o dia 22 deste mês. Somente a Força Aérea mobilizou 5 mil profissionais para reforçar o trabalho nas Bases Aéreas do Galeão, Campo dos Afonsos e Santa Cruz. Um grupo de 300 especialistas em antiterrorismo do Exército e Marinha, treinados em defesa de ataques químicos e bacteriológicos, ficarão de prontidão em estações de descontaminação na cidade.

O trecho entre a Ilha do Governador – onde fica o Aeroporto Internacional Tom Jobim, principal ponto de chegada das delegações ¬– e o centro do Rio terá a segurança ostensiva dos Fuzileiros Navais. Até o Riocentro o patrulhamento será da Polícia do Exército. Cerca de 1,2 mil integrantes da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, da PE, paraquedistas e PF já atuam na segurança dos pavilhões. Nas vias de acesso, tropas do Exército, PM e Guarda Municipal farão patrulhamento nas ruas.

A manobra prevê também a Base de Guarulhos, em São Paulo, e o Aeroporto de Viracopos, em Capinas (SP). Para a realização das escoltas das autoridades foram escaladas 52 equipes especializadas, com 416 batedores. As equipes vão contar com apoio de 29 helicópteros. A Marinha prevê um efetivo de cerca de 3,2 mil militares para efetuar a segurança, principalmente marítima e terrestre. Na orla, serão usadas 26 embarcações e mais seis aeronaves.

Fonte: / NOTIMP


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented