Técnicos da aeronáutica vão apurar causas da queda de helicóptero
A aeronave caiu em um lago durante passeio em Lençóis Paulista, SP .
Técnicos da Força Aérea Brasileira chegaram na manhã desta quarta-feira (02) em Lençóis Paulista, SP, para apurar as causas da queda do helicóptero no Lago Prata.
O acidente aconteceu no início da tarde de terça-feira (01) durante um passeio panorâmico, umas das atrações da feira Agropecuária Comercial e Industrial de Lençóis Paulista (Facilpa). O piloto e três passageiros tiveram ferimentos, dois deles permanecem internados em estado grave.
Os militares da aeronáutica não são autorizados a dar entrevista, mas segundo a assessoria da FAB, as investigações serão feitas pelo Seripa4, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos de São Paulo. Os técnicos vão vistoriar a aeronave e o local para sabe o que aconteceu. Ainda segundo a assessoria não há prazo para o resultado das investigações.
A queda aconteceu quando ele voltava para pousar de um dos passeios. A cauda encostou em um fio de alta tensão que arrebentou e a aeronave caiu no lago ao lado do recinto. Imagens do acidente mostram dois homens dentro da água, esperando por socorro. A dificuldade das equipes de resgate foi chegar até a margem do lago.
Os feridos foram levados primeiramente para o Pronto Socorro de Lençóis Paulista. Três deles foram transferidos para o Hospital de Base de Bauru, dois em estado grave. Um dos passageiros, Rodrigo Evangelista dos Santos, ainda esta em observação no pronto-socorro da cidade. Ele quebrou um dedo e deu alguns pontos na cabeça. Praticamente nada, perto da gravidade do acidente.
Ele é um dos quatro homens que estavam no helicóptero. O soldador disse que foi convidado a voar porque estava trabalhando na feira agropecuária. Ele não conhecia os outros dois ocupantes da aeronave. Ainda muito abalado, não se lembra do que aconteceu exatamente. "Eu só me lembro de um grande estouro e depois são flashes. Lembro de estar na água, sair nadando com um braço só e outro me apoiando em partes do helicóptero. Eu não sei se cheguei sozinho mesmo, mas, me lembro de chegar até a margem e as pessoas me ajudarem", conta.
Rodrigo disse ainda nasceu no dia 31 de maio, mas agora vai comemorar dois aniversários, o dia 1º de maio também vai ser de festa para ele, que sobreviveu apesar da gravidade do acidente. "Tenho que agradecer a Deus, porque foi só pelas mãos Dele que ainda estamos aqui". O piloto, que é de São José dos Campos, fraturou o tornozelo direito e foi operado no Hospital de Base em Bauru. Os três passageiros moram na cidade onde é realizada a feira agropecuária.
Fio de alta tensão
Em nota, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) informou que o acidente danificou a linha de transmissão da rede e provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica por quase duas horas e meia para toda a cidade.
Lençóis Paulista possui pouco mais de 60 mil habitantes, segundo o censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Fonte: / NOTIMP
Leia também: