|

Aeroporto Salgado Filho - Falcões e gaviões evitam que outras aves atrapalhem voos em aeroporto



Desde dezembro, os novos “vigias” do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, já capturaram 167 aves. Animais não são mortos na operação .

Os novos radares do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, são olhos pequenos, mas muito atentos. Um esquadrão cheio de penas voa pelo céu da cidade com uma missão: proteger os quase 100 mil voos que decolam e aterrissam todo ano na capital gaúcha. São seis gaviões e quatro falcões treinados para afastar e capturar aves que ameaçam a operação aérea.

Desde dezembro, 167 aves já foram capturadas. Este trabalho geralmente é feito pelo gavião, especialista em segurar a presa com as garras depois de um voo certeiro e veloz. Os animais não são mortos por causa dessa proteção. Todos são levados para uma área preservada - longe do aeroporto.

O voo de punho a punho é uma das técnicas mais utilizadas pelos instrutores. É dessa forma que eles controlam a direção e orientam a retirada das aves invasoras do aeroporto em segurança.

Uma tarefa que os falcões também fazem muito bem. Como são predadores, esse sobrevoo repetido faz as outras espécies fugirem. O trabalho é feito entre pousos e decolagens, inclusive durante a noite, e já reduziu em 80% o choque entre pássaros e aviões.

“A grande maioria dos acidentes não causa danos à aeronave e aos passageiros, mas a ave, em geral, paga com a vida. O fato dessas aves não estarem aqui vai evitar mortes de animais silvestres”, explica o veterinário Fabiano Fortes.

Fonte: / NOTIMP


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented