|

Futuros oficiais prestam juramento à Bandeira Nacional em Belo Horizonte

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Belo Horizonte (MG), realizou (22/03) a cerimônia militar que consagra o juramento à bandeira nacional e o recebimento das platinas pelos alunos e estagiários que realizam a adaptação ao oficialato.

Ao todo, 35 alunos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) e 105 estagiários do Curso de Adaptação de Médicos, Dentistas, Farmacêuticos e Engenheiros (CCCE 2012) da Aeronáutica receberam as platinas dos seus respectivos cursos e estágios, ato que consagra e enaltece o sucesso alcançado na primeira etapa do período de formação.

A cerimônia também simboliza a conclusão da primeira fase do estágio, denominada Treinamento Militar, período em que os estagiários são estimulados ao desenvolvimento da autodisciplina e à compreensão do valor da hierarquia e da autoridade, por meio de aulas teóricas e práticas.

Durante a solenidade, os futuros oficiais do CCCE 2012 também prestaram juramento à Bandeira Nacional, em um ato que simboliza a aceitação dos deveres que nortearão a carreira dos militares, recém-ingressados na FAB.

A turma Centauro, assim denominada pelos estagiários do CCCE, é composta por 55 médicos, 23 dentistas, 6 farmacêuticos e 21 engenheiros – aprovados no concurso público realizado em 2011. Já a turma Áquila é formada por 35 graduados do efetivo da Aeronáutica que ingressaram no CFOE após aprovação no exame de seleção realizado no ano passado.

O aluno do CFOE Claudionor Silva de Macedo e a tenente estagiária Camila Carvalho Lopes foram destaques em suas turmas durante a primeira etapa do treinamento e receberam as platinas das mãos do Brigadeiro-do-Ar José Magno Resende de Araujo, Comandante do CIAAR. “Receber as platinas nessa solenidade não tem preço, não tem tamanho, é uma felicidade que eu não consigo dimensionar”, ressaltou a farmacêutica hospitalar Camila Carvalho Lopes, natural de Cuiabá.

Para o médico ortopedista Alexandre Ferracioli Fusão, natural de Blumenau, o recebimento de platinas simboliza a conclusão de uma etapa importante do estágio. “Aprendemos a ter espírito de corpo e que, muitas vezes, devemos pensar no próximo antes de nós mesmos. Também é muito bom poder conviver com pessoas das mais diversas regiões do país, são vários sotaques, costumes, culturas e troca de experiências”, ressalta Ferraciolli.

Maria Josenildo, esposa de Joilson Mendes Bruno, aluno do CFOE, disse estar muito orgulhosa do marido. “Estamos muito felizes, pois é o início da realização de um sonho dele que está sendo compartilhada hoje, nessa cerimônia, com toda a nossa família”, ressalta Maria.

O estágio de adaptação militar dos médicos, dentistas, farmacêuticos e engenheiros tem duração de 18 semanas, com formatura prevista para 25 de maio deste ano. Após a conclusão do curso, os novos oficiais serão nomeados tenentes e podem seguir carreira na Aeronáutica. Já o CFOE, que tem duração de dois anos, forma oficiais especialistas nas áreas de Controle de Tráfego Aéreo, Comunicações, Aviões, Suprimento Técnico e Armamento. Os alunos do CFOE também realizam o Curso Superior de Tecnologia na especialidade cursada e após a formação, passa a integrar o Corpo de Oficiais da Ativa da Aeronáutica, podendo alcançar o posto de Coronel.


Fonte: CIAAR


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented