Aeroporto de Congonhas amplia programa de coleta seletiva
![](http://www.infraero.gov.br/components/com_fpss/images/destaque_mascote_ccss.jpg)
![](http://images.aviationnewsrelease.com/Home/aviation_news_release_4a.jpg)
O plano prevê que os estabelecimentos comerciais e as companhias participantes do programa implantem em suas áreas procedimentos para separação de lixo reciclável, com prazo de adaptação de 45 dias para os estabelecimentos em Congonhas e 90 dias para os concessionários de hangares e as companhias aéreas. Os concessionários e empresas aéreas que já possuírem iniciativas de separação de resíduos também poderão aproveitar seus programas para adesão à Coleta Seletiva Solidária.
A medida dá continuidade ao estabelecido pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do aeroporto. A primeira etapa do programa, que iniciou a coleta e destinação de resíduos recicláveis nas áreas administrativas da Infraero em Congonhas, teve início em 2010. A ação atende também a diretrizes da Licença Ambiental do aeroporto e do Decreto-Lei nº 5.940. A legislação atribui às empresas públicas o dever de realizar a coleta seletiva e encaminhar os resíduos para reciclagem.
Todos os resíduos gerados no aeroporto continuarão a ser coletados pela empresa contratada pela Infraero, que encaminhará o resíduo comum (não reciclável) para aterro sanitário e o lixo reciclável para as cooperativas cadastradas pela Infraero.
“A Coleta Seletiva de Congonhas possui, além de sua relevância ambiental, um caráter social, pois os resíduos recicláveis são encaminhados a cooperativas conveniadas com a Infraero, e a renda obtida com a venda dos materiais aproveitados é repartida entre todos os cooperados. Com a Coleta Seletiva Solidária, a Infraero mostra seu empenho em contribuir para a sociedade em várias frentes”, destacou Eliana Akemi, superintendente do aeroporto.
Fonte:
![](http://images.aviationnewsrelease.com/Home/infraero_1.jpg)
![](http://images.aviationnewsrelease.com/Home/aviation_news_release_4a.jpg)