TAM reforça atendimento e operações para as festas de fim de ano e férias
Além de reforço nas equipes de linha de frente, a companhia incentivará os passageiros a utilizar os totens de autoatendimento para realizar seu check-in, evitando grandes filas. Nos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, do Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), de Brasília e de Porto Alegre, 170 menores aprendizes contratados pela companhia auxiliarão os passageiros no uso dos equipamentos.
O Check-in Web, pela internet, é outra forma eficiente de antecipar o check-in nos voos, já que o cliente pode escolher o assento de sua preferência e imprimir o cartão de embarque com antecedência, reduzindo o tempo de espera no aeroporto. Para utilizar o serviço, o passageiro deve entrar no site da TAM (www.tam.com.br), clicar na aba do serviço e digitar o número do bilhete eletrônico (e-ticket). O serviço está disponível para utilização entre 72 horas e 2 horas antes do horário de decolagem do voo. Se tiver bagagem para despachar, o cliente deve procurar os balcões específicos para essa finalidade nos aeroportos.
Uma das recomendações mais importantes nessa época do ano é chegar cedo aos aeroportos. Para facilitar o check-in, o despacho de bagagens e o embarque, os passageiros de voos domésticos devem se apresentar com 2 horas de antecedência, enquanto os passageiros de voos internacionais, 4 horas antes. A TAM recomenda aos clientes que antecipem a chegada aos aeroportos e que, logo após a realização do check-in, dirijam-se para a sala de embarque.
Outra recomendação importante para assegurar o conforto, a segurança e a comodidade durante o voo é que os passageiros utilizem bagagem de mão dentro dos limites estabelecidos pelas regras do setor. As normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) estipulam que a somatória das dimensões (altura + largura + comprimento) das malas levadas a bordo não deve ultrapassar 115 centímetros, com peso máximo de 5 quilos.
Operações
Equipes extras de tripulantes técnicos e de cabine foram mobilizadas para o atendimento especial no período. Além da escala regular, um número maior de profissionais estará disponível para qualquer eventualidade nas operações, como interrupção de voos por mau tempo. Além disso, a TAM também reforçará seu pessoal que atua em solo (no manuseio de bagagens e segurança, por exemplo) nos principais aeroportos do país.
Em casos de contingência operacional, e para suprir as necessidades de voo no período, aeronaves reserva estarão posicionadas em tempo integral em aeroportos estratégicos para eventuais necessidades. Para aumentar ainda mais a disponibilidade de aviões no período, a empresa antecipou manutenções preventivas. Também reservou motores extras e aumentou o estoque de peças de reposição para o período. Para que componentes e equipes técnicas possam ser movimentados rapidamente por todo o país, uma logística especial foi montada.
Informações para os passageiros
A TAM distribuirá cartilhas e folhetos informativos nos balcões de check-in dos aeroportos. Porém, mesmo antes de sair de casa, o cliente pode buscar informações úteis para sua viagem por meio dos diversos canais de relacionamento da empresa.
A companhia sempre divulga informações atualizadas sobre a situação dos aeroportos e dos voos no site www.taminforma.com.br. Além disso, o cliente pode acessar o site da TAM (www.tam.com.br) para obter informações e dicas sobre bagagem e documentos necessários para o embarque, por exemplo.
Além dos canais tradicionais, como o Call Center e o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), a TAM está presente em diversas comunidades da Internet. O principal canal de interação da companhia nas redes sociais é o perfil @TAMAirlines do Twitter, que, atualmente, conta com mais de 260 mil seguidores. Por meio dele, os clientes podem tirar dúvidas e fazer comentários, reclamações e sugestões, além de acompanhar novidades, ofertas e conteúdos sobre viagens.
Quem precisa de informações rápidas e simplificadas sobre compra de bilhetes aéreos e procedimentos de aeroporto também pode acessar o site http://www.tam.com.br/
Fonte: