Revista UFO: Exército confirma “operação luminosa” que alertou moradores de Corumbá
De acordo com o major Denis de Miranda, da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, o quartel recebeu vários chamados telefônicos durante a ação. "Muitas pessoas ficavam sem entender o que eram essas luzes, e como ouviam o barulho dos caças, pensaram que eram UFOs. Nós esclarecemos a todos os que nos procuraram", relatou.
As luzes, compostas por fósforo branco, servem para dar apoio a tropas terrestres e tem condições de iluminar uma área de 400 m quadrados. Conforme a necessidade, podem ser lançados vários de uma vez, ampliando a área a ser iluminada. "Transforma a noite em dia", afirmou o oficial.
Essa foi a primeira vez que um exercício desse tipo foi realizado em Corumbá, e a ação foi mantida em sigilo [É parte de uma grande operação, a Ágata 3]. Os exercícios duraram cerca de 12 minutos e puderam ser vistos em toda a área urbana da cidade. Os objetos foram lançados em pequenos pára-quedas por dois caças AMX, da Aeronáutica.
As aeronaves partiram da Base Aérea de Campo Grande e chegaram ao destino em 20 minutos. Miranda explica que foram lançados quatro artefatos, e cada um deles tem duração média de três a 5 minutos, dependendo das condições climáticas.
O objetivo do exercício era testar a eficácia do equipamento em atividades militares na região. "Constatamos que houve um êxito de 100%", explicou o major. O exercício faz parte da Operação Ágata 3, que envolve as Forças Armadas, além da Polícia Federal, Polícia Militar Ambiental, Força Nacional, Receita Federal, entre outros.
Portal da Ufologia Brasileira, link: http://www.ufo.com.br/
Fonte: