Defesa realiza (15/12) entrega da Medalha Ordem do Mérito em Brasília
O Ministério da Defesa realiza nesta quinta-feira (15/12), às 17h, na Base Aérea de Brasília (DF), a cerimônia de entrega da Medalha Ordem do Mérito da Defesa. O evento terá a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Defesa, Celso Amorim.
A Ordem do Mérito é a mais importante condecoração concedida pelo Ministério da Defesa. Ao todo, 270 personalidades civis e militares e oito instituições receberão a comenda.
A Medalha é outorgada com a finalidade de premiar civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham se distinguido no exercício da profissão, além de organizações militares e instituições civis que também tenham prestado relevantes serviços ao Ministério da Defesa e às Forças Armadas no desempenho de suas missões constitucionais.
A medalha se divide entre os quadros ordinário e suplementar. No primeiro, encaixam-se os oficiais da ativa das Forças Armadas. Todos os demais como os civis, oficiais da reserva e oficiais reformados recebem a medalha pelo quadro suplementar. A Ordem do Mérito se divide em cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
A Ordem do Mérito foi criada em junho de 2002, por meio do Decreto nº 4.263, e, desde então, anualmente, personalidades, organizações militares, instituições civis, nacionais ou estrangeiras são homenageados com a medalha. A comenda é concedida por meio de decreto e tem como grã-mestra a presidenta da República.
Entre as autoridades a serem distinguidas com a Medalha do Mérito da Defesa, encontram-se o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Aurélio Maia; a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini; governadores; senadores e deputados federais.
Veja a lista completa dos agraciados
Os jornalistas e repórteres fotográficos que estiverem interessados em fazer a cobertura jornalística do evento deverão fazer o credenciamento junto a Presidência da República: (61) 3411-1236 ou 3411- 1269.
Fonte: Ministério da Defesa