Curso forma novos elos para divulgação da Aeronáutica
Todos  são responsáveis por proteger e projetar a imagem de uma instituição.  Com essa lição final, o Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, Chefe do  Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), encerrou hoje  (25/11) o Curso de Comunicação Social realizado desde o dia 20 em  Salvador (BA). "Vivemos um novo momento na comunicação da Força Aérea e  todos nós estamos juntos nesse processo", afirmou o Brigadeiro.
"Foi um estímulo porque eu tive a noção do que é a comunicação social na  Força Aérea", disse a Sargento Daniele Souza. Já para o Capitão Marcelo  Trope, o Curso foi importante também conhecer como é o relacionamento  da FAB com os jornalistas. "O que eu vejo como um principal aprendizado  para nós foi quebrar as barreiras no relacionamento com a imprensa, pois  a melhor forma dos jornalistas obterem a informação é com a nossa  ajuda", explicou.
Realizado no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica  (CEMCOHA), o Curso reuniu 119 participantes, entre Oficiais, Graduados e  funcionários civis do Comando da Aeronáutica que vieram de unidades de  todo o país. As 40 horas-aula envolveram lições sobre temas como o papel  da comunicação social na paz e na guerra, publicidade e propaganda,  relações públicas, mídias sociais, organização de eventos, produção de  notícias, assessoria de imprensa e gerenciamento de crises.
Também  participaram convidados do Ministério da Defesa, Exército Brasileiro,  Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Secretaria de  Aviação Civil, Infraero e Embraer. "Eu tenho o desafio de tornar isso  uma prática do nosso trabalho. Só existe ensino quando há mudança no  comportamento, e com certeza aqui há mudança", afirmou o Major Luiz  Gomes, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que disse ainda ter  ficado impressionado com o profissionalismo da FAB na área.
Palestras
O Curso contou ainda com participações de palestrantes que agregaram  experiências diferenciadas às aulas, como a do jornalista Francisco  José, da Rede Globo de Televisão, autor de reportagens em todo o Brasil  sobre assuntos como meio ambiente, forças armadas e cultura. Ele treinou  os alunos do Curso com entrevistas simuladas sobre temas da Aeronáutica  e explicou também o que as grandes empresas jornalísticas esperam das  organizações públicas, como transparência e abertura para a imprensa.  "Esse estreitamento é fundamental para que a sociedade conheça melhor o  trabalho das Forças Armadas", explicou.
Também  ocorreram palestras da Superintendente de Comunicação da Infraero, Léa  Cavallero, do jornalista e professor universitário Luiz Cláudio Ferreira  e do Secretário de Finanças da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Aprígio  Azevedo, que falou sobre a importância da comunicação social para o Alto  Comando da Aeronáutica. "É através dessa capacitação que se permite que  os elos de comunicação consigam transmitir o verdadeiro papel da Força  Aérea, projetando uma imagem consistente e consolidada do que nós  fazemos para a sociedade brasileira", explicou.
Fonte: Agência Força Aérea


















