|

Jornalistas conhecem Organizações Militares da FAB no Nordeste

Como parte das comemorações programadas para comemorar os 70 anos da Força Aérea Brasileira, o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) promoveu, de 4 a 6 de outubro, o evento “Circuito de visitas às Organizações da FAB da área do II COMAR”. A finalidade das visitas é divulgar as ações da Força Aérea Brasileira (FAB) na Região Nordeste.

Uma comitiva composta por vinte e seis personalidades, entre jornalistas e formadores de opinião da sociedade pernambucana visitaram as bases aéreas de Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA) e a Primeira Força Aérea (I FAE), além das organizações militares Parque de Material Aeronáutico de Recife (PAMARF), Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2º ETA) e Primeiro do Sexto Grupo de Aviação (1º/6º GAV).

No primeiro dia, o grupo fez o primeiro pouso no estande de Tiro de Maxaranguape (RN), destacamento subordinado à Base Aérea de Natal (BANT). No local, os visitantes assistiram ao treinamento dos pilotos militares que, a bordo dos helicópteros do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV), realizaram disparos de foguetes e de armamento de longo alcance.

Em seguida, a comitiva se dirigiu à Primeira Força Aérea (I FAE) e participou de uma apresentação que explicava a doutrina e as ações empregadas para o aperfeiçoamento dos oficiais aviadores recém-formados pela Academia da Força Aérea (AFA). Na oportunidade, o comandante da Primeira Força Aérea (I FAE), Brigadeiro do Ar José Hugo Volkmer, apresentou suas experiências no trabalho realizado pela FAB em favor das comunidades isoladas na Amazônia, especialmente as tribos indígenas, como os Yanomamis. Encerrando esta etapa, os convidados conheceram o 2º/5º Grupo de Aviação (2º/5º GAV) , Esquadrão Joker, e o simulador de voo utilizado para o treinamento dos pilotos.

O segundo dia de visitas (5 de outubro) começou no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo (CINDACTA III), em Recife, onde o Comandante, Coronel Aviador João Batista Oliveira Xavier demonstrou a importância e as vantagens da integração dos controles civil e militar de defesa aérea e apresentou as modernas consoles operando o Sistema SAGITARIO. Este sistema, recém-implantado, permite o aprimoramento do controle de tráfego aéreo, possibilitando que mais aeronaves trafeguem, ao mesmo tempo, e com ainda mais segurança, no espaço aéreo brasileiro.

A segunda visita em Recife foi ao Parque da Material Aeronáutico de Recife (PAMARF). O alto nível das oficinas da organização militar foi destaque, e chamou a atenção dos visitantes, em especial a do Diretor da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, o engenheiro Pedro de Alcântara Neto, que elogiou a administração dessa unidade militar no que se referia ao estado das oficinas onde os equipamentos aeronáuticos estão armazenados:

“Os motores estão em um local bastante organizado e limpo, sem contar a qualificação técnica apresentada pelos profissionais que trabalham em toda linha de manutenção”, afirmou o engenheiro.

Finalizada a visita ao PAMARF, o grupo foi ao Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2º ETA), também conhecido como Esquadrão Pastor, e, na ocasião, foi recepcionado pelos comandantes da Base Aérea de Recife, 2º ETA e Primeiro do Sexto Grupo de Aviação (1º/6º Gav), Esquadrão Carcará. Durante a palestra ministrada aos formadores de opinião, os comandantes dos esquadrões apresentaram suas missões e falaram das principais atividades desenvolvidas por seus pilotos.

No último dia, na quinta-feira, a comitiva foi à Base Aérea de Salvador (BASV) para conhecer a mais nova aquisição da Aeronáutica Brasileira: a aeronave P-3AM, que possibilitará à Aviação de Patrulha aumentar o nível de eficácia nas missões de busca e salvamento, além de deixá-la ainda mais capacitada para, em casos de guerra, impedir ataques de inimigos submersos. Esta capacitação é possível devido aos sensores eletrônicos de alta tecnologia que compõem a aeronave e a possibilita executar inúmeras funções de vigilância marítima.

Na apresentação dos Comandantes da BASV e do Primeiro do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º Gav), os formadores de opinião da Sociedade Pernambucana conheceram a história da Aviação de Patrulha e sua atuação na costa Brasileira, desde a Segunda Guerra Mundial, até a atualidade. Aspectos do emprego da aeronave na vigilância de nossas reservas de petróleo da camada pré-sal, na vigilância do meio ambiente e nas missões de busca e salvamento foram ressaltados à audiência durante a apresentação.

Além do emprego e operacionalidade das Organizações visitadas, os integrantes da comitiva, em especial os mais jovens, empolgaram-se com as doutrinas empregadas na FAB e as tradições da caserna. O cerimonial militar e a vibração dos esquadrões despertaram grande interesse e curiosidade.

O alcance dos objetivos propostos pelo circuito de visitas pôde ser observado nos depoimentos de jornalistas integrantes da comitiva. A jornalista Danúbia Julião, da Folha de Pernambuco Digital foi uma das que comentou sobre as atividades que a FAB realiza:

“Nunca parei para pensar no trabalho realizado pela Aeronáutica, mas tinha em mente, que esta é uma Força sempre pronta para cuidar da Nação, com o intuito de manter a integridade dos seus habitantes. Depois deste encontro que tivemos, percebi que vai além. E envolve mais amor do que eu imaginava, sem falar da dedicação”, ressaltou Danúbia.

Já o jornalista Raphael Coutinho, da Folha de Pernambuco, explicou ainda como normalmente o nome da Força Aérea Brasileira aparece nas redações.

“A sociedade, geralmente, só toma conhecimento do trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira, em determinadas situações, como, por exemplo, operações de apoio a catástrofes. E é nosso papel (imprensa) divulgar o trabalho realizado diariamente por todos aqueles que compõem a Força, não apenas em situações atípicas. Por isso, essa “abertura de portas” das bases aéreas foi de fundamental importância para a propagação desta realidade", afirmou.

Fonte: II COMAR








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented