|

Homenagem ao Dia do Aviador marca substituição da Bandeira Nacional em Brasília

Uma homenagem especial ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira, comemorados em 23 de outubro, marcou a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, sob responsabilidade do Comando da Aeronáutica e do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR). O evento realizado neste domingo, 02/10, na Praça dos Três Poderes foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

Durante a solenidade, o público pode acompanhar a passagem de dois caças supersônicos, F-2000 Mirage. As aeronaves são utilizadas em interceptações para cumprir missões de defesa do Espaço Aéreo Nacional. Eles também assistiram ao desfile da Guarda-de-Honra da Base Aérea de Brasília composta pela Banda de Música, Comandante e Estado Maior, Bandeira Nacional, grupamento de bandeiras históricas e três módulos de Infantaria da Aeronáutica, cada um com 64 militares, e a salva de 21 tiros, executada por uma bateria do 32º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro – Bateria Caiena – realizada durante o hasteamento da Bandeira Nacional.

 Angelo Taufer acompanha cerimônia
O catarinense Angelo Tauffer, 68 anos, que está visitando Brasília, acompanhou o evento pela primeira vez. Para ele foi um dia muito especial. Angelo faz aniversário neste domingo e levou a família para assistir o evento. Ao falar sobre a cerimônia, Ângelo, emocionado, não conseguiu completar a frase. Coube a filha, que estava ao lado, explicar o motivo da comoção do pai, “por 38 anos ele lecionou aulas de Organização Social e Política Brasileira, mas nunca tinha acompanhado uma cerimônia tão de perto”, disse ela.

Para o paulista Guilherme Marinelli Cintra, 22 anos, o dia de hoje também ficará na memória. O bancário é um admirador da Bandeira.“Este é o maior símbolo da Pátria. Foi lindo demais”, avalia Guilherme. Para ele, “não precisa ser militar para ser patriota”.

Troca da Bandeira Nacional

O Pavilhão Nacional, que foi hasteado ao som do Hino Nacional, equivale a uma área de 280m2 e pesa aproximadamente 90kg. A Bandeira Nacional substituída é arriada somente após a substituta ser erguida no topo do mastro de 110 metros de altura.

A solenidade de substituição da Bandeira Nacional acontece todo o primeiro domingo do mês. Cada edição é conduzida por Aeronáutica, Exército, Marinha ou Forças Auxiliares.

Fonte: Agência Força Aérea








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented