|

Companhias aéreas poderão ter terminais exclusivos em aeroportos



Excluídas da administração dos aeroportos de Viracopos, em Campinas, Cumbica, em Guarulhos e Juscelino Kubistchek, em Brasília, que serão concedidos a iniciativa privada, as companhias aéreas terão uma alternativa encontrada pelo governo.

Com participação de apenas 1% nos aeroportos a opção cogitada pelo governo seria o uso de terminais exclusivos pelas empresas aéreas.

Especialistas da área acreditam que os contratos com as companhias vão beneficiar as próprias concessionárias com a possibilidade de elevação de receitas, o que poderia facilitar a entrada de financiamentos.

Segundo o economista Fernando Camargo, da LCA Consultoria, o contrato com as empresas aéreas é algo maior que apenas estimativas “A demanda (no aeroporto) é o menor dos problemas. Mas uma coisa é fazer uma estimativa de demanda e outra é apresentar contratos com uma empresa que vai usar o terminal por alguns anos” disse.

Ele ainda citou os contratos de energia elétrica como exemplo “É mais ou menos o que acontece com a energia, quando as geradoras fazem contratos de venda para os distribuidores nos leilões do setor elétrico” disse Camargo.

Na minuta do edital do leilão dos aeroportos está citado que as empresas vencedoras poderão assinar contratos com as companhias aéreas.

“Contratos que confiram o direito de construir, manter ou usar, com exclusividade ou prioridade, terminal ou partes de terminal” trecho da minuta.

Porém, o edital da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) limita a participação das companhias aéreas nos consórcios que irão disputar o leilão.

Os terminais exclusivos, comuns na Europa e Estados Unidos, segundo a Anac ainda é uma método inédito no Brasil.

No entanto os possíveis futuros contratos de concessionários com as companhias que tenham interesse em ter terminais exclusivos terão que ser analisados e avaliados um a um pelo órgão regulador.

O presidente da companhia aérea Azul, Pedro Janet, no mês de setembro disse ter interesse em administrar terminais.

Adalberto Febeliano, diretor de Relações institucionais da empresa, após a divulgação da minuta do leilão pela Anac, disse que a empresa tem interesse em terminais próprios em Viracopos, ou em qualquer aeroporto que a Azul tenha operações. E ressaltou “Podemos ter um aeroporto com a cara da Azul, mas isso tudo depende de um monte de fatores, inclusive do preço", disse.

Fonte: VPS Viracopos









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented