|

Comandante da FAB realiza palestra para Velha Guarda no RJ

Palestra do TB Saito para a Velha Guarda na UNIFAA Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro, sediou, no dia 14 de outubro, o encontro do Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, com a Velha Guarda: Oficiais-Generais e Coronéis, da Ativa, da Reserva e Reformados. O evento faz parte das solenidades alusivas ao Mês da Asa e teve como finalidade informar aos militares os avanços e desafios da FAB nos últimos anos.

O Tenente-Brigadeiro Saito discorreu sobre as diretrizes do Comando da Aeronáutica e o cenário atual, e pontuou alguns aspectos do Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER). Ao se dirigir à plateia, o Comandante da FAB enalteceu o legado das gerações anteriores: “Continuamos o trabalho dos senhores; é claro que vamos inovar e melhorar, mas nosso avanço se dá com base naquilo feito pelos senhores, ao longo das décadas, e com base na Estratégia Nacional de Defesa”.

Entre os pontos abordados, o Comandante destacou os projetos de modernização de aeronaves e a recente incorporação do P-3AM, uma aeronave de Patrulha Marítima, pelo 1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação (1º/7º GAV), Esquadrão Orungan, sediado em Salvador (BA).
A participação da FAB na Operação Ágata, uma ação conjunta das Forças Armadas desempenhada durante os meses de agosto e setembro em regiões de fronteira, e que teve como finalidade prevenir e combater delitos transfroteiriços, como tráfico de drogas e crimes ambientais, também foi ressaltada pelo Comandante da FAB.

Outra missão executada no ano de 2011, os V Jogos Mundiais Militares, recebeu o comentário do Tenente-Brigadeiro Saito: “Temos um legado fantástico dos Jogos Mundiais Militares, que é a Vila Azul.” A Vila Azul, localizada no Campo dos Afonsos, funcionou como alojamento de atletas e foi destinada à moradia de Suboficiais e Sargentos.

Reencontro

A palestra para a Velha Guarda é, também, um encontro de amigos. “É uma oportunidade de nos atualizarmos sobre os desafios da Força Aérea e de revermos nossos colegas de turma e contemporâneos”, avaliou o Coronel Aviador Reformado Carlos Figueiredo de Almeida, na reserva desde 1997. Na reserva desde 1994, o Coronel Aviador Reformado Selmar Luiz Altomar, relembrou de quando serviu, juntamente com o Tenente-Brigadeiro Saito, no extinto Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM), em Natal (RN): “O Comandante foi meu contemporâneo de Academia e fomos vizinhos quando servimos no CFPM. O convite para essa palestra é irrecusável.”

Rever não só os amigos, mas a antiga escola, também faz da palestra em referência um momento especial. “Esse encontro tem um significado especial porque a Velha Guarda se formou aqui, no Campo dos Afonsos, na antiga Escola de Aeronáutica. É muito importante, tantos anos depois, nos reunirmos aqui para ter contato com a nossa Força Aérea”, avaliou o Coronel Reformado Sylvio Carlos.


Fonte: III COMAR








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented