|

Rio: Tráfico não saiu do Complexo do Alemão, diz general



MARCO ANTÔNIO MARTINS .


O general Cesar Leme, comandante da Força de Pacificação, conversou com a Folha na segunda-feira à noite. Na conversa disse que o tráfico de drogas não deixou as comunidades do Alemão e da Vila Cruzeiro (zona norte do Rio) e as discussões se acirraram após o anúncio de que a Força fica no morro até junho de 2012 e uma operação que fechou quatro depósitos de gás explorados por traficantes.

Folha - O tráfico continua nas favelas do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro?

General Cesar Leme - Sim. Só que de forma itinerante. É o chamado tráfico formiguinha em que eles levam pequenas quantidades de cocaína para determinados pontos e vende seus produtos lá. Precisamos ficar atentos e trabalhar para impedir que isto aconteça.

O senhor acha que houve exageros e mau preparo dos militares no conflito de domingo com os moradores do Alemão?

É preciso entender que a situação é muito sensível. Todo militar é orientado e sabe dos cuidados que precisa ter na abordagem. A receptividade da população é cada vez maior. A confiança está ligada à permanência frequente da Força de Pacificação. Se a gente sai, as pessoas voltam a ser controladas pelos traficantes. Nosso trabalho é que as pessoas mudem a sua cabeça.

Na semana passada, o Exército reprimiu a venda ilegal de gás. É o novo foco de trabalho da Força nas comunidades?

Nossa missão é reprimir o tráfico de drogas e o de armas. Principalmente, armas. Mas podemos atuar contra o que mantém a venda de cocaína. Como a venda caiu com a nossa presença, eles precisam se sustentar de alguma forma. Quando fechamos quatro depósitos e apreendemos veículos mexemos com o bolso dessas pessoas (ao todo foram apreendidos três caminhões, 10 motos e 300 botijões de gás). Os moradores eram obrigados a comprar o botijão apenas nestes pontos. Isso não pode acontecer com a gente por aqui. Você já imaginou o quanto nossa presença quebrou na quantidade de recursos que circulava ilegalmente na comunidade

A Força pretende atuar sobre outra área?


Agora estamos fazendo um levantamento sobre o gatonet. Apesar da Embratel estar oferecendo um serviço legalizado e com preço mais em conta, o grupo que explorava anteriormente voltou a oferecer serviços aos moradores que acabam aceitando. Eles se sentem coagidos. Sempre se sentiram. Só que agora o Exército está por aqui.

Ou seja, o tráfico ainda tenta dar ordens aos moradores do Alemão e da Vila Cruzeiro?


Não tenha dúvidas. Temos uma aprovação popular de cerca de 96%, mas ainda há a ação de parentes de pessoas vinculadas ao tráfico de drogas que incitam moradores. O caso de domingo não teria crescido naquela proporção se não fosse as últimas coisas que aconteceram na comunidade. De qualquer forma, está aberto um inquérito para se apurar tudo o que aconteceu naquele momento, no domingo à tarde. Ouviremos todos para saber se houve exageros.

Ação no Alemão foi motivada por disparos de traficantes, diz Exército

O major Marcos Bouças, relações públicas da Força de Pacificação do Complexo do Alemão, divulgou no início da madrugada desta quarta-feira uma nota do Exército atribuindo a disparos de traficantes os tiros que motivaram a operação que chegou a interditar duas vias que cortam as favelas da região.

Segundo o major, tiros foram dados por traficantes na tentativa de intimidar o Exército, o que levou a um reforço de cerca de 100 homens nas favelas ao redor do quartel da unidade de pacificação. Policiais do Bope, equipados com um "caveirão" --o carro blindado da corporação-- também se deslocaram para a área.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança do Rio, o grupo de cerca de 50 traficantes, dividido em 10 carros, chegou a um acesso da favela Nova Brasília, na estrada do Itararé. Eles eram liderados pelo traficante conhecido como 2D. Fugitivo da Mangueira, ocupada em junho para a implantação de uma UPP, ele havia se refugiado em Vila Kennedy, bairro da zona oeste, com a incumbência de manter o domínio do Comando Vermelho na área.

Fortemente armados, os traficantes atiravam em várias direções. Um dos alvos eram as lâmpadas nos postes de luz. A região ficou às escuras.

O major Bouças informou ainda que somente uma pessoa ferida foi achada pelos soldados no Morro da Fazendinha. Segundo o Exército ela estava alcoolizada e havia sofrido uma queda.

Bouças não comentou se houve detenções ou a informação dada por uma moradora da favela Nova Brasília de que uma jovem de 15 anos havia sido atingida por um tiro na cabeça e morrido.

Mais cedo, a tia da adolescente Ana Lúcia da Silva, Carla Cristina da Silva, havia afirmado que a sobrinha havia sido atingida por uma bala perdida enquanto saia de uma escola na favela Nova Brasília. Ainda segundo a tia, ela havia sido levada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Penha, zona norte, e teve morte cerebral decretada.

O presidente da Associação de Moradores da Grota, Wagner Bororó, disse que foi possível ouvir tiros, foguetes e explosões desde as 19h de terça na comunidade. O comércio fechou as portas mais cedo na região.

CONFLITOS

No domingo (4), um confronto envolveu 80 soldados e cerca de 20 moradores do Alemão. Ao menos 12 pessoas, sendo dois soldados da Força de Pacificação, ficaram feridas.

O Exército e o Ministério Público Federal abriram inquéritos sobre a participação de militares no confronto.

De acordo com moradores, um novo conflito entre militares e moradores ocorreu na noite de segunda-feira (5), no complexo do Alemão, na localidade conhecida como Alvorada.

Segundo relatos, o tumulto começou por volta das 22h, após o término de uma manifestação contra a atuação dos militares na região.

Fonte: / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented