|

Ministro da Defesa conhece novo sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro

O Ministro da Defesa, Celso Amorim, conheceu, nesta quinta-feira(15/9), no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba, o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional, o Sagitario, que substituirá o atual sistema X-4000. O Ministro participou também de uma palestra sobre o futuro do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, ministrada pelo Tenente Brigadeiro do Ar Ramon Borges Cardoso, diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Estiveram presentes ao evento também o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e o Secretário Nacional de Aviação Civil, Wagner Bittencourt.

“É importante saber como se faz a segurança de voo e a capacidade tecnológica da Aeronáutica. Uma das funções mais importantes do Ministério da Defesa é contribuir para o crescimento e autonomia da tecnologia do País. Vamos continuar investindo no desenvolvimento da inteligência e da tecnologia autônoma brasileira", afirmou o Ministro Celso Amorim.

Sagitario

Um software nacional capaz de processar dados de diversas fontes de captação como radares e satélites e consolidá-los em uma única apresentação visual para o controlador de voo. Assim funciona o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional, o Sistema Sagitario, que será implantado em todos os quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), e deve substituir o atual sistema X-4000. O novo programa já apoia o controle de tráfego aéreo no Nordeste e Sul/Sudeste do país. Ouça aqui a entrevista do presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino.

O Sagitario traz várias inovações em relação ao atual programa X-4000. O software permite, por exemplo, a sobreposição de imagens meteorológicas sobre a imagem do setor sob controle, para acompanhar, por exemplo, a evolução de mau tempo em determinada região do país. Os planos de voo também podem ser editados graficamente sobre o mapa possibilitando a inserção, remoção e reposicionamento de pontos do plano e cancelamento de operações, o que permitirá ao controlador acompanhar melhor a evolução do que estava previamente planejado para o voo. Além disso, etiquetas inteligentes, por meio de cores diferentes de acordo com o nível de atenção para o cenário, indicam informações essenciais para o controle de tráfego aéreo.

A concepção avançada privilegia também a interação, ao reduzir os comandos de teclado, permitir maior concentração ao controlador e diminuir a fadiga do operador. O Sagitario já está em funcionamento nos CINDACTA II e III, sediados em Curitiba e Recife. Cerca de R$ 9 milhões foram investidos no desenvolvimento do software. Outros cerca de R$ 15 milhões devem ser aplicados na implantação do sistema nas outras unidades de controle de tráfego, assim como para o treinamento dos operadores. Até o final deste ano, o sistema deve ser implantado em Brasília, no CINDACTA I.

Fonte: Agência Força Aérea








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented