|

Governo quer mais voos em Congonhas durante a Copa


Proposta é da Infraero, que avalia que o aeroporto pode passar de 34 para até 50 pousos e decolagens por hora. Estatal diz que a medida iria liberar espaço para aviões executivos; ampliação é tabu desde o acidente da TAM .

Ricardo Gallo .

O governo federal quer derrubar, durante a Copa do Mundo de 2014, a atual limitação de voos no aeroporto em Congonhas, na zona sul de São Paulo. Desde o acidente com o Airbus da TAM, em 2007, o aeroporto está autorizado a fazer até 34 pousos e decolagens a cada hora, por questões de segurança.

A proposta é da Infraero, estatal que administra os principais aeroportos brasileiros, baseada no fato de que a pista de Congonhas tem capacidade para mais voos - 50 operações por hora ou, com uma reserva de 10% para atenuar eventuais atrasos, 45.

Será preciso ter espaço para os aviões executivos que pousarem em São Paulo na Copa; daí a ideia da ampliação de voos em Congonhas, afirma a estatal.

Campo de Marte e Viracopos (Campinas) também serão usados. Mais movimentado aeroporto do país, Cumbica (Guarulhos) abrigará voos fretados de madrugada, horário em que é mais vazio.

O assunto será discutido com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e com a Aeronáutica, que controla o tráfego aéreo nacional.

Aumentar a operação em Congonhas é tabu desde que um Airbus A-320 atravessou a pista do aeroporto e explodiu ao bater em um posto de combustível, quatro anos atrás, no pior desastre da aviação brasileira; na ocasião, 199 pessoas morreram.

À época a pista havia acabado de ser reformada, mas estava sem ranhuras que aumentam a aderência.

Até o acidente, o aeroporto tinha 48 pousos e decolagens por hora. Embora a investigação não tenha atribuído o acidente à pista, o governo federal decidiu enxugar as operações. Sem ter como contestar dado o clima de comoção pós-tragédia, as empresas aéreas assentiram.

SÓ JATINHOS

A Infraero diz não pretender, inicialmente, propor o aumento dos voos regulares. Para tal, seria necessário tornar a autorizar os pousos e decolagens das duas pistas; hoje, apenas uma é usada pelos aviões das companhias aéreas - a outra fica com os jatinhos executivos.

As empresas aéreas são favoráveis à ampliação, mas se mantêm discretas. Um dirigente de uma grande companhia disse à Folha que o ideal seria que Congonhas funcionasse 24 horas na Copa. No entanto, Infraero e Anac dizem que não há movimentação a respeito.

O governo terá que enfrentar também os moradores do entorno do aeroporto. Um processo na Justiça pede a redução do horário de funcionamento de Congonhas.

Fonte: / NOTIMP

Foto: Agencia Brasil









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented