Companhias aéreas menores se expandem
Juntas, Azul, Trip, Avianca e Passaredo ficaram com quase 17% do tráfego aéreo de passageiros em agosto .
Juntas, Azul, Trip, Avianca e Passaredo ficaram com quase 17% do tráfego de passageiros no mercado doméstico em agosto, contra cerca de 12%, um ano antes, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Azul foi a que mais cresceu, atingindo 9,3% de market share no mês passado. O crescimento delas se deu atrelado à perda de participação das líderes TAM e Gol, que no último ano chegaram a ter mais de 90% de market share.
Para o vice-presidente de aviação comercial da fabricante de jatos regionais Embraer, Paulo César de Souza e Silva, há espaço para cerca de 200 aviões com capacidade de 100 passageiros no Brasil. "Eu não tenho dúvidas de que nos próximos anos a gente vai ter novas empresas (aéreas)", frisa, citando a previsão de investimentos em novos aeroportos no país.
Até o fim do ano, o governo deve lançar um plano de investimentos em aeroportos regionais e de fronteiras, a ser financiado, em parte, pelo dinheiro a ser arrecadado pela União em leilões de concessões de grandes aeroportos, como os de Brasília (DF) e Guarulhos (SP).
Fonte: / NOTIMP