|

CIAAR celebra 28 anos em solenidade especial

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) completa neste mês de setembro 28 anos dedicados à formação de oficiais para a Força Aérea Brasileira. Em solenidade realizada na sexta-feira (23/09) foram homenageados militares do efetivo e personalidades que contribuíram para o cumprimento da missão do CIAAR.

Durante o evento, 10 personalidades foram agraciadas com o título de “Amigo do CIAAR”, título conferido desde 1998 a pessoas e instituições que, no âmbito de suas atribuições, prestaram valiosa colaboração ao CIAAR.

A Sargento Fabíola Mendonça foi agraciada com o prêmio Graduado Padrão 2011 e o Cabo Abner Soares foi escolhido o Praça Padrão, em reconhecimento aos excelentes serviços prestados pelos militares no exercício de suas funções na Unidade.

Ana Lúcia, da Secretaria Municipal de Belo Horizonte, ficou emocionada ao receber o título. "Acredito que parcerias entre instituições com funções diferentes, resultam em um grande aprendizado para todos”, ressaltou a funcionária pública.

A cerimônia contou com um desfile dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira em 4 jeeps históricos pertencentes ao Clube de Colecionadores de Veículos Militares Antigos de Minas Gerais.

Para o veterano Geraldo Campos, que participou da Segunda Guerra Mundial, desfilar ao som da Canção do Expedicionário foi motivo de orgulho. “ Agradeço ao CIAAR por essa oportunidade, realmente foi uma honra desfilar no aniversário da Unidade aos 90 anos de idade”, afirmou o veterano.

O CIAAR

A história do CIAAR inicia-se em 1933, quando foi sediado, em Belo Horizonte, o 4º Regimento de Aviação do Exército Brasileiro. Nos anos seguintes, o nome da unidade foi alterada diversas vezes, como Destacamento de Base Aérea, Núcleo do Regimento de Aviação, 4º Corpo de Base Aérea e com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, Base Aérea de Belo Horizonte.

Em 1982, foi criado o Centro de Instrução de Graduados da Aeronáutica (CIGAR), com a missão de formar a primeira turma do Quadro Feminino de Graduadas, tornando-se pioneiro na formação da mulher militar para a Aeronáutica.

Em 26 de setembro de 1983, nasceu o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, tendo como missão o planejamento, a coordenação, o controle e execução dos planos e programas de ensino relativos à adaptação militar de pessoal para a Aeronáutica.

Hoje, o CIAAR forma cerca de 500 oficiais por ano entre médicos, engenheiros, dentistas, especialistas, capelães e mais de 20 especialidades de nível superior, firmando-se como referência na área de ensino do Comando da Aeronáutica.


Fonte: CIAAR








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented