|

Aeroporto de Joinville testa falcão-robô contra perigo aviário

http://www.infraero.gov.br/components/com_fpss/images/falcao.jpg

O Aeroporto de Joinville/Lauro Carneiro de Loyola (SC) realizou nesta terça-feira (20/9) o primeiro teste com o falcão-robô, que tem como objetivo diminuir a incidência de colisões entre aeronaves e aves. Os testes serão realizados durante dez dias.

O aeromodelo, operado por controle remoto, pintado como um Falcão Peregrino, simula o comportamento de uma ave de rapina e dá rasantes para espantar os pássaros, sinalizando que existe um predador naquela área e fazendo com que seja criada uma zona livre de perigo aviário. Os primeiros resultados são positivos, diminuindo a presença de quero-queros, ave responsável por 50% das colisões registradas este ano no aeroporto. Em voos programados nos próximos nove dias, o falcão, que pode alcançar um raio de até três quilômetros, deve decolar entre 7 e 18 horas. “Após o término da experiência, será entregue relatório que avaliará os resultados obtidos e a viabilidade de utilização no aeroporto”, explicou o superintendente do Aeroporto de Joinville, Rones Heidemann.

O falcão faz parte do esforço da Infraero em combater a presença das aves que normalmente habitam os arredores dos aeroportos. A Regional do Sul já testou os serviços do aeromodelo no Aeroporto de Navegantes, apresentando resultado eficaz para afastar as principais espécies existentes no local, como quero-queros e urubus.

Fonte:








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented