|

Projeto da Base Aérea de Anápolis inclui plantio de 14 mil mudas


Localizada em uma área de 1.654,8 hectares, a Base Aérea de Anápolis desenvolve um projeto ambiental denominado CERNE – Controle de Erosões e Reflorestamento com Espécies Nativas e Exóticas que visa detectar processos erosivos em sua área patrimonial, preservar os mananciais hídricos e recuperar caixas de empréstimos que foram utilizadas para construção das obras de infraestrutura aeroportuárias e demais instalações.

O projeto conta com a assistência técnica de instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás (EMATER-GO), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Anápolis (SEMMA), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Inhumas e diversos colaboradores.

Em quatro anos de existência, o projeto realizou o plantio de mais de 14 mil mudas, construiu bacias de contenção, curvas de nível com a finalidade de minimizar os processos erosivos e facilitar a absorção de água pelo solo, contribuindo dessa forma para a preservação do meio ambiente e manutenção do lençol freático.

Dentro de inúmeros procedimentos preconizados no projeto, a construção de um viveiro com capacidade de 8.000 mudas é uma realidade. A produção de mudas é feita a partir da coleta de sementes no interior da Base Aérea com resultados surpreendentes, haja vista a diversidade de espécies.

Vale ressaltar que após estudos efetuados pelas instituições supracitadas, a biodiversidade da Base Aérea de Anápolis foi considerada a mais preservada do município de Anápolis, sendo um verdadeiro banco de germoplasma, ou seja, uma unidade conservadora de material genético de uso imediato e com potencial de uso futuro.

Nesse contexto, a Base Aérea de Anápolis demonstra seu compromisso com o meio ambiente, através de medidas efetivas para preservação flora e fauna.

Fonte: Base Aérea de Anápolis







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented