|

Aeroporto de Brasília recebe treinamento de manejo de fauna

http://www.infraero.gov.br/components/com_fpss/images/infraero_cdt_capa_2_120811_1.jpg

O Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF) foi o cenário, nesta sexta-feira (12/8), para o treinamento de dez biólogos que participaram do primeiro encontro do Grupo de Trabalho do Programa de Manejo de Fauna em Aeroportos Brasileiros, realizado entre os dias 8 e 12 deste mês. A ação é fruto de uma parceria entre a Infraero e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB)

O treinamento de campo buscou aprimorar a capacitação dos biólogos do CDT que prestam serviços em dez aeroportos da Infraero. O trabalho foi supervisionado por técnicos da empresa e da UnB, que deram instruções sobre captura e manejo de animais e aves que habitam as áreas verdes dentro do aeroporto.

O objetivo do trabalho, que integra o Programa de Fauna da Infraero, é reduzir o risco de choques entre aves e aeronaves e evitar a presença de animais nas áreas operacionais do aeroporto, em especial nos procedimentos de pouso e decolagem.

Para o superintendente de Meio Ambiente da Infraero, Mauro Cauville, a ação desenvolvida em parceria com o CDT e outras instituições tem ajudado a aperfeiçoar as técnicas para o manejo de animais. "São feitos workshops regularmente para transmitir os conhecimentos adquiridos em vários desses aeroportos onde estão sendo feitos os trabalhos”, afirmou.

O engenheiro florestal da UnB e coordenador do projeto, Felipe Lago, explica que as ações de manejo de fauna se apoiam em trabalhos de monitoramento e combate a focos de atração de animais, para em seguida partir para a intervenção no habitat das espécies. "Agora estamos realizando ações de manejo direto para controle populacional desses animais com o objetivo de minimizar o risco de choques com as aeronaves", explicou.

Além do treinamento no Aeroporto de Brasília, o primeiro encontro do Grupo de Trabalho do Programa de Manejo de Fauna em Aeroportos Brasileiros também envolveu dez veterinários, que realizaram atividades práticas no Hospital Veterinário da Universidade de Brasília.

Convênio

A Infraero firmou convênio com o Centro de Apoio Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) para avaliação e execução de ações para redução dos fatores atrativos da fauna. Planos de Manejo da Fauna com o CDT/UnB estão sendo desenvolvidos em dez aeroportos da empresa - Brasília (DF), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Maceió (AL) Recife (PE), Belém (PA), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Guarulhos (SP).

Outros planos de manejo, através de outras instituições, também estão sendo desenvolvidos nos Aeroportos do Galeão (RJ), Jacarepaguá (RJ), Navegantes (SC), Joinville (SC), Curitiba (PR), Confins (MG), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE) e Teresina (PI).

Fonte:







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented