|

Especial: Acidente aeronáutico em Recife com o bimotor L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas

Avião cai minutos após decolagem e mata 16 pessoas em Recife; Aeronáutica vai investigar o acidente

O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira, 13 de julho, às 06h51 (horário de Brasília), uma aeronave bimotor L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas decolou do Aeroporto de Recife. Ato contínuo declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.

A aeronave acidentou-se em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com totais perdas humanas e materiais.

No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas a bordo. Tal informação foi ratificada pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem.
A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 13 de julho de 2011.

Marcelo Kanitz Damasceno – Brigadeiro do Ar
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Ouça entrevista com especialista do CENIPA sobre investigação do acidente no Recife

O Tenente Coronel Frederico Marcondes Felipe salientou o caráter preventivo da apuração

O chefe da Divisão de Aviação Civil do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Tenente Coronel Frederico Alberto Marcondes Felipe, explica como é o trabalho de apuração dos fatores que contribuíram para o acidente com o bimotor no Recife na manhã desta quarta-feira (13).

Ouça aqui a entrevista feita pela Força Aérea FM

Fonte: Agência Força Aérea

---

Queda de avião de pequeno porte mata 16 pessoas no Recife

Aeronave, que seguia para Natal, pegou fogo em tentativa de pouso de emergência perto de Boa Viagem


Priscila Trindade - estadão.com.br

SÃO PAULO - Dezesseis pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte no início da manhã desta quarta-feira, 13, na região de Boa Viagem, no Recife, Pernambuco. Os 14 passageiros e dois tripulantes a bordo do bimotor morreram no acidente.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave da Noar Linhas Áreas deixou o Aeroporto Internacional dos Guararapes por volta das 6h50. A aeronave faria a rota Recife, Mossoró, no Rio Grande do Norte, com escala em Natal.

O acidente aconteceu em um terreno baldio nas proximidades da praia de Boa Viagem, entre os bairros de Piedade e Boa Viagem. De acordo com a Aeronáutica, após a decolagem o piloto informou à torre de controle que estava com problemas e que faria um pouso forçado na praia de Boa Viagem. Na tentativa, o avião caiu e pegou fogo.

O coronel Luiz Gonzaga Dutra, gerente da Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes, disse em entrevista à rádio Estadão/ESPN que possivelmente o piloto da aeronave tentou pousar no mar. O coronel acredita que o piloto tentou passar nesse trecho para seguir em direção ao mar.

O bimotor foi encontrado por volta das 7 horas e, cerca de 30 minutos depois, equipes dos bombeiros faziam o resfriamento da estrutura do avião. O trabalho durou cerca de 1 hora. Por volta das 10 horas, os corpos das vítimas ainda eram retirados dos destroços da aeronave. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) permaneciam no local.

No final da manhã, a empresa Noar emitiu um comunicado oficial sobre o acidente. A lista de passageiros, entretanto, ainda não foi divulgada. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da companhia disse que a prioridade é acionar todos os familiares das vítimas. Segundo a empresa, o avião estava em operação há um ano.

A companhia afirma também que as habilitações técnicas e os certificados de capacitação física dos pilotos estavam regulares. A Noar cancelou todos os voos desta quarta-feira. Os passageiros prejudicados com a suspensão dos voos serão remanejados para outras companhias aéreas.

A Aeronáutica disse que "iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente". O laudo ainda não tem prazo para ser concluído.

Fonte:

---

Avião caiu em Recife três minutos após decolagem; 16 morreram

O avião bimotor da Noar Linhas Áreas que caiu na manhã desta quarta-feira em Recife, matando os 16 ocupantes, caiu apenas três minutos após decolar do aeroporto Gilberto Freyre.

Veja galeria de imagens do acidente
Piloto de avião estava substituindo colega em Recife

Piloto de avião disse que tentaria pousar em praia

Avião cai após decolagem e mata 16 em Recife

Envie relatos ou fotos da queda do acidente

O Comando da Aeronáutica informou a cronologia das ocorrências com o bimotor turbo-hélice L410, modelo também conhecido como LET:

6h51min00s: Decolagem da pista 18 do aeroporto de Recife

6h51min55s: O piloto informou à torre de controle que a aeronave apresentava problema e que tentaria pousar na cabeceira 36, no sentido contrário ao da decolagem

6h53min57s: O piloto informou que não chegaria à pista e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem

6h54min18s: Perda do sinal da aeronave na tela do radar

O Seripa 2 (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Aeronáutica, já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente, a fim de prevenir futuras ocorrências.


Arnaldo Carvalho/JC Imagem/Folhapress
Avião cai minutos após decolagem e mata 16 pessoas em Recife; Aeronáutica vai investigar o acidente
Avião cai minutos após decolagem e mata 16 pessoas em Recife; Aeronáutica vai investigar o acidente

O avião seguiria para a cidade de Mossoró (RN), com escala em Natal. A área onde o avião caiu fica em um bairro residencial de classe alta, próximo da divisa com Jaboatão dos Guararapes. No terreno estava montado um circo há cerca de duas semanas.

O segurança do terreno, Erandir Rodrigues da Silva, 42, estava no local no momento da queda e afirmou ter visto duas explosões após a queda. "Vi uma mulher na janela pedindo ajuda. Depois explodiu. Não deu pra fazer nada", afirmou.

No plano de voo foi informada a presença de 16 pessoas a bordo, sendo 14 passageiros e 2 tripulantes. A informação foi confirmada em contato com a torre de controle, antes da decolagem. A aeronave tem capacidade para 19 ocupantes.

Segundo os registros da aeronave na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), ela estava habilitada para voo e em dia com as certificações. O Relatório de Condição de Aeronavegabilidade venceria apenas em 2013.

A Noar Linhas Aéreas suspendeu todos os voos previstos para esta quarta-feira. Segundo a empresa, os passageiros com voos marcados já estão sendo remanejados para voos de outras companhias aéreas. A Noar, que opera voos regionais no Nordeste há pouco mais de um ano, realiza 278 voos por semana.

A empresa afirma que sua prioridade é prestar o atendimento aos familiares das vítimas, e que está disponibilizando transporte, hospedagem e acompanhamento de médicos e psicólogos.


Editoria de Arte/Folhapress

Fonte:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented