|

Rio Grande do Sul: Cinzas voltam hoje, mas sem afetar Salgado Filho



As cinzas do vulcão Puyehue devem voltar hoje ao Rio Grande do Sul – mas com pouca intensidade e, no máximo, se concentrarão em cidades como Chuí e Jaguarão, na fronteira com o Uruguai. A previsão é de meteorologistas ouvidos por Zero Hora, que identificavam ontem pouca atividade do vulcão em razão do clima instável – a chuva tem o poder de limpar a atmosfera.

– As condições meteorológicas, neste momento, são de pouca atividade vulcânica. Se chegar algo a Porto Alegre nesta sexta-feira, por exemplo, será de baixa intensidade, nada que prejudique os voos do aeroporto Salgado Filho – disse Olívia Nunes, meteorologista da Somar Meteorologia.

Já Estael Sias, da Central de Meteorologia, amparada nas imagens do satélite Meteosat, indica que as cinzas do vulcão chileno "serão transportadas pelos ventos em níveis médios e altos da atmosfera em direção ao nordeste, atingindo o meio-leste argentino, leste e sul do Uruguai, chegando à fronteira do Rio Grande do Sul".

– Nos prognósticos desta sexta-feira à noite e de sábado, já é possível perceber que as cinzas se espalham mais pelo centro e parte do norte da Argentina, se mantendo no sul e leste do Uruguai e no extremo sul do território gaúcho – afirmou Estael.

Efetivamente, na Argentina há mais motivos para preocupação. Uma mudança da direção dos ventos poderia levar novamente nuvens de cinzas até Buenos Aires. O Serviço Meteorológico Nacional argentino já previa a presença do fenômeno ontem à noite na atmosfera portenha – mas com intensidade menor do que em dias anteriores. As nuvens passariam por Mendoza, Córdoba e San Luis antes de chegar a Buenos Aires. É pouco provável, porém, que os aeroportos de Ezeiza e Aeroparque, na capital argentina, voltem a fechar.

Fonte: / NOTIMP









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented