Hospital de Campanha da FAB utiliza telemedicina para diagnóstico de pacientes
O Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB) instalado em Belo Horizonte desde segunda-feira (02/05) utiliza a telemedicina, para facilitar o diagnóstico de pacientes que apresentam casos mais complexos.
O consultório de ginecologia montado no HCAMP, que já realizou 180 atendimentos na área de prevenção e tratamento do câncer de colo de útero, encaminhou sete imagens microscópicas para serem analisadas no Hospital Central da Aeronáutica (HCA).
“Poder realizar um diagnóstico a distância, quando não dispomos do profissional no local ou quando for necessário uma segunda opinião sobre o caso é uma grande evolução. Essa tecnologia possibilita o intercâmbio entre especialistas, principalmente quando esta unidade-móvel de saúde tiver que atuar em áreas mais remotas e não dispuser de todas as especialidades médicas”. ressalta o Capitão Mário Márcio, médico patologista do HCAMP.
Os médicos patologistas e ginecologistas do HCAMP utilizam o método “ver e tratar”, que envolve a ação conjunta desses profissionais no tratamento e prevenção das lesões precursoras do câncer de colo de útero. “A ginecologia examina o paciente, colhe o material para o exame preventivo e o patologista faz o laudo na hora. Se for identificada alguma lesão que possa evoluir para um câncer, a nossa estrutura permite o tratamento do paciente no local”, disse Andreza Oliveira, ginecologista.
Para o médico patologista André Otani, que ingressou na FAB este ano, atuar em conjunto com a ginecologia é uma experiencia muito válida e gratificante. “No HCAMP, temos uma integração entre a atividade técnica de diagnóstico médico com as características peculiares de uma atividade operacional militar. A rapidez da liberação do resultado por meio do método “ver e tratar” foi o que mais me impressionou. Também é uma oportunidade para que os novos médicos da FAB possam conhecer e executar, em uma unidade-móvel de saúde, esse importante método de tratamento”, completou.
No terceiro dia de funcionamento, o HCAMP realizou mais de 3 mil atendimentos e distribuiu cerca de 30 mil medicamentos, que foram prescritos no próprio Hospital. As consultas estão sendo realizadas em 32 barracas, distribuídas nas especialidades de odontologia, clínica médica, neurologia, endocrinologia, ginecologia, pediatria, cardiologia, infectologia, oftalmologia, cirurgia ambulatorial, otorrinolaringologia, nefrologia, urologia, gastroenterologia, além de exames de ultrassonografia. O HCAMP fica instalado na região do Barreiro, na capital mineira, até sexta-feira (6/05).
