|

Petrópolis se mobiliza em homenagem ao Marechal Eduardo Gomes

O Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira, será homenageado em Petrópolis, cidade em que nasceu. No dia 8 de abril, representantes do poder público e da iniciativa privada de Petrópolis (RJ) se reuniram no Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), localizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, para tratar da iniciativa.

Está programada para o mês de setembro a inauguração de um busto do Marechal na cidade. O encontro foi presidido pelo Diretor do PAMA-GL, Brigadeiro do Ar Marco Antônio Kling, natural de Petrópolis, e teve a presença de representantes do Exército Brasileiro, da FAB, do Poder Judiciário, Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), da Família Imperial, da Prefeitura Municipal de Petrópolis, além de instituições bancárias, de ensino e de associações petropolitanas.

Durante a reunião, o 1º Tenente Historiador Mauro Vicente Sales, do Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (CENDOC), realizou uma palestra que abordou passagens como “Os 18 do Forte” e outros movimentos politico-militares, como a Revolta Comunista de 1935; a criação do Correio Aéreo Nacional (CAN); e a trajetória de Eduardo Gomes a frente do Ministério da Aeronáutica.

“O Marechal Eduardo Gomes é a razão de ser da Força Aérea Brasileira”, afirmou o Brigadeiro Kling a respeito da homenagem. Em suas palavras, o Brigadeiro Kling narrou um episódio que mostra a próxima relação que o Marechal manteve com a cidade de Petrópolis ao longo de sua vida. No ano de 1965, durante uma visita à cidade, o Marechal foi até a sede da Celma que, semanas antes, havia interrompido a atividade de manutenção de motores em função do fim das operações da Panair do Brasil.

Durante o período em que ficou sem receber turbinas, a Celma se dedicou à funilaria e mecânica de automóveis. Na visita à Celma, durante o Carnaval, o Marechal se impressionou com a empresa e escreveu, numa pequena lousa, a decisão que tomara naquele momento: “A Celma continuará revisando”.

De volta ao Rio, o então Ministro da Aeronáutica incorporou a Celma à FAB, e a empresa voltou a fazer a manutenção de turbinas. A Celma foi privatizada em 1991.

Na avaliação do secretário municipal de Segurança Pública de Petrópolis, o cientista político Hélio Moura Filho, o Marechal Eduardo Gomes foi um dos maiores democratas do Brasil. “Eu acompanhava meu pai, que era udenista como o Eduardo Gomes, e tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Ele sempre dizia que o preço da liberdade é a eterna vigilância, esse pensamento permanece atual”, afirmou Hélio Moura.

Fonte: III COMAR e PAGL







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented