|

Confins em rota de concessão

Governo acelera estudos para transferir obras de expansão do aeroporto para a iniciativa privada e garantir capacidade maior de passageiros para a Copa 2014 e a Olimpíada 2016 .

Geórgea Choucair e Daniel Camargos .

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em confins, está na rota para ser operado em regime de concessão. O ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, afirmou ontem que o governo já se decidiu sobre a concessão das obras de ampliação dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas), e Brasília. A prioridade é desses três, mas, segundo Palocci, há estudos para os investimentos privados também nos projetos de reforma e expansão dos aeroportos de confins e do Galeão, no Rio de Janeiro.

O ministro não precisou qual vai ser o modelo adotado em cada aeroporto. Ele adiantou que a presidente Dilma Rousseff já estabeleceu uma série de medidas que serão desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Aviação, já definindo o critério de concessão dos serviços para os terminais de Guarulhos, Viracopos e Brasília. “A presidente também pediu para que a secretaria avance nos estudos sobre confins e Galeão, que são também aeroportos prioritários. Cinco aeroportos terão iniciativas de curto espaço de tempo em regime de concessão porque queremos combinar a urgência das obras com a necessidade de investimento público e privado, para que a gente possa dar resposta a essas questões no menor espaço de tempo possível”, disse. Palocci ressaltou que essa é uma das medidas analisadas pelo governo para acelerar os empreendimentos estratégicos para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.

No aeroporto de confins, a previsão é que seja feita até a Copa de 2014 a ampliação e modernização do terminal 1, que terá sua capacidade ampliada de 5 milhões para 8,5 milhões de passageiros por ano. A licitação das obras está paralisada por decisão judicial em função de problemas de licenciamento ambiental. Há ainda o projeto para a construção do terminal 2, ao lado do estacionamento novo, que aumentaria a capacidade do terminal para 10 milhões de passageiros por ano. O projeto executivo do terminal deve ser licitado pelo governo do estado no mês que vem. O aeroporto tem ainda projeto de ampliação da pista e a pavimentação do pátio de aeronaves, que também não foram licitados.

AVALIAÇÃO: “O estudo de modelo de concessão para confins é uma medida sensata e oportuna. A tendência da iniciativa privada nas estruturas aeroportuárias é uma realidade que já existe no resto do mundo”, afirmou Luiz Antonio Athayde, subsecretário de Investimentos Estratégicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ele avaliou que o modelo de concessão deve ser diferenciado para cada aeroporto do país. Segundo Athayde, a concessão em confins pode ajudar a diminuir a pressão sobre o poder público para viabilizar os investimentos no aeroporto.

Já a avaliação do técnico Carlos Álvares da Silva Campos Neto, do Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Ecônomica Aplicada (Ipea), é que a privatização da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não resolveria os problemas dos aeroportos brasileiros durante a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. “Trazer o setor privado para investir demora, porque temos que passar por um processo de normatização, regulação, fazer a modelagem desses projetos e processo licitatório. Essas coisas demandam tempo. Para 2014, nem o investimento privado teria tempo hábil de tocar essas obras importantes”, disse. Segundo ele, a privatização é solução viável, mas não imediata. (Com agências)

Fonte: ESTADO DE MINAS / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented