|

Confins e Pampulha: Falta pátio para tanta aeronave

Geórgea Choucair .

Os aeroportos de Confins e da Pampulha operam com pátio de aeronaves com capacidade esgotada. A avaliação é de estudo divulgado ontem pelo Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea). O levantamento apontou que em horário de pico em 2010, a média foi de 19 aeronaves estacionadas em Confins, sendo que a capacidade é de 17 aviões. Para 2014, a previsão do Snea é que 23 aeronaves fiquem estacionadas em horário de pico no pátio do aeroporto.

A situação do pátio de aeronaves do aeroporto da Pampulha também foi considerada como “esgotada” pelo Snea. No ano passado foram registradas, em média, oito aeronaves estacionadas nos horários de pico no pátio da Pampulha. A capacidade é de oito aviões, mas o Snea considerou que os aeroportos que operam com pátios com 100% da capacidade estão em situação de “gargalo”.

“O ideal é que o aeroporto tenha 20% a mais de vagas na pista no horário de pico. O problema de não ter a capacidade ideal é que o avião chega e não tem onde estacionar, em função da área cheia”, afirma Elton Fernandes, professor do Instituto Alberto Luis Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe-Ufrj), responsável pela pesquisa do Snea.

OBRAS- De acordo com pesquisa do Snea, mesmo se todas as obras previstas pelo governo forem realizadas nos aeroportos, somente três dos 13 aeroportos com obras previstas não estarão acima de sua capacidade instalada em 2014: Galeão, Campinas e Manaus. Já os demais aeroportos das cidades-sedes, segundo a pesquisa, vão estar acima de 100% da capacidade: Confins, Guarulhos, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Fortaleza, Natal e Cuiabá.

O levantamento do Snea mostrou que o movimento de aeronaves em Confins registrou o maior crescimento de 2003 para 2010, saltando de 10.586 para 84.851 unidades no período. A previsão é que o aeroporto receba 151.219 aeronaves em 2016. Nos horários de pico de movimento em Confins, o estudo também mostrou que a situação no aeroporto é crítica. No ano passado Confins recebeu no horário de rush 2,87 milhões de passageiros, sendo que capacidade é de 2,13 milhões de pessoas.

Fonte: ESTADO DE MINAS / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented