|

Segunda Força Aérea homenageia herói de missão no Congo

SO MOREIRAA Segunda Força Aérea recebeu, nesta semana, a viúva do Suboficial Willebaldo Moreira Santos, Esmeralda Martins dos Santos, herói de missão no Congo. Dona Naná, como gosta de ser chamada, contou um pouco da história do marido, especialmente sobre o dia 3 de fevereiro de 1964, ocasião em que foi um dos protagonistas da missão heróica de salvamento de vários missionários naquele país africano.

Os relatos dão conta que ele arriscou a vida para garantir que outros pudessem viver, quando o H-19 tripulado pelo então Tenente Ércio Braga e pelo então Sargento Capela realizou um pouso de emergência e tornou-se alvo para os rebeldes congoleses. Além das histórias, Dona Naná trouxe muitas fotos do Suboficial Moreira, as quais serHOMENAGEM À SRA. NANÁão digitalizadas para fazerem parte do acervo da Associação Brasileira de Equipagens Operacionais da Aviação de Asas Rotativas (ABRATAAR), responsável pelo contato, e das unidades de asas rotativas da FAE 2.

Na ocasião, durante a formatura de hasteamento da bandeira nacional, a Segunda Força Aérea fez uma homenagem ao vulto do SO Moreira que foi entregue à Dona Naná.Emocionada, ela agradeceu e disse ter certeza que “wile” (assim Dona Naná chamava o saudoso marido) estava ali presente e feliz.

Dona Naná e o Suboficial Moreira tiveram cinco filhas. Quatro moram no Brasil e uma, na Espanha, que é casada com um policial daquele país. Curiosamente, chegamos à Dona Naná por intermédio dessa filha, a que está mais distante. Dona Naná contou ainda que o Suboficial foi o terceiro colocado em sua turma de formação. Começou a carreira em Cumbica, onde fez curso de mecânico de H-13 e H-19, motivo pelo qual foi selecionado pela força para participar da missão de paz no Congo belga. No regresso, voou pelo CAN nos C-47, C-54, C-82, entre outros.

HOMENAGEM À SRA. NANÁ

Fonte: FAE2







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented