Patriota vai à Bolívia discutir combate ao narcotráfico
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, viaja nesta sexta-feira à Bolívia para discutir com o chanceler boliviano, David Choquehuanca, sobre a luta contra o narcotráfico e a colaboração nas áreas energética e agrícola, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.
Patriota e Choquehuanca centrarão as conversas na colaboração de ambos os governos na fronteira comum, área na qual o Brasil está especialmente preocupado por conta da ação das redes de tráfico de armas e drogas.
Durante a reunião, os dois países devem assinar acordo para a criação de um comitê que permita maior integração na região de fronteira, segundo informou o Itamaraty em comunicado. Em novembro passado, Brasil e Bolívia acertaram estreitar a colaboração para reforçar a segurança na fronteira, em um acordo que inclui o uso conjunto de aviões não tripulados de vigilância.
Em virtude desta parceria, o governo federal também cederá a La Paz a tecnologia utilizada nos laboratórios contra a lavagem de dinheiro e as polícias de ambos os países colaborarão em operações no combate às redes de traficantes. Os dois ministros também tratarão de questões relativas à integração energética e à produção agrícola, e aproveitarão a reunião para abordar a agenda regional e multilateral, acrescentou o comunicado.
No campo agrícola, Patriota e Choquehuanca devem assinar a aplicação de ajustes complementares ao acordo de cooperação técnica, científica e tecnológica Brasil-Bolívia, nas áreas de capacitação profissional e produção agropecuária.
Fonte: PORTAL TERRA / NOTIMP