|

Porto Alegre: Uma luz para o voo da TAP









Maria Isabel Hammes.

Depois da notícia publicada aqui ontem sobre o risco de a Capital perder o voo direto da TAP para Lisboa a partir de junho, a situação melhorou. Em contato telefônico com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o governador Tarso Genro recebeu notícia tranquilizadora sobre o caso, que está entravado pela falta de autorização da Anac para o voo. O ministro explicou que existe uma negociação em andamento entre o Brasil e União Europeia para abrir mais uma linha aérea – hoje, esse número de concessões estaria esgotado. Com essa liberação, prevista para sair ainda esta semana, explicou Jobim ao governador, a Anac abrirá o processo para autorizar o voo da companhia portuguesa.

Após esse contato, instruído por Tarso, o secretário do Planejamento, João Motta, telefonou ao vice-presidente da TAP, o gaúcho Luiz da Gama Mór (foto), confirmando a negociação. Na quarta-feira, o executivo havia dito ao secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, que, se a autorização não fosse liberada esta semana, o início do voo seria cancelado. Em encontro na Bolsa de Turismo Lisboa, maior feira do setor daquele país, Mór lembrou que a TAP pretendia já estar agora vendendo os bilhetes dos quatro voos semanais que teria entre o Salgado Filho e Lisboa para aproveitar a alta temporada.

Ontem, tanto a presidente da Abav gaúcha, Rita Vasconcelos, quanto o vice-presidente da entidade, Francisco Weinmann, manifestaram sua preocupação com a possibilidade de o Estado perder o voo, o que acarretaria graves prejuízos para o desenvolvimento do setor de turismo gaúcho.

A Anac já aprovou, porém, um outro destino internacional para a Capital em direção à cidade do Panamá com a Copa a partir de 15 de junho.

Mudanças na Infraero

O ministro do Esporte, Orlando Silva, foi direto na resposta ontem e anunciou mudanças em breve, ao ser questionado sobre por que as obras nos aeroportos não andam:

– Em poucas semanas, a presidente Dilma vai anunciar alterações importantes no setor aeroportuário, que possam impactar em mudanças de gestão na Infraero. Mudanças que cumprirão a meta de acelerar as obras para 2014.

Silva esteve no Beira-Rio para fiscalizar as obras da Copa.

Fonte: ZERO HORA / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented