|

FX-2: Marinho coloca São Bernardo na rota dos franceses









Leandro Amaral.

Depois da estadia de quatro dias na França, o prefeito Luiz Marinho (PT) conseguiu arrancar dos franceses o compromisso de investimentos em São Bernardo, caso o Rafale vença a licitação da FAB (Força Aérea Brasileira) que irá adquirir 36 caças. À convite da Dassault Aviation, responsável pela produção do supersônico, ele visitou as instalações da empresa e conheceu detalhes da proposta do equipamento francês, inclusive, teve a possibilidade de voar no Rafale.

Marinho esteve em uma das fábricas mais importantes da Thales, no Sudoeste da França, onde estão as tecnologias em eletrônica e softwares utilizadas no desenvolvimento e produção do Radar AESA do Rafale, do núcleo dos computadores e dos displays ergonômicos do cockpit. “Conhecemos as várias plantas da empresa e os planos de investimento, caso vençam a concorrência dos caças”, disse Luiz Marinho, destacando que, nos próximos meses, os franceses promoverão um seminário na cidade para explanar, de forma mais abrangente aos principais atores locais, os benefícios do equipamento.O investimento previsto não foi divulgado, mas deverá acontecer logo após o anúncio da empresa vencedora da licitação da FAB.

Gripen

Desde o início da movimentação do governo brasileiro, na gestão do presidente Lula, o Planalto demonstrou favoritismo ao Rafale. Porém, Luiz Marinho capitaneou o movimento no ABC em prol do sueco Gripen, com a justificativa de que o caça escandinavo geraria mais emprego e estaria comprometido com a transferência de tecnologia. Indagado se a visita in loco mudou sua opinião, o prefeito é enfático. “Quando anunciei minha posição em relação ao Gripen era pra provocar os outros concorrentes e colocar São Bernardo nessa rota (investimentos). Isso felizmente conseguimos. Agora pra dizer qual é melhor não tem sentido, pois eu não sou da área. O que vale é o investimento em São Bernardo e na região”.

O petista disse que, no momento oportuno, transmitirá a presidente Dilma Rousseff as suas impressões sobre o equipamento francês. Ainda segundo Marinho, nos próximos meses será analisada a possibilidade de visitar também in loco o Boeing fabricado nos EUA, o qual também integra a concorrência.

Fonte: Repórter Diário / NOTIMP

---

Marinho garante aporte da Dassault em São Bernardo

Rafael Diaspb

O prefeito de São Bernardo do Campo (SBC), Luiz Marinho, firmou acordo com o vice-presidente Executivo da empresa francesa Dassault, Eric Trapier, para garantir investimentos do grupo na cidade. O acordo foi assinado na última sexta-feira, dia 4, em visita do prefeito à sede da empresa, na França. A Dassault é fabricante do caça Rafale, que disputa a licitação para renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB).

Pelo acordo, a empresa se compromete, por meio da Dassault Systèmes, o seu braço na área de software, a investir em projetos na área de ensino fundamental, na implantação de uma incubadora de empresas na área de engenharia e na cidade digital, um dos principais projetos do governo municipal.

A Dassault ainda se comprometeu a realizar em São Bernardo do Campo, entre março e abril, um seminário com empresas da cidade e da região para que elas possam conhecer o programa do projeto Rafale e se preparar para participarem do projeto. Por meio da Thales, de quem é uma das controladores, a Dassault também confirmou investimentos maciços na Ominisys, empresa de engenharia eletrônica e produção de radares e componentes de satélite, que já atua em São Bernardo do Campo. Esses dois últimos pontos do acordo estão condicionados à vitória do Rafale na licitação da FAB.

Fonte: DCI / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented