|

Unasul criará cartilha contra golpes de Estado






Sanções imediatas incluem o fechamento de fronteiras e a suspensão de comércio.

Ana Flor.

Os chefes de Estado da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) devem fechar hoje os detalhes da cláusula democrática que permitirá sanções contra países do bloco que sofrerem tentativa de golpes de Estado.

A reunião de hoje, com presidentes, pode terminar sem que o nome do novo secretário-geral do grupo seja definido. O presidente Lula chegou ontem à noite ao país, acompanhado do chanceler Celso Amorim e do assessor internacional, Marco Aurélio Garcia.


Ontem, chanceleres reunidos em Georgetown, na Guiana, concordaram sobre a inclusão do fechamento de fronteiras, a suspensão do comércio e do tráfego aéreo entre as sanções a países que violarem os preceitos democráticos do grupo.

Brasil e Argentina foram os principais incentivadores das sanções. Segundo diplomatas, um dos principais motivadores foi o caso de Honduras, que sofreu um golpe em 2009. Até hoje os dois países não reconheceram o novo governo do país.

Entre as divergências ainda existentes, estava a posição de alguns países para deixar claro que transgressões permitiriam as sanções.

Peru e Chile eram os principais defensores do detalhamento. Outros países defendem que haja uma avaliação caso a caso. Todos concordam que a ação do grupo deve ocorrer apenas quando o país em questão pedir a intervenção da Unasul.

Apesar de a minuta ser baseada em textos da OEA, do Mercosul e do Grupo Andino, a cláusula da Unasul deve permitir ações imediatas.

Até ontem, os representantes reunidos na Guiana não haviam debatido o nome do novo secretário-geral. O tema está na pauta de hoje dos presidentes, mas é considerado secundário em relação à criação do dispositivo de segurança.

A morte do ex-presidente argentino Néstor Kirchner, que ocupava a secretaria-geral, deixou um "vazio" na entidade, dizem negociadores.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented