|

FX-2: França espera para breve decisão do Brasil sobre caças









A França espera uma resposta do governo brasileiro sobre a compra do jato francês Rafale, fabricado pela Dassault Aviation, até o fim deste mês ou o início de dezembro, disse o ministro da Defesa francês, Alain Juppé. "A França está esperando uma resposta do governo recém-eleito do Brasil nas próximas semanas", declarou ele, em entrevista à rádio francesa RTL.

O Brasil tinha planejado inicialmente anunciar em abril o vencedor da licitação de bilhões de dólares para os modernos caças. A disputa é marcada por forte rivalidade entre as três nações que participam da competição. Além do caça francês, também estão entre os finalistas o Gripen, da sueca Saab Gripen, e o F/A-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing.

O valor do contrato não foi revelado, mas a estimativa é de que seja entre US$ 4 bilhões e US$ 10 bilhões, dependendo da escolha final, custos de manutenção e armamentos. A compra inicial será de 36 aeronaves, a serem usadas para patrulhar o espaço aéreo brasileiro nos próximos 30 anos, com opção de compra de outros 100 caças.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, que participou pessoalmente das negociações, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiram uma declaração conjunta em setembro na qual disseram que o Brasil entrou em negociações exclusivas para comprar os Rafales.

No entanto, após reclamação dos outros competidores e depois da Força Aérea Brasileira mostrar seu desagrado devido aos vazamentos para a mídia, Lula teve de voltar atrás e dizer que a competição ainda estava aberta.

As informações são da Dow Jones.

Fonte: O ESTADO DE SÃO PAULO, via NOTIMP

---

Venda dos Rafales: ministro da Defesa francês espera boas notícias do Brasil

O ministro francês da Defesa, Alain Juppé, que assumiu o cargo há alguns dias, afirmou nesta terça-feira que talvez no início de dezembro haja boas notícias por parte do Brasil em relação ao multimilionário contrato para a venda de aviões de combate Rafale.

"No curso de novembro, no início de dezembro", declarou Juppé ao ser indagado pela rádio francesa RTL sobre quando poderá ser conhecida a decisão das autoridades brasileiras.

"As eleições no Brasil atrasaram o processo de decisão. Espero que tenhamos boas notícias", acrescentou o ministro.

O Rafale fabricado pela francesa Dassault compete pelo contrato de venda de 36 caças com o F/A-18 Super Hornet da americana Boeing e o Gripen NG da sueca Saab.

O presidente francês Nicolas Sarkozy reiterou há alguns dias, em Seul, ao término da cúpula G20, sua "confiança" na possibilidade de obter esse multimilionário contrato.

A decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não foi anunciada nem há um prazo para que isso ocorra.

Apesar de o próprio presidente Lula e seu ministro da Defesa, Nélson Jobim, apoiarem a compra do Rafale em troca de uma transferência de tecnologia, segundo a imprensa brasileira, a Força Aérea Brasileira (FAB) prefere o Gripen sueco.

Fonte: PORTAL TERRA, via NOTIMP


Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented