|

FAB continua na guerra contra o narcotráfico no RJ






Desde o dia 25 de novembro três aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) estão engajadas no apoio logístico à operação de combate ao narcotráfico, no Rio de Janeiro. O engajamento foi determinado pela Diretriz Ministerial número 14/2010, assinada pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim. Duas aeronaves H-34 Super Puma e uma aeronave H-1H realizam apoio à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) em missões de transporte de policiais para ação de atiradores e para observação e reconhecimento em áreas dominadas por criminosos.

Para dar suporte a esse esforço aéreo, diariamente, 120 militares da Força Aérea atuam em atividades Operacionais e de Comando e Controle em diferentes unidades da FAB no Rio. Embora a missão da FAB seja prover apoio à PMERJ, as aeronaves H-34 e H-1H estão equipadas, durante todo o tempo em que estão engajadas nesta missão, com armas de fogo prontas para reagir. A capacidade de reação da FAB só será empregada em caso de autodefesa, isto é, se as aeronaves forem atacadas.

A importância do apoio prestado é reconhecida pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. Em entrevista coletiva concedida na tarde do dia 29 de novembro, o Coordenador de Comunicação Social da PMERJ, Coronel Lima Castro, classificou a participação da Força Aérea como “fundamental”. “O apoio da FAB proporcionou a nós progredir no terreno em segurança, tanto para nossos homens como para as pessoas que vivem nessas comunidades”, afirmou o Coronel da PM, que já serviu com militares da FAB em missões da Organização das Nações Unidas (ONU) no exterior.

Conheça as aeronaves

H-1H
Capacidade:
Equipado com arma de fogo, transporta 4 tripulantes e até 9 passageiros ou 6 macas.
Velocidade:
80 nós ou 150 km/h

H-34
Capacidade:
Equipado com arma de fogo, transporta 4 tripulantes e até 23 passageiros.
Velocidade:
120 nós ou 220 km/h


Fonte: III COMAR




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented