|

ITA planeja investir R$ 130 mi na ampliação da infraestrutura






Iara Oliveira

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) planeja investir R$ 130 milhões na ampliação da atual infraestrutura para, no prazo de cinco anos, aumentar de 120 para 240 o número de vagas oferecidas anualmente em um dos vestibulares mais concorridos do País. O projeto contempla a construção de três prédios e a contratação de 150 professores e técnicos de apoio, segundo o reitor do ITA, Reginaldo dos Santos.

O projeto será enviado este mês ao Ministério da Defesa. "Sugerimos um cronograma de cinco anos, com um aumento de 20% no número de vagas a partir de 2012. Ainda é uma meta, pois o projeto terá de ser submetido ao Ministério do Planejamento", comenta o reitor. Ele reconhece que o acréscimo de 120 vagas ainda é aquém da procura, mas diz que o ITA dará uma contribuição significativa para a formação de engenheiros altamente qualificados.

"Estudo feito pela CNI aponta uma grande carência de engenheiros no Brasil. Dos 150 mil alunos que ingressam todos os anos em cursos de engenharia, apenas 30 mil se formam, a evasão chega a 80%", diz o reitor do ITA. O estudo indica ainda outra situação grave: desses 30 mil engenheiros, apenas 10 mil têm boa formação.

"Esse é o principal argumento para que o ITA dobre o número de vagas", diz Reginaldo dos Santos, pernambucano que se formou em engenharia eletrônica no ITA, em 1970, com a honrosa menção "suma cum laude", o que faz dele um dos menos de 20 notáveis da instituição: que se formaram com notas acima de 9,5 em todas as matérias nos cinco anos do curso.

Segundo o reitor do ITA, já foi concluída a concepção arquitetônica dos três novos prédios: a Divisão de Ciências Fundamentais, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPOR) e um novo bloco de alojamentos com capacidade para 1.100 pessoas.

Os novos alojamentos poderão ser usados também pelos alunos da pós-graduação, que hoje não dispõem desse benefício. O local terá quase 50 mil metros quadrados de área construída, com auditório e uma área de apoio para uso dos alunos, sendo que cada unidade residencial comportará quatro estudantes. A limitação dos alojamentos era um dos entraves à expansão do ITA, uma vez que a instituição recebe alunos de várias partes do Brasil e, além disso, os alojamentos funcionam também como local de estudo.

O prédio da Divisão de Ciências Fundamentais terá 15 mil metros quadrados, e as novas instalações do CPOR terão 1.884 metros quadrados.O projeto arquitetônico dos novos prédios foi doado pela Vale Soluções em Energia (VSE), instalada no Parque Tecnológico. "Estamos licitando o projeto executivo dos alojamentos", conta o reitor. O ITA oferece os cursos de engenharia: aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, aeroespacial e engenharia de computação.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented