|

Infraero inicia a recepção aos turistas do Círio de Nazaré 2010






sbbe O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans - Júlio César (PA) inicia nesta terça-feira (5/10) uma grande recepção para os romeiros que desembarcarem na cidade para participar do Círio de Nazaré 2010, tradicional festa religiosa patrocinada oficialmente pela Infraero, em parceria com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e o Programa Cozinha Brasil do Sesi. O receptivo da Infraero se estenderá até o próximo dia 9/10.

Nesta terça-feira, o superintendente do Aeroporto de Belém, Samuel Lima Sales, e o presidente da Paratur, Luiz Souto, darão entrevista coletiva à imprensa, às 10h30, quando realizarão a abertura oficial da recepção aos turistas. A coletiva de imprensa será realizada na área de desembarque doméstico do aeroporto. A abertura do evento também contará com a realização de uma procissão e uma missa, conduzida pelo arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, que acontecerá às 11h e terá a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

A recepção dos romeiros inclui cursos do Programa Cozinha Brasil do Sesi- que visam a ensinar à população sobre o uso integral dos alimentos e da alimentação com alto valor nutritivo. Esses cursos serão realizados no estacionamento do Terminal de Passageiros e os usuários poderão experimentar os alimentos preparados durante as atividades. Além disso, os usuários poderão conferir ainda a exposição “Círio de Nazaré de Belém do Pará: Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira”, realizada numa parceria com a Diretoria da Festa de Nazaré. Segundo a curadora Darcilene Costa, a exposição tem por objetivo divulgar, esclarecer e enfatizar os principais aspectos da maior festa dos paraenses. Os romeiros que desembarcarem em Belém, na semana que antecede ao Círio, também poderão conferir apresentações de grupos de Carimbó.

Movimentação de Passageiros

Para o Círio de Nazaré, a Infraero espera um aumento de cerca de 94% no número de voos extras em relação ao ano passado. O superintendente do Aeroporto Internacional de Belém, Samuel Lima Sales, acredita em um bom aumento no número de passageiros. “O crescimento, a cada ano, do número de voos extras nesse período representa para o Aeroporto Internacional, e para a cidade de Belém, o sucesso de um trabalho dedicado e responsável. Esse ano, a expectativa é muito grande: aguardamos um número nunca antes visto de passageiros desembarcando aqui para o Círio. Trabalhamos para atendê-los sempre com comodidade e segurança”, declarou o superintendente.

Este é o quarto ano que a Infraero patrocina o evento. O valor do aporte este ano será de R$ 70 mil. O Círio de Nazaré é um evento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), como Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil.

O Círio chega a ser considerado o “Natal dos Paraenses”. O “Almoço do Círio” reúne as famílias e leva para Belém milhares de turistas e romeiros. Calcula-se que mais de dois milhões de pessoas participem da procissão, 500 mil pessoas a mais que a população da capital.

Fonte: INFRAERO




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented