|

Aeroporto de Campo de Marte realiza curso de formação de Voluntários de Emergência








O Aeroporto de Campo de Marte (SP) iniciou, na quarta-feira (20/10), o Curso de Reciclagem do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE). A atividade conta com a participação de 30 pessoas, entre empregados da Infraero e membros da comunidade aeroportuária.

O treinamento tem por objetivo capacitar voluntários em primeiros socorros para o atendimento a possíveis acidentes aéreos. O curso terá instrutores do Hospital da Aeronáutica e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar. “A importância deste curso é preparar os colaboradores para um atendimento rápido e de grande proporção”, disse o coordenador de Segurança Operacional do aeroporto, Mauro Miura.

No final do curso, os formandos estarão aptos a realizar atendimentos de primeiros socorros, como asfixias, paradas respiratórias e traumatismos. A reciclagem acontece uma vez ao ano, sendo que, a cada dois anos, membros das comunidades do entorno do aeroporto, entre moradores e comerciantes, podem participar da capacitação.

O encerramento do treinamento será no próximo sábado (23/10), com o Exercício de Emergência Aeronáutica Parcial (Exeap), que simula uma situação de emergência que requer atendimento de primeiros socorros. No teste, os voluntários terão a oportunidade de colocar em prática as técnicas aprendidas no curso. “No ano passado, realizamos o curso num shopping, para simular um acidente próximo ao aeroporto. Com essas práticas, o voluntário consegue ter uma visão mais ampla do que pode acontecer”, explicou Mauro Miura.

CVE em outros aeroportos de São Paulo

O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos iniciou na última segunda-feira (18/10) o Curso de Formação de Voluntários de Emergência de 2010. Participam do treinamento 170 pessoas, sendo 120 novatos. A turma concluirá a parte teórica da atividade na próxima segunda-feira (25/10) e realizará o Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac) na quarta-feira (27/10). Na ocasião, será simulada a ocorrência de um desastre aéreo, onde os voluntários serão testados de acordo com o conteúdo ministrado no curso. Atualmente, Guarulhos conta com 920 participantes em seu Corpo de Voluntários de Emergência.

Já o Aeroporto de Congonhas realizou seu último Curso de Voluntários de Emergência em maio de 2010. Ao todo, 62 pessoas participaram da atividade, o maior número registrado em toda realização do curso, iniciado em 1981.

Em Campinas, o Aeroporto Internacional de Viracopos também no mês de maio, encerrado com a realização de um exercício simulado parcial. Para novembro está prevista a realização de um exercício completo, quando cem voluntários serão testados.

Fonte: INFRAERO




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented