|

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência: confira as ações da Infraero






acessibilidade cgh Nesta terça-feira, 21/9, celebra-se o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A Infraero dedica especial atenção a esse público que frequenta os 67 aeroportos da Rede e, por isso, investe em melhorias de infraestrutura e na capacitação das pessoas que atuam nos aeroportos visando ao melhor atendimento aos usuários com deficiência ou mobilidade reduzida.

No último dia 17/9, três aeroportos encerraram o curso de Atendimento às Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida: Congonhas (SP), Marabá (PA) e São Luís (MA). No curso, são abordados temas como o atendimento específico desse público, a Política de Acessibilidade da Infraero, legislação e direitos humanos, técnicas de atendimento e transferência, o novo perfil do consumidor e segurança e inspeção. Essas ações promovem o debate sobre acessibilidade no aeroporto e aprimoram o atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. No encerramento, munidos de cadeiras de rodas, vendas e muletas, os participantes do curso passaram por uma simulação onde vivenciaram as situações enfrentadas por pessoas com deficiência e conheceram os equipamentos já instalados em prol da acessibilidade.

Em Congonhas, aproximadamente 200 pessoas participaram das atividades promovidas. O encerramento contou com depoimento do cantor Billy, fundador do Movimento Superação, que realizou também apresentação com voz e violão. A superintendente do Aeroporto de Congonhas, Eliana Akemi, destacou a importância do curso na cerimônia de abertura. “Com este trabalho, temos a oportunidade de aprender mais sobre a Política de Acessibilidade da Infraero, que tem como objetivo garantir a segurança e a autonomia das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em todas as dependências da empresa”, enfatizou a superintendente.

A superintendente de Marabá, Rozineide Pinheiro, também falou sobre o valor do preparo para a acessibilidade. “Devemos estar capacitados para atender o nosso público, que é tão diversificado, a qualquer tempo e em qualquer situação. O respeito ao próximo deve ser aplicado diariamente”, finalizou.

Em São Luís (MA), como parte da Política de Acessibilidade, a Infraero instalou no Terminal de Carga do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado uma plataforma elevatória vertical, utilizada para auxiliar pessoas com deficiência no trânsito pelo Terminal, facilitando o acesso em passagens com diferença de níveis de até 4 metros. De acordo com a gerente Comercial do aeroporto, Cláudia Ferreira, a ação busca ampliar cada vez mais a qualidade no atendimento aos clientes.

Política de Acessibilidade da Infraero

O trabalho da Infraero em prol da acessibilidade teve início em 2004, por meio de uma parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Juntos, as duas instituições percorreram alguns dos principais aeroportos da Rede Infraero, avaliando os níveis de acessibilidade em cada local. Com o resultado positivo dessa ação, a Infraero aprovou, no final de 2006, a Política de Acessibilidade da empresa, que tem como objetivo dar um tratamento estratégico à acessibilidade no âmbito da empresa e dos aeroportos por ela administrados. "Com isso, pudemos realizar vários investimentos em infraestrutura que possibilitaram uma melhoria nos níveis de acessibilidade dos aeroportos", destacou Nilce Maria Costa dos Santos, presidente do Comitê Nacional de Acessibilidade da Infraero.

Além dos investimentos em infraestrutura, a partir de 2007, por ocasião dos Jogos Parapan Americanos, realizados no Rio de Janeiro, a Infraero vem realizando um trabalho intenso na preparação das pessoas que atuam nos aeroportos. "Nosso objetivo era capacitar a comunidade aeroportuária no atendimento à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. No início, por causa do Parapan, o treinamento foi promovido nos aeroportos do Galeão e de Guarulhos, mas, depois, com o resultado positivo daquela experiência, formatamos um curso para ser ministrado em todos os aeroportos da Rede", destacou Nilce.

O curso de Atendimento às Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, parte da Política de Acessibilidade da Infraero, já formou, desde sua criação, mais de 6,5 mil pessoas. Em 2008 e 2009, 30 aeroportos da Rede foram contemplados com o treinamento. "Nossa meta é realizar o curso nos 67 aeroportos até 2011", disse.

Fonte: INFRAERO




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented